Pular para o conteúdo principal

Brasil é o 2º maior usuário de cocaína das Américas

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína das Américas, com 870 mil usuários, ficando abaixo dos Estados Unidos, com seis milhões. (Em uma pesquisa anterior, o Brasil apareceu em terceiro lugar.)
Essas informações constam do Relatório Mundial sobre Drogas, versão 2008, do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime.

No Brasil, entre 2001 e 2005, houve aumento no consumo da droga de 0,4% para 0,7% da população da faixa etária de 12 a 65 anos. Tais dados foram levantados por pesquisas domiciliares, informa a BBC Brasil.
Diz o relatório:
“O território do Brasil é constantemente explorado por organizações criminosas internacionais que buscam pontos de rota para envio de cocaína proveniente da Colômbia, Bolívia e Peru para a Europa. É provável que isso tenha trazido mais cocaína para o mercado local.”
Em agosto de 2007 a Polícia Federal traficante_abadia prendeu em um condomínio fechado em Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, um dos traficantes mais procurados pelo Departamento de Combate às Drogas dos Estados Unidos: o colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia (foto), de 44 anos. O Brasil fazia parte da rota de sua rede de traficantes.

De acordo com o relatório, e conforme já era de se esperar, o maior número de consumidores de cocaína concentra-se no Sudeste e Sul do Brasil, regiões onde se encontram as pessoas de maior poder aquisitivo.

As taxas são preocupantes: no Sudeste, 3,7% da população entre 12 e 65 anos são usuários da droga. No Sul, 3,1%. No Nordeste a taxa é de 1,2% e no Norte, 1,3%.

Também houve no Brasil aumento do consumo de maconha. Em 2001, os usuários da droga correspondiam a 1% da população; em 2005, 2,6%.

Em todo o mundo, nos últimos 12 meses, uma em cada 20 pessoas se drogou pelo menos uma vez. Calcula-se que 26 milhões de pessoas (0,6% da população mundial) sejam dependentes de drogas.
Circula na internet um vídeo sobre como é produzida a cocaína [ver abaixo].

Produzido por um jornalista colombiano e postado originalmente no blog Colombia Reports que não é atualizado desde 2006, o vídeo mostra que a cocaína é uma mistura de substâncias venenosas. Sua receita leva soda cáustica, amônia, gasolina e ácido sulfúrico.


> Megatraficante diz ter subordinado policiais brasileiros. (agosto de 2007)

> Megatraficante foi extraditado e deixou escondido no Brasil US$ 35 milhões. (agosto de 2008)

> Ex-jogador Casagrande tenta se livrar da cocaína e heroína. (março de 2008)

Comentários

João disse…
Paulo,

Números dramáticos,parecem imparáveis,não só o consumo como a circulação da droga,nos meios criminais e nas pobrezas de vida.
O Brasil parece-me um país frágil a ela,por ser enorme,nas suas misérias e inseguranças,e no estado canceroso que parece estar a corrupção e máfias variadas.

Impressionante a porcaria explosiva que adiciona-se á coca,nem sei como os consumidores não explodem...aquilo nem é coca nem nada,é somente venenos.
Não sei se toda é assim criada,nestas misturas radioactivas,ou se este video mostra o lado mais rudimentar dela.

Abraço amigo,
joao

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira