Pular para o conteúdo principal

Brasileiros do assalto a banco em Lisboa são de Minas

Os dois brasileiros que tentaram assaltar uma agência bancária na quarta em Lisboa, Portugal, são mineiros. Um, de 23 anos, é da cidade de Coronel Fabriciano. Outro, de 32, de Montes Claros. A informação é da BBC Brasil.

Até este momento, as autoridades portuguesas não divulgaram o nome dos dois, sob o argumento de que se trata de segredo de Justiça e de respeito às famílias dos brasileiros.

Quem morreu atingido por um tiro da polícia foi o de Coronel Fabriciano. Ainda não há informação em que parte do corpo ele levou um ou mais tiros do Grupo de Operações Especiais da polícia. Ele não pôde ser socorrido: morreu quase instanenamente, na agência.

O outro assaltante foi atingido por um tiro na face e no crânio e não corre risco de morte. Ele está internado no Hospital de São José, em Lisboa.

Os dois estavam clandestinamente em Portugal, onde havia chegada há cerca de três meses.

O assaltante o monte-clarense chegou a trabalhar no centro de Lisboa, como recepcionista de uma pensão. Segundo a dona de pensão, ele deixou o emprego para ganhar mais como trabalhador da construção civil. Disse que precisa de dinheiro para casar.

O rapaz que foi morto trabalhava como motorista profissional. A embaixada brasileira ainda não se manifestou oficialmente sobre o translado do corpo para o Brasil.

Estima-se que os brasileiros ilegais em Portugal sejam mais de 20 mil. A maioria deles é constituída de mão-de-obra desqualificada, como no caso desses dois mineiros. Há também muitas brasileiras que ganham a vida como prostitutas.

O cerco policial à agência bancária durou mais de oito horas. A versão oficial é que os dois assaltantes estavam se negando a continuar as negociações quando por volta das 23h20 (horário de Lisboa) eles decidiram sair da agência com dois reféns.

Para a fuga, eles pretendiam usar o Smart do gerente, apenas dois lugares, que estava no estacionamento da garagem.

Quando estavam saindo da agência, atiradores de elite da polícia receberam ordem de "neutralizar" os assaltantes, ou seja, de acertá-los.

“Avaliamos que estava em risco a vida dos reféns e decidimos neutralizá-los. Quero deixar claro que toda a nossa conduta foi de tentar garantir a vida e o bem-estar dos reféns e também dos sequestradores”, afirmou  à BBC Brasil Olveira Pereira, superintendente-chefe da Polícia de Segurança Pública. 

A polícia não descartou ainda a possibilidade de haver um terceiro homem que, com um carro, ficou do lado de fora da agência para facilitar a fuga. 

 

ATUALIZAÇÃO

Neste sábado, a impresa portuguesa divulgou o nome dos brasileiros: Nilson de Sousa, 32, nascido em Montes Claros (MG), e Wellington Rodrigues Nazaré, 23, de Coronel Fabriciano.  Sousa teria sido o mentor do assalto e foi quem a polícia matou.

Embora tenha sido atingido no rosto e na cabeça, Nazaré não corre risco de morte e continua hospitalizado no hospital São José, em Lisboa. A sua condição é de preso provisório. Quando melhorar, ele terá de prestar contas à justiça portuguesa.

 

> Ladrão brasileiro é morto em assalto a banco de Lisboa.

> Brasuca manda recado aos portugueses xenófobos.

Comentários

Anônimo disse…
vivo em lisboa e infelizmente isso ta um caos pra nos brasileiros pq os portugues acham k somos todos farinha do mesmo saco
Anônimo disse…
DIRIA QUE ATÉ PODE SER MEIA VERDADE,ISSO DO MESMO SACO!MAS HÁ MUITA GENTE E EU SOU UM DELES QUE TENHO IMENSOS AMIGOS AQUI E LÁ BRASILEIROS DE QUEM ME ORGULHO DE SER AMIGO.DE RESTO Á TB MUITA CRIMINALIDADE NACIONAL E NÃO É DIFERENTE DA PRATICADA POR ESTRANGEIROS,É IGUALMENTE CONDENÁVEL.OS BRASILEIROS HONESTOS PODEM ESTAR DESCANSADOS.ATÉ OS 20 MIL ILEGAIS,ESTE É UM PAÍS DE BRANDOS COSTUMES,SE NÃO NÃO ESTAVAM CÁ.ESPERO QUE OS BRASILEIROS QUE VÊEM POR BEM SEJAM SEMPRE TÃO BEM TRATADOS QUANTO EU SOU QUANDO VISITO O BRASIL.ABRAÇOS LUSOS.
João disse…
Paulo,

Estava navegando na Net e ao mesmo tempo com a Tv ligada e assisti ao vivo,em directo o que passou-se amigo.

Os assaltantes foram para porta para saírem,uns largos minutos com os reféns ficaram parados ali,e depois os tiros a matar da policia,de sniper.

Num primeiro momento dessa noite pensei que os assaltantes são os culpados desta situação...foram eles que assaltaram o banco e recusaram as negociações de rendição,brincaram com fogo e foram queimados.
Mas no dia seguinte reparei também que a policia agiu com algum excesso de força.
Talvez não havia necessidade de matar,pois eles queriam fugir,a ameaça de morte dos reféns não era imediata,compreendo que é um caso difícil e ainda mais pela perigosidade dos assaltantes,mas também reparo que a policia quis deliberadamente dar um sinal de força perante a opinião pública.

Foi também amigo,um excesso de utilização de poder da policia,ela que tanto é criticada pela ineficácia geral de combate á criminalidade,e houve igualmente uma ingenuidade dos assaltantes que julgavam que este país não haveria este comportamento...

Tem sido um assunto muito polémico aqui em Portugal,uns defendendo a acção mortífera e outros fazendo notar o que escrevi atrás.

Parabéns pela sua objectividade de publicação desta noticia.

Abraço amigo,
joao
Paulo Lopes disse…
João:

Tenho acompanhado um pouco a discussão que se estabeleceu aí, em Portugal. De fato, a opinião pública está dividida. Percebo que os xenófobos, embora sejam minoria, aproveitaram o episódio para se extravasarem.

A situação da polícia realmente era difícil. O importante é que, no fim, os reféns saíram incólumes.

Mas a operação policial foi de alto risco, porque os tiros poderiam ter atingido também os reféns.

No Brasil, registrou-se há alguns anos um caso dramático: a polícia atirou em um bandido que tinha feito uma jovem de refém dentro de um ônibus e o tiro foi parar na cabeça dela. Depois, a polícia deu jeito de matar o seqüestrador na ambulância, quando ele estava a caminho de um hospital. Esse tipo de coisa é comum por aqui.

Pelo que li, se os assaltantes tivessem fugido de carro, como pretendiam, não iriam longe. Toda a região estava cercada de policiais e nas ruas foram colocados aqueles aparelhos que furam pneus.

A polícia portuguesa sofreu nos últimos meses grande desgaste por causa do caso do desaparecimento da menina inglesa, e o sucesso que ela obteve no salvamento dos reféns resgata-lhe um pouco de prestígio.

O ideal era ter havido um negociador hábil para convencer os assaltantes a liberarem os reféns.

Os bandidos eram uns bobalhões. Achavam que o banco tinha muito dinheiro e acreditavam que iam conseguir fugir de carro pelas ruas de Lisboa. Eles pagaram um preço alto por isso e merecido.

Depois do ocorrido, eu sei, é fácil dizer o que a polícia deveria ter feito, mas se eu estivesse no comando dos atiradores e sob tensão talvez tivesse tomado a mesma atitude: mandado atirar. (Mas eu jamais seria um policial...)

De qualquer forma, este é um daqueles casos que merecem reflexão de todos.

Abraço.
João disse…
Paulo,

A policia Portuguesa está frágil e insegura.
Acusada de pouco fazer para debelar e combater a criminalidade galopante no país,eles não poderiam deixar sair do banco os assaltantes e serem alvo de critica e piada nacional depois pela opinião pública.
Por isso suspeito que os superiores policiais tinham a intenção de acabar e atenuar ali a situação de "insegurança" própria...

Por outro lado não sei de todas as informações,talvez não havia mesmo outra saída,pois como tem sido noticiado aqui,eles não iriam render-se de jeito nenhum e tinham intenções fatais sérias.

Mas como disse bem,os reféns sobreviveram,e os assaltantes desesperados sofreram as consequências dos seus actos.

Em relação á polémica publica,uma coisa fica-se com a sensação,que há muita gente subdesenvolvida em termos intelectuais e humanos á nossa volta...muita gente com ideias bárbaras do "olho por olho e dente por dente",que só quer vingança e violência,gente perigosa esta...

joao
Anônimo disse…
Acho que meio mundo já falou deste assunto, mas não podia deixar passar a situação.

Os assaltantes eram nitidamente descerebrados, primeiro porque foram assaltar uma dependência sem dinheiro, depois porque recusaram negociar com a polícia, e por último, e felizmente, vieram expor-se para a rua.

A polícia mostrou trabalho, salvaram-se quem tinha que se salvar, os dois reféns, e o resultado foram “quase” dois cadáveres. Actuação magnífica das operações especiais, e uma mostra de competência como é raro de ver por cá (porque estas situações também são raras, felizmente).

Se fico contente pela morte de um dos assaltantes? Não, não fico contente com a morte de ninguém. Se fico contente com o desfecho final? Sim, fico, não morreu mais um inocente, como é costume, e os assaltantes levaram pela medida que ele tão nitidamente estavam a pedir, devido ao seu comportamento.

Se houve uso excessivo de força, como já todos os pseudo intelectuais do croquete já fizeram questão de manifestar? Claro que sim, então eles só estavam a apontar pistolas à cabeça dos dois reféns e a ameaçar matá-los a qualquer momento, não vejo necessidade de enfiar uma bala na cabeça dos idiotas, até porque aquela gerente bancária com 3 filhos em casa não merecia sair dali viva, mais valia ter esperado que levasse um tiro e aí sim já podíamos seguir as regras da boa educação entre criminosos e polícias.


CITEI: RUI MOURA
Anônimo disse…
PELOS NOMES CITADOS , ACIMA A ORDEM ESTÁ INVERTIDA , NÃO SERIA NILSON E SIM GILSON E ELE SIM É MONTES CLARESE E TEM 25 ANOS O OUITRO NÃO TENHO CONHECIMENTO , AGORA SÓ NOS RESTA AQUI NO BRASIL SABER : QUEM REALMENTE MORREU ? O gILSON OU NAZARE ???

ESTAMOS TODOS DE LUTO POIS O GILSON NÃO É PESSOA DO MAL , ELE SEMPRE FOI MUITO TRABALHADOR E FOI PARA PORTUGAL EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR , MAS SEMPRE FOI UM MENINO DOCE .. NÓS FAMILIARES ESTAMOS TODOS DE LUTO E IMENSAMENTO DECEPCIONADOS COM A JUSTIÇA DOS NOSSO PAIS , POIS MATARAM PESSOAS QUE PODERIAM TER SIDO PRESAS E PAGARIAM NA CADEIA
PELO CRIME COMETIDO , CLARO É MUITO FACIL MATAR UM RÉU PRIMARIO ... DIFICIL É MATAR OS QUE REALMENTE CAUSAM MAL , QUE REALMENTE TENHA A CORAGEM DE MATAR !!! SOMOS TODOS VITIMAS DOS MAIORAIS .GILSON SUA FAMILIA CHORA POR VOCÊ E POR TER SIDO CRIADA AO TEU LADO IRMÃO SEI QUE NÃO IRIA MATAR NINGUÉM E HOJE DESPEDIMOS DE VOCÊ DE MUITO LONGE ... E MUITO PERTO DO NOSSO CORAÇÃO , SAUDADES DE SUA ETERNA IRMÃ ....
Anônimo disse…
Realmente agora já informando a nós familiars do Nilson F de Souza o seu falecimento pelos policiais ao tentarem neutraliza los com um tiro no coração é realmente neutralizaram para sempre o Nilsinho trabalhava como motorista de onibus em cuiaba e foi a poucos meses para Portugal em busca de uma vida melhor , embora todos não termos gostado da ideia , o Nilsinho era um rapaz tranquilo de 32 anos nascido em Montes Claros Mg ele morava em povoado chamado Santana e foi embora com seus 14 anos de idade , menino muito alegre criado no evangelio e batizado na igreja Assembleia de Deus , ao contrario do que se fala ele tem sim parete em Portugal o Gilson f De Souza seu irmão que já está em Portugal a mais de 3 anos .Agora lutaremos para trazer o corpo para o Brasil .(( pensamos que era o Gilson pela idade citada , então todos ainda tinhamos a esperança de que ele estaria hospitalizado pois o nazare é quem morava em coronel e não o Nilson C.F De Souza .
Paulo Lopes disse…
Gostaria que o parente acima do Nilson entrasse em contato comigo pelo e-mail paulopes.weblog@gmail.com. Claro, reprovo que o ele fez, mas gostaria de contar um pouco de sua história. Abs.
Anônimo disse…
a todos que estão realmente preoculpados conosco , eu venho agradecer , pois neste momento fica muito difícil de expressar o que realmente estamos sentindo , só posso afirma neste momento que está sendo muito doloroso para meu e minha mãe o sepultamento no meu irmão o Nilsinho em Portugal ,pois isso só será desta forma pois não temos dinheiro o suficiente para trazer o corpo para sua terra natal , o que mais doe agora é ter que despedir sem nem poder olhar como ele realmente está , seu olhinho mesmo fechado sabemos identifica o quanto ele sofreu , a imprenssa não quer nem saber da dor , só sabem pergunta o que vocês estão sentindo ? o porque ele teria feito isso ? Gente assim como vocês só sabemos que ele estava assaltando um bando , mas o real motivo só o seu companheiro do desvio mental podera confirmar , só ele podera falar como tudo ocorrêu nós assim como vocês não estamos ciente de nada , não tiamos mais contato com ele , pensavamos que ele estava no mato grosso , cuibar ... Como estamos ???? Não sei ao certo mas isso não é pergunta que se faça para um pai , mãe , irmãos que acabara de perder um pedaço de si né ?!! Vamos ter um pouco mais de consideração uns com os outros .

Hoje eu só tenho a agradecer aqueles que estiveram ao nosso lado , amigos e parentes , que nos apoiaram e estão nos aponhando neste momento .

Obrigada (( C.F.SOUZA )) .
Anônimo disse…
Desculpa la, quem carrega arma de fogo esta a procura de bala! Quem sofre com isso tudo agora somos nos brasileiros que vive na europa.
Anônimo disse…
é triste mas é verdade, portgueses e brasileiros vao continuar essa guerra, pois eles pensam que so pq "descobriram o brasil" sao autoridades sobre nos, a ponto de tentar nos humilhar, mas so estao criando um odio ainda maior sobre sua propria bandeira, e nao e so em portugal, aonde eles estao eles tentam pisar sobre os brasileiros, agora eles sorriam por terem prendido e matado um brasileiro, mas depois eles vao chorar pelos seus corpos caidos no chao, que esta guerra vai acabar eu nao sei, talvez um dia quando alguem redescobrir o mundo!

ass: Brasileiro que ama a sua bandeira verde, azul e amarela.
Anônimo disse…
PORTUGUESES VIERAM DO LIXO DO INFERNO!!!
Anônimo disse…
Sinto muito esse fato com Nilso, foi meu vizino nunca ouvi falar a respito que pudesse praticar esse tipo de coisa. Conheci como trabalhador. Nem sabia que ele foi para Portugal
Anônimo disse…
Gente tanto equivoco!!! Cuidado coma a alienaçao, portugugues é isso, brasileiro é aquilo,gente, um brasileiro dilacerou um corpo de uma jovem Inglesa, coitada, um portugues chamou os amigos pra vir ao brasil passear, e os enviou em uma vala, um Noroegues mantinha relaçao sexual com a propria filha e teve 9NOVE FILHOS COM ELA, bem, voces nao querem que eu dou a volta ao mapa pois nao??? somos seremos humanos, temos um lado bom e mal essa é a verdade...sou brasileira, e quando eu tive em portugal, nenhuma brasileira pode me ajudar essa é a verdade, nao podiam, é um situaçao dificil pra todo mundo, mas tive uma mão de uma amiga, PORTUGUESA, muito pobre, nao podia tambem mas me ajudou... hoje estou no brasil e fico muito feliz por ter uma amiga portuguesa e a outra aqui no brasil, brasileira.
Anônimo disse…
QUE ENGRAÇADO, O BRASIL NAO DAR CONDIÇOES PRA PRO SEU POVO VENCER A VIDA AQUI, QUEM É POBRE É DISCRIMINADO COMO CACHORRO NESSE LUGAR, O SUJEITO COITADO VER UMA ESPERANÇA DE GANHAR A VIDA NO OUTRO PAÍS, E DERREPENTE COMENTE UM ERRO, ERRO FATAL, QUEM NUNCA COMENTEU UM ERRO E TEVE A SEGUNDA CHANCE? MAS,A VIDA É CRUEL, É COMO TENTAR CORTAR UM CARRO NA CURVA NA CONTRA-MAO, SE TIVER SORTE, NAO VIRA OUTRO CARRO!!! MAS ESSES RAPAZES BRINCARAM COM A SORTE, DEIXANDO DE EXEMPLO QUE O "CRIME NAO COMPENSA", E A CULPA, É DE QUEM? talvez se o Brasil nao tivesse esses POLITICOS DESGRAÇADOS, aí sim, o Nilson e outro rapaz poderiam ter a chance melhor, mas ESSES POLITICOS FIHOS D... NOS LEVAM TUDO, A GENTE QUE NAO QUER ENXERGAR, E FICA COLANDO A CULPA NOS PORTUGUES. JA TA HORA DO BRASIL ENFRENTAR A REALIDADE E PARAR DE CULPAR PORTUGAL POR TUDO, AGORA É HORA DA GENTE FAZER NOSSA HISTORIA.

ASS.:_ UMA BRASILEIRA QUE SONHA POR UMA IDENTIDADE NACIONAL. QUEM SOMOS NOS?
Anônimo disse…
Acho que erros não justificam outros. Já pensou se esse rapaz tivesse atirado nas vítimas reféns?!! Infelizmente, quem c om ferro fere, com ferro é ferido! Acredito que existem muitas formas de ganhar a vida honestamente, ainda que seja catando papelão na rua! Mas, para muitos, o caminho da desonestidade e do ganho fácil e rápido é mais conveniente... O que ocorre é que precisamos cobrar mais das nossas autoridades brasileiras formas de conseguirmos vivermos bem e dignamente aqui no nosso País: com oportunidades de estudos e trabalho!
Anônimo disse…
Não podemos inverter os fatos ,nem passar a mão na cabeça de um delinquente.A policia de Portugal cumpriu o seu dever ao defender os reféns.SE o camarada vai tentar uma vida melhor na terra dos outros e não dá certo,o melhor é voltar.Se para eles asolução foi sequestrar,assumiram um risco.Nenhuma pessoa idonea pensa em sequestro como alternativa de trabalho.Tenho pena da familia .
Anônimo disse…
Quero parabenizar a polícia judiciária, por sua eficiente intervenção. Bandido é sempre bandido em qualquer país do mundo, sendo que, no brasil as leis beneficiam em muito esse tipo de criminoso. quem vai para outro país a fim de melhorar de vida, não tem nenhuma vontade de se tornar bandido, êle quer mesmo é trabalhar e vencer na vida. Quem vai para um outro país e vai assaltar pessoas, lojas ou bancos, é porque é bandido mesmo, e bandido deve ser tratado como bandido. Devido as leis Brasileiras ser tão boasinhas para com os criminosos, é que toda a nação está vivendo em verdadeiro pânico, o Brasil é hoje mundialmente conhecido como o país do mêdo, onde todos estão com medo de ser roubados e assassinados tanto na rua como também em casa, no trabalho ou no seu automóvel. O Brasil está uma desgraça em questão de segurança. Todo mundo está vivendo assustado, esperando ser molestado a qualquer momento. E os polícos estão de braços cruzados, somemnte assistindo a carnificina reinante no país. Tem que estabelecer o mais rápido possivel a pena de morte e a prisão perpétua para quem comete crimes assaltos seguido de morte. (latrocínio) Eu pensava que nos países europeus as coisas eram diferentes do Brasil, mas agora estou vendo que onde existe o regime democrático, existe toda sorte de bandalheira. É corrupção, assaltos, roubos, assassinatos e tudo mais.Não sabemos onde vamos parar com tanta violência !

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça