Pular para o conteúdo principal

‘Papa não para de pedir perdão, mas não age’, diz vítima de padre

Neste sábado, em seu terceiro dia da visita ao Reino Unido, Bento 16 se reuniu com vítimas de padres pedófilos e, depois, porta-voz do Vaticano comunicou que o papa ficou com “dor e vergonha” com o que ouviu.

Mas, para uma das vítimas de padre, a americana Barbara Dorris, a questão é que 'o papa não para de pedir perdão, mas não age'.

Manifestante usa maquiagem
Barbara foi uma das manifestantes contra a presença do papa no Reino Unido. Ela exibiu a foto de sua primeira comunhão, aos sete anos, época em que foi violentada por um sacerdote.

Pela contagem da polícia de Londres, o repúdio ao papa reuniu 3.000 pessoas. Na avaliação dos organizadores do ato, houve o comparecimento de 20.000 manifestantes.

Em todas suas viagens, Bento 16 tem se encontrado com vítimas de padres pedófilos, em um compromisso que se tornou fixo em sua agenda no exterior.

Desta vez, por 40 minutos, no máximo, ele ouviu o relato de quatro mulheres e de um homem que sofreram abuso quando eram crianças. De acordo com um comunicado do Vaticano, Bento 16 disse às vítimas que a igreja “está fazendo todo o possível para investigar as acusações” e colaborar com as autoridades para que os pedófilos sejam submetidos à Justiça.

Mas são raros os casos em que a igreja denuncia os seus pervertidos. Ao longo de décadas, a regra tem sido o acobertamento, com a transferência dos pedófilos de uma paróquia para outra.

No entender do papa, conforme disse hoje em Londres, as denúncias de abusos já representam em si um “castigo” aos padres e uma contribuição “para a cura das vítimas, a purificação da igreja e renovação de seu antigo comprometimento com a educação e o cuidado com os jovens”.

Embora a Igreja Católica esteja abalada pela devassidão de seus sacerdotes, Bento 16 acredita ter ainda  credibilidade para apontar, como fez hoje, a existência de uma “profunda crise de fé no mundo”, que pode comprometer “o futuro da nossa sociedade”.

Com informação das agências internacionais.




Comentários

Anônimo disse…
O papa deveria sentir VERGONHA por essa devassidão.
Anônimo disse…
O PAPA DOS ILLUMINATI
Anônimo disse…
Com certeza... Deveria sumir da face da terra...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas