Pular para o conteúdo principal

Papa quer missa em latim, mas nem Jesus falava esse idioma

A recomendação de Bento 16 para que a missa volte ao latim dá uma boa idéia da proporção do retrocesso para o qual o Papa poderá conduzir a Igreja Católica, distanciando-a ainda mais dos fiéis. No Brasil, existe a possibilidade de a Igreja Católica tornar-se numa igreja de classe média, porque os evangélicos estão arrebanhando cada vez mais as pessoas pobres, inclusive os índios.

Frei Betto
"Quantos fiéis dominam
esse idioma?"
Frei Betto (foto) escreve um artigo no qual questiona o santo padre: por que celebrar a missa em latim se nem Jesus falava esse idioma, mas aramaico?

O Papa deveria levar às ultimas conseqüências o seu conservadorismo e determinar que as missas fossem rezadas em aramaico. Para os fiéis não faria diferença alguma, porque poucos saberiam diferenciar o latim do aramaico.

Transcrevo parte do artigo de frei Betto:

Vossa Santidade ressuscitou o que o Concílio Vaticano II havia enterrado: a missa em latim. Uma exigência de monsenhor Lefebvre, arcebispo francês excomungado em 1988 por se recusar a aceitar as inovações conciliares.

Criança, assisti a muitas missas em latim, com o celebrante de costas para os fiéis, segundo o rito tridentino de meu confrade, o papa Pio V, que foi dominicano. Por que permitir a volta do latim? Quantos fiéis dominam este idioma? Jesus não falava latim. Falava aramaico. Talvez um pouco de hebraico. E por viver numa região dominada por Roma, com certeza conhecia alguns vocábulos latinos, como a saudação romana Ave, que se introduziu na oração mais popular do catolicismo, a Ave Maria.

Assim como o grego universalizou-se pelo Mediterrâneo graças às campanhas de Alexandre, o latim estendeu-se na proporção das conquistas do Império Romano. Por esta lógica, não seria mais adequado adotar, hoje, o inglês? Ora, a grande maioria dos fiéis católicos encontra-se, hoje, na América Latina. E não entende grego, latim ou inglês. Exceto poucas palavras, como paróquia, pedra e futebol. Não é bom que participem da missa em língua vernácula?

Considerado o empenho de inculturação da Igreja, não é contraditório voltar o latim à missa? Tenho um amigo, ateu até a medula, que adora freqüentar missas em latim. Para ele, a liturgia reduz-se a um espetáculo. 

Atea responde ao frei Beto: maldade de ateus é lenda preconceituosa.
outubro de 2010

Consequências da Bíblia para o mal. 


Comentários

Luciano L Santos disse…
Acredito que somos capazes de aprender qualquer idioma, mais sou contra o conservadorismo em determinar que as missas sejam celebradas em latim. Não podemos universalizar a idéia que todos possam dominar o latim, mais devemos aceitar de forma cultural a idéia de aprender esse idioma.

Luciano Luiz Santos
Ciências Contábeis (IPESU) 7º Período
Paulo Lopes disse…
Claro, Luciano: quem tem condições deve aprender latim (e outros idiomas), mas só para poder assistir a missas. Mas, sim, para alargar o seu horizonte cultural. Estamos de acordo também que este papa peca pelo excessivo conservadorismo. Abraço.
Unknown disse…
Prezados

A missa tridentina (missa em latim) não se reduz apenas numa questão de tradução, vai muito além. É uma adoração perfeita a Deus, e não uma ceia luterana onde os padres abusam da criatividade como ocorre na missa nova de Paulo VI. Procurem estudar atentamente o verdadeiro significado de uma Missa e depois comparem as duas missas. Evitem dar ouvidos a pessoas como Frei Beto, por exemplo, que se recusa a defender a Igreja de Cristo, ele só defende, Lula, Fidel, Marx e outros.

Em Jesus e Maria, um forte abraço.
Fabio disse…
Como pode um indivíduo que se diz "frei dominicano" confundir Missa em Latim com Missa Tridentina? Dizer que o Santo Padre ressuscitou o que o Concílio Vaticano II havia enterrado é um erro sério. Proposital ou ignorância? Vejamos o que os Padres Conciliares definiram (em latim): "Linguae latinae usus, salvo particulari iure, in Ritibus latinis servetur" (Sacrosanctum Concilium, 36, 1-2). Traduzindo, já que o latim tem fama de impossível compreensão, especialmente para nós, pobres ignorantes brasileiros, falantes de uma língua muitíssimo diferente(hehe): "Salvo o direito particular, seja conservado o uso da língua latina nos ritos latinos". Parece que o que foi enterrado foi a capacidade de interpretação de texto. O que o Santo Padre fez, com seu "Motu Proprio", foi permitir que um fiel leigo que ame e tenha as habilidades necessárias para freqüentar uma Missa Tridentina possa fazê-lo com tranqüilidade, sem ser considerado um católico de segunda categoria. E o que tem a ver a língua Jesus falava com a língua oficial da Liturgia? A celebração ordinária do rito latino ainda é o "Novus Ordo", no Brasil certamente continuará a ser em português. Com a existência de tantos ritos e tradições antiqüíssimas, por que essa deveria ser "enterrada" viva? Parece que os conservadores são outros, querem conservar as "inovações" e não a novidade eterna do Evangelho...
Unknown disse…
Não devemos questionar a autoridade do Santo Padre. Apesar do seu modo de pensar. Talvez a Missa Tridentina seja uma coisa boa. Eu sou a favor da Missa voltar a ser em latim. Além do mais é o idioma oficial da Igreja. Todos os países têm seu idioma, a Igreja tem o dela e este não pode ser perdido
Anônimo disse…
Foi por zelo, infinito amor e, sobretudo, para extirpar do seio da Cristandade os hereges internos à própria Igreja que, no esplendor da Idade Média, foi erigida a Santa Inquisição.
Pessoas como o senhor "Frei Betto" deveriam estar presas em celas, no sentido original da palavra, para meditarem seus pecados e, sobretudo, para refletirem um pouco mais sobre a verdadeira doutrina da Igreja Católica e, sobretudo, sobre a ciência de Cristo.
Cristo poderia, SE QUISESSE, falar QUALQUER idioma, pois possui, além da natureza humana, a natureza divina. Assim, dizer que Cristo falava apenas aramaico, dizer que ele conhecia apenas algumas palavras de outros idiomas, é querer reduzí-lo apenas à sua natureza humana. Em outras palavras, estamos diante de uma heresia cristológica. E heresias devem ser arrancadas do seio da Igreja.
Anônimo disse…
Cristo poderia falar qualquer idioma, MAS NÃO QUIS. Por que então este papa que está aí, um anti-Cristo, quer impor o latim? Ele quer, mas querer, nesse caso, não é poder, porque a sua pregação pela volta das missas em latim não está colando.

Este papa, em vez de se empenhar para que a igreja retroceda, deveria combater os padres pedófilos, que hoje vicejam como nunca.

Pois é: a Idade Média se foi, a inquisição acabou, mas, pelo visto, alguns inquisidores ainda não foram enterrados. Inquisidores que, como não poderia deixar de ser, são covardes, se escondem no anonimato, nas sombras, como o demo.
Anônimo disse…
Quanta ignorância! Santa ignorância! Pra não dizer heresia! Meus queridos filhos, como padre vos falo: consultem a vossa consciência para ver se não há erros doutrinário e heresias no vosso pensamento. Quer dizer a validade da Missa está estreitamente relacionado ao meu "entender"? Se não entendo, logo não valeu? A Missa virou agora um espetáculo que deve ser "agradável" ou "simpática" aos assistentes? O meu caro irmão no ministério Frei Beto (que se esqueceu que 'Pio V' é 'SÃO Pio V') diz que a antiga liturgia é um espetáculo. E a Missa nova com todas as palmas, danças do Rossi, bateria irritante, coreografias, grupos de dança... isso é o que? E a pipoca, a enxada, etc... são novos instrumentos litúrgicos? Ah... é inculturação...desculpem... me esqueci!

O problema, meus caros, não é a língua, a posição do padre de costas... nada disso. É bem mais profundo: DEUS não está mais no centro da vida dos homens... é o homem que está no centro. Por isso a necessidade de uma nova liturgia voltada para o homem, para o bem estar do mesmo.

Fala-se tanto em liberdade disso.. liberdade daquilo... alguem disse que a inquisição não acabou. Concordo. Mas ouso dizer que existem inquisidores dos dois lados! Se se defende a "liberdade de expressão" ou a "igualdade para todos" (COMUNISTA) por que se permite a Missa de cura e libertação, a Missa afro, crioula e outras coisas mais e se critica tanto a Missa que Santificou almas durante séculos?

Jesus não sabia mesmo o latim? Puxa e agora? A Missa que celebrei Domingo então foi inválida?
Puxa vida... mas Jesus não falava inglês! Obrigado Frei Beto! Foi bom o senhor me avisar... vou avisar aos meus amigos norte-americanos e os que estão no Reino Unido que não adianta rezar em inglês, pois Jesus não vai entender! Imagine só, meu caro Frei quanto trabalho teve São Francisco Xavier... tudo em vão! Pra que evangelizar o Japão se Jesus não fala Japonês?

Como dizem os jovens da minha paróquia: "Fala sério!"


Isso só nos dá mais forças... o que é perseguido e não perece é porque vem mesmo de Deus!

Padre Leonardo Holtz - Rio de Janeiro
Paulo Lopes disse…
Padre Leonardo: apesar de certo tom de arrogância do qual se valeu, ao se expressar como se fosse o dono da verdade sobre uma questão que sucinta dúvidas e reflexões dentro da própria Igreja Católica, agradeço a sua participação neste debate.

E fico feliz por você ter-se manifestado em português, porque, se fosse em latim, somente alguns poucos, muitos poucos, o entenderiam.

Aliás, talvez este seja o objetivo do Papa Bento 16: pregar cada vez para menos pessoas. E ele está conseguindo.

Abraço.
Anônimo disse…
O SENHOR NOS ULTIMOS DIAS BUSCA OS QUE ADORAM EM ESPIRITO E EM VERDADE DEVEMOS BUSCA O SENHOR CADA DIA MAIS NÃO IMPORTA O JEITO, MAS TUDO QUE VC FAZ PARA O SENHOR NA PALAVRA DO SENHOR ESTA ESCRITO QUE SEU POVO ESTA SENDO DESTRUIDO POR FALTA DE CONHECIMENTO DE DEUS COM NOS PODEMOS INTENDER UM LIGUA TÃO DIFICIL... COM PESSOAS QUE NEM SABE LER VAI ENTENDER E APRENDER OUTRO INDIOMA... SE FOSSE PARA TER SO UMA FORMA DE FALAR DEUS NÃO TERIA CRIADO OPUTROS INDIOMA JESUS TE AMAR SO ELE SALVA JESUS DISSE EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NIMGUEM VEM O PAI SER NÃO POR MIM... FOI ELE QUE MORREU PELO MEU PECADO E PELO DE TODO MUNDO ENTÃO SO ELE PODE SALVAR.
Anônimo disse…
Por acaso as pessoas ficaram mais piedosas ou santas com as missas em vernáculo?O argumento é que assim elas entendem o que é dito e feito. Será que entendem? Entendendo, cumprem?Hum... acho que não!
Anônimo disse…
Caros amigos não dêem ouvidos a essas mentalidades progressistas e que banalizam a sacralidade da Sagrada Liturgia,como por exemplo esse Frei Betto.
A litrugia Tridentina é um tesouro inesgotável.Não permitamos que essas mentes errôneas penetrem o coração de nossa Santa Igreja.
Eu estou com o Papa BENTO!
Anônimo disse…
Estou inteiramente com você PE.LEONARDO HOLTZ.Sou um jovem de 17 anos e vibrei com sua firmeza!rezarei pelo senhor;reze também por mim.

PAX DÓMINI SIT SEMPER VOBISCUM.
Anônimo disse…
ESTE HOMEM DEVE ESTAR LOUCO PARA FALAR UMA COISA DESTA CONTRA A SANTA IGREJA.E COMO UMA CRIATURA QUE SE DIZ FREI DOMINICANO PODE DIZER UMA COISA DESSAS.QUE DEUS TENHA PEIDADE DESTE POBRE HOMEM."SENHOR PERDOAI-LHE, ELE NÃO SABE O QUE FALA"
Anônimo disse…
A tese de que a Missa tem que ser na lingua do povo é Luterana e não catolica, pensar assim é já ser protestante e não mais católico !
Anônimo disse…
Frei "Betto". Vc é uma comédia. Jesus não falava Português e as Missa são em Portugues aqui. Será que Ele entende? O Latim é a lingua da Igreja de Jesus e portanto tem o seu lugar de destaque na Igreja. Sinceramente Frei Betto tenho pena de vc. Paulo Sergio Morse - São Gonçalo - RJ
PS: Vc ainda é Frade?Não foi expulso? Porque se não foi, seu superior consegue ser pior que vc.
Anônimo disse…
Frei Betto vc é doido.
Paulo Lopes disse…
Por uma questão de coerência, os defensores de missa rezada em latim deveriam defendê-la aqui em... latim.
Paulo Roberto Lopes;

Padre Leonardo se manifestou em Português e a ironia usada por ele era pra ter sido percebida por você.

Evidente que, ao se acreditar na onisciência de Deus, acreditamos ao mesmo tempo que Deus é capaz de entender as línguas de nossas orações. Inclusive o Latim. Daí a razão da ironia dele.

Então não é incoerência alguma eu usar o português no dia a dia, inclusive para conversar com pessoas como você que não são capazes de entender a seguinte obviedade: Se eu sei mais de um idioma e meu interlocutor não, a comunicação acontece no idioma do interlocutor, ou em qualquer idioma que os dois conheçam.

No caso de um interlocutor ser a própria divindade para quem dirigimos nossas orações? porque não o latim? Já que a divindade pode entender o latim?

Porque mesmo essa oposição ao latim? Alguem esta obrigando Vossa Senhoria a assistir missas em latim?

Porque a birrinha e o chorinho com quem quer missas em latim?

Incoerente é o senhor que não respeita o direito alheio de assistir missas em latim, que A PRIORI NÃO NECESSITA DE DEFESA. Porque é, afinal de contas, UM DIREITO.
Anônimo disse…
Tayroni: apesar da recomendação do papa, a maioria dos padres brasileiros, talvez uns 99,99%, não adotou o latim e continua a celebrar a missa por intermédio – veja só que desaforo! -- da “última flor do Lácio, inculta e bela”.

É a esses padres que você deve dirigir a sua pergunta, a da birrinha, não a mim.
Anônimo disse…
Faço de minhas palavras as do Pe. Leonardo,
e o principal motivo de voltar a missa pro latim é que a Igreja começou a perder fiéis mesmo apartir do Concilium Vaticano II! Desde a missa nova e a impiedade que ela trouxe, as pessoas só se destanciam.
Outro motivo importantíssimo é que a missa em latim é a "MISSA DE SEMPRE", ou seja, desde que a Igreja é Igreja a missa é em latim e sem contar que o Concilium foi feito por ecumenistas que eram de outras igrejas, e conseguiram realmente mudar segundo seus confeormes.

E esclarecendo algumas coisas:
O termo 'o padre fica de costas para o povo' é erroneo, até porque ele estava de frente pra Deus, em conseguencia de costas para o povo.
Mas onde já se viu pedir, agradecer, emfim, algo do tipo de costas paraa pessoa, e por esse motivo o padre junto com o povo ficavam de frente pra Deus...

E vocês num tem que gostar não...
A decisão do papa já está tomada, só aguardem...
Anônimo disse…
Como é que é? No missal tridentino o padre fica de costas para os fiéis para se colocar de frente para Deus?

Que bobagem!

Se Deus está em todos os lugares, Ele está também junto com os fiéis, do lado deles.

Não, PeDrUhH, a missa em latim não é a “missa de sempre”.

O latim foi adotado no século III. Antes, era o grego.
Anônimo disse…
Passados dois anos da postagem inicial constata-se hoje (16/04/2009) que a celebração em latim não se tornou realidade em número significativo de paróquias brasileiras. Esse é o dado fático.

Impressiona, contudo, é o grau de agressão, arrogância e de apego dos católicos que se manifestaram acima.

Na direção apontada, seguimos céleres para tornar o Brasil uma maioria absoluta de seguidores das igrejas evangélicas advindas da Reforma Luterana e uma minoria católica, em constante redução, presa às tradições, como uma seita. Os discursos, os termos usados aqui, me impressionaram pelo sectarismo.

Paz a todos. Que Deus nos ilumine e nos dê tolerância. Em qualquer idioma ou melhor, em nenhum idioma pois estes NÃO são necessários quando dialogamos com Ele.
Mauro Demarchi disse…
Eclesiástios como o Frei Beto é que são os responsáveis pela igreja católica perder tantos fiéis. Quando eu era pequeno as igreja viviam cheias, depois que o Paulo VI abriu as portas para o mundo e começou a renovação ou, nas palavras do proprio papa, "a fumaça de satanás penetrou na igreja", os fiéis descontentes com muita coisa, especialmente com os padres comunistas, foram abandonando as práticas religiosas. Hoje ela, a Igreja no Brasil pena para reunir de volta o seu rebanho.
SaMiR disse…
Bom querido, está claro nos termos do Papa que só será celebrada em latim, CASO, os fiés do LOCAL por escrito assim desejarem...portanto não venha com má utilização de palavras pra levantar ibope.
Teresa disse…
Pessoal,
Não é o idioma, de costas ou não, claro sou carismática, adorei o Concílio Vaticano II com mais abertura na Igreja, cânticos, gestos, valeu, o que não se pode admitir é o RADICALISMO e o FANATISMO de muitos que agora só querem adotar essa missa em latim, até em missa de 7º dia das famílias não comparecem porque a missa é diferente da deles!!!
Vamos ter DISCERNIMENTO!!!!!
Adoro o Frei Beto!!!!
Jesus Pereira disse…
Quando entra a má-vontade, não há debate que resolva. Chamar Bento XVI de conservador, reacionário, é limitar-se a conhecê-lo pela superficialidade das notícias propagadas pela mídia comum. Também havia ficado perplexo ao vê-lo escolhido Papa. Depois, lendo um pouco de história da Igreja, um pouco dos Padres da Igreja e lendo também os escritos do Cardeal Ratzinger, descobri que Bento XVI é uma grande benção de Deus à sua Igreja. O latim não é obrigatório. Quem leu Bento XVI sabe que ele defende a variedade de ritos (que não se confunde com banalização dos ritos), e a variedade dos ritos inclui a Santa Missa em latim - rito que exala sacralidade(sugiro leiam "O Sal da Terra, Ed. Imago, e Bento XV de Dag Tessore, Ed.Claridade, entre outros). Lembremo-nos que a Santa Missa não é um ato comum, um rito profano, mas um rito e um acontecimento sagrado.

Quanto à posição do padre poder ser qualquer porque Deus está em todo o lugar, é verdade, se a centralidade continua a ser em Deus. Contudo, o homem compreende e se expressa por símbolos e o estarem todos voltados para o altar e para o Sacrário (que tem sumido dos altares) concentra muitas vezes a atenção no padre e não em Deus.

A questão não é a Missa nova (ou a Missa em latim), mas o que se tem permitido no curso dos tempos a pretexto da Missa nova. Um pequeno exemplo: há padres que agradecem a presença dos fiéis ao fim da Santa Missa, o que considero um verdadeiro e estrondoso escândalo (embora talvez dos menos expressivos). Que será que pensam: que fomos à Missa por causa dele, padre? Ou ele está agradecendo por Deus que precisaria tanto de nós? Nem falemos de rock, missa-show, missa-teatro...

Se vou à Santa Missa rezada em língua ucraniana não terá ela validade porque não entendi uma palavra sequer? Não poderei, em comunhão com a Igreja, adorar a Deus em espírito e verdade por isso? Essa confusão toda resulta muitas vezes da exploração da ignorância que muitos, inclusive católicos, têm do que é a Santa Missa, que não é um simples culto coletivo, ou escola dominical, mas principalmente a presentação do mistério pascal pelo qual Cristo realizou o sacrifício eterno (realizado no tempo, mas que não se contém no tempo) e perfeito, para a salvação de muitos, e a participação na liturgia celeste. Quem de vocês não daria a vida para participar da liturgia dos anjos, santos e mártires, ainda que não entendesse uma só palavra?

E dizer que Bento XVI ou a Igreja são autoritários... Ora, ninguém é obrigado a ser católico. Não gostou, o "mercado" oferece igrejas semievangélicas, igrejolas e crenças para todos os gostos, e a 'nova era' te permite inclusive que tenhas a tua crença na exata medida dos teus gostos e preferências, uma "igreja personalíssima". Mas, embora a diversidade de ritos, a doutrina católica é uma só: não dá pra ser católico ao jeito próprio. E não esqueçamos, embora doa e exija muito de nós, pobres pecadores, que o primeiro pecado foi fruto da desobediência por nossos primeiros pais haverem pretendido ter por si mesmos o pleno conhecimento do bem e do mal. Recorramos, pois, ao Livro Sagrado, à Sagrada Tradição e ao Sacro Magistério da Igreja jamais abandonada pelo Santo Espírito de Deus.

Frei Beto certamente é uma pessoa cheia de generosidade. Mas apaixonou-se perdidamente pela teologia da libertação, que, como toda cilada, inicialmente se apresenta como estribada em algo bom, positivo, justo...

Lembremos que na hora em que, na cruz, nosso Único Sacerdote se oferecia em sacrifício perfeito ao Pai, também Ele falou palavras não compreendidas. Disseram: "Ei-lo que chama por Elias" (Mt. 27, 47).-
Anônimo disse…
Vira e mexe, a batata cai, mas o braseiro não se apaga e continua assando...Com todo respeito ao símbolo de fé que representa um hierofante, algo semelhante ao que era o faraó para os egípcios, ou o hermes-thot para os gregos, o psicopompo, a pessoa em questão, não-investida do simbólico, é uma pessoa comum, falível e até onde reza a própria doutrina, pecadora. E é conservadora, sim, e reacionária, como se pôde ouvir, quem frequentou os sítios literários e intelectuais dos últimos decênios, de suas façanhas imperialistas, anti-teologia da libertação e silenciadoras de brilhantes mentes como Uta Ranke-Heinemann, Leonardo Boff,etc. O que ninguém diz, porque pouco se sabe, é que as razões pelas quais a pessoa em questão ascende ao trono do qual nos bastidores já reinava nos últimos vinte e cinco anos da monarquia finada, é que ela é um grande financista. E o dinheiro pesa, e muito nos porões secretos de todos os mortais poderes. Não é certo dizer, como aqui e acolá escuto, que a pessoa foi nazista, porque só pertenceu à juventude hitlerista. Concordo, e é fácil aquiescer. Mas daí santificá-la, dourá-la a ponto de negar que ela não se desce do seu pedestal de quase-divindade para jogar os jogos políticos e subreptícios da diplomacia vaticana, não é só ingenuidade, é pura má-fé. O que essa boa gente não entende, é que o discurso da fé, o qual eles imaginam ter descido pronto dos céus e confiado aos papas, foi sendo construído, imperialista, verticalista, intimista e fortemente amarrado ao poder, primeiro dos césares, depois dos reis francos e longobardos, visigodos, iberos, germânicos...porém sempre nesse sonho de um Estado único. Toda a teologia triunfalista, monarquista, esse céu de santo tomás de aquino onde imaginam que vão REINAR um dia, assistindo aos tormentos dos bem aventurados, é imagem do poder terrestre do qual não fazem parte: só umas poucas famílias endinheiradas, grupinho seleto de que sua santidade também de origem pobre não faz parte, apenas representa o interesse e faz o celeste encarte. Aliás, diz santo tomas de aquino, para quem ainda tem dúvidas se o catolicismo não é conservantista e reacionário, que NO CÉU A VISÃO DO SOFRIMENTO DOS CONDENADOS ELEVA A ALEGRIA DOS BEMAVENTURADOS...E VICE E VERSA, no inferno, a felicidade dos eleitos piora as dores e penas dos atormentados. Cada um com a CRENÇA que merece.
Jesus disse…
Brilhante coragem Anônima! Porque será que a mídia - capitalista, cheia de marxistas (inexplicável ou explicabilíssima contradição) - bate tanto na Igreja e dá tanto ibope pros "calados" Uta Ranke-Heinemann, Boffs e Sobrinos. Se são tão brilhantes assim, sigam os passos de Lutero. Lutero, como eles, apegou-se nas chagas humanas da Igreja para combatê-la, mas ao menos teve a coragem que eles não têm!
Ah, crê-se não porque se merece, mas por graça. E por livre adesão da razão. E descrê-se, talvez por e pra desgraça.
Anônimo disse…
"Caro" Paulo Roberto Lopes, Pax Domini. Respondendo ao seu pedido:
Quid ignorantia Santa ignorantia Nedum haeresis! Filioli mei dico, sacerdos consulerent conscientiae si nihil doctrinae errorum et in dem. Dico validitate Missa meus affinis intelligentia? Si non intelligere, non valet? Missa spectaculi factus ponenda "Pulchra vel sympathici" ut ministri? Carissimus frater in ministerio Beto Frei (qui oblitus "Pius V est traduntur Pius V) dicit Liturgia vetus est spectaculum. Et novus in cunctis manibus Missa saltat Rossi, tympana molesti choreography, salta ... coetibus haec? Et popcorn, rastris, etc ... frusta liturgica recens Ah ... paenitet inculturationis ... est ... Oblitum?

Quaestio mi, non lingua, situs tergo sacerdos ... aliquid. Parum altius: Deus non medium vitae humanae ... vir ad centrum. Et ideo oportet novam liturgiam contra hominem ad bene esse ipsius.

Ita dicendum est libertatem .. ... esse liberum quis dicere quod non quaero per. Consentio. Sed audeo erunt duo latera inquisitorum! Si habet liberum loquendi vel aequalitate omnibus »(communistarum) in admittit curandi Mass salutem, missa Africa Creole et aliis et reprehendunt et sanctificavit molem animas centuries ?

Jesus nesciebant Latin? Nunc Wow? Missa celebrata malae here?
Pereant ... Jesus autem non loquebatur Anglorum! Beto Frei proverbs Bonum erat dicas ... American moneo mihi amici qui in UK quod vanum sit orare in English, quia ille non audiat? Imagine, frater et opera Francisci Xaverii ... nequiquam! Japan evangelizare si Jesus non loquitur Japanese?

Sicut dicitur iuventus mea parochia, C'mon!


Iustum firmitatis dat ... quod non mancam perit quia a Deo!

Leonardo patre Holtz - Rio de Janeiro
Anônimo disse…
P.S: Traduzi o texto para Latim. Então que fique claro de que não foi o Padre Leonardo quem o publicou aqui em Latim. Padre Leonardo, o sr. tem todo o meu apoio. Outra coisa, vc Paulo Roberto Lopes e o Fr. Betto deveriam ser excomungados por duvidar da infalibilidade papal.
Anônimo disse…
levamos muito tempo para ficar livres da inquisição e da distância entre o clero e o povo e agora esse papa quer voltar essa ligua morta que ninguém m as usa? o evangelho não muda, mas s igreja precisa aconpanhar o tempo.nota zero para bento XVI nessa infeliz idéia.Pedro de Almeida Machado
Gabriel Dias disse…
a Igreja Católica Apostolica Romana foi fundada por Cristo (Mateus 16:18) e pelo que Diz Paulo Cristo é o mesmo Ontem, hoje e por toda a eternidade. (Hebreus 13:8).

Pax
Anônimo disse…
"Antas" a Igreja não aboliu o latim no concílio vaticano II, estudem sua história e o que diz seu magistério, as instruções e seu catecismo, não importa o que o leigo acha que deve ser se assim o fosse cada um com seu ponto de vista diverso teria sua própria religião individual. Obediência ao magistério que é a continuidade da sucessão apostólica.
Anônimo disse…
E porque não voltarmos a ter a missa celebrada em latim? Deste modo, em qualquer parte do mundo, podíamos compreender a mensagem de Cristo. Na minha opinião, seria universalizar o mundo católico. Afinal, não é nada de novo e a própria língua latina é bem viva no Vaticano!
Antonio disse…
1) O catolicismo nasceu 300 anos depois que Jesus foi crucificado,quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Imperio Romano.

2)Sugiro aos catolicos aprenderem latim ou ler a 1ª carta de São Paulo aos corintios cap XIV vv.11,14,16 e 17.
Anônimo disse…
esta igreja romana só ignora os católicos pobres mesmo,sabe que o brasileiro não todos,mas a maioria é analfabeto, que nem sabe ler e ainda querem pregar em latim,quanto atraso cultural esta organização romana é.

q bom que a evangélica crescerá mais.
Anônimo disse…
Antonio disse...
"1) O catolicismo nasceu 300 anos depois que Jesus foi crucificado,quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Imperio Romano.

2)Sugiro aos catolicos aprenderem latim ou ler a 1ª carta de São Paulo aos corintios cap XIV vv.11,14,16 e 17.
17/07/11 21:40"???????????????
Melhor estudar mais...
Anônimo disse…
EU NÃO SOU DE ACORDO COM A MISSA EM LATIM, POIS OS JOVENS NÃO VÃO A IGREJA PARA OUVIR A PALAVRA EM PORTUGUES SE DIRÁ EM LATIM, E OS IDOSOS QUE NÃO ENTENDE NEM EM PORTUGUES DIREITO SE DIRA EM LATIM.CLARO QUE NÃO. E ALEM DO MAIS, EU ACHO QUE COM TODA AGUELA FORTUNA DO VATICANO ELES DEVERIAM PELO MENOS AMENIZAR OS SOFRIMENTO DOS AFRICANOS QUE TAMBEM SAO FILHOS DE DEUS OU QUEM SABE, ELES PODERIAM AMENIZAR O REMORSO DA SANTA INQUISIÇÃO, E PAGA E LATIM PARA A HUMANIDADE. MAS CLARO QUE NADA DISSO VAI ACONTECER, PORQUE O SANTO PAPA ESTA QUERENDO QUE O POVO CONTINUE NA SANTA IGNORÃNCIA. MAS SE ELE QUER UMA AJUDA PARA QUE O POVO CONTINUE IGNORANTE É SÓ ELE MANDAR ACABAR COM OS LIVRO DE AUTO AJUDA.

ANÔNIMO DISSE
Anônimo disse…
O autor do blog parece ser o mais arrogante aqui. Conhece tanto assim de eclesiologia e liturgia? É um católico praticante ou só mais um palpiteiro de plantão sem nada a fazer? Vá plantar batatas, Paulo Lopes!

Rodrigo
allxx disse…
O Latim é o idioma oficial da Igreja Católica a séculos desde que Pedro (1 Papa) foi para Roma, Itália. O Evangelho foi então pregado aos pagãos, foi o início da era dos gentios. Além disso "O que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu" nos mostra que as decisões da Igreja Católica advindas do Papa são ratificadas por Cristo em pessoa, nossa cabeça e mestre! A missa em Latim é portanto não somente legítima como eficaz!! Também UNIFICA a Igreja Católica e trás todas as graças e bençãos fortíssimas sobre os fiéis. A missa traduzida e celebrada em outros idiomas trás erros graves de tradução que denificam sua integridade, enfraquece a unicidade da Igreja Católica e com isso se perde muito das graças que anteriormente seriam distribuídas por Deus aos participantes. Temos o exemplo muito concreto do imenso erro da consagração em português onde no final se lê "...Aliança que será dado por vós e por TODOS"; este "TODOS" é um gravíssimo erro!! Jesus jamais falou "TODOS", falou "MUITOS"...vide todos os evangelhistas e verá!! Esta falta de integridade na parte mais importante da Missa faz com que Deus não derrame todas as graças que o haveria de fazer se fosse feita em Latim corretamente antes do progressismo peçonhento! A IGREJA CATÓLICA NÃO SEGUE OS TEMPO, SEGUE A CRISTO, QUE É DEUS E É IMUTÁVEL! A MORAL NÃO MUDA, O QUE MUDA É A FIDELIDADE DOS PASTORES PROGRESSISTAS QUE QUEREM FUGIR DA CRUZ E TRAIR A SANTA IGREJA DE DEUS...ESPEREM QUE A JUSTIÇA ESTÁ PREPARADA PARA VÓS SE NÃO SE EMENDARDES. DEUS É BONÍSSIMO MAS NÃO É PARA VOCES ABUSAREM DESTA BONDADE PARA AMAREM O PECADO.
Anônimo disse…
... Sem querer generalizar considerando haver (ainda) alguns católicos que sabem separar o Joio do Trigo...Bento XVI e a propria igreja católica são sim autoritários, se esqueceram que seculos já se passaram quando a igreja católico ditava as leis no mundo. Fazem vistas grossa para a pedofilia dentro da igreja, e mais, o pedido para que a missa seja rezada em latim se justifica tendo em vista as modificações no seu ritual desde que se instalou a bagunça onde cada um faz o que bem quer nas N paróquias de todo o mundo. Tenho dito!!!
Emerson disse…
Boa, Renafis. As pessoas devem entender que a Missa não é para as pessoas mas para Deus. Não é uma questão de frescura ter o latim mas sim por lógica: o latim é uma língua fixa, que não cai nas armadilhas da mutável língua vernácula.
Anônimo disse…
Pai, perdoai Vosso filho Justus, ele não sabe o que diz.
Anônimo disse…
Parabéns padre Leonardo. Concordo com todas as suas palavras. Pena que os ignorantes não entendam.
Orate Fratres disse…
Para quem acha que a Igreja Católica vive no luxo segue abaixo três links sobre o assunto. São claras mostras sobre o que a Santa Igreja faz com o dinheiro do nosso dízimo:

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/corunum/corunum_po/profilo_po/doni_po.html

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/corunum/corunum_po/attivita_po/missioni_po.html

http://cotidianoespiritual.blogspot.com.br/2011/10/igreja-catolica-maior-obra-caritativa.html

É mais fácil falar ao invés de pesquisar e ter base naquilo que fala.
Orate Fratres disse…
Se quem assisti a Santa Missa Tridentina não pode colher os frutos espirituais porque não entende, o mesmo não pode fazê-lo na Missa Nova. Ora, há passagens de altíssima teologia que ninguém compreende. Se a questão fosse a língua, os fiéis de hoje amariam muito mais a Santa Missa, estariam nela todos os dias... mas não é isso que acontece. Esse frei Betto, e tantos outros amiguinhos seus na luta contra a Igreja Católica já deveriam sidos severamente advertidos por Roma.
Anônimo disse…
Sou a favor da missa em latim,muitos jovens ouvem musicas em ingles, e nem sabe o que siguinifica,viva a missa em latim ,parabens Bento 16.
Anônimo disse…
viva a missa em latim , a igreja viva precisa de diciplina , Bento 16 deve exigir usos e costumes no catolicismo ,Bento 16 a sua santidade esta no caminho certo ,continue pegando firme porque Deus esta do seu lado.
Anônimo disse…
Se os padres e fleiras , e leigos acretitam que o papa e o vigario de Crito aqui na terra o que;o papa desidir esta desedido pois o papa e infalivel.ass.wanda marugal.
O latim além de invariável é muito simples, não podemos por exemplo jamais confundir "Et cum Spirito tuo" com ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, ou como após a doxologia se dizia a mesma frase com O AMOR DE CRISTO NOS UNIU. No Santo Sacrifício da missa se utiliza outras línguas, por exemplo, o grego "Kyrie Eléison", o hebraico "Hosanna", línguas que foram utilizadas na cruz de Jesus para designar seu reinado sobre a terra. De todas essas línguas o latim é mais fácil. O padre que reza a missa em latim, pode ter um melhor aproveitamento do que o que reza em português, logo, logo vira rotina.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová