Pular para o conteúdo principal

Delegado do caso Dantas agora tem um blog

delegado_casoDantas Protógenes Queiroz (foto) abriu um blog.

Ele é o delegado da Polícia Federal da Operação Satiagraha que, com autorização do juiz federal Fausto Martin De Sanctis, prendeu duas vezes o banqueiro Daniel Dantas.

Queiroz foi afastado das investigações pelo governo porque, entre outras coisas, ele grampeou conversas telefônicas do ex-deputado petista e advogado Luiz Eduardo Greenhalgh com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência da República.

No blog, na página do perfil do autor, há a informação da prisão do banqueiro e da sua  controvertida saída das investigações. Também há a menção de que foi ele quem prendeu Paulo Maluf, o contrabandista Law Kin Chong, o especulador Naji Nahas e o ex-prefeito Celso Pitta, de São Paulo.

Até agora, Queiroz não escreveu nada. Ele só fez quatro transcrições: uma mensagem de Gandhi e três notícias que lhes são favoráveis – uma delas informa que um motorista pediu à Justiça para que ele reassuma as investigações.

Vários leitores lhe hipotecam apoio, na linha de o "Brasil precisa de gente como você".

Queiroz tem de fato um belo currículo. Mas na Operação Satiagraha cometeu atrapalhadas e abuso de autoridade.

Ele deveria, sim, pedir à Justiça a prisão de Dantas, Pitta e Nahas. Mas se excedeu ao querer prender também uma jornalista da Folha, a Andréa Michael, sob a acusação de ela pertencer à quadrilha de crimes financeiros.

A jornalista apenas fez o seu trabalho com competência: publicou antes de todos que Dantas estava sob a mira da PF. Caberia a Queiroz, e não a ela, preservar o sigilo das investigações. A Justiça não autorizou a prisão.

Queiroz também foi ingênuo em grampear o petista (e também lobista de Dantas) Greenhalgh e o Gilberto Carvalho, amigo de Lula, com a presunção de que ele seria mantido no cargo. Não foi.

O delegado tem muito a dizer, mas ele não o fará em seu blog, que, por visto, só servirá para transcrições de textos de Ghandi e de notícias e manifestações elogiosas ao trabalho dele.

 

ATUALIZAÇÃO em 29/7/2008

Contrariando as expectativas de quem tem acessado do blog do delegado (já foram mais de 5 mil acessos), Queiroz até hoje não escreveu nenhum post e nem deu resposta a algum leitor.

O perfil dele no blog está escrito de maneira impessoal, como se o autor não fosse o delegado.

O blogueiro Ricardo Noblat descobriu que o registro do nome blog está em nome de um cunhado de Queiroz, um advogado em Santo André, na Grande São Paulo.

Escreve Noblat: "É forte a tentação de dizer que o delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal, autor das duas prisões do banqueiro Daniel Dantas, valeu-se de  'laranja' para montar um blog.'

 

> Blog do delegado Protógenes Queiroz.

> Blogosfera policial cresce e obtém repercussão.

> PF diz que Greenhalgh recebeu R$ 650 mil de Dantas.

Comentários

Unknown disse…
Oi tudo bem? Pode por favor postar o conteúdo das conversas dos ""honestos e corretos"" investigados? Quem sabe assim, toda a populaçao vendo o conteudo das falcatruas e com milhares de pessoas postando opiniao,o judiciario verá quem tem razao!!!!
Anônimo disse…
SEI QUE EM SP ESTÁ SENDO COAGITADO UMA MANIFESTAÇÃO EM APOIO AO DR PROTÓGENES,NO METRO MASP,DOMINGO AS 15HS,SE O PESSOAL SOUBER,ACHO QUE MUITA GENTE VAI...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte