Pular para o conteúdo principal

Vítima de abuso sexual recorre à Justiça americana contra o papa

Papa sabia do padre tarado, e nada fez, diz vítimaPost com atualização

Um homem encaminhou à corte federal americana uma ação contra o papa Bento 16 e outros religiosos sob a acusação de que protegeram o padre Lawrence Murphy, que abusou de 200 crianças surdas de uma escola católica.

Uma dessas crianças é o autor da ação.

Ele disse que foi vítima durante anos do padre, que, acrescentou, tentou fazer sexo inclusive dentro do confessionário.

Murphy foi professor da escola St. John, próxima de Milwaukee, entre 1950 e 1975. Doente, ele morreu em 1998 sem ter recebido nenhuma punição do Vaticano.

Na época das denúncias, o cardeal Joseph Ratzinger era responsável pela poderosa Congregação para a Doutrina da Fé.

O autor da ação afirmou que o futuro papa estava informado sobre Murphy, mas nada fez para poupar a imagem da Igreja Católica, e as crianças ficaram à mercê do predador sexual. Ele também pede que o Vaticano seja obrigado a abrir os arquivos confidenciais sobre o padre.

Ao final do mês passado, quando o New York Times publicou sobre a existência de documentos que provam a complacência de Ratzinger para com Murphy, o papa disse, indiretamente, que se tratava de “fofoca”.

Agora, Jeffrey Lena, advogado do Vaticano nos Estados Unidos, afirmou que as acusações não têm "o menor sentido" e que o papa não pode ser processado porque possui imunidade como governante de um Estado soberano.

Para os  escritores britânicos e militantes ateus Richard Dawkins e Christopher Hitchens, o papa está ao alcance da Justiça  porque a ONU (Organização das Nações Unidas) não reconhece o Vaticano como Estado. Eles pretendem pedir a prisão do papa por crimes contra a humanidade quando ele visitar a Grã-Bretanha, na segunda quinzena de setembro.

Bento 16 aceitou ontem (22) a demissão do bispo pedófilo James Moriarty, 73, da Irlanda.

Nesta sexta (23), o bispo Roger Vangheluwe, de Bruges (Bélgica), também renunciou.

Ele disse: “Quando eu era um simples sacerdote e por um certo tempo no início do meu episcopado abusei sexualmente de um jovem. No decorrer das últimas décadas, mais de um vez, reconheci a minha culpa ante ele, como ante a sua família e pedi perdão. Mas isto não o pacificou. E nem eu estou pacificado”.

Só nesta semana, Vangheluwe é o quarto bispo a renunciar.

Com agências.

> 'Levarei o papa ao tribunal', afirma advogado americano. (junho de 2010)

> Papa acobertou abuso de 200 crianças surdas, diz NYT. (março de 2010)

> Casos de padre pedófilo.

Comentários

Anônimo disse…
Perdão Macabro

Acredito que o velho baú da igreja católica recheado por suadas moedas tomadas do povo incauto, desinformado e, habilmente, manipulado irá esvaziar um pouco com tanto BELZEBU DE BATINA sendo condenado a pagar polpudas indenizações em todo o mundo.

Astuto, o Monsenhor Miguel da Zona da Mata mineira recomenda que vítimas abusadas sexualmente por padres pedófilos devem “COLOCAR UM PONTO FINAL NESTA QUESTÃO, PERDOANDO AS PESSOAS. NÃO BASTA PERDOAR. É PRECISO PEDIR PERDÃO TAMBÉM”.

Monsenhor cara de pau!
Anônimo disse…
Estou farto de vos aturar!
Comam-se!
Conquanto deixem as crianças em paz!
Lucio Ferro disse…
papa nazista, se não é pedófilo é cúmplice dos pedófilos. Deveria ir em cana e enfrentar a justiça dos criminosos para estupradores, ia virar papiza!
Concí Sales disse…
Pedofilia, como a tortura, é crime que nunca se poderá esquecer, COMO PERDOAR? O perdão, tomando-se aqui como regra, o que na própria tradição da instituição em questão se define como ANULAÇÃO DA DÍVIDA, ou RECONCILIAÇÃO entre ofendidos e ofensores; não exclui a própria justiça, que de per si exige uma REPARAÇÃO, ou RESTAURAÇÃO, da condição anterior violada. Em se tratando dum bem espiritual, sagrado, como o da inviolável dignidade da PESSOA HUMANA; a instituição responsável pelos crimes e criminosos aludidos tem se mostrado CONTUMAZ, OBSTINADA e IMPIEDOSA, sobretudo com AS VÍTIMAS. Coincidentemente (por lamentável e desastrosa coincidência) as MESMAS que se propõe defender incondicionalmente desde o ventre, as mesmas que ostenta como beneficiárias de seus maternos (!) cuidados e proteção (?); enfim, vulneráveis, frágeis, desassistidas, EXCLUÍDAS...VÍTIMAS: indefesas crianças, e problemáticos adolescentes. Seres humanos para os quais só resta a misericórdia DE VERGONHOSOS PEDIDOS DE DESCULPAS...CRIMINOSO E INOMINÁVEL (?) PERDÃO. O Evangelho, livro de cabeceira desses agressores de batina e quiçá purpurados...narra o episódio de um homem que foi perdoado por Jesus por defraudar seus conterrâneos; mas o seu perdão, ATO DE GENUÍNA MISERICÓRDIA, RESTAUROU OS LESADOS QUATRO VEZES MAIS naquilo que os tinha prejudicado. Quatro aliás, era o número exigido pelo DIREITO ROMANO, nada mais adequado para a instituição que dele se arvora herdeira, e ostenta no final do seu pomposo título, o nome pátrio da sociedade pagã mais violenta que já houve...
Anônimo disse…
Como o sr(a) concue84 pode afirmar estas inverdades históricas, sendo um(a) historiador(a)...eu não sei. Mas só sei que são mentirosas, só diria que são falaciosas. N
ão há uma fonte bibliográfica citada, nem uma indicação de pesquisa que fundamente o afirmado...(patrick besak - besakpatrick@hotmail)
Anônimo disse…
Lendo estes comentários a gente corre o risco de virar "cristão" e até acreditar em Deus, porque só um poder supremo, pode explicar o agrilhoamento das mentes da humanidade , a estes absurdos cujos diálogos frequentemente revelam...Se eu não soubesse que esse poder supremo é O DA IGNORÂNCIA, DO ATRASO E DO INFANTILISMO MENTAL, eu me converteria, não a Deus, porque dizem ser este a Suprema Sapiência; mas à santa ingenuidade destes carolas, beatos e devotos de todos os tipos...QUANDO É QUE UMA INSTITUIÇÃO MILENAR COMO ESTA VAI ABRIR MÃO DE CLÁUSULAS PÉTREAS DO SEU DIREITO DE EXPLORAR OS POVOS? DE SEUS MÁRMORES, DE SEUS TERRITÓRIOS, DE SEU OURO? O que representam dezenas , centenas de milhares de crianças violentadas, PRA QUEM SE CALOU DIANTE DA MORTANDADE DE SEIS MILHÕES DE DESCENDENTES DE ABRAÃO, E PARENTES DE G-ZUIZ?Só na cabeça de um crente, mesmo, tal qual os do santa-claus, ou do coelho pascal, pode passar a idéia que um funcionário desta seita multinacional tenha escrúpulos de religião ou moral em sua consciência...por ler a bíblia!
Anônimo disse…
Igreja católica a instituição mais imunda de todos os tempos.
P.s.: Eu sou ateu, não achem que estou defendendo as protestantes, porque elas são tão sujas quanto.
Anônimo disse…
desde o fundamento da igreja catolica os padres fazia sexos com os coroinhas e um absurdo mas como nada nesta terra fica encomento em preno seculo 21 esta acontcendo isso e so o começo vcs acha que o bento 1,2,3, 10,14,16,e por ai vai não absou de nengum menino ?
Anônimo disse…
IGREJA CATÓLICA NOJENTA. REMOVAM ESTA PEDRA QUE ESTÁ SOBRE O PENSAMENTO RACIONAL.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.