
Os organizadores das Olimpíadas de Pequim enganaram bilhões de pessoas: a apresentação daquela menininha graciosa vestida de vermelho na abertura dos jogos, a Lin Miaoke, de 9 anos, foi uma fraude.
A voz não era dela, mas de outra menina, da Yang Peiyi, 7, que não foi levada ao palco por ser considerada feia. Lin dublou a voz.
Que vexame!
Isto é a negação do chamado espírito olímpico, pelo qual vence quem tem mérito, independente de quaisquer avaliações subjetivas.
Yang disse à imprensa chinesa que ficou muito feliz por ter participado da cerimônia. Ou seja, ela não, mas a sua voz.
Chang Qigang, o diretor musical da cerimônia de abertura das Olimpíadas, disse que decidiu pela dublagem porque “precisamos colocar os interesses do país em primeiro lugar”.
Em outras palavras: a menina Yang, com sua voz afinada, não serve aos interesses da China porque é tida como feia.
Isso é discriminação, da qual, aliás, chineses são vítimas em muitos países.
Os organizadores chineses dos jogos não pegaram bem bem o espírito olímpico.
E além do mais, a Yang é tão bonita quanto a Lin. Mas mesmo que não fosse, e daí?
Yang deve ter ensaiado muito para que Lin fosse aplaudida na cerimônia de abertura das Olimpíadas.
A chinesinha da voz disciplinada e encantadora merece medalha de ouro.
ATUALIZAÇÃO em 13/8
Os sites de notícias chineses chegaram a noticiar a dublagem, mas agora nada mais tem sido divulgado sobre o episódio constrangedor. Jornalistas da BBC em Pequim acreditam que esteja havendo censura do governo.
> Atletas são alvos de preconceito do Globoesporte.com. (agosto de 2008)
> Anistia usa as Olimpíadas como tema para denunciar tortura na China. (julho de 2008)
Comentários
Isso demonstra que os chineses -- ou pelo menos os organizadores dos jogos - tem problema de baixa estima em relação ao Ocidente.
Eles mesmos se acho feios.
E eu me pergunto: pra serve a sabedoria milenar dos chineses? Pra isso?
Bela bosta.
Não sabia dessa história,no entanto não estou nada surpreendido,pois todos os dias vemos essas discriminações estéticas na comunicação social.
Na televisão,no cinema,na publicidade,na música e até nos trabalhos e empregos variados ela está acontecendo silenciosamente,dissimuladamente e com a participação e concordância nossa.
Lamentável meu amigo,mais esta contradição esquizofrénia da sociedade,que tanto fala na aceitação da diferença,de que todos somos iguais nos direitos,que não devemos de discriminar ninguém seja porque razão for...
Eu pouco ligo aos jogos olímpicos,por varias razões,desde o aproveitamento politico á "loucura" atlética de resultados,na fabricação de surperatletas "artificiais" dos doppings,e desde a infância.
Abraço Paulo,
joao
injustiça total, até porque o mundo não é só blz, e esse tipo d preconceito é terrivel...
totalmente ao contrario do objetivo das olimpiadas...
QUERIA VER SE ISSO FOSSE FEITO COM UM FILHO DELE! COMO ELE SE SENTIRIA...!
ESSE PAÍS É O PIOR DE TODOS FALSIFICAM TUDO... AGORA ATÉ PESSOAS ... IMAGINA FUTURAMENTE O QUE NÃO IRIAM FAZER,...... EU ACHO QUE DEVERIAMOS FAZER JUSTIÇA....!!!!!!!!
BANDO DE FILHO DA PUTA QUE MATA ANIMAIS......
QUERIA MAIS O QUE?
Adorei a abertura, a Lin é a coisinha mais linda e graciosa do mundo, e combinou mto bem com a voz. Espetáculo é isso! Acho mto falso moralismo quem criticou os chineses.
A Yang canta mto bem, tá de parabéns. Mas não tem a graciosidade da Lin. Se fosse usada ela na cerimônia, não teria tido o mesmo impacto.
piruzinho pequeno... kkk
com o cérebro pequeno... não é de se esperar
idiota do caralho¹
os shows pirotecnicos tambem...eles admitiram que usaram efeitos digitais nas imagens dos fogos de artificio... aguns fogos nao existiram de fato, eram apenas computacao grafica
VERGONHOSO
O que deixou a situação chata é que se tratam de crianças. Aí rola aquele sentimento de "poxa, tadinha da 'feinha', como deve estar se sentindo, como será na escola dela,..." bom, garanto que seria bem melhor para a auto-estima dela que essa porra não tivesse vazado, não é???
Postar um comentário