Pular para o conteúdo principal

Dono de comunidade do Orkut tem de pagar indenização a ofendido


Um dono de uma comunidade do Orkut foi condenado a pagar uma indenização de R$ 3,5 mil a um aluno de uma faculdade de Contagem (MG) por danos morais. A informação é do site Consultor Jurídico, que não revela o nome do condenado, do ofendido e nem da comunidade .

A comunidade foi criada para zombar do estudante que teria aparência de extraterrestre. O advogado do dono da comunidade argumentou que o estudante já era conhecido por ET na faculdade. Mas o Tribunal de Justiça de Minas não se deixou convencer.

O desembargador Tarcísio Martins Costa diz que se enganam aqueles que acham que o suposto anonimato na internet os livra da Justiça.

Comunidades iguais a esta existem aos montes no Orkut e em outros sites de relacionamento. Trata-se da versão virtual do “bullying” ou, em português, de uma gozação insistente contra uma pessoa, de modo a abalá-la psicologicamente.

O "bullying" sempre foi praticado nas escolas brasileiras e talvez em todo o mundo, desde o ensino básico. Na maioria dos casos, as vítimas não reagem porque sabem que assim estarão dando mais motivo para a gozação. Mas às vezes há reação contundente quando a vítima tiver problema de desequilíbrio emocional.

Os jornais levantam a possibilidade de o sul-coreano Cho Seung-Hui ter assassinado 32 pessoas na Universidade Virginia Tech como vingança ao "bullying" do qual era vítima na universidade.

Eis um bom motivo para se evitar a prática do bullying, seja na vida real ou na virtual.

Comentários

MUITO SHOW SEU BLOG GOSTEI
LIVRE PRA VOAR disse…
me chamo barbara candice,tenho uma comunidade falando mal de mim e gostaria de saber como devo agir?pois esta me prejudicando,na cidade onde moro ela e pequena e com esta palhaçada eu nao estou nem conseguindo arrumar emprego ou ate mesmo me relacionar com outras pessoas,onde eu ja fiz tudo que o orkut informa mais ate agora nao deu em nada, ha tem mais as outra pessoas estao relacionadas com fotos pornograficos,hainda tem mais roubaram minha foto.por favor gostaria de ajudas?
Paulo Lopes disse…
Cara Barbara: sugiro que você insista com o Orkut para que a referida comunidade seja deletada. Se o site se mantiver negligente, você vai ter de recorrer à Justiça --não há outro jeito. Abraço e boa sorte.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo