Pular para o conteúdo principal

Psicóloga dos irmãos esquartejados apresenta a sua versão

certidao_psicologo Verônika Ferber Topio é o nome da psicóloga do Abrigo Novo Rumo, de Ribeirão Pires (SP), que escreveu um relatório que os irmãos João Vitor, 12, e Igor Gioavani, 11, “manipulavam a realidade” [reprodução ao lado]. Essa avaliação teria influenciado a conselheira tutelar Edna Amante a mandar os garotos para casa contra a vontade deles, depois de nove meses de internação. Eles tentaram ser readmitidos, mas a conselheira não os aceitou. Dois dias depois, João e Igor foram mortos, queimados e esquartejados pelo pai e pela madrasta.

Em entrevista ao Diário do Grande ABC, a Isis Mastromano Correia, a psicóloga tenta se justificar: “Estão dizendo que nos laudos colocávamos que as crianças manipulavam suas intenções. No meu laudo jamais coloquei isso. O que consta ali é uma frase de um evento que aconteceu isoladamente no abrigo, em uma situação em que um deles mentiu, disse que foi o colega que havia feito algo e não ele".

Pergunta: por que a psicóloga se valeu de uma expressão tão abrangente (“manipular a realidade”) em relação a um evento banal e isolado, como ela diz que foi? Estranho, né. Essa explicação não convence.

Além de dizer que um dos garotos mentia, a Verônika afirmou que o reaparecimento da mãe dos meninos pode ter reacendido os conflitos entre os garotos e o seu pai e a madrasta.

Ela disse que João Vitor e Igor Giovani tinham tido um encontro com Cláudia Lopes dos Santos, a mãe, depois de anos sem vê-la. E que foi marcado um segundo encontro, mas Cláudia não apareceu.

É lamentável que a psicóloga tente de maneira enviesada atribuir aos garotos parte da culpa pelo fato deles terem sido mortos.

Afirmar que o reaparecimento da mãe deixou os meninos hostis em relação ao pai e à madrasta, de modo que houvesse mais atritos, é que é, de fato, manipulação da realidade.

João Vitor e Igor Giovanni foram vítimas de dois monstros: João Alexandre Rodrigues, o pai, e Eliane Aparecida Antunes, a madrasta. O Conselho Tutelar de Ribeirão Pires teve a oportunidade de salvá-los, mas não o fez por descaso e incompetência.

Ao menos agora, mortos que estão, mesmo que ainda seus corpos não tenham sido enterrados, os garotos deveriam ser poupados da avaliação da psicóloga Verônika.

> Caso dos irmãos mortos e esquartejados pelo pai e madrasta.

Comentários

Anônimo disse…
não consigo comentar nada eu só quero que Deus os mande o mais rápido esse casal de monstros para o inferno onde lá eles viverão eternamente suas promiscuidades junto do pai das trevas o diabo que os carregue esse casal de monstrinhos, lá eles terão amigos fieis, os demonios para brindarem suas covardias no fogo eterno.
Anônimo disse…
eu acho que os que mais erraram foram a mãe dos garotos que podia estar com eles e a conselheira tutelat de maneira nenhuma eu iria me separ do meu esposo e deixar a minha filha com ele, a mão foi a maior errada disto tudo, ela deveria ser responsabilizada por isto também.
Anônimo disse…
eu acho que a mãe tem que ser responsabilizada,agora virou moda os casais se separam e a mulher deixa os filhos com o pai e ela abandonou-os com o pai é inadmissível.
Anônimo disse…
Nessas horas não sei se a formação iria falar mais alto,jogaria o diploma no lixo,rasgaria, que se danasse a psicologia,( ciência que amo)mas não deixaria que esses inocentes voltassem ao convívio desses selvagens!
Anônimo disse…
Por mim teria que ser presos o pai,a mae a madrasta,a tia,a psicologa,a conselheira tutelar e os vizinhos.Porque todos sabiam dos maus tratos,e nao fizeram nada,a nao ser te-los mandados de volta pra casa deles.Agora e muito facil a tia chorar,a mae aparecer,a psicologa tentar se explicar,conselheira tutelar ficar em estado de choque e vizinho da entrevista em programa de tv,falando que sabiam dos maus tratos!Nenhum desse ai valem nada...
Anônimo disse…
Por mim teria que ser presos o pai,a mae a madrasta,a tia,a psicologa,a conselheira tutelar e os vizinhos.Porque todos sabiam dos maus tratos,e nao fizeram nada,a nao ser te-los mandados de volta pra casa deles.Agora e muito facil a tia chorar,a mae aparecer,a psicologa tentar se explicar,conselheira tutelar ficar em estado de choque e vizinho da entrevista em programa de tv,falando que sabiam dos maus tratos!Nenhum desses ai valem nada...
Anônimo disse…
para mim quem comete um ato desse nao pode ser jamado como pai e sim um animal em relaçao a madrasta sem comentario so que acho que para eles a prisao e muito pouco tiria que matar esses dois animais que para mim e isso que eles sao o pais que nos vivemos e muito injusto pois se fosse justo teria pena de morte cadeira eletrica etc...e adoraria assistir de perto esses dois elemento como muito outros tambem que se merecem sendo eletrecutado ate a morte
Tereza disse…
Como perdoar a cegueira dessa Psicológa? Paul Ricoeur tem razão em dizer que a cegueira da psicologia é seu próprio objeto ...lamentável
Cordiais saudações!
Anônimo disse…
As pessoas enfurecidas que postaram aqui, devem procurar terapia pois parecem não serem muito diferentes destes de quem estão falando.
Os autores desse crime são psicopatas, como muitos que estão por aí, sem tratamento, e não se deve querer que sejam mortos e sim, recuperados.
Anônimo disse…
Cadeia pra psicologa e conselheira tutelar também!!!! Tão responsaveis quanto os pais neste cruel assasinato. Essa incompetente pagou pelo diploma?
Anônimo disse…
é lastimavel ver esse tipo de comentarios de pessoas leigas, sem conhecimento sobre a psciologia.. culpar a psicologa?
aff me poupem...
Anônimo disse…
Então, anônima aí em cima, a culpa é dos meninos, não é mesmo?

Aliás, foi o que a tal psicóloga teve a coragem de deixar subentendido ao afirmar que o reencontro dos irmãos com a mãe seria a causa do aumento dos atritos deles com o pai e a madrasta, o que acabou resultando na morte e esquartejamento.

Isto sim é que é lastimável.

Outra constatação: não é preciso ser psicólogo para entender de psicologia e ser psicológico formado (e por vezes arrogante) não quer dizer que a pessoa necessariamente entende do assunto.
Anônimo disse…
Aqui no Brasil,geralmente as pessoas se formam e trabalham por dinheiro,não por vocação,ai dá nisso.INCOMPETENCIA!!!!em todos os setores
Anônimo disse…
Ou tmbém diploma comprado,q cá pra nós e bem comum hj em dia,mas voltando ao assassinato covarde e cruel dos meninos,tem um comentário de um cidadão logo acima ,q diz q os assassinos tem q ser recuperados,hora,me poupe!!!!!!Vc realmente acredita q uma pessoa q mata,esquarteja,retira as viceras joga no esgoto, incendêia os corpos e depois sai distribuindo os pedaços em sacos de lixo pela cidade têem recuperação????Ou vc é um otimista de marca maior ou um baita de um cretino!!!!leva eles para sua casa então,n tenho nível superior de ensino,mas se for pra ter ensino superior e se tornar um IDIOTA,prefiro ñ ter,apesar q eu acho q essa pessoa deve ser uma exceçaõ na maioria dos casos.SE ORIENTA MEU FILHO!!!!!!!!
Anônimo disse…
A mãe afirma que perdoa os assassinos dos filhos!!! Claro, ela perdoa porque também tem culpa!!! Não amava os filhos, deveria ser presa também. Ela, a juíza, a psicóloga, a conselheira tutelar, os familiares e os vizinhos. Pobres garotos, foram vítimas de uma família sem amor, e de uma comunidade fria e egoísta!!!
Anônimo disse…
psicologa ridicula tentando sair fora do erro que cometeu, deveria ser julgada e caçada, de alguma forma ela e a conselheira tutelar foram cumplice nesse crime, é muito trisste os pais terem que sujeitar a essa ECA, isso é so um cabide de emprego de pessoas imcopetentes e sem nem uma responsabilidade, eles querem so passar o que aparece pra frente e ficar livre. Sera que essa duas ignorantes sabem ler? interpretar? não, não sabe se soubessem não tinha mandados esses anjinhos de volta pra casa, BURRAS, IDIOTAS.......ASSASSINAS.....
Sou advogado e trabalho em casos semelhantes. Lamentavelmente essa é a realidade. Não só psicólogos, mas também juízes e promotores são omissos em inúmeros casos semelhantes. É como se não fossem com eles. Tentam minimizar os fatos que lhes são expostos. Precisam ser exemplarmente punidos quando erram, pois ganham muito bem e trabalham pouco. Pena que, às vezes, nem a punição mais pesada possa reparar os danos que esses omissos, irresposáveis e acomodados agentes públicos causam a inocentes que eles deveriam proteger.
Abraços!

Elcio Domingues Pereira.
Advogado em Campinas, SP
Anônimo disse…
Um dia caso aja essa tal justiça divina essa psicóloga maldita vai para inferno
Anônimo disse…
a culpa e de todo o sistema....mae ...pai...familia..instituição e sistema que la opera..todos temos culpa quando ignoramos certos sinais com crianças...muitas vezes nao mentem...fogem a realidade que vivem....a carta que esses meninos escreveram mete dó...sou mae de 4 filhos...e por razao nenhuma fosse economica ou nao deixaria meus filhos pa tras...nao sou ninguem pra julgar quem quer que seja...mas doi-me ver que estas crianças tiveram um triste fim......tem k haver muita paciencia com crianças...que deus as guarde junto do seu rebanho e faça o devido julgamento dos culpados...
Anônimo disse…
Essa psicóloga é psicopata, sério, perigosa mesmo. devia, no mínimo, perder a licença dela.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes