Pular para o conteúdo principal

50% dos paulistas e cariocas não se casariam com obesos, diz pesquisa

Pesquisa do Hcor (Hospital do Coração) de São Paulo mostra que 50% dos paulistas e cariocas não se casariam com uma pessoa obesa. A pesquisa tabulou informações de  600 pessoas de 18 a 60 anos que foram entrevistadas em abril em parceria com o IMeN (Instituto de Metabolismo e Nutrição).

Na avaliação de 78%, a obesidade interfere negativamente no casamento. Do total dos entrevistados, 284 são casadas.

Obesas são mais afetadas pelo preconceito
A maioria (81%) afirmou que a obesidade prejudica a ascensão profissional.

A endocrinologista Rosana Radominski, presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), disse que os resultados da pesquisa confirmam estudos feitos nos Estados Unidos e países da Europa.

“Os obesos são vistos como feios, preguiçosos e gulosos”, disse. Observou que esses preconceitos atingem principalmente as mulheres, os grandes obesos e os adolescentes (meninos e meninas).

Rosana afirmou que, na maioria dos casos, a redução de 5% a 10% do peso já é o suficiente para que as pessoas deixam de ser estigmatizadas.

O nutrólogo Daniel Magnoni, coordenador do estudo e chefe do Serviço de Nutrologia e Nutrição do Hcor, disse que os empregadores evitam contratar pessoas obesas porque sabem que elas tendem a desenvolver doenças como a hipertensão e diabetes, afetando a empresa com licenças médicas e despesas com tratamento.

Com informação do site da ABESO.

> McDonald's é condenada a indenizar ex-gerente que engordou 30 kg.
outubro de 2010

> Alimentos não saudáveis e obesidade.

Comentários

Regina disse…
A preocupação com a saúde é válida, mas o preconceito é muito ruim. Eu namorei uma pessa obesa, e minha família, vizinhos e amigos me olhavam torto por causa disso, apesar dele ser uma pessoa muito inteligente, gentil e bem sucedida, todos me criticavam, não acreditavam que meu amor por ele fôsse verdadeiro, diziam que eu estava com ele por interesse...
O relacionamento não deu certo, por incompatibilidade de temperamentos, mas apesar de já terem se passado alguns anos desde nosso rompimento, muitas pessoas continuam falando mal de mim. Eu acho que as pessoas são injustas, pois apesar da obesidade, eu gostava muito dele, eu conseguia ver as outras qualidades que ele tinha. Afinal, todos merecem a felicidade.
Anônimo disse…
E quando a pessoa se casa com a outra linda e maravilhosa,com um corpo escultural,e no decorrer dos anos de casamento a pessoa se torna obesa,o que fazer com ela,joga no lixo?Como as pessoas são más,a cumplicidade,o carinho,o amor nas relações ñ vale mais nada,lamentável.
Duduziuz disse…
Realmente... é difícil ter um relacionamento com uma pessoa obesa (não estamos falando em cheinhas, nem gordinhas... estamos falando em pessoas gordas). Se para alguns o "amor" basta, ótimo... não é o caso para muitas pessoas

E não há nada de fútil nisso. Somos animais instintivos e um corpo bonito nos atrai. Perdoem-me os gordos, mas eles não sofrem nenhum "preconceito". Eles se permitiram chegar num ponto onde a beleza se foi... daí é difícil mesmo querer arrumar um parceiro
Anônimo disse…
Essa mulher da foto estah gostosinha, hein!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Se for pensar assim, você morre sozinho, a beleza não é sua amiga. Mas enfim, cada crente com sua ilusão.
Jessica Rose disse…
Elas "se permitiram".Uma afirmação de quem não sabe o que diz.Obesidade é uma doença, muitas vezes hereditária.
Nem todo mundo é gordo porque quer!Conheço magros que comem compulsivamente, mas tem a genética a seu favor.Assim como conheço gordos que pouco comem.
Se você está falando sobre o que não conhece e não vivencia, é um preconceito, sim.Você deveria pelo menos conversar com obesos para entender o que leva eles a serem obesos.
E quanto a beleza, fale por você, pelos seus padrões.Se você apenas assimila o padrão da mídia e não pensa por si próprio, ok.Mas eu conheço gente gordinha e linda.
Inclusive já namorei gordinhos que eram muito mais bonitos do que você.E com certeza, pessoas muito melhores.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira