Pular para o conteúdo principal

Devoto do padre devasso resiste em deixar a financeira da Legionários

Medina se recusa a passar o controle da financeira
da 'Bilionários de Cristo' para o interventor De Paolis
Luis Garza Medina (foto), vigário-geral da Legionários de Cristo, não atendeu ao pedido de Velasio De Paolis (foto), interventor do Vaticano, de entregar a diretoria da financeira Integer e de outros postos importantes da ordem, como o de diretor territorial para a Itália e prefeito-geral de estudos. 

Aparentemente, o Vaticano não esperava que houvesse tanto resistência de Medina, entre outros dirigentes da ordem, e, para dar mais poder a De Paolis, promoveu-o recentemente a arcebispo.

A Legionários de Cristo foi fundada pelo mexicano Marcial Maciel (1920-2008), talvez o padre mais devasso da história recente da Igreja Católica. Ele foi pedófilo (estuprava seminaristas e coroinhas), teve várias amantes e filhos (violentou também pelo menos dois deles), era viciado em cocaína e deu golpe financeiro em viúvas ricas.

Quando morreu em 30 de janeiro de 2008, então já afastado de suas atividades pelo Vaticano, a Legionários de Cristo já tinha se consolidado como a ordem católica mais bem sucedida em acúmulo de patrimônio e dinheiro aplicado. Tanto que é chamada até hoje com "Bilionários de Cristo".

Isso explica porque Medina se recusa a passar o controle da financeira ao interventor.

Os herdeiros do legado de Maciel, como Medina, acreditam que o maior interesse do Vaticano -- que está falido -- não seria refundar a ordem, onde Maciel continua venerado, mas se apossar do dinheiro e patrimônio da Legionários, estimados em bilhões de dólares. Tanto que isso seria verdade que o nomeado como interventor é um especialista em economia e direito, o De Paolis.

Como interventor, De Paolis poderia destituir Medina dos seus cargos,  incluindo o de vigário-geral, mas o Vaticano tem preferido, até agora, adotar a política 'amigável' da renúncia forçada, para não não criar traumas internos.

O relacionando entre De Paolis e os “zeladores do indigno Maciel”, conforme o site italiano Chiesa se referiu aos resistentes, tem sido tenso.  O interventor deixou claro que, se a Legionários não mudar, será um “naufrágio” para todos. A ordem está presente em centenas de países, incluindo o Brasil.

Em uma recente carta aos dirigentes da Legionários, De Paolis citou a tese, ainda que não chancelada explicitamente por ele, de que a cúpula da ordem calou-se diante da vida dupla de Maciel, o que a coloca como conivente da devassidão do padre.

O Vaticano nomeou quatro “conselheiros” para ajudar De Paolis a enfrentar a resistência dentro da ordem. São o jesuíta Gianfranco Ghirlanda, o josefino Agostino Montan, o legionário Brian Farrel e Mario Marchese, que foi professor de alguns dos atuais diretores da ordem.

A principal função de Marchese será a de mediador entre De Paolis e os ‘viúvos’ ressentidos do devasso Maciel.

Com informação do site italiano Chiesa.

> Legionários de Cristo mantêm veneração ao padre devasso.
setembro de 2010

> Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso.
abril de 2010

> Caso de Marcial Maciel, o padre devasso.   > Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
Curioso, na ultima carta publica de Mons. Velasio confirma os postos do Pe. Alvaro e do Pe. Luis Garza, LC. Depois nao dizem bilionarios, mais milionarios. Logo a divida dos Legionarios acende a varios milhoes de dolares segundo informaçao publica dos bancos. Assim, que de onde carralho da certeza do que está publicando. Terminou de perder a minha confiança. "Me despiaci"...
Paulo Lopes disse…
Elio Masferrer, presidente da Associação Latino-Americana para o Estudo das Religiões, estima que em dinheiro e em patrimônio (imóveis, principalmente) a Legionários de Cristo tenha até 25 bilhões de euros. Tal valor corresponde ao que vale, por exemplo, uma empresa de petróleo. Maiores informações em http://e-paulopes.blogspot.com/2010/04/vaticano-esta-de-olho-nos-bilhoes-da.html
Anônimo disse…
indignado:
e pensar que nós seminaristas lá no matter tinhamos eles como pobres coitados que dependiam da providencia pra nos alimentar..e pensar que comiamos comida estragada..sem direito a reclamar...enquanto que no banquete deles..eram lhes servidos iguarias..comida com ervas finas, chás, e sobremesa..além de um bom vinho..isso me indigna..bando de hipocritas..vão queimar no inferno..já estão.. isso se repetia todos os dias..eu poassava mal com aquelas comidas vencidas... onde já se viu uma instituição milionaria..tratar seus seminaritas que ao serem mandados pelos seus respectivos bispos ficavam aos cuidados desses avarentos que tratavam a gente como porcos...pra mim voces morreram...
Anônimo disse…
É sempre assim, realmente não só a doutrina, o governo e a parafernália ritualistica da Igreja recebem o nome de universal. A bandidagem também é CATÓLICA. No seminário de uma certa diocese nordestina, onde meu irmão estudou, a geladeira era acorrentada e fechada com cadeado! Julgai se pode se formar nesse antro de maldade e falta de caridade uma consciência cristã...Os protegidos dos pederastas mais velhos e endinheirados, eram os bonitos, os fidalgos, os (sexualmente) ativos. Os efeminados pobres, deixados ao deusdará. Assediados por lobos luxuriosos, rapazes pobres dos interiores, dos arrabaldes, eram indiretamente e implicitamente forçados a suportar aquelas invectivas noturnas, imorais, libidinosas e nojentas, sob penas de expulsões, acusações, injúrias públicas; como a que sofreu meu irmão, por ter sido flagrado com uma moçoila dos arrabaldes, que estudava no colégio contíguo, da rede pública, porém um feudo dos padres "da missão". Corrupção sexual, rodízio de inescrúpulos sexuais de pervertidos envelhecidos no pecado do ABUSO de jovens, não admira que seja um laboratório e fábrica de pedófilos. Rezo para que haja mesmo um Deus e que os faça afundar todos no inferno. Mas temo não haja.
Anônimo disse…
Detesto concordar com os protestantes neste ponto, que também não são boa coisa, adoradores do dinheiro e estelionatários da fé, mas esta Igreja impropriamente chamada católica, é onde satanás habita. Imaginai o resto...
Anônimo disse…
Alguns anos atrás,após ter-me afastado de uma outra ordem, conheci os legionarios de Cristo que me pareceram padras alem de tradicionalistas muito serios que era o que buscava naquele momento para minha vida, fico agora muitissimo impressionado em tomar conhecimen de tais fatos. muito de se estranhar os processos e as estrutura que dispunham. agora percebo e questiono em que devemos acreditar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...