Pular para o conteúdo principal

Ladrão brasileiro é morto em assalto a banco em Portugal

Assaltante aponta arma
para o pescoço da vítima

Dois brasileiros tentaram assaltar ontem um banco em Lisboa. Cercados pela polícia, eles tomaram seis pessoas como reféns. O cerco durou oito horas. Emissoras de tv mostraram ao vivo os assaltantes  mirando armas para os reféns. 

Às 23h20min (19h20 no horário de Brasília), a polícia invadiu a agência do Banco Espírito Santo [vídeo abaixo] e matou um assaltante e feriu outro. Os reféns conseguiram escapar ilesos depois que os policiais deram três disparos em direção aos assaltantes.

Foi uma operação de alto risco, porque um (ou mais) dos reféns poderia ter sido atingido, a exemplo de casos registrados no Brasil, além da possibilidade de os assaltantes matarem quem estava sob sua mira.

A versão da polícia é de que os assaltantes recusaram-se a negociar.

Momento do tiro


Sequência - Dois assaltantes (o primeiro da esquerda para a direira e o terceiro) estão com reféns. Polícia dá três tiros, que atravessam a porta de vidro. Um dos assaltantes se agacha e se afasta e outro cai atingido por pelos disparos. Polícia invade a agência bancária.

Até a madrugada desta sexta (horário de Brasília), os nomes dos assaltantes não tinham sido divulgados. Quando começou o cerco, havia dúvida sobre a nacionalidade dos ladrões.

As emissoras de televisão informavam que eram ‘estrangeiros’, mas em seguida os sites dos jornais noticiavam que os assaltantes era de “origem brasileira, na faixa de 20 a 30 anos”.

Em 2007, houve 108 assaltos a bancos portugueses e neste ano há uma tendência de crescimento desse tipo de crime. Mas assaltos com reféns – comuns no Brasil – é raro em Portugal.

A agência do Banco Espírito Santo não tinha dinheiro porque cuida apenas de processos administrativos.

Um brasileiro que mora em Portugal disse ao Globo Online que há muito pouco dinheiro nas agências bancárias de lá.

“Os assaltantes devem ter pensado que bancos portugueses são como os brasileiros, cheios de cédulas, mas qualquer saque acima de 4 mil euros [R$ 9.802,00] só é feito com aviso prévio da tesouraria”, disse.

Os brasileiros são a maior comunidade de estrangeiros em Portugal, com 66.354 pessoas. Trata-se de uma contagem  oficial e que, portanto, só leva em conta quem está legalmente no país. Estima-se que os brasileiros clandestinos sejam mais de 20 mil.

A tentativa de assalto ao banco será mais um motivo para que os xenófobos reclamem dos brasileiros. Na edição on-line do jornal Público, escreveu uma leitora que se assina como dona Teresa:

“Pode servir [a ação policial] de exemplo para outros candidatos... brasileiros, ciganos ou portugueses, pretos ou brancos”.

Na lista de temores da dona Teresa, os brasileiros estão em primeiro lugar.

> Brasileiros do assalto a banco em Lisboa são de Minas Gerais.

Notícias de Portugal.      > Brazucas.

Comentários

Anônimo disse…
Os comentários da D. Teresa não reflectem a opinião que nós temos da comunidade brasileira. O problema é que não estamos habituados a este tipo de acontecimentos e, ultimamente, os casos mais violentos que tivemos foram provocados por estrangeiros.
As acções de algumas pessoas não servem para caracterizar uma comunidade que é honesta e trabalhadora e bastante simpática. Abraços
Anônimo disse…
O comentário da D.Tereza ñ tem nem um fundamento e acho q por causa de duas pessoas uma comunidade inteira ñ deve ser vista como uma ameaça a população.E o fato d os policiais ter matado um dos bandidos ñ é assim tão digno a se servir c exemplo,dessa vez eles acertaram um dos bandidos,,,mas e se fosse ao contrario,,, tivessem acertado um dos refens,,,enfim acho q violencia ñ se resolve c violencia e ninguem deve ser preparado p matar ninguem,mesmo numa situação c a de ontem,,,nem mesmo os policiais....
Anônimo disse…
Quando 2 bandidos apontam, cada um, uma arma à cabeça de 2 reféns e saem para a porta a fazer exigências para poderem escapar com eles, o que é que a polícia deve fazer? Deixá-los continuar a ameaçar a vida destas duas pessoas honestas? Ou até pôr em perigo outras vidas caso os deixassem fugir para o carro? Impensável...pelo menos em Portugal! Não estamos habituados a este tipo de violências, mas felizmente as nossas forças policiais estão treinadas para tudo, e neste caso, foi feito o que era necessário para pôr a salvo a vida dos reféns. Quem viu as imagens, não só ficou impressionado pela situação que passavam os reféns, como pela eficácia da polícia, pois só foram disparados 3 tiros e, pelo visto, certeiros, tendo de imediato neutralizado os sequestradores. Um negociador da policia teve 8 horas a tentar demovê-los para que se entregassem, n o fizeram, porque n quiseram...quem tem acções destas tem de estar preparado pra tudo, até pra morrer...os snipers a 500m de distância tiveram a oportunidade e agiram. Bem-hajam!!!
Anônimo disse…
olha e dificil explica, o por que tanta violencia, tem muito que aprender e nao tira a vida de pessoas que talves fez isto por desespero, pos aqui muitos imigrantes sao humilhadoss, somos tratados como escravos e as veses nao temos dinheiro nem pra comer e nem pra ir enbora.... quero que deus faça justiça e que deus de muita força pra familia destes rapaz pos e mais hum sonhador que faz uma viagje sem volta ..eles tem que ter uma formaçao melhor mais nao pra tira vidas mais sim prennderrrrr
Anônimo disse…
Sou portuguesa e em 47 anos NUNCA vi pela televisão o horror de ontem, só nos filmes.Na verdade não estamos habituados a esta violência. Os polícias agiram bem, os reféns é que interessavam pois corriam perigo de vida, quanto aos ladrões, já deveriam de saber os riscos q correm, ou serão só vantagens que resultam de assaltos??
Anônimo disse…
Com uma situacao destas é que se vê que este país vai de mal a pior,já atiram a matar e tudo,pondo em risco até as vitimas...sinceramente portugal é um país de preconceitos e racismo e de pessoas mal educadas,,,já se esquecem que temos 6 milhoes de portugueses no estrangeiro,eu como cidadão envergonho-me de certas vezes ser portugues...mas se os assaltantes fossem ingleses por exemplos os portugueses negociavam mais ou entao metiam o rabinho entre as pernas mas de certeza que nao faziam o que fizeram
Anônimo disse…
http://www.youtube.com/watch?v=x_IAnY-R2-o
Anônimo disse…
Infelizmente a situação estava insustentável... Eu estava la a fazer reportagem e estava tudo a tornar-se perigoso demais. A polícia não teve escolha e esgotou mesmo todos os recursos. Eles exigiam fugir e levar os refens com eles, e ja se apresentavam cansados demais, pelo que um acidente estava eminente. A polícia tentou tudo antes da acção final. Quanto à "Dona Teresa" pertence a uma minoria portuguesa irritante e inútil que aproveita sempre este tipo de coisa para inundar os espaços de comentário da imprensa online com expressões da sua deficiencia mental...
Anônimo disse…
Sim, violência não se resolve com violência! Mas é justo para os reféns e para as suas familias passarem pela situação que passaram? A polícia tentou até ao ultimo minuto resolver tudo a bem, mas quando os assaltantes vêm junto à porta com uma arma apontada nas cabeças dos refens, é certo que eles não querem que se resolva tudo a bem, porque se assim fosse teriam se rendido muito antes.
Aqui, em Portugal existem várias nacionalidades, é certo que a comunidade brasileira está em maior número, mas do meu ponto de vista, não há motivos para existirem comentários xenófobos, pois criminosos existem em todas as raças.
O problema aqui é que a polícia tentou tudo para que as coisas fossem resolvidas da melhor maneira. Não foi possível.
Anônimo disse…
Sr anónimo, se tivesse acompanhado tudo o que se passou, saberia que os disparos efectuados foram a única forma de salvar vidas inocentes. Se para proteger um cidadão de bem, é necessário disparar a matar, então congratulo o autor dos disparos.
Anônimo disse…
QUANDO SE TRATA DE NOTICIAS RUINS COM BRASILEIROS O MUNDO TODO SABE. QUANDO O ASSALTANTE ESPANHOL " O SOLITÁRIO" PASSOU VARIOS ANOS ASSALTANDO OS BANCOS EM ESPANHA E MATOU DOIS POLICIAS E FOI PEGO POR POLICIAIS PORTUGUESES ASSALTANDO UM BANCO EM COIMBRA (PT),SÓ PORTUGAL E ESPANHA SOUBERAM. E A MENINA MADALEINE QUE DESAPARECEU NO ALGARVE E ESTA SEMANA OS JORNAIS EM HOLANDA DIVULGARAM PISTA QUE FOI VISTA EM COMPANHIA DE UM PORTUGUES E DE UMA FRANCESA. GENTE MAL TEM NO MUNDO TODO NAO É SÓ NO BRASIL. FICO TRISTE QUANDO VEJO ESTAS "PESSOAS" SAIREM DO BRASIL PARA ROUBAR E MATAR. SE NAO TEM CONDIÇOES DE VIVER FOARA DO BRASIL, FICA AÍ, NAO SUJE A NOSSA PÁTRI, POR FAVOR.
Anônimo disse…
Infelizmente , acho certo a atitude dos policias da PSP , de 8 anos para cá , entram uma especie de brasileiro em portugal que defama o proprio brasil , está e a geração de jovem que vem para europa para ganhar dinheiro facil , sabendo que alguns paises e super facil praticar um assalto , temos muitos problema com brasileiro em portugal com está crise , todos chegam cá achando que o povo portugues e rico , e acabam assaltando e prostituindo , durante 6 anos todos os bares e casa da minha região foram assaltados,, o brasil agora está exportando a tecnologia de assalto a banco , agora só falta um brasileiro cavar um tunel e assaltar um banco pelo buraco ,,, nós estamos sem moral ,, este jovem que morreram e da geração nova do brasil , conseguencia de má educação familiar e politica do brasil ,,,, "policia federal do brasil"está na hora de voçes investigar a vida das pessoas que saem do brasil ,,, para que serve o passaporte ,, aqui em portugal tem mais de 1000 bandidos e prostitutas nas ruas andando livres e dando rizada da policia brasileira ,, onde está o governo que não manda prender estás pessoas que estão aqui fazendo o nossa pais uma nação de ladrão ,,, Brasileiro em portugal todos desconfião ,,,,faça alguma coisa ,,,Obrigado e peço desculpa para o povo portugues e agradeço a policia portugues por segurar as vidas das vitima ,,,,, Danilo Tadeu Vieira de Sousa,,,00351-936642039 Portugal
Anônimo disse…
ACHO QUE OS PORTUGUESES NÃO DEVE GENERALIZAR O ASSUNTO NO TOCANTE AO QUE ACONTECEU EM CAMPOLIDE LISBOA POIS VIVO EM PORTUGAL HÁ 4 ANOS E NÃO ME ENCLUO NESSE TIPO DE GENTE E TENHO CERTEZA QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE VIVE AQUI EM PORTUGAL ESTÁ COM VERGONHA DESSES MARGINAIS QUE SE DIZEM SER BRASILEIROS.
Anônimo disse…
veja o video e ai diz que eles sabia~m o que tavam a fazer pois mas um deles afasta a cabeca da vitima , bum, caiu
Anônimo disse…
Concordo plenamente com a conduta da Policia Portuguesa, uma vez que ja tinham se esgotado todos os recursos. Quanto aos comentarios....Oras....Bandido é bandido e nao importa a raça e no Brasil a Policia passa a vida a matar inocentes...por acaso alguem viu quantos ja morreram só no Rio de Janeiro esta semana?
Anônimo disse…
Esta conversa, quem e bandido ou deixou de ser bandido e so conversa fiada! bandido ha em toda parte e de todas as especies. e para mim a pior das raças sao os pidofilos que aproveitam de crianças completamente inocentes... tira vidas! nemhum ser humano tem esse direito seja de quem for. quem tira a vida de outro, seja bandido ou nao. ja ultrpassou o limite da consiencia humana! tira a vida de qualquer um que entra no seu caminho.......
Anônimo disse…
A polícia portuguesa foi imprudente, como tem sido tantas vezes a polícia brasileira, que sobe os morros do Rio de Janeiro atirando para tudo quando é lado e acaba matando inocentes, inclusive crianças.

Os reféns deste caso tiveram muita sorte, porque escaparam de ser mortos pelos bandidos e também pelas balas da polícia.

A polícia deveria dar tudo o que os bandidos queriam. Dinheiro? Pois que se dessem um monte de dinheiro a eles, desde que soltassem os reféns.

Depois de os reféns salvos, os bandidos não conseguiriam ir longe, e a polícia poderia dar quantos tiros quisessem.

Portanto, do jeito que agiu, a polícia foi inábil, aventureira e incauta. Uma polícia despreparada.

Até parece a polícia do Rio de Janeiro.
Anônimo disse…
Como brasileira residente em Portugal acho que a policia agiu bem priorizando a vida de pessoas inocentes e não de quem opta ameaçar gente de bem com uma arma. Vivo em Portugal e sei que há preconceito mas são uma minoria de gente ignorante e desinformada, a maioria dos portugueses nos recebem bem; tentemos nos colocar no lugar deles, quem vive em Portugal sabe que não faz parte do cotidiano(como é o caso do Brasil) ver nos jornais pessoas de bem com armas apontadas na cabeça e é claro que isso gera um certo preconceito , o que os portugueses querem é quem venham pra cá trabalhar somente pessoas de bem o que infelizmente não acontece sempre.
Anônimo disse…
Grande polícia! Felizmente temos uma polícia competente. Quanto ao assaltante, teve o que merecia. Um pouco por todo o país (Portugal) multiplicam-se episódios destes com brasileiros. São falsos, pouco trabalhadores e violentos. Voltem para a vossa terra!
Anônimo disse…
To a 20 anos fora do Brasil e fico doido só de ver esses comentários de alguns "santinhos portugueses"Não estamos acostumados a esse tipo de violência!Não estão o que?Em Que pais voces estão vivendo ò Tugas?Voces não tem acompanhado as noticias daqui e das porcarias que fazem no estrangeiro?Deixe-me Refrescar-lhes a memória:Casa pia,quinta da conchas,caso maddie,a joaninha que foi assassinada,o gajo que levou os amigos para matá-los em Fortaleza,assaltos a mão armada,caixas multibancos arrancadas dos tribunais,assassinios no porto...mais e mais...Agora vem comessa conversa furada para querer por a comunidade brasileira abaixo.
Acordem!saiam da cauda da Europa!deixem de preconceitos e racismos culturais com os brasileiros!Lá no Brasil voces são milhões e são muito bem tratados.
Não façam de um caso isolado mais um motivo para as vossas lamúrias.
Gente mal tem em todo o lado e voces também tem esse tipo de gente aqui.
Respeitem os estrangeiros e lembrem-se que tabém são muitos os estrangeiros portugueses em outros paises e eu já andei muito e já vi muita coisa.
A policia foi fraca na atuação,aqueles rapazes amadores desesperados tentaram se aventurar em algo errado e deu no que deu,mas não queriam matar,se qusessem o teriam feito,ah!e eles nem atiraram em ninguém quem disparou primeiro foi a policia.A negociação foi fraca,nem sei se pretendiam negociações,a idéia que fiquei é que queriam mesmo matar, os refens deram sorte,poispoderiam ter sido mortos.
Acordem tugas,os brasileiros não são vossos inimigos,Mas a maioria de voces só pensam em humilhar o nosso povo,gostam muito é das nossas coisas só não sabem repartir as vossas.
E voces brasucas que querem ficar bem na fita,deixem de hipocrisia e falem o que é, e não o que somente agrada os outros.
Anônimo disse…
o comentário da senhora teresa não me pareceu em nada xenefobo, ela disse ciganos brasileiros e portugueses por isso não vejo qual o mal ... todo e qualquer criminoso deve ser chamado à justiça ...
Anônimo disse…
Nossa fiquei muito triste, em ver toda essa situação....
E agora nos brasileiros vamos sofrer muito com os comentarios e o racismo!!!
Porque sabem senta no rabo e fala dos outros, e nao veem a delinquencia que esta em baixo dos seus olhos!!!!
Lembre-se do car que levo seus amigos pra fortaleza com tudo armado, e entero vivos...
Mesmo assim não me envergonho em ser brasileira....
e gente que não presta tem aqui e em toda parte do mundo ok!!!!
Anônimo disse…
isso ai vc ai de cima falou td okkkk
Anônimo disse…
Muito lamentavel o acontecido.

Penso nos imigrantes honestos que lutam para ter uma vida digna e que terao que suportar comentarios ainda mais xenofobos...

Penso nos portugueses que tiveram que viver este horror pela TV...

Mas antes de mais nada, os portugueses nao estao livres de ter entre os seus proprios patricios imigrantes, aqueles que agem contra a lei nos paises onde residem. Portanto, o momento e o de punir os que erram, mas nao o de generalizar uma nacionalidade em funcao do erro de uns poucos.
Anônimo disse…
A titulo de informação a Comunidade Portuguesa no Brasil é constituída por mais de 500.000 pessoas, incluindo os bi-nacionais, constituindo uma das mais importantes comunidades portuguesas no estrangeiro.Esta comunidade, perfeitamente integrada na sociedade brasileira, distribui-se por todo o país, com concentração especial nos Estados de S. Paulo e Rio de Janeiro (cerca de 90%).
Os portugueses constituíram o segundo grupo que mais imigrou ao Brasil, atrás apenas dos negros africanos. Durante mais de três séculos de colonização, somada à imigração pós-independência, os portugueses deixaram profundas heranças para a cultura do Brasil e também para a etnicidade do povo brasileiro. Hoje, a maioria dos brasileiros têm alguma ancestralidade portuguesa.
È muito triste ler tantas palavras ásperas e depreciativas para com o povo brasileiro, ainda mais se pensarmos que muitos dos que as estão proferindo, desconhecem o carinho que nosso povo lhes devota apesar de ter sido, durante tantos séculos, explorado e seviciado pela política de colonização portuguesa, de cunho meramente exploratório.
Devemos lembrar também que quando o rei de Portugal para cá mandou seus colonizadores, alforriou toda e qualquer espécie de bandido confinado nas masmorras portuguesas que aceitasse vir para o Brasil.
Esses homens cometeram as maiores barbáries, como por exemplo, o jogo de adivinhar o sexo do bebê. Este jogo se resumia em dois soldados ao verem uma índia grávida apostarem se a criança era menina ou menino, e para saberem quem tinha acertado, abriam a barriga da gestante, matando mãe e filho, por uma moeda.
Se pensarmos na nossa luso hereditariedade brasileira, ligada a escória da sociedade portuguesa, talvez encontremos ai uma co-responsabilidade de Portugal, em todo esse contexto de violência social no Brasil.
Mas acredito que isto neste momento não vem ao caso, apenas utilizei a luz da história pra ilustrar com outra forma de ver as relações e laços lusos brasileiros.
Sou filha e neta de portugueses, meus avós vieram de Portugal no porão de um navio como ilegais, passaram muitas privações e necessidade, mas sempre foram respeitados e tratados com dignidade neste país que os acolheu.
Nunca tive que esconder minha descendência por medo de preconceito ou discriminação, muito pelo contrario, aqui somos patrícios, carinhosamente chamados portugas.
Mas infelizmente parece que em Portugal não serei tão bem acolhida pela minha descendência como sou aqui.
Anônimo disse…
A titulo de informação a Comunidade Portuguesa no Brasil é constituída por mais de 500.000 pessoas, incluindo os bi-nacionais, constituindo uma das mais importantes comunidades portuguesas no estrangeiro.Esta comunidade, perfeitamente integrada na sociedade brasileira, distribui-se por todo o país, com concentração especial nos Estados de S. Paulo e Rio de Janeiro (cerca de 90%).
Os portugueses constituíram o segundo grupo que mais imigrou ao Brasil, atrás apenas dos negros africanos. Durante mais de três séculos de colonização, somada à imigração pós-independência, os portugueses deixaram profundas heranças para a cultura do Brasil e também para a etnicidade do povo brasileiro. Hoje, a maioria dos brasileiros têm alguma ancestralidade portuguesa.
È muito triste ler tantas palavras ásperas e depreciativas para com o povo brasileiro, ainda mais se pensarmos que muitos dos que as estão proferindo, desconhecem o carinho que nosso povo lhes devota apesar de ter sido, durante tantos séculos, explorado e seviciado pela política de colonização portuguesa, de cunho meramente exploratório.
Devemos lembrar também que quando o rei de Portugal para cá mandou seus colonizadores, alforriou toda e qualquer espécie de bandido confinado nas masmorras portuguesas que aceitasse vir para o Brasil.
Esses homens cometeram as maiores barbáries, como por exemplo, o jogo de adivinhar o sexo do bebê. Este jogo se resumia em dois soldados ao verem uma índia grávida apostarem se a criança era menina ou menino, e para saberem quem tinha acertado, abriam a barriga da gestante, matando mãe e filho, por uma moeda.
Se pensarmos na nossa luso hereditariedade brasileira, ligada a escória da sociedade portuguesa, talvez encontremos ai uma co-responsabilidade de Portugal, em todo esse contexto de violência social no Brasil.
Mas acredito que isto neste momento não vem ao caso, apenas utilizei a luz da história pra ilustrar com outra forma de ver as relações e laços lusos brasileiros.
Sou filha e neta de portugueses, meus avós vieram de Portugal no porão de um navio como ilegais, passaram muitas privações e necessidade, mas sempre foram respeitados e tratados com dignidade neste país que os acolheu.
Nunca tive que esconder minha descendência por medo de preconceito ou discriminação, muito pelo contrario, aqui somos patrícios, carinhosamente chamados portugas.
Mas infelizmente parece que em Portugal não serei tão bem acolhida pela minha descendência como sou aqui.
Anônimo disse…
Boa Noite!

Como todos sabemos este tipo de situações não são nem nunca foram comuns num país como o nosso.

Infelizmente, e como ja era de esperar, começam a aparecer mensagens xenófobas de parte a parte a tentarem desculpar o que não pode ser desculpado.

Sejamos frios e directos, dois assaltantes cometeram diversos crimes, tentando assaltar/roubar, sequestrando 6 individuos e ameaçando matá-los. A nossa polícia, como é conhecimento de todos, dificilmente pensou em abater estes dois cidadãos brasileiros, uma vez que em Portugal, polícia que mata ladrão vai preso.

Após várias horas, a polícia teve de fazer o que certamente não queria, abater um individuo e ferir outro.

Agora, pensemos em responsabilidades, vamos atribuir responsabilidades à nacionalidade brasileira a duas pessoas que nasceram por acaso no Brasil???

A culpa é do estado brasileiro que não trata dos seus cidadãos com toda a dignidade, não lhes dá condições para terem pelo menos educação, a culpa é de Portugal porque não controla a entrada de estrangeiros, e isto é importante porque Portugal não tem condições sociais para dar uma vida minimamente boa a muitos dos estrangeiros que vêm para cá com sonhos irreais.

O facto de ter sido dois brasileiros não reflecte nada. Poderiam ter sido portugueses que condições más e que se barricam em tudo o que é lado, poderiam ter sido ucranianos que tanto sofrem no nosso país...etc etc.

Foram apenas duas pessoas com graves problemas.

Não misturem actitudes de dois brasileiros com o resto da comunidade que tanto ajuda este país a crescer como todos os estrangeiros.

Se fossem dois portugueses também iam dizer que os portugueses são todos assim ?

Este caso terminou como deveria terminar quem desrespeita a constituição portuguesa, ONDE IMPERA O DIREITO À VIDA, se ele puseram em causa esse direito e mesmo após, os assaltantes, poderem escolher a vida ou a morte, que remédio teve a polícia de agir como agiu, com eficácia.

Quero deixar de parabéns à polícia portuguesa que mostrou ser uma polícia ao nível das melhores do mundo.

Isto sim, dá-nos toda a confiança para viver bem e em segurança. A JUSTIÇA!
Anônimo disse…
COMENTANDO SOBRE O DE CIMA
Para que tantas palavras para dizer no fim do texto o que queria dizer desde o principio.
PARABENS A POLICIA PORTUGUESA!!!
JUSTIÇA!? QUAL JUSTIÇA? ONDE?
Não vem para cá com essa infalibilidade!
Justiça é verdade!
E falta muita verdade em Portugal infelizmente.Há muita gente injustiçada, ve e, que situação a politica colocou os cidadãos portugueses,só contas e contas para pagar.Se calhar foram voces que colocaram aquelas pessoas naquele banco e os tornaram criminosos que colocaram vidas em perigo.
Somos apenas simples seres humanos,a vida é o maior bem e o único bem de cada um,por isso nenhuma lei ou policia esta acima vida humana.
Eles não tencionaram matar.
Se chamassem um padre ou um pastor evangélico,talvez as negociações teriam sido conseguidas.
Mas quem quer saber de Deus nessa nação!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Agências dão conta de que a Imprensa Portuguesa tem associado a prática do delito a nacionalidade dos envolvidos. Sabemos que isso, além de preconceito, não é verdadeiro. Não existe honestidade relacionada a Nacionalidade de alguém, tampouco delinqüência. O que temos são pessoas maldosas. Aqui mesmo no Brasil, temos vários portugueses que se estabelecem em nosso território, abrem negócios, sonegam impostos e passam por cima de direitos trabalhistas de brasileiros, negando inclusive direito a valores (dinheiro) a quem trabalhou. E isso não é prática só de portugueses, mas de seres humanos sem escrúpulos. Portanto, imprensa portuguesa respeitem as pessoas e não estimulem o ódio entre as nações.
Anônimo disse…
Talvez seja que o problema seja mesmo a forma de estar na vida, da maioria dos cidadãos brasileiros que procuram melhor vida em Portugal
À semelhança dos portugueses que vão para o estrangeiro, são, geralmente pessoas de baixa cultura e condição. A diferença é mesmo que no caso da maioria dos portugueses, estes querem MESMO trabalhar. No caso dos brasileiros, primeiro vem o samba, o feijão, o Corinthians, a roupa de marca e o "bem bom"! "Pegar" a massa é bem mais fácil do que trabalhar... e ax excepções são poucas!
Anônimo disse…
Talvez fosse bom recordar das anedotas do português... e da imagem do português bacoco que vai ganhara vida honestamente no rasil. É verdade: bacocos, mas com sentido de honestidade para ganhar a vida! Há de facto como é óbvio, brasileiros de imenso valor. No cao dos que trabalham em Portugal, temos um homem por exemplo de louvar, Fernando Pinto, que soube dar a volta a uma empresa falida, a TAP, e transformá-la numa empresa ganhadora (ou quase) E outros haverão, não interessa agora. Não fechem é os olhos a uma verdada: quer queiram quer não, e eu sou bancário, a maioria percentual dos assaltos em Portugal neste momento, são efectuados por indivíduos oriundos do Brasil.É um facto! Irrita aquela postura dengosa da maioria dos brasileiros que por aqui pululam. Não foi um brasileiro, por acaso conhecido quem cantou "Diz que Deus, diz que Deus dará?" Pois é, meus amigos... a vida não pode ser só farofa e chôpe... também tem que trabalhar!
Anônimo disse…
Tem graça, li aqui mais comentários xenófobos escritos por brasileiros do que escritos por portugueses...pk será?
Anônimo disse…
Não sei que jornais portugueses vocês andam a ler por aí, mas eu por cá não tenho lido nada na comunicação social portuguesa que atribua o facto dos bandidos serem brasileiros ao roubo em si. Parece-me que os brasileiros andam, por aqui, a "subir pelas paredes acima", por motivo nenhum...vai haver algumas piadinhas a brasileiros durante um tempo, claro, mas é coisa passageira...os que são honestos e vêm para trabalhar, serão sempre bem tratados.
Anônimo disse…
Li, faça uma rápida pesquisa no Google Notícias, versão para Portugal. Não vejo nada de errado dizer que os assaltantes eram brasileiros, porque é verdade. O que é de se lamentar são as manifestações xenófobas.
Anônimo disse…
Quais manifestações?
Não vi muita coisa
Vi, foi um cartaz, de um certo ridículo (deculpem, mas é a verdade), a dizer algo do género, junto a uma coroa de flores ciolocada por cidadãos brasileiros junto ao local onde o Nilson (?) foi baleado: "Presto homenagem a um hoem que foi morto apenas por ser brasileiro"
Bom: Homenagem? Apenas por isso? Acho que alguém anda a ver o filme ao contrário... a mim pareceu-me ter visto dois fulanos de arma encostada na cabeça de dois funcionários bancários. É de homenagear? Era de esperar que disparassem sobre os reféns, com os nervos, não era improvável, julgo eu...
Acreditem, que quem está a criar o problema maior, são mesmo os brasileiros que estão tão revoltados por a polícia ter disparado sobre cidadãos da sua nacionalidade.
Ainda por cima, como se no Brasil fosse um paraíso.
Eu vi a "Cidade de Deus" e a "Tropa de Choque".
Querem algo mais explícito?
E logo no 2º dia seguite ao assalto do BES, o Assalto no Talho em Setúbal com reféns? Adivinhem?
Ora: 2 brasileiros! E não era carne o que queriam... portanto não era fome que tinham... foi os telemóveis das pessoas e o diheiro da Caixa...
Mas novelas, de facto, é do Brasil que vêm as maiores... não viram o teatro do priminho do Wellington? As palavras dramáticas. "´tá tudo errado", etc etc...Só lhe faltou chorar...
O que está errado, primo, é que o teu primo, não se devia ter posto em assaltos. E tendo emprego ainda por cima! Foi por desporto, ou era apenas parvo?
Anônimo disse…
Sou brasileira, e concondo plenamente com o que a policia portuguesa fez! Aqui no Brasil nos ja estamos acostumado com esse tipo de horror todos os dias. Se a policia brasileira fosse mais eficaz, o Brasil estaria bem melhor. Nao adianta querer achar justificativas ou desculpas para bandidos. Eh muito facil virar santo depois que morre! Todos temos problemas e passamos por dificuldades. Uns mais outros menos, mas nem por isso viram bandidos.
Anônimo disse…
Eu conheci o Nilson em cuiaba-MT ERA UM RAPAZ MUITO TRAQUILO DEUS FALOU COM ELE VARIAS VEZ MAIS ELE NAO DEU CREDITO A PALAVRA QUE DEUS TINHA UMA GDE OBRA QUE JA HAVIA O LIVRADO
Anônimo disse…
isto é o que voces vão ter, brasileiros se resolverem vir para Portugal roubar.
Anônimo disse…
sou policial aqui no brasil e confesso que estamos indefesos com tantos bandidos, nossa legislação premia o delinquente e pune severamente a polícia. É uma grande verdade que pessoas honestas não se envolvem em crimes em sua nação,quanto mais no estrangeiro. Um amigo meu, tem um filho bandido, me confidenciou que jovem mudou-se para a espanha e de lá resolveu passear em portugal onde juntamente com outro marginal brasileiro, resollveu praticar um assalto, visto o seu costume em praticar assaltos aqui brasil, contudo graças a Deus foram presos. A polícia agiu corretamente, operou respeitando uma doutrina internacional de gerenciamento de crise, buscando através do negociador resolver o conflito até o limite, o uso letal é um recurso extremo. Durante uma ocorência policial de alta complexidade não se pode deixá-la se mover, seria fatal se os bandidos alcançassem o veículo e se deslocassem daquele local, o risco seria maior ainda não só par os reféns que alí se encontravam mas também para outras pessoas.
Anônimo disse…
nois nao veio pra ca roba e si pra pega o q vcs robarao nosso!!!!
Anônimo disse…
Alguém sabe qual é a situação atual do bandido sobrevivente? Continua preso?
Anônimo disse…
Sou Brasileiro e depois de ler o poster e os comentários só posso dizer que a educação vem do berço, A policia fez o melhor e neste caso o melhor foi matar este dois vagabundos, Uma lição para a policia Brasileira pois ladrão, estrupador e assassino não se pode ter dó, tem que exterminar logo pois lá na frente ainda poder tirar a vida de um pai de familia ou mesmo tirar a vida de uma pessoa boa...

Giovanni Leandro
há sociedade Brasileira agradece por colocar mais 2 fora de circulação!
Anônimo disse…
Estou com vergonha de morar em Portugal , como o brasil deixa sair tanto bandido e prostituta para europa principalmente para portugal que é a porta de entrar para europa comunicatario ,,,, a policia ferderal do brasil tem que investigar a vida de um cidadão brasileiro antes de embarcar para europa ,,, a policia federal não pode dar passaporte para bandido e prostituta brasileira que invergonha nossa cara em portugal ,,, ate quando nós cidadão indole vamos pagar por este bandidos ,,,,,,
Anônimo disse…
Axu que a policia portuguesa agiu da melhor maneira...n se podia deixar que os refens continuacem agoniados nakela maneira....parabens policia portuguesa...
Anônimo disse…
O NILSON TEM UMA FILHA COMO FICARA ELA SEM PAI SI ELE TIVER ALGUMA COISA TEM QUI SER DELA O IRMAO DELE SABI PRECISA AJUDAR SUA FILHA EM CUIABA A JUSTIÇA PRESISA SABER DE SUA FILHA EM CUIABA
Anônimo disse…
Bem...Puxem lá pelas cabecinhas meus filhos. Então o comentário da D. Teresa é de algum modo xenófobo? Sendo portuguesa e dizendo que o evento poderá servir de lição a "(...), portugueses, (...)"? Jesus Cristo, critica fácil é má mas uma critica mal feita é do pior...
Anônimo disse…
A polícia agiu corretamente e na hora certa. Esses bandidos não podiam sair com dois reféns, pessoas de bem e chefes de família, somente para não ter que matar um elemento nocivo em qualquer sociedade. Lugar de bandido é na cadeia ou no cemitério. Quando está vivo é um verdadeiro terror, pinta e borda com as pessoas, mas quando a polícia mata, Há! ele era tão bonzinho ! só fazia mesmo roubar e as vezes dar alguns tirinhos,as vêzes por uma fatalidade acertava e matava a sua vítima. HÁ ! foi um acidente de percurso, e EUNnão matei não ! quem matou foi a bala que saiu da minha arma !.Olha aqui minha gente! bandido tem que ser tratado como bandido, ladrão tem mesmo é que ser morto, o lugar de bandido é no inferno com o satanás espetando o rabo dele com ferro quente.A família desse ladrão nada tem a ver com sua escolha de ser bandido, muito pelo contrário, segundo ouço falar, é que o dito cujo já fez parte até de uma igreja evangélica. Ora se êle já participou da comunhão com o povo de Deus, porque êle não prosseguiu na sua caminhada cristã? Movido pela sórdida ganancia de riquezas e de querer adquirir as coisas sem trabalhar, partiu para o mundo do crime. Pois bem, quem planta vento só pode colher tempestade, quem não está com Deus está com o diabo e seus anjos. Ele teve a sua oportunidade na vbida de viver com dignidade, mas, preferiu seguir um caminho que não leva a lugar nenhum, a não ser a morte.Este rapaz não foi para lisboa afim de trabalhar, porque trabalho ele teria aqui no Brasil e dentro de sua profissão que era a de motorista. Êle queria mesmo era ficar rico de uma hora para outra sem acertar na mega sena, e aí então se enveredou pelo caminho do crime pensando que teria sucesso na sua aventura.Infelizmente eu não lamento a sua morte, pois foi êle próprio que procurou ter este triste fim. È notório, que vida de bandido dura pouco, muito pouco, e a dele não podia ser diferente em um país europeu. Que isto que aconteceu com este rapaz sirva de exemplos para muitos outros que pensam e agem igual a ele.
Unknown disse…
Quando o tiro sai pela culatra de algum luso, aqui no Brasil se rotula que "só podia ser coisa de português". Mas dois malandros brasileiros assaltarem um Banco de Dados para levarem o dinheiro ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica