Pular para o conteúdo principal

Só neste ano 23 funcionários da France Telecom se mataram

Somente neste ano, o número de suicídios de funcionários da France Telecom subiu de 11 até abril para 23 nos últimos vinte dias, além das 16 tentativas registradas no período. Desde 2008, 69 funcionários se mataram.

Privatizada em 1997, a empresa já cortou da folha de pagamento mais de 40 mil funcionários dos 100 mil que existiam naquela época.

O sindicato dos trabalhadores responsabiliza a empresa pelos suicídios por não ter uma política clara de demissão, além de submeter os funcionários a pressões incompatíveis com a dignidade humana.

Em relação às mortes mais recentes, a empresa disse que por enquanto não se pode deduzir que sejam por causa de funcionários descontentes com as condições de trabalho. Mas, entre elas, há uma de um funcionário que deixou carta queixando-se da Telecom.

A onda de suicídios já derrubou alguns diretores da empresa, como Didier Lombard, que em 2008 era o principal executivo. Ele teve de deixar a empresa depois que, em tom de deboche, disse que o suicídio de funcionários tinha virado moda.

Em abril deste ano, em uma decisão inédita, o Ministério da Justiça, abriu uma sindicância para apurar as causas das mortes. Até agora, o órgão não chegou a nenhuma conclusão, ao menos oficialmente. Enquanto isso,  funcionários continuam se jogando de janelas, se enforcando, usando armas de fogo.

Na avaliação de diretores da empresa, os funcionários reclamam das pressões porque estavam acostumados com a administração da época em que a empresa era estatal, quando havia pouca cobrança e muitas regalias. Mas eles reconhecem, também, que os funcionários não foram preparados psicologicamente para as demissões, que são inevitáveis em uma empresa cuja sobrevivência depende de sua produtividade.

Com informação do Le Monde.

> Steve Jobs minimiza suicídios na fábrica de iPhone.
junho de 2010

> Casos de suicídio.

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
TEL: 141. Atende também por e-mail e on-line.

Comentários

Anônimo disse…
Trabalhar com tecnologia hoje não é negócio. Sou engenheiro eletrônico, trabalhei em diversas empresas da iniciativa privada, e sei muito bem o caos que esses funcionários estão vivendo.

"Pressões incompatíveis com a dignidade humana."

Passei por isso e abandonei a minha profissão para dedicar-me a concursos públicos. Eu abri mão disso em prol da minha honra e dignidade.
Anônimo disse…
amo suicidas
Ricardo disse…
É sintomática que isso esteja ocorrendo na França, onde há alguns anos alunos das universidades fizem um "quebra-tudo" porque o governo estava cortando a regalia da garantia do primeiro emprego.
Cortar a ração de chocolates de crianças mimadas dá nisso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes