
Com o lema “A indiferença mata”, a organização francesa Samusocial promoveu uma campanha publicitária de impacto de modo a chamar a atenção das pessoas e autoridades para os moradores de rua.
Em pôsteres como o acima, o anúncio mostra indigente dentro de uma cova aberta na calçada. É como se fosse o sepultamento de pessoa ainda viva.
Criada em 1993 pelo médico Xavier Emmanuelli, a Samusocial procura estimular a inserção social a partir do atendimento médico e o resgate da autoestima.
Na cidade de São Paulo, os moradores de rua aumentaram 57% de 2000 a 2009, de acordo com pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que acaba de ser divulgada pela prefeitura.
O Censo da População em Situação de Rua mostra que até o ano passado o número de pessoas desabrigadas era de 13.666. Desse total, 6.587 dormem na rua e o restante, em albergues municipais.
Trata-se de poucas pessoas, considerando que a população de São Paulo (11 milhões de pessoas). O problema, portanto, é de fácil solução, ao menos em tese.
Parte da pessoas entrevistadas pelos pesquisadores informou que tem parentes em São Paulo e que, mesmo assim, continua na rua.
Ou seja, a indiferença ressaltada pela Samusocial inclui a família dessas pessoas.
> Site do Samusocial. > Interesse público. > Campanhas polêmicas.
> Amaral vê um mendigo beijando outro e mata os dois.
abril de 2009
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