Pular para o conteúdo principal

CPI prende monsenhor de Arapiraca acusado de abuso sexual

Monsenhor Luiz Marques Barbosa.Em entrevista ao SBT, Barbosa disse ter orgulho de sua carreira religiosa



A CPI da Pedofilia mandou prender na noite deste  domingo (18) o monsenhor Luiz Marques Barbosa (foto), 83, de Arapiraca (AL), e José Reinaldo, seu motorista, e Maria Izabel, caseira.

O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI, determinou a prisão porque Barbosa, que tirou passaporte em janeiro, “demonstrou ter interesse de deixar o país” e também por causa do conjunto de provas contra ele.

Em sua casa, além bebidas alcóolicas e cremes íntimos, foi encontrada uma passagem de avião.

A prisão foi decretada pelo juiz plantonista Rômulo Valença. Do fórum da cidade, onde a CPI colheu depoimentos, Barbosa foi levado para uma cela do quartel.

Barbosa é acusado por ex-coroinhas de tê-los seduzidos ainda quando eram menores de idade. Um desses jovens gravou um vídeo no qual aparecem o monsenhor e Fabiano Silva Ferreira, 20, em sexo oral mútuo, o 69.

Em seu depoimento à CPI, Barbosa negou que tenha abusado de crianças e adolescentes e disse que teve uma única relação sexual, a que mostra o vídeo. Ele foi desmentido por Ferreira.

O monsenhor sofreu uma crise de hipertensão ao saber da decisão da CPI e teve de receber cuidados médicos.

Edson Maia, advogado do sacerdote, disse não haver necessidade da prisão porque o seu cliente não pretende sair do país. “Se quisesse fazer isso, já teria feito.”

O motorista e a camareira foram presos sob a acusação de falso testemunho. Os dois negaram que o padre tinha encontros sexuais com jovens.

O monsenhor Raimundo Gomes, 52, e o padre Edilson Duarte, 43, também prestaram esclarecimento à CPI.
Gomes chorou ao saber que não seria preso porque as provas contra ele foram insuficientes, mas terá de responder à Justiça.

Duarte fez com a CPI um acordo de delação premiada e parte do seu depoimento ocorreu sob sigilo, sem a presença de público.

O padre pediu proteção policial porque, disse, foi ameaçado de morte pelo monsenhor Gomes, que nega. O pedido foi aceito pela CPI.

"Monsenhor" é um título honorífico dado pelo papa pelos bons serviços do sacerdote.

PRISÃO DOMICILIAR - atualização em 20 de abril de 2010

O monsenhor Barbosa foi solto na tarde desta terça pelo juiz Rômulo Vasconcelo, o mesmo que tinha decretado a prisão preventiva. Por ter sido capelão, o sacerdote estava em uma sala de um quartel da Polícia Militar.

O juiz decidiu tirar Barbosa do quartel porque levou em consideração a sua idade, além de ter residência fixa e ser réu primário. Mas o monsenhor não poderá sair de sua casa. Ele agora está sob regime de prisão domiciliar, até que seja julgado um pedido do advogado dele para que responda à Justiça em liberdade.

R$ 40 MIL - atualização em 21 de abril de 2010

O monsenhor Barbosa pagou em parcelas R$ 40 mil a dois ex-coroinhas para que a vídeo dele com sexo oral não fosse entregue a uma emissora de tv. A informação é Daniel Fernandes, advogado do sacerdote. Ele disse à Folha de S.Paulo que os rapazes queriam mais dinheiro e que Barbosa não tinha.

Os rapazes confirmam que pediram dinheiro como compensação do abuso sexual.

LIBERTADO - atualização em 6 de maio de 2020

Nesta quinta, o juiz John Silvas da Silva concedeu liberdade provisória ao monsenhor Barbosa, que estava em prisão domiciliar desde o dia 20 de abril. Para tomar a decisão, o juiz considerou que o sacerdote não tem como interferir nas investigações. Ainda assim Barbosa não poderá sair de Alagoas e uma vez por mês terá de se apresentar ao fórum de Arapiraca.

[Com informações da Gazeta Web, Uol, Folha e emissoras de tv.]

> Caso dos padres pedófilos de Arapiraca.    > Outros casos.

Comentários

Concí Sales disse…
Parabéns à justiça pela ação contundente em favor dos jovens abusados, diferente da ação nefasta que a instituição eclesiástica acobertadora de tais escândalos costuma propor nestes casos, quer transferindo os agressores impunes para menores e mais distantes lugares (onde perpetrarão novos abusos com maior facilidade), quer PEDINDO PERDÕES E DESCULPAS IMORAIS E VERGONHOSOS, sem apresentar nenhum gesto concreto de sua propalada CARIDADE E OU MISERICÓRDIA...Parabéns ao jornalista por nos manter bem informados e com a verdade imparcial dos fatos.
Anônimo disse…
parabéns ao sbt pelo sucesso obtido diante dessa noticia tão triste, esses animais têm que ser presos mesmo! e namorar com cabo de vassora. temos que ajudar a justiça ela acontece quando informações e trabalhos como esses acontecem. parabéns!!!!!
Anônimo disse…
Ninho de Pederastas

È muito gratificante ler notas sobre a prisão destes pedófilos miseráveis.

Uma criança pode, facilmente, ser enganada com um brinquedinho qualquer ou outra diabólica técnica de convencimento para obter satisfação homossexual das bichas de batinas com meninos impúberes.

Após o estrago que estes papa-hóstias fazem na vida de um ser humano em formação e diante da eminente condenação, pedem desculpas.

Eles sabem escolher as suas vítimas potenciais entre os meninos predispostos ao silêncio perturbador.

Os desgraçados são tão perigosos que, sem nenhuma cerimônia, ameaçam de morte outros pilantras coniventes com as suas taras.

Por que estas hienas de batina não atacam os filhos de comandantes do tráfico de drogas ou os aparentados dos chefes das milícias que estão estabelecidos confortavelmente nas grandes cidades?

Eles seriam “desculpados” em uma comovente Missa Negra.

Amém...
Anônimo disse…
Disgusting old pervert priest. He has brought shame on the Catholic Church and will die as a lonely old man who is thought of as less than scum. May he rot in hell.
Anônimo disse…
ainda bem q a justiça deu certo mandando prender esse padrecos safados q comete celibato e transam com menores uma vergonha p a imagem da igreja q é a noiva de Jesus Cristo, como vai ficar a cara dos catolicos q vivem dizendo q os evangelico da dinheiro aos pastor? e essa pedofilia dos padres? cretinos ñ deviam mencionar o nome de DEUS ahh se ñ tivesse arrempendimento!!! com certeza ja estariam no inferno!!
Anônimo disse…
Papa Bento 16 relutou em expulsar padre pedófiloAgências

ROMA -- O então cardeal Joseph Ratzinger --hoje papa Bento 16-- resistiu a apelos para expulsar do clero um padre americano que tinha histórico de abusos sexuais contra crianças, alegando preocupações que incluíam "o bem da igreja universal", de acordo com carta de 1985 com sua assinatura.

O documento, obtido pela agência Associated Press, é a mais forte contestação apresentada até agora à insistência do Vaticano em afirmar que o papa não desempenhou qualquer papel no bloqueio à remoção de padres pedófilos durante os anos em que comandou a Congregação para a Doutrina da Fé, antes de assumir o papado em 2005.

O texto, que foi escrito em latim, é parte de anos de correspondência entre a Arquidiocese de Oakland e o Vaticano sobre a proposta de expulsar do clero o padre Stephen Kiesle.

O Vaticano se recusou a comentar a carta, mas um porta-voz confirmou que o documento tinha a assinatura do cardeal Joseph Ratzinger.
Lucio Ferro disse…
Este é o retrato da ICAR- o bandido monsenhor negou tudo, até que o vídeo em que ele protagoniza um 69 com o coroinha aparece, aí ele passa a dizer que foi seu único pecado, e no final apela para o mito jesus para escapar da cana. Cadeia nestes criminosos e para os que os acobertaram!
Anônimo disse…
CONEXÃO REPÓRTER
Roberto Cabrini
VIDEOS

- Pedofilia: Sexo, Intrigas e Poder 2
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

- Novas Revelações

- Coroinhas Denunciam Padres
Parte 1 - Parte 2

Manual de Abordagem e Abuso Sexual de Crianças
Escrito por Frei Tarcísio Tadeu Sprícigo
Anápolis – Goiás
Ano 2001

O documento, elaborado por Frei Tadeu, descreve, minuciosamente, como os padres devem proceder para ganhar a confiança e depois abusar dos menores.
Traça o perfil das vítimas e mostra os métodos de abordagem, de acordo com a transcrição de trechos do seu manual:
OBJETIVO: “realizar-me afetiva, física e sexualmente com segurança de continuidade”
SEGREDO
. IDADE: 7, 8, 9 e 10 anos
. SEXO: masculino
. CONDIÇÕES SOCIAIS: pobre
. CONDIÇÕES FAMILIARES: de preferência um filho sem pai, só com uma mãe, sozinho ou com uma irmã
. ONDE PROCURAR: nas ruas, escolas e famílias
. COMO FISGAR: aula de violão, coralzinho, coroinhas
. IMPORTANTÍSSIMO: prender a família do garoto

.ATITUDES vis: “ver o que o garoto gosta e partir desta premissa para atendê-lo em cobrança a sua entrega a mim”

Gostaria de parabenizar o corajoso Senador Magno Malta (http://www.magnomalta.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=276&Itemid=39) e os atuantes jornalistas Roberto Cabrini (http://www.sbt.com.br/conexaoreporter/videos/default.asp?id=e30398629a64a8e9e46edda88bc07062)
e Paulo Lopes.

Jones
Anônimo disse…
Frade pedófilo é condenado a 14 anos de prisão
Extraído de: Expresso da Notícia - 23 de Novembro de 2005

A juíza Ana Maria Rosa Santana, de Anápolis, condenou, no dia 18, o frei Tarcísio Tadeu Spricigo, de 48 anos, a 14 anos e 8 meses de reclusão, em regime integralmente fechado, por atentado violento ao pudor contra os menores L., de 13 anos, e W. , de 5 anos. Os crimes ocorreram entre os anos de 2001 e 2002.
Na sentença, que alcançou repercussão nacional, a juíza descartou a tese da defesa, que pleiteou a absolvição do acusado ao argumento de que ele não teria sanidade mental para avaliar sua conduta. Para a magistrada, o frade demonstrou, nas audiências, ser "lúcido e lampeiro".
"Tanto o acusado tinha consciência de ilicitude de suas condutas e das suas conseqüências que alertou suas vítimas para não falarem nada para ninguém, pois se assim procedessem, ele seria preso", observou a juíza. Lembrou ainda que, abusando da confiança que lhe fora conferida pelos familiares das vítimas, em função de sua condição de religioso, Tarcísio Tadeu fez os dois menores jurarem, diante da imagem de Jesus Cristo, que manteriam os fatos em segredo.
Na denúncia, o Ministério Público (MP) sustentou que o frei é contumaz na prática de crimes contra a liberdade sexual, tendo sido inclusive condenado pelos mesmos crimes na comarca de Agudos (São Paulo).

Abuso de confiança

As famílias dos dois menores abusados sexualmente eram pobres. Segundo a denúncia, L. era coroinha na capela onde o frade atuava. O frade, aproveitando-se dessa ligação, pediu para a família do menor permitir que este passasse a morar com ele, alegando que se sentia muito só e que seria bom para L., pois ajudaria o menino com os deveres escolares.
Um mês após o adolescente ter se mudado para a paróquia, Tarcísio passou a assediá-lo, beijando-o e tentando manter, com ele, atos diversos da conjunção carnal, tendo inclusive se masturbado por diversas vezes nas pernas de L.
O fato somente foi descoberto porque o rapaz começou a ficar agressivo, diminuiu seu rendimento escolar e passou a ingerir bebida alcoólica. Um dia, embriagado, contou o fato à sua mãe, com riqueza de detalhes, dando início à investigação policial. No caso de W., o frei se prontificou a dar aulas de violão para a criança e, durante esse tempo, também o abusava sexualmente da mesma forma que agira com L., chegando inclusive a tentar sexo anal, o que somente não foi possível porque W. gritava de dor.
Ambos os casos configuram violência presumida, pois as vítimas eram menores, e as circunstâncias agravantes - no caso, a reincidência (crime continuado), o abuso de autoridade (religiosa) e o fato de envolver menor de idade - contribuíram para o aumento da pena a ele imposta.
Até agora, em que pese a exploração meramente conceitual, de termos que povoam distorcidos o imaginário, como abuso sexual, pedofilia, etc; - fazendo-se aqui uma ressalva para a liberdade da imprensa não-confessional, jornalistas corajosos, iniciativa de profissionais imparciais e comprometidos com a verdade - ; nada se falou sobre INDENIZAR as vítimas, suas famílias, compensá-las pelos danos sofridos, mediante algum programa de reparação à justiça, que foi violada - o que é exigência aliás da doutrina da instituição, para que o PERDÃO(?) seja válido...Justiça NÃO É VINGANÇA, como querem essas pessoas aparentemente ávidas por revanche, nem como estes que se dizem contra "ninho de pederastas" sugerem; por outro lado fomentar ódios anticlericais não resolve, porque o que eles, os pedófilos, não importa se COM OU SEM batina, DEVEM APRENDER A PARTIR DE AGORA é que são cidadãos de um Estado laico, que punirá os agressores com as penas da Lei a qual todos estamos sujeitos...Apregoando mitos de deuses eles podem acreditar estarem acima do bem e do mal, uma espécie de delírio como o do monsenhor que afirmava sua vocação (SIC) vir de Deus e resumir-se em (!) SINCERIDADE e CARIDADE(?). Pois bem, caridade, É A MESMA JUSTIÇA, consiste EM DAR MAIS DO QUE O DEVIDO, e PERDOAR implica em ressarcir o prejudicado com ALGO MAIS QUE A REPARAÇÃO DO DANO. Isso é que é justiça...não inflingir males a quem os propaga, mas FAZER O BEM AQUELES QUE MAIS DELE PRECISAM: AS VÍTIMAS.
Anônimo disse…
Coroinha

Este rapazola, Stephano, foi um APRECIADO COROINHA que se mantém politicamente corretíssimo.
Concí Sales disse…
Não creio que INDENIZAÇÃO resolva coisa alguma, o que está por trás de toda a crise são práticas milenares do machismo, e estratégias não menos seculares, podemos dizer bimilenares, do catolicismo em manter historicamente o obscurantismo e a obstrução da verdade; além é claro, da HOMOFOBIA CLARAMENTE EXPRESSA NO ÓDIO E REVOLTA CONTRA OS RELIGIOSOS, NÃO POR DISSEMINAREM MITOS, FÁBULAS, QUE ATRASAM o progresso das consciências, retardando o desenvolvimento da humanidade...por serem (!) gays...Ora, francamente, a QUEM interessa ou pode interessar realmente um mundo TOTALITARIO, MONISTA, UNIFORME? Aos MESMOS que fomentam ódios e exclusões, e que escolhem em cada época os "demônios" peculiares da fase histórica característica, estigmas da culpa que os neuróticos não assumem, pela repressão sexual: no passado foram as bruxas, agora são os gays. Isso tudo para preservar o dogma da intocabilidade heterossexual masculina, a mesma que subjaz no mito religioso e no psicanalítico...DO PAI.
Anônimo disse…
Este anônimo, que refere-se ao jornalista stephano como "coroinha" apreciado, foi um FILHO DESPREZADO e mantêm-se psicanaliticamente (in)corretíssimo, com seu amor ambivalente pelo pai que odeia mas deseja; expressam suas palavras e até seu anonimato (para evitar a culpa do ansiado parricídio), um furor anticlerical muito mais suspeito DELE TER SIDO O COROINHA PORÉM NÃO APRECIADO. Conheço o filho de giordano e idalina e posso dizer, como rebento de um maçom e de uma mulher intelectual livre-pensadora; QUE CATÓLICO É TUDO QUE EM SUA FAMÍLIA NINGUÉM JAMAIS FOI. Mas rimos bastante com o...politicamente corretíssimo! hehehe...outra coisa que os gualtieri jamais serão!
Anônimo disse…
Um Gropo de Doutores da Lei traziam um mulher para jesus. Eles diziam que essa Mulher tinha cometido aduterio... Jesus disse: " Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra". Vejo que pela constituiçao federal neste país não é crime ser homem sexual... por isso o mosenhor não cometeu crime nenhum... Agora os jovem sim queria sempre dinheiro... Outra Coisa o Senador Magno é um Protestante Doente e não poderia ficar no caso...
Anônimo disse…
Concordo com o anônimo, mas acho que o comentário sobre o stephano tem outro erro...rapazola? o stephano veio pro brasil na santa maria de cabral!
Quanto ao comentarista que o chamou de coroinha apreciado, acho que ele não é um filho desprezado, deve ser ateu devoto, desses de carteirinha, e no mínimo casado com uma carismática neurótica ou fanática evangélica. Froidi explica?
Anônimo disse…
profecias de uma vidente: a igreja não indenizará as vítimas, o padre cumprirá mínima pena, a população continuará mandando seus filhos serem coroinhas, os pedófilos e pederastas se transformarão em mártires e algum mais sofrido será até canonizado no futuro...a cpi continuará, mas não acabará com a pedofilia, os bispos acobertarão seus sacerdotes, alguns amasiados com eles, como um(a) que tem no interior de rico estado da federação, que todos os padrecos chamam-lhe "nanda"... soube por um colega professor universitário, que participou de reunião ao lado de popularíssimo pupilo do potentado episcopal. o mesmo padre revelou-lhe, diante da "repreensão bispal", que sofreu em público meu amigo, por quebrar o silêncio...disse-lhe o padreco: "não se preocupe, não é com você, essa zanga(no caso, ciúmes) é comigo"...tsc, tsc; com um batalhão desse naipe, a vidente está certa...tudo terminará como dantes, no quartel de abrantes.
Anônimo disse…
Monsignore, ou será simone? Poderá gozar bastante sua velhice agora na cadeia. E essa casa, construída com o dinheiro da comunidade, pra sua terceira idade? Povo otário, passa fome pra sustentar jogadores de futebol, políticos, celebridades de uma hora, piranhas com silicone nas nádegas e nos peitos, pervertidos sexuais de batina, farda, uniforme, envolvidos em quadrilha, malversação, suborno, propina e corrupção passiva como magno malta.!!!Ei, brother, tu amigo do padre-boyola, tu é de santo amaro, eh;?
Anônimo disse…
Todos, um a um, conspiraram, se coligaram, contra o Senhor e contra o seu ungido...hipócritas, está bem próximo o vosso julgamento!
Anônimo disse…
Wilson. Olha eu acho esta lei da Igreja que os sacerdotes não podem casar uma asneira, por isso que acontece tantas coisa entre os padres, nós homens somos humanos e sentimos prazer é a natureza, não existe um homen que não sinta desejo. sou contra é claro . A pendofilia mas não contra os padres fazerem sexo. abraços.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)