Pular para o conteúdo principal

Papa acobertou abade pedófilo, afirma jornal alemão

Bento 16 teria sido conivente.
Papa foi acusado
de ter sido conivente
O jornal alemão Süddeutsche Zeitung deste sábado (13) informa que em 1980 o papa Bento 16 (foto), então arcebispo de Munique, sul da Alemanha, acolheu um sacerdote suspeito de pedofilia. Trata-se do abade H.

A manchete do jornal é: “A crise atinge o papa”.

A crise, no caso, refere-se à explosão de denúncias sobre abuso sexual e maus-tratos praticados por sacerdotes em vários países.

O abade tinha vindo da diocese da cidade de Essen, na região de Ruhr, no oeste da Alemanha. Lá, H. era acusado de ter abusado de crianças e adolescentes.

O sacerdote foi transferido para receber tratamento psicológico, mas também em Munique H. violentou adolescentes. Ele acabou sendo condenado em 1986.

A transferência de padres de uma paróquia ou de diocese para outra é a maneira pela qual, ao longo dos anos, a Igreja Católica tem poupado os seus pedófilos, conforme denúncias.

A arquidiocese de Munique divulgou nota inocentado o papa, dizendo que a responsabilidade pela transferência do abade foi de um padre de nome Gerhard Gruber. Ou seja, nomeou um bode expiatório.

Depois, um porta-voz do Vaticano disse que há uma campanha agressiva tentando difamar o papa.

Detalhe: embora condenado por abuso infantil, o abade tarado não ficou preso, beneficiando-se da condescendência das leis alemãs. Ele continua na igreja, agora no sul da Alemanha, em Baviera.

PUNIDOS - atualização em 16/3/2010

Somente agora -- e ainda assim por causa da repercussão na imprensa -- o Vaticano afastou de suas atividades o padre condenado nos anos 80 por pedofilia. H., o superior dele, teve a mesma punição.

Papa acobertou o abuso de 200 crianças surdas, diz NYT.
março de 2010

Casos de padre pedófilo.

Comentários

Lucio Ferro disse…
O que mais poderia se esperar do papa nazista de uma igreja habituada a matar e torturar tanto adversários quanto seguidores.
Anônimo disse…
O Papa não é nazista. Essa afirmação é totalmente ignorante e só pode ser mesmo feita por quem desconhece história alemã e não tem a mínima vivência de Europa. Na segunda guerra, a política alemã era nazista e TODOS os jovens garotos, inclusive os seminaristas, eram OBRIGADOS a integrar a "Juventude Hitlerista", uma instituição frenquentada OBRIGATORIAMENTE, após o horário da escola, por TODA a juventude do país, garotos de todas as classes sociais, de todos os credos, isso valia para toda e qualquer famíla na Alemanha naquela época. Era LEI, era a Política totalitária do deplorável regime. Aliás, havia também a BDM, neste caso, obrigatória para as meninas após a escola. No fim da guerra, até mesmo CRIANÇAS de 15 anos foram OBRIGADAS a ir para o Front, já que não havia mais adultos!

O então jovem seminarista Joseph Ratzinger (hoje, de fato, ultraconservador e, justiça seja feita, um gigante literário em Teologia, versado em seis idiomas, inclusive, os raros), não foi alguém que se interessasse por política, mas por escrever poesia em grego clássico. Deu para entender? Era um garoto, um seminarista, obrigado, como tantos, a participar de algo que nada tinha a ver com sua essência. Mesmo sendo "arianos", PADRES E PASTORES LUTERANOS, COMUNISTAS, LIBERAIS, MAÇONS, etc, etc, eram desprezados na política nazista e enviados, geralmente, ao campo de concentração de Dachau (nos arredores de Munique), para que? Para morrer, anônimo.

Não sou católica, não tenho religião alguma, não nutro simpatia pelo Papa, aliás, por nenhuma autoridade religiosa. Meu afeto é dirigido às autoridades intelectuais e, em Teologia e História da Religião, Joseph Ratzinger é uma autoridade respeitável. Sou historiadora, sou cientista. Tudo é história. E não aceito essa afirmação sem fundamento algum tão amplamente disseminada no Brasil.
Lucio Ferro disse…
O cara é nazista, além disso, defende estupradores e pedófilos que proliferam na sua igreja criminosa. Um "doutor" em teologia é um doutor do nada, estuda contos da carochinha e diz que sabe tudo sobre seres imaginários e sobre leis tribais formuladas na idade do bronze. Seu único objeto de estudo é um livro abominável, que não pode servir de guia moral para pessoas decentes. Chico bento 16 é um NAZISTA!
Anônimo disse…
Eu acho que a discussão maior não está na questão do Papa Coisa 16 ser nazista ou não, mas apontar o quanto a sua postura de lider religioso autoritário é paradoxalmente fundamentada na defesa dos cléricos pederastas, ou melhor, pra ser mais enfática, pedófilos imundos... Sinto-me indignada ao saber que as pessoas colocam fendas nos seus olhos e se negam a perceber a hipocrisia inculcada no cristianismo... Continuem a ler suas bíblias e defendendo a pedofilia, porque quem sabe amanhã seu/sua filho/a não será a vítima da vez...
Concí Sales disse…
Também sou historiadora e amo os literatos comprometidos com uma história e literatura que não se restrinjam aos FEITOS DE PODEROSOS, sejam imperadores, reis ou papas, menos ainda seus escândalos sexuais! Se não se pode aplicar ao chefe do romanopapismo o epíteto de nazista, pelo menos de modo oblíquo, permanecem sobre ele no mínimo as suspeitas de fascista. Socialista, anarquista, democrata, ele nunca foi...Deu continuidade à política centralizadora de poder pontifical levada ao extremo pela papa de Hitler, o qual silenciou diante do Holocausto em troca da liberdade romanista nas escolas. Concentrou-se nessa neo-inquisição que é a s.c.para a doutrina da fé, e de lá demoliu todo o trabalho da teologia da libertação, das conferências episcopais de medellin e puebla, que pretendiam manter a opção preferencial pelos pobres...ajudou a sanear as finanças do vaticano após o escândalo ambrosiano e a morte misteriosa do cardeal, que nunca foi esclarecida...manobrou a política do ex-pontífice como um mazarino ou torquemada, permanecendo como eminência parda e assumindo após sua morte o governo totalitário e absoluto.
aposentou bispos e afastou-os de suas dioceses quando ligados a teologia libertadora e substituiu-os por ligados a Opus Dei e ricas associações como o regnum christi...Foi durante 25 anos o richelieu vaticano-papal e não TOMOU CONHECIMENTO DOS ESCÂNDALOS DO PADRE MARCIAL?
Por que não podemos chamá-lo de TOTALITARISTA?
Ora, o nazismo, como demonstrou Hannah Arendt, é um totalitarismo...e o vaticanismo é o que?
milton gherer disse…
Pra mim o papa é nazi, a sua instituição também, não é a toa que foram aliados. Pergunto, qual dos ditadores, ditaduras, regimes assassinos a igreja deixou de apoiar? À exceção do imperio pagão e dos comunistas, que a alijaram ANTES de assumirem o poder; qual reino violento desse mundo, aqueles que mentirosamente DIZEM-SE SEGUIDORES, DO REI CUJO REINO NÃO É DESSE MUNDO, deixaram de participar? E quanto aos nazis, sabemos que a mídia-dives fabricadora, invenção de Leni Riefenstahl para propagar o culto de hitler; foi transplantada para o cinema americano, e depois televisão,para disseminar no mundo o culto da ética e estética consumistas; síntese de hoje é a globalização, que os santos vaticanos e papa abençoam...Por que não é nazi?
é nazista sim, porque é um verdadeiro fuhrer, um faraó, e um césar, aliás, eu tenho uma tia "crente", do sétimo dia, que explica bem legal, obviamente que duma maneira tendenciosa, porém jocosa, o significado real das três coroas na cabeça dele...hehehe. sem q isso venha a tirar sarro da cara dos religiosos seguidores dele, que o reputam como um quase-deus; nem favorecer de modo nenhum os que se dizem protestadores disso, mas conservam a mesma fábula, e por mesmos motivos: manutenção do status quo, e "bênçãos" materiais, aos seus lucros...é nazista porque o sincretismo político de sua instituição vai da extrema direita à esquerda, passando por todas as colorações; sempre apoiam os dois lados, porque não sabem quem vai ganhar e querem estar sempre com os vencedores...sempre fizeram assim, desde constantino, carlos magno, felipe o belo, felipe da espanha, todos os luíses de frança, até mussolini, hitler, franco, salazar, vargas, perón! qual ditador a igreja não apoiou?
qual prostituta, desde que boa pagante, e bem coberta com um véu negro, como evita, o papa deixou de receber e abençoar?é nazi, sim.
Anônimo disse…
VOCES nao tem vergonha na cara de inventar tanta mentira?saim a igreja sofreu muito por isso mas nao que dizer que hoje todos os padres sao pedofilos.so sei que por serem ateus querem destruir a moral da igreja,e que saber voc~es nao passam de pessoas rancorozas que nei sabem a que DEUS estão servindo,por denuncias absurdadas acho que é ao DEUS DEMÕNIO.OLHEM PARA DENTRO DE SI PROPRIO E SE PERGUNTE QUE PESSOA É VOC~E.POIS COMO DIZ UMA SABIA FRASE:flar de mim é facil dificil é ser eu,pois falar do papa e da igreja facil dificil é ser igreja.
Concí Sales disse…
Engraçado como os ódios anticlericais aproximam-se dos não menos odiosos afetos, daqueles que se prontificam a defender a "honra" da mais do que desonrada igreja, ou "moral" da mais do que desmoralizada instituição romanovaticana...Eu sinceramente, pelo amor que tenho pela história e pela arte, deploro que um patrimônio cultural e espiritual de tamanho valor esteja sob a tirania destes psicopompos da idade média, viciados nesse sadismo sexual que oscila numa bipolaridade macabra: castidade compulsória, versus libertinagem desenfreada porém não menos compulsória, porque as taras da efebofilia e pedofilia são mais do que compulsões...são verdadeiras obrigações...(de estado?).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih