Pular para o conteúdo principal

Conselho insiste: não houve erro com os irmãos esquartejados

O Conselho Tutelar de Ribeirão Pires (SP) reuniu-se nesta quinta (11) e concluiu: não houve erro no caso dos meninos assassinados e esquartejados pelo pai e pela madrasta. A informação é do Globo Online.

Os irmãos João Vitor, 13, e Igor Giovanni, 12, ficaram no ano passado nove meses no Abrigo Novo Rumo por causa das agressões que sofriam em casa de João Alexandre Rodrigues, o pai, e de Eliane Aparecida Antunes, a madrasta.

Os garotos foram tirados do abrigo pela conselheira Edna Amante, que acompanhava os dois desde 2005. Ela teria tomado a decisão com base em uma avaliação de um psicólogo segundo a qual os meninos ‘manobravam a realidade’ para permanecerem no abrigo.

Ao voltarem para casa, João e Igor foram expulsos. Detidos na praça da cidade pelo guarda municipal, Edna determinou mais uma vez que eles fossem entregue ao seu pai. Dois dias depois, um gari achou um saco de lixo com a perna de um dos garotos.

Após a reunião de hoje, da qual Edna não participou, Alexandre Damasio Coelho, advogado do Conselho, falou à imprensa que não foi “encontrada nenhuma irregularidade” no procedimento da entidade.

Ontem, Edna Amante disse estar tranqüila, ainda que abalada com a morte dos garotos. “Fiz tudo o que era possível pelos dois.”

Na avaliação da polícia, mesmo estando os procedimentos dentro da lei, Edna não teve sensibilidade para compreender a gravidade da situação. Quando os meninos estiveram com ela pela última vez, levado por um agente da guarda municipal, eles pediram para ficar no abrigo. Edna disse não.

A morte dos garotos deflagrou uma discussão sobre a qualificação das pessoas que são eleitas para compor os conselhos tutelares de todo o país. Na avaliação de educadores e de psicólogos, o caso de Ribeiro Pires mostra que essas entidades precisam passar por profundas alterações.

> Caso dos irmãos mortos e esquartejados pelo pai e madrasta.

Comentários

Anônimo disse…
se o Conselho Tutelar tivesse tido escuta para o pedido de apelo das crianças, talvez, a tragédia tivesse sido evitada nesse momento, mas para de fato proteger os meninos, eles deveriam ter tido um acompanhamento mais especializado, para que não retornassem mais ao convívio do pai e da madrasta.
É obvio que teve falha, mais óbvio impossível. O que eles fazem é não assumir.
Outra coisa óbvia.
Quem acredita?
Anônimo disse…
O QUE FALTA ÁS PESSOAS, PRINCIPALMENTE ÁS QUE DEVERIAM CUIDAR, É A SENSIBILIDADE,E O AMOR;ESSES SENTIMENTOS ESTÃO EM FALTA E FORAM CRUCIAIS PARA QUE ACONTECESSE A TRAGÉDIA. FALTOU O AMPARO DOS PAIS E DA SOCIEDADE, ATRAVÉS DAS PESSOAS QUE ELEGERAM, PARA QUE CUIDASSEM DESSES MENINOS QUE PEDIAM PROTEÇÃO E FORAM MORTOS DE FORMA COVARDE.
FIQUEI CHOCADA E TRISTE, PORQUE NÃO CONSEGUIMOS CUIDAR DE NOSSAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE DAS POBRES E NEGRAS.
CADÊ A LEGIÃO DE PESSOAS QUE CHOROU A MORTE DE ISABELA? CADÊ A VIRGÍLIA, AS ORAÇÕES, A MÍDIA? È UM CRIME TÃO OU TALVEZ MAIS BRUTAL,
PORQUE ELES SÓ PEDIAM UM ABRIGO, E ISSO TAMBÉM LHES FOI NEGADO.
TEMOS MAIS UM MOTIVO PARA CHORAR, E SENTIR VERGONHA DE NOSSAS INSTITUIÇÕES.
Anônimo disse…
Sou Conselheira Tutelar em Papanduva-SC ,cidade com 19.000 habitantes.Desde o primeiro ano de mandato até os dias de hoje,abrigamos crianças em situação de risco, não esperamos ordem judicial,comunicamos o Juíz depois do abrigamento e desabrigamos as crianças após determinação judicial e continuamos fazendo acompanhamento, se necessário abrigamos novamente.Acreditem, recebemos críticas por abrigar muitas crianças,mas valeu a pena, os "velhos casos" foram resolvidos.Sei que muitos conselheiros tutelares, senão a maioria no Brasil não tem curso de capacitação,o que é muito triste, pois até mesmo o poder público lhes nega esse direito para desempenhar um bom trababalho, falo isso por experiência própria,conseguimos capacitação com muita briga.O que me entristece é o fato de crianças pedirem ajuda e não terem.
Anônimo disse…
O psicólogo não deve ter uma formação adequada para o exercício da profissão ao concluir que as crs "manobravam a realidade", sem interpretar o observado comportamento de "fuga da realidade" deles.A realidade de violencia na qual viviam, é humanamente inaceitável mesmo. A conselheira tutelar é absolutamente incompetente para decidir o que é melhor para crianças violentadas já que os devolveu com tais argumentos aos pais, pessoas violentas. Não ter ouvido as crianças dois dias antes de suas mortes prova sua insensibilidade e sua trucu`^encia no exercício do cargo. Pessoas que lidam com seres humanos em situação de vulnerabilidade precisam ter formação para tal. Sugiro que a formação em Bioética seja um requisito obrigatório para essas pessoas.
Anônimo disse…
erro será deixar uma pessoa como
está que se entitula conselheira tutelar impune,ela é tão ou quanto
culpada como os monstros que fizeram
essa barbárie será que essa mulher não tem filhos ou algum sentimento de amor no coração.
Anônimo disse…
Acho isso um absurdo, essa conselheira deveria ter avaliado esse caso direito, se os pais haviam expulsado os meninos, a obrigação dela era de recolhe-los novamente , e infelizmente, o caso nao teve muita repercussão como o caso de Isabella Nardoni(so porque os garotos eram pobres). Agora quanto ao psicólogo que disse que os meninos estavam "manipulando a realidade" eu digo para ele, "Amigo, qualquer um que sofre de maus tratos, mentiria para sobreviver.
Acho que faltou profissionalismo da parte dos dois, como podem dois profissionais não saberem exercer a propria profissão?. E quanto a conselheira tutelar, penso que o governo deve elaborar uma capacitação obrigatoria para todos os conselheiros.
Anônimo disse…
o conselho tutela é muito falhooooo quantas crianças estão sofrendo e eles fazemm o que?????? nada de nada !!!!!!!!!!! estão esperando o q? não tem justiça faça mil favores queria ver se fosse um parente deles o que eles ia fazer???? ai sim né
Anônimo disse…
estamos passando pelo mesmo problema e tenho certeza que a justiça vai deixar meus dois enteados com a mãe mesmo sabendo que ela prefere ficar no bar do que com os filhos, conselho tutelar nenhum sabe qual a realidade dentro das casas e deixam as crianças nas mãos de pessoas desqualificadas que fazem seu trabalho como se fosse varrer uma casa colocando somente a sujeira para fora e esquecendo que o futuro moral, psicológico e afetivo dessas crianças estão em jogo. a brincadeira esta na hora de acabar e colocar pessoas qualificadas, com ética e responsabilidade pela sociedade nos cargos corretos e tirar sim o lixo que esta estragando e acabando com a inocência das nossas crianças (pais, mães, madrastas e familiares) que cada vez mais estão destruindo lares e transformando crianças em futuros monstros sem que o orgão responsável faça sua parte e deixe que pessoas como os que maltratam as crianças fiquem com a guarda deles, culpa dos juízes, psicólogos e conselho tutelar que não faz suas visitas com responsabilidade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte