Pular para o conteúdo principal

Papa não inclui a polícia na 'rigidez' contra padres pedófilos

O Vaticano anunciou nesta quinta (15) normas “mais rígidas” contra os padres pedófilos, mas nenhuma delas determina que a polícia e a justiça têm de ser requeridas para apurar os abusos.

As normas estabelecem “procedimentos acelerados” (internos) para os “casos mais graves” e aumentam de 10 para 20 anos o período de prescrição do crime com contagem a partir da maioridade das vítimas.

Elas admitem a participação laica nos tribunais eclesiásticos, como se devotos pudessem influenciar uma decisão tomada pela maioria de clérigos.

“A justiça eclesiástica não nos interessa”, reagiu Franz-Jakob Purkarthofer, da ong “Vítimas da violência da Igreja”. “O Vaticano confirmou que não abrirá seus arquivos sobre os padres pedófilos e que os manterá longe das autoridades civis.”

Em vários países, houve manifestação de vítimas de padres.

Barba Dores, da Associação Americana de Vítimas de Abusos Sexuais comentidos por Sacerdotes, por exemplo, afirmou que as “normas rígidas” demonstram que o papa Bento 16 “está no mundo da lua”.

"Essas diretrizes equivalem a atacar um elefante com uma pistola de água quando o elefante está fora do alcance dos disparos", disse.

Com informação das agências internacionais.

> 'Sou um pedófilo asqueroso', afirma padre australiano.
julho de 2010

> Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
Na minha humilde opinião, deveriam passar pela Justiça sim! Só porque são padres, merecem outro tratamento? Não! Devem ser julgados e condenados como qualquer outro pedófilo. São piores até, porque usam a Igreja para fazer o mal.
rayssa gon disse…
concordo com eddy.

eu acho que a pedofilia pode ocorrer em qualquer instituição. mas a igreja peca em proteger esses crimonosos, acobertando-os.
Anônimo disse…
"Deus é um conceito pelo qual medimos o nosso sofrimento".

John Lennon
Unknown disse…
A Igreja não está acobertando ninguém !
Os casos de pedofilia ( e outros ) são numerosos e imensamente degradantes para a Igreja.
Porém, parece que todos estão identificando na figura de todos os sacerdotes, um pedófilo, um homossexual, ou coisa até pior !
Por isso, a Igreja precisa se cautelosa para não cometer injustiças contra padres inocentes que estão sofrendo com o preconceito de leigos influenciados pela imprensa !
O uso do braço secular está sendo sim uma alternativa, não é necessário que Roma se manifeste claramente quanto a esse sentido, já que as legislações de praticamente todos os países não aceitariam se submeter a uma simples punição clerical a criminosos perigosos...
Roma tem ciência de tudo isso, e Sua Santidade, está engajado em erradicar esse câncer do seio da Santa Igreja !
Anônimo disse…
Roma, Roma, Roma! Mas,qual Roma?. Até o renascimento, Roma era como hoje, uma putaria só. Mas tinha a máscara, como hoje temos ainda, da instituição. É aquela que a gente põe, logo quando acorda, lava o rosto, homem faz a barba, mulher, pomos o batom. Isso é o que nos garante a aparência de civilização, de que ultrapassamos a barbárie; na realidade não é assim. Temos em nós a besta indômita. Os rituais de Roma são impotentes para acalmá-la. e o grita-grita, o histerismo dos protestantes, faz é atiçá-la. Roma se tornou moralista, falsa puritana, uma puta-casta e pseudo-donzela, por causa do protestantismo. A contra-reforma foi a vitória dos caretas, dos beatos. Lutero era beato. devotinho, carolinha, e profundamente invejoso, ressentido, como todo foda-ruin, brocha, viadinho enrustido, e tarado-não assumido, que se escuda na religião, na pureza, na castidade, pra justificar sua inapetência, sua inaptidão ou fixação, obssessão e compulsão para o sexo. porque sexo é coisa pra gente atrativa, não importa se feia ou bonita, mas atraente e, sobretudo , saudável. E tem muita gente repelente. Mas usa o palavrório pra seduzir, pra encantar, ou o que é pior, enganar, e abusar... O puritanismo é assim... um palavreado histérico e condenador...dos outros. daí Roma nessa embarcou e, deu no que dá...velhinhos tementes não mais a Deus, mas ao viagra. E esses coroinhas? viadinhos, usando vestido e chupando pirulito, em vez de sair por aí azarando as gatinhas... qual?... Roma?
Anônimo disse…
Mutatis mutandis...O antigo "deus" era o controlador da castidade, o temor "divino" consistindo em não ofendê-lo com os pecados "da carne"; hoje inversamente, com a divinização do sexo, O TEMOR RESIDE em não fazê-lo, na quantidade ou qualidade "prescritas" pela permissividade tornada norma. Há uma outra fonte de temor "divino", expresso sintomaticamente no medo da pobreza, da feiúra, do fracasso: ninguém honestamente em sã consciência se sente hoje culpado por fazer sexo...mas por estarem gordos, inapetentes, repelentes, segundo os estéticos padrões. A erótica e a estética assumem o lugar da ÉTICA.
Ai de quem não satisfazer essa moralidade da aparência e da exterioridade; sofrerá a exclusão e a rejeição na aprovação pública, tão hipervalorizada. Se o "deus " antigo era cruel e vingativo, tinha como vantagem o símbolo crível do perdão pela absolvição da culpa (temporariamente!) liberadora...O moderno deus, entretanto, é juiz preconceituoso e de rigor implacável...além do que, desconhece perdão para as DÍVIDAS e os devedores. O temor agora é bem maior: O MERCADO NÃO PERDOA!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça