Pular para o conteúdo principal

Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso

O Vaticano está mais preocupado em assumir o controle da fortuna da Legionários do Cristo do que apurar o comprometimento da atual diretoria da ordem com a devassidão do seu fundador, o padre mexicano Marcial Maciel (1929-2008).

Essa é a avaliação de Elio Masferrer, presidente da ALER (Associação Latino-Americana para o Estudo das Religiões).

“O que o Vaticano quer é controlar os recursos da Legionários e a sua estrutura de sacerdotes”, disse ele ao site em língua espanhola La Jornada. “A pedofilia é um assunto secundário.”

Ele estima que o patrimônio da Legionários esteja entre 20 bilhões de euros a 25 bilhões. Ou, na moeda brasileira, de R$ 46 bilhões a R$ 57 bilhões. Corresponde ao valor de uma empresa petrolífera, disse.

O apelido da ordem é Bilionários de Cristo.

A papa Bento 16 recebeu hoje (30) os cinco religiosos que, em missão apostólica, visitaram no ano passado as principais unidades da ordem em países como Estados Unidos, México, Chile, Itália e Espanha.

O “visitador” apostólico ao Brasil foi o arcebispo chileno dom Ricardo Ezzati. Aqui, a Legionários tem seminário em São Paulo, Arujá, Curitiba e Porto Alegre. Mantém atividades educacionais em Belo Horizonte e Brasília, entre outras cidades.

Maciel talvez tenha sido o padre mais devasso da história recente da igreja. Estuprou coroinhas e dois de seus filhos, teve amantes (mulheres e homens), deu golpe em viúvas ricas (essa é uma das origem da fortuna da legionários) e era viciado em cocaína.

A expectativa é de que o papa decida o futuro da ordem até o final deste ano.

Masferrer acredita que Bento 16, qualquer que seja a sua decisão, manterá intacta a saúde financeira da ordem, que envia ao Vaticano cerca de 100 milhões de euros por ano. Em reais, seriam 229 milhões.

“O Vaticano cuidará para que esses recursos continuem fluindo”, disse.

> Destino do dinheiro da Legionários de Cristo continua um mistério.
março de 2011
> Caso do padre Marcial Maciel, o devasso.

Comentários

Anônimo disse…
Corrupção também não dá ibope comentar...só os detalhes sórdidos da pedofilia das hienas de batina...por que será?
Anônimo disse…
Eu também tou de olho! P^, não sobra nada pra gente, só denúncias!Bem que uns milhõezinhos
desses dava pra acobertar minha mais de dezoito filia!
Anônimo disse…
como disse JESUS quem nunca errou que atire a primeira pedra .
aprendam a perdoar e não julguem sem antes ter certeza!
CRISTO FARIA ISSO EM sEU LUGAR????????????!!!!
Anônimo disse…
que merda caraa ...

cristo expulsou os comerciantes do tempo não foi ?

então te tocaa mané ! : P
Anônimo disse…
Serva do capitalismo, a meretriz hipócrita romana o condena...Ela é sua principal mantenedora, incentivadora da miséria, da pobreza, com sua pregação constante da procriação, da proliferação dos que aliena, ensina a resignarem-se e promete-lhes o paraíso...os pobres, a bucha de canhão da indústria, a massa de manobra dos estados, a famigerada legião dos exércitos e das guerras, ou como dizia marx...o exército industrial de reserva...o proletariado que se prostitui, se vende e se droga, ensinado pela igreja a procriar, a não usar camisinha, a crescer e multiplicar.
Anônimo disse…
Quanto preconceito !!!

Ô Paulo Lopes, você tem algum artigo em que reconhece algum benefício da Igreja Católica no mundo ?
Tipo assim, as obras de Madre Teresa de Calcutá, o exemplo de S. Francisco, os milhares de hospitais, orfanatos, asilos e atendimento a refugiados, doentes, etc ?
Ou a criação das Universidades ?
Existe um grupo de pessoas que só vêem defeitos.
Você consegue ver outras coisas ?
Anônimo disse…
Complementando.
Ô Paulo Lopes,

Você já viu o trabalho que fez o padre Damião de Veuster ?
O que vc acha ?
Porque vc não publica o trabalho da vida dele?
Será que algum suposto intelectual ou
liberal teria coragem de fazer o que ele fez ?
Paulo Lopes disse…
Os supostos benefícios da Legionários de Cristo -- e é dessa ordem que o post trata -- não inocentam a ordem de suas torpezas, que devem, sim, ser divulgadas e criticadas. Porque, em tese, fazer o bem é obrigação de todos, e ninguém deveria ser enaltecido por isso.
Anônimo disse…
ô Paulo Lopes, discordo de você.

O post trata dos interesses do Vaticano de forma pejorativa. E o Vaticano é a Sede da Igreja Católica. Então não desvie os argumentos sobre o fato que só fala dos Legionários, vc está omitindo os fatos explícitos e implícitos.
Anônimo disse…
Prezado Paulo Lopes,

Você não comentou os muitos benefícios da Igreja Católica, nem comentou sobre o Padre Damião de Veuster como solicitado.

O seu blog se propõe a falar de comportamento, religião, justiça e histórias, não apenas de denúncias.

Admiro pelo fato de colocar denúnicas, afinal a verdade deve ser divulgada.

Mas a verdade não é só negativa. Freud explica isto.

Então existem comportamentos e histórias positivas.
Existem evidentes fatores positivos nas religiões.
Existe justiça quando se divulga os dois lados e existe injustiça quando apenas se divulga os lados negativos.

Como vc falou "em tese" fazer o bem é obrigação de todos. Mas é notório que alguns fazem muito mais bem do que outros e se destacam enormemente no bem que fazem, como Madre Teresa, S. Francisco e Padre Damião de Veuster. E acredito que você seja capaz de notar e não apenas se posicionar com indiferença, como que colocando toda coisa boa na vala comum e cada coisa ruim no máximo de destaque.

Porque não divulgar estas histórias e comportamentos exemplares, fazer também justiça com a ICAR e a religião sobre este ângulo. Talvez o slogan do blog seja propaganda enganosa.

Procurei verificar as citações sobre a Igreja Católica no blog, e constatei de estar sempre implícita e explícita a referência negativa à mesma,em grande quantidade. Você é jornalista, não acredito que desconhece o fator depreciativo na Imagem por meio de notícias desta natureza.

Então temos a Injustiça dando de 10 a zero na Justiça.
Anônimo disse…
Freud explica porque algumas pessoas tem obsessão apenas pelo lado negativo do ser humano.
Anônimo disse…
Freud explica a obsessão pelo negativo? Freud também explica a compulsão pela positividade...O temperamento ingênuo, otimista, coirmão do analfabeto político e simplório; pode ser explicado por uma ânsia de fusão paradisíaca: a concepção imaculada, o delírio de retorno ao útero maravilhoso e arcaico. Pode-se usar a psicanálise para "explicar" quase tudo nessa vida, menos a inversão dos valores religiosos numa mente defensora da hipocrisia religiosa...Que beneficios colhe uma crença que se afirma como defensora da verdade, da humildade; preocupar-se tanto em defender sociopatas e tarados desde que sejam seus funcionários...E nada fazer em reparação aos danos das infelizes vitimas?
Anônimo disse…
Ao anônimo de 25/05/10 12:33.

De fato, voce tem razão, Freud explica as compulsões para a negatividade como para a positividade.

Portanto, como neste blog está mil a zero para a negatividade, então a compulsão aqui é a negativa.
Freud de fato explicou.

Obrigado pela demonstração.
Anônimo disse…
Sua compulsão é também negativa

Prezado anônimo do comentário acima:
Você leu realmente Freud ou aproveita trechos para citá-lo? Caso realmente entenda o que está dizendo, deixe-nos tentar compreender o que você quer dizer...Que você não pode afirmar o que nega, sem contradizer-se? Pois ao optar pela observação negativa de que este site está de mil a zero para a negatividade, sua negativa revela também que você tem compulsão pelo negativo...VOCÊ APENAS VÊ O NEGATIVO NO SITE, não o POSITIVO de que quanto mais esclarecimento, informação e conhecimento, menos ignorância e consequentemente, menos SUBMISSÃO À HIPOCRISIA DE IGREJAS OU QUAISQUER OUTRAS INSTITUIÇÕES MANIPULADORAS, como a sua prevalência pelo negativo que você disfarça querendo referendar a sua inexistente positividade. Um conselho (positivo)...LEIA MAIS!!!
Anônimo disse…
O negativo no blog se refere ao trato com a ICAR.
Foi a pauta de várias discussões acima.
Inclusive foi repetido o mil a zero contra a ICAR em termos de negatividade.

A ICAR é feita de homens, e portanto não é perfeita. Então é fato que existem fatos negativos que devem ser denunciados.

O problema colocado nos posts anteriores é que não há notícias positivas sobre a ICAR.
Ora, a ICAR é feita de homens, e alguns acertam e fazem muito bem. Foi citado pelos questionamentos a ausência de referências positivas de personagens impares da ICAR como Madre Teresa, S. Francisco, Pe Damião de Veuster.
Um padre cometeu imprudencia e morreu no balão e saiu 10 notícias irônicas de seu erro, apesar de já ter sido punido pela própria morte.
Já a Dra Zilda Arns, uma católica devota, indicada ao Nobel da Paz, principal responsável por programas vitoriosos no combate a mortalidade infantil, que reposicionou o Brasil neste indicador, e que morreu no serviço dos miseráveis do Haiti, não percebemos NENHUMA NOTÍCIA NO BLOG.

Pergunto ao Sr psiquiatra, especialista em Freud.

Como esse blog consegue se manter cego para tanta coisa boa realizada por representantes da ICAR, mas não perde uma oportunidade para denunciar qualquer hipótese de erro?

Sinto muito, existe sim a prevalência do negativo no blog, no que se refere à ICAR, pode-se demonstrar por estatísticas e evidências objetivas - aliás - nem sequer foi contestado com provas em contrário - não precisa interpretação subjetiva do nosso questionamento, pois o argumento foi objetivo.

Já a nossa referência a Freud é a busca da razão para tentar entender este absurdo tendencioso do blog.
Anônimo disse…
Para o psiquiatra anomino de 18/06.

Você disse "Sua compulsão é também negativa".

Com esse "TAMBÉM" você desenvolve um raciocínio buscando apontar negatividade no post anterior ao seu.

Mas com esse "TAMBÉM" você confirma a argumentação do post anterior, isto é, o site TAMBÉM é negativo.
Anônimo disse…
Quanto trata da ICAR o site só enxerga por um unico lado - os erros.
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 15:37: o propósito deste blog não é publicar release da Igreja Católica ou de quer quer que seja. Para isso, já existem milhares de outros endereços. Aqui é lugar de jornalismo crítico. E as manifestações de incômodo, como a sua, me sinalizam que o blog tem alcançado o seu objetivo. O que me anima a seguir em frente.
Anônimo disse…
E a crise na ICAR continua...Dessa vez é na Bélgica, onde os investigadores estão sendo até ameaçados de morte. Depois falam que só entre os muçulmanos há fundamentalismo terrorista!
Parabéns Paulo, continue nos informando.
Anônimo disse…
Oi Paulo, agora é possivel entender entre outras coisas, a destituicao de Alvaro Corcuera ... muito bem .. bom trabalho .... ex-lcbrasil@hotmail.com
Emanuel disse…
Maldito papa Bento XVI, maldito Vaticano
Voces acabaram com a congregação dos Legionários de Cristo
Imagino o que vai acontecer com você papa emérito maldito.
Para o inferno os que destruíram a Legião de Cristo: Jesuítas, Opus Dei, Franciscanos, São Josefinos, Cúria Romana, papa emérito Bento XVI e satanistas.
TUDO o que vocês fizeram foi anotado por Deus e a ira divina os destruirá sem piedade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih