Pular para o conteúdo principal

Devoto do padre devasso resiste em deixar a financeira da Legionários

Medina se recusa a passar o controle da financeira
da 'Bilionários de Cristo' para o interventor De Paolis
Luis Garza Medina (foto), vigário-geral da Legionários de Cristo, não atendeu ao pedido de Velasio De Paolis (foto), interventor do Vaticano, de entregar a diretoria da financeira Integer e de outros postos importantes da ordem, como o de diretor territorial para a Itália e prefeito-geral de estudos. 

Aparentemente, o Vaticano não esperava que houvesse tanto resistência de Medina, entre outros dirigentes da ordem, e, para dar mais poder a De Paolis, promoveu-o recentemente a arcebispo.

A Legionários de Cristo foi fundada pelo mexicano Marcial Maciel (1920-2008), talvez o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Ele foi pedófilo (estuprava seminaristas e coroinhas), teve várias amantes e filhos (violentou também pelo menos dois deles), era viciado em cocaína e deu golpe financeiro em viúvas ricas.

Quando morreu em 30 de janeiro de 2008, então já afastado de suas atividades pelo Vaticano, a Legionários de Cristo já tinha se consolidado como a ordem católica mais bem sucedida em acúmulo de patrimônio e dinheiro aplicado. Tanto que é chamada até hoje com "Bilionários de Cristo".

Isso explica porque Medina se recusa a passar o controle da financeira ao interventor.

Os herdeiros do legado de Maciel, como Medina, acreditam que o maior interesse do Vaticano -- que está falido -- não seria refundar a ordem, onde Maciel continua venerado, mas se apossar do dinheiro e patrimônio da Legionários, estimados em bilhões de dólares. Tanto que isso seria verdade que o nomeado como interventor é um especialista em economia e direito, o De Paolis.

Como interventor, De Paolis poderia destituir Medina dos seus cargos,  incluindo o de vigário-geral, mas o Vaticano tem preferido, até agora, adotar a política 'amigável' da renúncia forçada, para não não criar traumas internos.

O relacionando entre De Paolis e os “zeladores do indigno Maciel”, conforme o site italiano Chiesa se referiu aos resistentes, tem sido tenso.  O interventor deixou claro que, se a Legionários não mudar, será um “naufrágio” para todos. A ordem está presente em centenas de países, incluindo o Brasil.

Em uma recente carta aos dirigentes da Legionários, De Paolis citou a tese, ainda que não chancelada explicitamente por ele, de que a cúpula da ordem calou-se diante da vida dupla de Maciel, o que a coloca como conivente da devassidão do padre.

O Vaticano nomeou quatro “conselheiros” para ajudar De Paolis a enfrentar a resistência dentro da ordem. São o jesuíta Gianfranco Ghirlanda, o josefino Agostino Montan, o legionário Brian Farrel e Mario Marchese, que foi professor de alguns dos atuais diretores da ordem.

A principal função de Marchese será a de mediador entre De Paolis e os ‘viúvos’ ressentidos do devasso Maciel.

Com informação do site italiano Chiesa.

> Legionários de Cristo mantêm veneração ao padre devasso.
setembro de 2010

> Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso.
abril de 2010

> Caso de Marcial Maciel, o padre devasso.   > Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
Curioso, na ultima carta publica de Mons. Velasio confirma os postos do Pe. Alvaro e do Pe. Luis Garza, LC. Depois nao dizem bilionarios, mais milionarios. Logo a divida dos Legionarios acende a varios milhoes de dolares segundo informaçao publica dos bancos. Assim, que de onde carralho da certeza do que está publicando. Terminou de perder a minha confiança. "Me despiaci"...
Paulo Lopes disse…
Elio Masferrer, presidente da Associação Latino-Americana para o Estudo das Religiões, estima que em dinheiro e em patrimônio (imóveis, principalmente) a Legionários de Cristo tenha até 25 bilhões de euros. Tal valor corresponde ao que vale, por exemplo, uma empresa de petróleo. Maiores informações em http://e-paulopes.blogspot.com/2010/04/vaticano-esta-de-olho-nos-bilhoes-da.html
Anônimo disse…
indignado:
e pensar que nós seminaristas lá no matter tinhamos eles como pobres coitados que dependiam da providencia pra nos alimentar..e pensar que comiamos comida estragada..sem direito a reclamar...enquanto que no banquete deles..eram lhes servidos iguarias..comida com ervas finas, chás, e sobremesa..além de um bom vinho..isso me indigna..bando de hipocritas..vão queimar no inferno..já estão.. isso se repetia todos os dias..eu poassava mal com aquelas comidas vencidas... onde já se viu uma instituição milionaria..tratar seus seminaritas que ao serem mandados pelos seus respectivos bispos ficavam aos cuidados desses avarentos que tratavam a gente como porcos...pra mim voces morreram...
Anônimo disse…
É sempre assim, realmente não só a doutrina, o governo e a parafernália ritualistica da Igreja recebem o nome de universal. A bandidagem também é CATÓLICA. No seminário de uma certa diocese nordestina, onde meu irmão estudou, a geladeira era acorrentada e fechada com cadeado! Julgai se pode se formar nesse antro de maldade e falta de caridade uma consciência cristã...Os protegidos dos pederastas mais velhos e endinheirados, eram os bonitos, os fidalgos, os (sexualmente) ativos. Os efeminados pobres, deixados ao deusdará. Assediados por lobos luxuriosos, rapazes pobres dos interiores, dos arrabaldes, eram indiretamente e implicitamente forçados a suportar aquelas invectivas noturnas, imorais, libidinosas e nojentas, sob penas de expulsões, acusações, injúrias públicas; como a que sofreu meu irmão, por ter sido flagrado com uma moçoila dos arrabaldes, que estudava no colégio contíguo, da rede pública, porém um feudo dos padres "da missão". Corrupção sexual, rodízio de inescrúpulos sexuais de pervertidos envelhecidos no pecado do ABUSO de jovens, não admira que seja um laboratório e fábrica de pedófilos. Rezo para que haja mesmo um Deus e que os faça afundar todos no inferno. Mas temo não haja.
Anônimo disse…
Detesto concordar com os protestantes neste ponto, que também não são boa coisa, adoradores do dinheiro e estelionatários da fé, mas esta Igreja impropriamente chamada católica, é onde satanás habita. Imaginai o resto...
Anônimo disse…
Alguns anos atrás,após ter-me afastado de uma outra ordem, conheci os legionarios de Cristo que me pareceram padras alem de tradicionalistas muito serios que era o que buscava naquele momento para minha vida, fico agora muitissimo impressionado em tomar conhecimen de tais fatos. muito de se estranhar os processos e as estrutura que dispunham. agora percebo e questiono em que devemos acreditar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes