Pular para o conteúdo principal

Bancos são campeões em ações trabalhistas


A propósito da nota Magistrados desfrutam de boca-livre oferecida por bancos, recebi da assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região o seguinte texto:

Em meio às comemorações do 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, a Febraban, Federação dos Bancos, setor que figura entre os campeões em número de ações no Tribunal Superior do Trabalho (TST), decidiu custear a participação de juízes e ministros do órgão em um congresso, num luxuoso hotel em Natal, no Rio Grande do Norte, com direito a levar familiares.

Apesar de todo a indignação e crítica da opinião pública, a Febraban continua bancando o evento, que chega neste ano à 14ª edição. No ano passado, o artigo 7º do Código de Conduta da Alta Administração Federal foi citado. O texto é claro: “a autoridade pública não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade”.

“Um dos setores com o maior número de reclamações trabalhistas patrocinar um evento como este provoca no mínimo estranheza e causa descontentamento da opinião pública. A própria legislação coloca em dúvida este tipo de procedimento”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Entre os cinco primeiros colocados no ranking de ações trabalhistas no TST, quatro são bancos, que somam 12.473 processos da última lista divulgada pelo órgão em fevereiro de 2006. O Santander Meridional é o primeiro colado entre os bancos que, no geral, só ficam atrás do INSS. Banco do Brasil é o terceiro, seguido por Itaú e Caixa Econômico Federal. Os bancos que constam na lista do TST totalizam 16.296 processos e representam 37,6% do total de ações trabalhistas.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento