Pular para o conteúdo principal

Liminar determina retirada de mensagens do Orkut


A intermediadora de cirurgias plásticas do Plano Top obteve liminar determinando que a Google delete do Orkut as mensagens em qualquer comunidade do site de relacionamento que se refira à empresa, informa o site Consultor Jurídico. A intermediadora alega que tem sido veiculadas no site falsas informações de que clientes do Plano Top foram vítimas de erros médicos. Por conta disso, tem havido rescisões contratuais. A Google poderá recorrer da decisão.

Houve a retirada de mensagens, mas outras estão sendo postadas. Vai ser difícil o Google acompanhar tudo o que se diz, porque o Orkut tem dezenas de comunidades que tratam do assunto. Uma das maiores tem mais de cinco mil participantes.

Há comunidades que foram criadas só para denuncias de supostos maus profissionais, como a Erros na Cirurgia Plástica, com 93 participantes neste momento em que escrevo.

Nessa comunidade há denuncias anônimas que revelam nomes de médicos. Destaco uma dessas mensagens, preservando o nome do médico e o seu CRM (registro no Conselho Regional de Medicina):

Dr. O.P., CRM: XXXXX. Fujam desse médico, [porque] ele deforma rostos, abdomens, seios e o que encontrar pela frente... e ainda consegue abandonar seus pacientes no hospital! Meu nome não está aqui por ser ele [o médico] uma pessoa desequilibrada, mas quem quiser checar a idoneidade da minha denuncia entre em contato comigo.

O elevado número de comunidades no Orkut sobre cirurgias plásticas decorre do fato de o Brasil ser o recordista mundial nesse tipo de intervenção médica, estando à frente dos Estados Unidos, que por muito tempo foram os campões. Pela estatística da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2000 cerca de 350 mil pessoas se submeteram ao bisturi por motivos estéticos.

Tal demanda fez com que pipocassem clínicas cirúrgicas em todo o país, e de fato tem havido muitos erros, embora ainda não haja no país um levantamento abrangente e nem uma discussão conseqüente sobre o assunto.

Mas quem se submeteu a uma plástica achando que poderia ficar igual à atriz Angelina Jolie poderá prejudicar a reputação de um médico com denúncias anônimas na internet. É uma questão a ser resolvida.

Comentários

Unknown disse…
Agora a moda pegou. Depois da Cicarelli todo mundo quer processar o google!!

Ouvi dizer que o Robens Barichelo tá processando o Youtube também!

Imagine se isso pegar no mundo inteiro, todo mundo processando todo mundo!! É melhor fechar a internet e voltarmos para o tempo da pedra!
Isso é ridículo! Onde está o artigo 5 da constituição que garante a liberdade de expressão??
Paulo Lopes disse…
Caro Rogerio Rosa: obviamente que sou pela total e irrestrita liberdade de expressão na internet e em qualquer outro suporte de mídia. Mas é preciso haver um mínimo de responsabilidade, porque, caso contrário, acusações anônimas e falsas podem ser feitas contra você, contra mim, contra qualquer um. E aí, como é que fica? Eu não tenho resposta, mas sei que ela não é o controle da internet. Abraço.
Anônimo disse…
Controle na internet? Ela já existe... e quem dita as regras são as empresas que fornecem softwares online "gratuitos". São sempre estas empresas que controlam a rede e se algo novo tenta criar uma onda, logo é comprada...
O bicho sempre pega quando se quer colocar alguma ordem na bagunça e sempre com esta desculpa de que a internet é livre...
Mas internet livre é diferente de liberdade de expressão, vocês não acham?
Paulo Lopes disse…
Norberto, não entendi o alcance de sua pergunta. Por isso, lhe faço outra: é possível ter liberdade de expressão e não ter internet livre e vice-versa? Para mim, não. Você aborda um assunto pouco explorado, embora ele seja oportuno: o uso das informações que as grandes empresas da web coletam no computador de cada um de nós. Fico imaginando o que a Google, por exemplo, sabe de cada um de nós. De mim, se ela quiser, sabe até das minhas parcas finanças, porque uso o spreadsheets. Se a informação é poder, então a Google é uma das empresas mais poderosas do planeta. Essa pauta precisa ser colocada em discussão. O que existe hoje é muito deslumbramento com a Google & Cia e nenhum olhar crítico. É o que acho. Abraço.
Anônimo disse…
SÓ QUERO SABER SE VAI OU NAO VOLTA O ORKUT

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo