Pular para o conteúdo principal

Mulher acima de 50 anos é o foco de campanha de combate à Aids

da Agência Brasil

“As mulheres que já ultrapassaram os 50 anos serão o foco principal da campanha de combate à Aids do Ministério da Saúde no Carnaval deste ano. A idéia é combater a tendência maior de crescimento da epidemia entre a população feminina e chamar a atenção para o fato de as mulheres com 50, 60 e 70 anos terem menos influência nas decisões do casal que as mais novas.

Os dados mais recentes do ministério mostram que a incidência de Aids entre as mulheres na casa dos 50 anos quase dobrou no período de 1996 a 2006, passando de 7,3 mil casos por 100 mil habitantes para 14,5 mil casos. Nesse período, a mortalidade também subiu.

Para combater o problema, o ministério quer incentivar, por meio de propaganda, as mulheres a conversarem com os parceiros sobre o uso de preservativos - cerca de 70% da população acima de 50 anos é sexualmente ativa, mas apenas 22,3% usam camisinha -, estimular aquelas que entraram na menopausa a buscar o prazer nas relações sexuais e informá-las sobre o uso de gel lubrificante.

As mulheres que entraram na menopausa, assim como as que usam anti-retrovirais, foram incluídas no público alvo de uma política que vai distribuir gel lubrificante nos postos de saúde de todo o país, a partir de março.

O objetivo da distribuição, no caso dessas mulheres, é facilitar o aumento da lubrificação vaginal e diminuir o risco de infecção. Para todo o público da campanha, o Ministério da Saúde comprou 15 milhões de sachês no fim de 2008.” (Isabela Vieira)

> Dobra a incidência de Aids em pessoas acima de 50 anos. (novembro de 2008)

Campanhas de interesse público. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes