Pular para o conteúdo principal

Papa pede desculpa pela pedofilia na igreja. Mais uma vez

das agências

O papa Bento 16 pediu mais uma vez desculpas pelo casos de sacerdotes pedófilos. Desta vez foi por causa dos abusos cometidos pelos bispos irlandeses.

Em carta aos fiéis da Irlanda, ele criticou severamente os bispos irlandeses por "graves erros de julgamento" na condução das questões ligadas ao abuso sexual cometido por clérigos.

Ordenou que seja feita uma investigação na igreja irlandesa para averiguar as ocorrências, mas não mencionou qualquer responsabilidade do Vaticano no escândalo.

Mas o papa não citou punições aos bispos acusados pelas vítimas, nem fez referências às investigações ordenadas pelo governo irlandês pelo acobertamento de anos de abuso.

Na carta, Bento 16 pediu desculpas pelo mal feito às gerações de católicos irlandeses que sofreram abuso "criminoso e pecaminoso" nas mãos de padres e freiras.

"Eu realmente sinto muito", disse. "É compreensível que vocês achem difícil de perdoar ou de se reconciliar com a Igreja", afirmou.

"Em nome dela, eu abertamente manifesto a vergonha e o remorso que todos sentimos".

Sérios erros foram cometidos, continuou o papa, ao citar que seria necessário "continuar na cooperação com as autoridades civis".

> Casos de padres pedófilos.

Comentários

Concí Sales disse…
Tão misericordioso o bom chefe romano. Muito apropriado a quem representa a misericórdia e o perdão. Considerando-se que a DOUTRINA da instituição que representa CONDICIONA o perdão à REPARAÇÃO do dano e à SATISFAÇÃO DA JUSTIÇA ofendida pelo pecado; deve sua venerável pessoa também PAGAR pelos crimes desses danificadores de consciência, como qualquer pessoa física ou jurídica o faria...Vi com indignação uma mulher do interior do Brasil fazer um repórter estrangeiro chorar diante da revelação que seu neto fora lesado para sempre na alma...O território sagrado, que um monstro ousou devastar! Não se concebe mais hoje a alma como uma vaporosa fumaça a ser encaminhada para o além por uma mera absolvição de pecados. A alma possui hoje nome: mente, consciente, e inconsciente. Cedam o lugar aos terapeutas, PAGUEM TERAPIA aos lesados, INDENIZEM as vítimas desses Herodes redivivos, e permitam que seus funcionários casem-se, tenham filhos...E libertem a humanidade desses inúteis sacrifícios de sexualidades, pois como dizia DIDEROT, QUE SERVENTIA TEM CRISTO DE TANTAS VIRGENS E A HUMANIDADE DE TANTAS VÍTIMAS???
VERGONHA!Vi o repórter da bbc que fala o comentador acima, e é absurdo que aquele padre, cujo rosto lembro e da reportagem na época, ainda tenha passado tanto tempo livre e sendo transferido, quando fazia suas anotações sádicas e dantescas. Vi também o depoimento da menina na home, cujo pai ex-religioso e da justiça, levou-a a submeter-se não à vergonha de ter revelado; mas à humilhação dolorosa do silêncio, mais vergonhoso pois traz em si a dor do martírio nunca confessado...Pois se tivesse um inferno, era pra lá que deviam ser transportados tais monstros...Queria que houvesse um "Deus" que na sua justiça(?) punisse tais covardes, com uma humilhação semelhante, punindo-os pelos séculos dos séculos! Por isso eu jamais, em tempo algum, deixarei minhas filhas sozinhas com estes, nem com nenhum outro tipo de suspeitos...Imagino a solidão muda, a frieza dos familiares todos coniventes, a mãe complacente, coitada, os demais indulgentes, pra não dizer condescendentes, com esse mal inominável!Com esse crime inconcebível! Sim, porque me falta ao poder cognitivo uma lógica, suficiente pra conceber e elaborar uma classificação, pra esses tipos de crime e criminosos!Penso que tortura, e pedofilia, NÃO SE DEVE PERDOAR, MUITO MENOS ESQUECER, E JAMAIS, JAMAIS EM HIPÓTESE ALGUMA, PERDOAR.
Anônimo disse…
Eu perdoo a todos porque acredito na recuperação de todos. Condenar nada resolve, a violência justificada não pode curar a injustificada, ambas são atentados contra o bem sagrado da inviolável dignidade humana. Apenas o perdão cura, somente o perdão restaura. Eu perdoo de boa vontade meus agressores, meus ofensores, rezo por eles, para que encontrem a paz que o mundo não pode dar. Somente Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, pode trazer-nos a paz. Por isso tanto ódio contra a Igreja, pois ela prega o perdão e o amor. Inominável, inconcebível, meu senhor, é o senhor desejar um inferno para os infelizes praticantes do vício, que já receberam em si mesmos, pelo próprio vício , a merecida punição pelo seu erro. Privados da sã consciência, de uma vida afetiva saudável, de uma intimidade partilhada de modo respeitoso, duradouro e estável no convívio sagrado de um matrimônio cristão; espojam-se na lama das compulsões sádicas, fetichistas, de natureza perversa, como pedofilia, e outras escravidões do instinto sexual. Privados da razão, devemos queimá-los vivos nas fogueira, como outrora os hereges? Penso que devemos os perdoar. De coração os perdoo, como perdoo a todos que acreditam no ódio. Eu continuarei acreditando no amor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica