Pular para o conteúdo principal

Cardeal belga tentou silenciar vítima de bispo pedófilo

Danneels pressionou a vítima a não denunciar Vangheluwe
Na Bélgica, um homem que tinha sido sofrido abuso sexual durante parte de sua juventude pelo seu tio, o bispo Roger Vangheluwe (foto, à direita), 73, pediu em duas oportunidades ajuda do cardeal Godfried Danneels (foto) para denunciar o agressor ao Vaticano. 

O cardeal se recusou a fazê-lo e pressionou o sobrinho do bispo a deixar a denúncia para depois, quando Vangheluwe estivesse aposentado.

O sobrinho gravou a conversa, que teve alguns trechos publicados pela imprensa belga no final da semana passada, expondo mais uma evidência de que a hierarquia da Igreja Católica tem sido contumaz no acobertamento de seus pedófilos.

“O bispo [Vangheluwe] vai se aposentar no ano que vem. Eu acho que seria melhor se você esperasse até lá", disse Danneels no primeiro encontro que teve com o sobrinho do bispo para conversar sobre o assunto. A vítima argumentou que não pode aceitar que o seu tio se aposente honradamente.

A conversa prosseguiu, e em dado momento o cardeal disse que o sobrinho deveria pedir perdão a Deus.

Sobrinho: "Por que você tem tanta compaixão por ele [Vangheluwe] e não por mim?".

Danneels: "Não é isso que eu estou dizendo".

Sobrinho: "Você está sempre tentando defendê-lo. Eu pensei que iria conseguir algum apoio do senhor. Pelo contrário, estou aqui sentado tentando me defender de coisas que não foram feitas por mim".

Danneels: "Não... Eu não estou dizendo isso, mas que há outras coisas a serem feitas".

Sobrinho: "E exatamente o quê?"

Danneels: "Busque o perdão, em todo o caso".

Vangheluwe renunciou à Diocese da cidade de Bruges antes que se aposentasse por causa da repercussão do caso na imprensa, mas o Vaticano informou que não vai abrir um processo canônico contra ele porque o abuso prescrever por ter ocorrido ocorreu há 24 anos.

Se Bento 16 quisesse, ele poderia impor sanção ao bispo, independentemente da época em que ocorreu o abuso, porque o direito canônico lhe confere esse poder. Mas o papa nunca usou dessa prerrogativa.

Quanto ao cardeal Godfried Danneels, ele continua firme no comando da Igreja Católica da Bélgica, orientando o seu porta-voz a dizer aos jornalistas que aquela sua conversa com o sobrinho do bispo foi publicada “fora do contexto”.

APOSENTADORIA - atualização em 12 de setembro de 2010

O bispo Roger Vangheluwe, ex-bispo de Bruges, informou neste domingo que vai se aposentar. "Com discrição, continuarei refletindo sobre minha vida e meu futuro." Mais uma vez ele pediu desculpas por "todo mal causados" por seus atos.

Com informação do site National Catholic Reporter.


Comentários

Anônimo disse…
SE a icar comete abusos em paises tão ricos e poderosos como os europeus ? na sua maioria de raizes protestantes , imagina em paises pobres onde a lei não funciona .......
Anônimo disse…
Na verdade, não temos maioria protestante, e sim catolicos na belgica, os religiosos são pagos pelo Estado, alguns acumulam várias freguesias (paróquias), chegando a altos salários, cerca de 1600E$ por cada, e o pior pagos por impostos que tributamos ao Estado que é laico mas possui compromisso com a igreja luterana oficial religião.
Anônimo disse…
Por que você tem tanta compaixão por ele e não por mim? Isso me faz lembrar, quando cuidava de minha mãe, católica até à morte, e recebíamos semanalmente a visita de uma funcionária da Igreja, espécie de doadora da comunhão aos enfermos. Mostrei-a pela janela da cozinha o apartamento da vizinha do outro lado, onde morava uma católica que ia à Missa todo dia, mas maltratava a idosa mãe. Até com tapas, nas suas fúrias de impaciência, diga-se de passagem...A ministra da Igreja respondeu: nós já sabemos que ela é assim, mas...REZE POR ELA! E eu perguntei: não devíamos rezar pela vítima, a pobre mãe? Esse mau-caratismo dos carolas, essa falsa-compaixão que nutrem pelos bandidos e criminosos QUANDO DE SUA CORPORAÇÃO, é que é aviltante e de um cinismo vulgar, além de superlativo do moralismo hipócrita. Tivessem dó dos pecadores, mas exercessem algo de mais concreto pelas vítimas desses, no caso das infelizes crianças. Em todos os pronunciamentos dos beatos e dos fanáticos da fraude católica o que ouvimos? A apologia dos sociopatas, a defesa inconsequente dos criminosos e nada além de orações, pelas vítimas inocentes e para sempre mutiladas...Esta é a vã piedade da pseudo humildade do catolicismo. Mas pedofilia é crime contra a dignidade humana, contra a humanidade, um assassinato hediondo da alma infantil, uma barbárie. Não se deve esquecer e jamais, perdoar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes