Pular para o conteúdo principal

Pedofilia de padres leva 1.700 belgas a pedir 'desbatismo' só em 2010

do site Religión Digital

Os escândalos de pedofilia que sacodem o seio da Igreja Católica belga estão afetando a fé de seus fiéis, como evidencia a crescente demanda de apostasias no país, um fenômeno global que consiste em dar baixa no registro de batismos.

"Quando não se está de acordo com uma organização da qual, além disso, não escolheu fazer parte, o mais lógico é sair dela", explica Damien Spleeters.

Na Bélgica, país majoritariamente católico, Spleeters, de 24 anos, faz parte de um número crescente de católicos irritados com a igreja, protagonista de um massivo escândalo de pedofilia.

Depois de ser revelado em abril de 2010 que o bispo de Bruges abusou de seu sobrinho dos 5 aos 18 anos, uma comissão avalizada pela própria instituição revelou os testemunhos de quase 500 casos de abusos sexuais nos últimos 60 anos, dos quais 13 acabaram no suicídio da vítima.

Spleeters escreveu no ano passado ao bispo de Tournai (oeste da Bélgica), do qual depende a paróquia em que foi batizado, para anunciar-lhe que não desejava que a Igreja continuasse "falando em seu nome" e para pedir-lhe que seu nome fosse "apagado" do registro de batismos.

"Embora lamentemos a sua decisão, a igreja respeita a liberdade de cada um e não pretende reter contra a vontade aqueles que querem abandoná-la", responderam-lhe no bispado, procedendo "logicamente" a sua excomunhão.

A resolução de Spleeters não é incomum, indica Daniel Leclerq, do grupo "Amigos da Moral Secular", que auxilia os católicos que querem se desbatizar na Bélgica.

"Os comentários do Papa Bento XVI contra o preservativo, a nomeação do conservador André-Joseph Léonard para a liderança da Igreja belga e as revelações de pedofilia levaram a um incremento do desbatizados", argumenta Leclerq.

Embora não existam dados oficiais em nível nacional, essa associação explica que, em 2010, trabalharam com 1.700 casos, frente a 380 em 2009 e 66 em 2008.

"Comparado com comunidade católica na Bélgica, esse número representa uma porcentagem muito pequena", relativiza Tommy Scholtes, porta-voz dos bispos belgas.

"Parece-me compreensível que as pessoas tenham problemas com a instituição", mas "uma história particular não pode fazer com que toda a Igreja se desequilibre", defende Scholtes.

Dos 10 milhões de belgas, 60% são batizados, mas, segundo uma pesquisa publicada nesta semana, apenas 8% da população confiam na Igreja, frente aos 28% em outubro de 2009.

Na prática, a renegação do batismo, um fenômeno que se estendeu no mundo com a proliferação de grupos ateus que oferecem seu apoio na Internet, consiste em escrever à paróquia em que se foi batizado para que seja anotado no registro que o antigo fiel deixou a Igreja.

Dessa forma, o "desbatizado" já não pode se casar ou ser enterrado na igreja ou ser padrinho ou madrinha.

A Igreja belga é a última que se viu envolvida em um grande escândalo de pedofilia, depois da norte-americana, da irlandesa e da alemã.

Os bispos do reino pediram perdão oficialmente, mas resistem a indenizar as vítimas, estimando que é a Justiça que deve estudar a conveniência dessa decisão.

As autoridades civis devem decidir se uma instituição deve pagar os prejuízos ocasionados quando seus "líderes não estão pessoalmente envolvidos nos crimes", defendeu o arcebispo Léonard no mês passado.

"Converteram-se em mestres da arte de correr densos véus", critica Spleeters.

Tradução de Moisés Sbardelotto para o IHU Online.

Padre belga candidato ao Nobel confessa ter abusado de criança.
dezembro de 2010

Casos de padre pedófilo

Comentários

É de uma ignorância sem tamanho...informar a paróquia que deixou a Igreja não anula o sacramento do batismo. Além do mais; quem batiza as pessoas não é o padre pedófilo, ele é apenas representante da Igreja milenar, sinal de Cristo na Terra, ou seja, quem batiza é o próprio Cristo. Acredito que estes que abandonam a Igreja possuem pouca fé e na verdade já não participavam ativamente dela.

Blog: "O Cristão Comprometido"
Anônimo disse…
Sou cristão católico, e minha fé não é abalada com a pedofilia na Santa igreja, a igreja tem Cristo como cabeça, e nós somos membros pecadores Dela, e aí se vê quem peca são os filhos da igeja, pois ela continua Santa, porque foi fundada por Cristo.
E também acho quem deveria pagar pelos crimes são os sacerdotes e não a igreja.
Marcos.
Anônimo disse…
Poucos comentarios, Brasil um país católico réu da prostituição e do homosexualismo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica