Pular para o conteúdo principal

MP apura a manipulação de óvulos feita por acusado de abuso sexual

roger01 O MP (Ministério Público) de São Paulo informou nesta quarta (14) que investiga o médico Roger Abdelmassih (foto), o mais conhecido  especialista em fertilização in vitro do país, não só por ter sido denunciado por abuso sexual, mas também pela suspeita de que ele manipula óvulos, com a implantação de óvulos jovens em mulheres mais velhas, sem conhecimento das pacientes.

“Estamos apurando essas denúncias com cautela, já que algumas mulheres, além de terem sido molestadas, dizem que receberam e recusaram propostas para terem o óvulo turbinado”, afirmou ao  O Globo o promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro.

A técnica do “óvulo turbinado”, que está regulamentada por lei, pode resultar na mistura de DNAs em embriões e, com isso, modificar a genética da criança, com consequências imprevisíveis. Embora esse risco exista para apenas 2% dos casos, há médicos em fertilização assistida que não adotam o procedimento.

Há suspeita de que Abdelmassih tenha usado a técnica, mesmo sem avisar pacientes, para manter elevada (mais de 50%) a taxa de êxito de sua clínica de fertilização.

Pacientes que chamam o médico de “monstro” temem que ele tenha usado o seu próprio sêmen na fertilização de óvulos. “De onde vêm os óvulos e o sêmen? Será que existe a possibilidade de darmos sem consentimento nossos óvulos e sêmen?”, pergunta uma delas.

Por determinação de 19 de abril de 2006 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os óvulos para uso de manipulação não podem ser comercializados, apenas doados. Mas, pela ética médica, as pacientes têm de ser informadas quando recebem óvulos de outras mulheres e quando doam.

Em nota divulgada hoje, Abdelmassih afirma que todas as suas pacientes assinam o Termo de Consentimento para Tratamento com Material Intracelular (Citoplasma) de Óvulo de Doadora.

Ou seja, em tese, elas não podem alegar desconhecimento no caso de ter havido o uso de óvulo de uma doadora. Mas não está claro se as doadoras sabem que foram doadoras.

A mesma nota oficial do médico lembra que o Ministério Público já investigou e arquivou denúncias de manipulação de óvulos porque a Eliana Moreira Scucuglia, promotora de Justiça do Consumidor, entendeu que "não há qualquer ilicitude na técnica oferecida pela clínica do doutor Roger".

Abdelmassih negou mais uma vez qualquer irregularidade e defendeu a manipulação de óvulos, um procedimento  – disse – que garante a qualidade da fertilização, “em especial para pacientes de idade avançada”.

Hoje, mais quatro mulheres denunciaram Abdelmassih por suposto abuso sexual. O total já é de 32 ex-pacientes dos Estados de São Paulo, Rio, Mato Grosso, Santa Catarina e Espírito Santo.

'Onde estão os artistas que chamavam Roger de Dr. Vida?'
janeiro de 2010

> Caso Roger Abdelmassih.

Comentários

Anônimo disse…
O que acontece nesta clinica é que as pessoas que a procuram, ficam amarradas, por uma série de documentos que assinam.
Acho que a partir do momento que a primeira mulher teve coragem de denunciar muitas outras tiveram esta mesma coragem também.
Com relação aos óvulos deveria ser investigado também se esta técnica foi utilizada com a devida ciencia dos pacientes, pois acredito que em muitos casos isso tenha acontecido até sem que alguns pacientes soubessem.
Anônimo disse…
Quem perdeu a matéria sobre esse caso na TV Gazeta poderá assisti-la no YOUTUBE.

http://www.youtube.com/watch?v=Fenvq7DXpPs
Anônimo disse…
Sou paciênte da clínica desde maio de 2008. E posso afirmar que NÃO EXISTE nenhum documento assinado durante o tratamento QUE ME MANTENHA AMARRADA ou de BOCA FECHADA.

Se este tipo de abuso estivesse acontecido comigo eu imediatamente CHAMARIA a POLÍCIA além de comunicar pessoalmente a todas as pessoas que estivessem dentro da clínica sobre o ocorrido e não esperaria tanto tempo para denúnciar nada.

Não entendo porque esperar tanto tempo e ainda assim fazer sigilosamente.

Fica uma grande dúvida, porque este número pequeno de reclamações? O que elas tem de tão especial em relação as outras de 5 mil mulheres que já passaram pela clínica?
Anônimo disse…
Nem todas as pacientes sao molestadas. Vc nao tem caracteristicas que ele gosta!Não se encaixa no perf
Anônimo disse…
Para a anonima acima. è que você deve ser uma baranga, egoísta e mau-carater como o Dr. Monstro. Porque pimenta nos olhos dos outro, não arde.
Anônimo disse…
em matérias de patrocinadas por si esse senhor se gabava de não deixar sua falecida esposa Sonia de 50 anos sair á rua sem estar acompanhada por um dos filhos, bem ao estilo libanês! Só podia dar no que deu.
Anônimo disse…
Sobre o primeiro comentário "...os que tiram vidas", uma coisa não justifica a outra e são coisas muitíssimo diferentes.
O que se discute aqui é a posse sobre a alma e o corpo da mulher e o consequente desrespeito.
Anônimo disse…
Para o comentário das 13:03, talvez ela não saiba que muita gente tem vergonha de dizer que não consegue engravidar, e faz este tipo de tratamento sem que os amigos e familiares saibam.
Talvez depois que superem a dificuldade consigam falar sobre o assunto.
E sobre os documentos acho que essa pessoa então não passou pela clínica, pois cada um tem a sua pasta com vários documentos assinados ali.
Anônimo disse…
O Dr. Roger joga com a desinformação da maioria dos pacientes. Quando é oferecida a opção da utilização de óvulos doados, o médico entende que as chances de sucesso são diminutas com a utilização dos próprios gametas, e que estas chances seriam bem melhores com óvulos doados. As taxas de gravidez e implantação são superiores com a ovodoação, isto qualquer profissional no mundo, que trabalha com reprodução humana sabe. Porém muitas pacientes encontram dificuldades em aceitar o material genético alheio, mesmo que sejam tomados os devidos cuidados na escolha da doadora. No final dos anos 90 o embriologista americano Jacques Cohen desenvolveu uma técnica de "turbinamento dos óvulos" denominada "apoio citoplasmático". A técnica consiste na injeção de aproximadamente 10% de citoplasma de um óvulo doado no óvulo a ser "recuperado". Esta técnica causou muita polêmica e foi banida dos EUA. Na verdade existiria a formação de um embrião transgênico, possuindo genes do pai, da mãe e uma pequena quantidade da doadora do citoplasma, devido o DNA mitocondrial. Apesar da pequena quantidade de DNA mitocondrial injetada não se sabe qual seriam as implicações disso.
Aí entra o nosso "amigo" Roger. Ele "diz" que vai utilizar a técnica. Não fala do banimento ou das possíveis implicações. Diz que os resultados são excelentes. Então ele utiliza os óvulos da doadora, descarta os óvulos da paciente. Obviamente os resultados são excelentes. Para aquelas que possam desconfiar da melhora absurda e que queiram fazer um exame de DNA ele diz que não adianta. Fala do DNA mitocodrial e desecoraja a empreitada. Na verdade o DNA mitocondrial não vai mudar o resultado.
Então o nosso "heroi" vai pra imprensa, exibe seus resultados e praticamente chama os outros profissionais da área de incompetentes.
Bom, podem ser apenas conjecturas. Mas eu desafio todas as pacientes que se submeteram a este tipo de tratamento que façam o teste de DNA.
Anônimo disse…
O Anônimo que fala tecnicamente obviamente é um médico "especialista" em fertilização frustrado.
Tenho um filho lindo e inteligente que nasceu do dr.Roger depois de eu e minha mulher passarmos anos em picaretas como este anônimo, que não resolve o problema de ninguém.
Dr. Roger atendeu a mais de 20 mil mulheres. Não foram cantadas, exceto o percentual de 0,002% de frustradas que também foram abduzidas por discos voadores e seduzidas pelos Incas Venuzianos.
O chamado "turbinamento" citoplasmático não causa qualquer dano à mãe ou ao bebê, e nem cria monstros genéticos.
Monstros são os médicos incompetentes que iludem casais e não conseguem fazer gerá-los filhos.
Unknown disse…
Ao comentário 01:33
Montro são pessoas como vocês, que não conseguem abrir a mente para enxergar a realidade da vida.

O fato de sua mulher não ter sido assediada não exime o Dr. MONSTRO de ter assediado outras mulheres.

32 mulheres foram as que abriram a boca para denunciar, agora já parou para pensar nas outras tantas que não tem coragem? Porque para fazer a denúncia, é preciso se expor.

Já énsou em fazer um exame de DNA em seu filho? Ou também não tem coragem de descobrir a verdade?
Anônimo disse…
medico q é medico se preocupa mais com a medicina do q com marketing
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Gostaria de saber se o dr.Roger entregou recibo para algum de seus pacientes.Também estive em tratamento na clinica o ano passado,lá somos apenas números,nao somos tratados como seres humanos,o que vale é a grana.Fui pedir meu recibo para o imposto de renda e sua funcionária alegou que lá eles nao fornecem o mesmo.Fui declarar com o cpf da receita medica e o numero é falso isso é um absurdo!!!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
desgraçado,monstro. é isso que ele é. e quem não tiver acreditando que va lá e leve sua mulher para tirar a roupa na frente dele, se tiver coragem.
Anônimo disse…
Esse homem tem que ir para a cadeia mesmo é um mercenario só quer saber do dinheiro usa da fragilidade das mulheres para se aproveitar fiz fiv em março 2007 transferiram 4 embriões gostaria de saber aonde esta o restante dos meus ovulos .
Anônimo disse…
Estou absolutamente pasmo com esta história, em 2008 minha esposa e eu nos submetemos a um tratamento nesta clinica e com este Senhor, algumas das informações e comentários deixados aqui, são muito verdadeiras, quando se referem a ele como marqueteirom vendedor,promotor de liquidação de tentativas, leva 03 e pague 02, nós alias, assinamos um documento (contrato), e não nos foi fornecido uma cópia, onde concordavamos em assumirmos riscos de contrair doenças sexualmente transmissiveis durante o tratamento, como aids por exemplo. Todos os relatos precisam ser apurados com absoluta imparcialidade. Nós não fomos felizes no tratamento, hoje já penso que foi a mão de Deus,pois se tivessemos obtido exito, teriamos que nos submeter agora a um DNA para sabermos de quem é o filho, ja imaginaram as catastrofes emocionais e familiares que podem ocorrer se estas denuncias forem de fato verdadeiras. Sugiro que algum advogado, vitina ou não, convoque todos os pacientes interessados em processar este cidadão, caso realmente se comprovem as denuncias, para que possamos entrar com uma ação coletiva de ressarcimento por danos morais e sei lá o que mais que é cabivel na lei, e tenham certeza, pelos valores que nós pacientes (ou vitimas) desenbolsamos nesta clinica, haverá recursos para pagarem todos com sobras. Peço a Deus que tenha misericórdia deste médico, e conforte as familias lesadas. Nada fica encoberto aos olhos de Deus, mais cedo ou mais tarde vem a tona. Deus é o nosso justo juiz.
Anônimo disse…
É um absurdo todas essas barbaridades que estâo falando do Dr. Roger. Acho que é um complo da concorrencia.
Sou paciente dele, e nunca vou tratada com falta de respeito nem por ele nem por qualquer funcionario da Clinica.
Fico triste e indignada de ver tanta baboseira. Deveriam respeitar as pacientes que estão em tratamento como eu por exemplo.
Anônimo disse…
não é tirão analfabeton é TIRAM. Se não sabe escrever, por favor, abstenha-se enão assassine nossa lingua tão maltratada
Anônimo disse…
Pelo sucesso de sua clínica o Dr. Roger tornou-se um médico rico. O que está se vendo é uma orquestração de ações que visam a obtenção de indenizações por danos morais. Quem sabe o ilustre promotor também não está coordenando isso também. Aqui mesmo neste espaço tem um aproveitador propondo que algum advogado junto todos "para que possamos entrar com uma ação coletiva de ressarcimento por danos morais". Hipócritas.
Anônimo disse…
É verdade...a mentalidade neste país onde impera a mediocridade é a de que é feio, imoral, indecente, obsceno (e muito mais) ganhar dinheiro, ficar rico, destacar-se no e pelo trabalho. Sem dúvida, o médico em questão fez algo moral e eticamente duvidoso, que deve ser apurado e devidamente julgado. Mas que as manifestações lidas por aqui refletem raiva, ressentimento, inveja, frustração, ódio pelo sucesso, "felicidade" com a falência moral do acusado, locupletação enfim...com o massacre imposto no "fórum imprensa"...ah, isso é verdade...hein. Tudo isto - a atitude execrável do doutor, as páginas abertas da imprensa para acusações unilaterais (aquela da moça que "viu" tenham dó, desde quando um depoimento assim pode virar notícia???), o linchamento moral e a gana manifestada abertamente - tudo isto demonstra, de fato, o quanto somos primitivos enquanto sociedade dita civilizada. Drummond dizia que "esse negócio de evolução humana não é bem assim...". Democracia, poeta, também não...
Anônimo disse…
Sobre os comentários dos Anônimos das 13:13 e 11:28

Nota-se claramente que seus comentários tem origem no interior da clínica, inclusive o das 11:28 foi reproduzido em outros locais.

São defesas chulas, contra os fatos, o interesse da sociedade e das vítimas.

Não subestimem a inteligência da Sociedade.

A punição integral vai chegar muito rápido, isto é apenas o começo.

Solidariedade a todas as vítimas.
Paulo Lopes disse…
Dois avisos:

1º) Deletei os comentários escritos só com letras maiúsculas.

2º) Não tenho publicado comentários de anônimo ou de fake envolvendo filhos de pacientes de Abdelmassih.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa