Pular para o conteúdo principal

Leitor diz que chamar a ayahuasca de 'chá maldito' é discriminação

do leitor Carlos a propósito de
Jovem morre afogado depois de tomar o 'chá maldito'

Primeiro: a ayahuasca tem vários nomes, mas "chá maldito" não é um deles. Tal referência é pejorativa e discriminatória, logo, criminosa.

Segundo, o cipó Banisteriopsis caapi, conhecido por Mariri ou Jagube entre as religiões modernas, não contém "dimetiltriptamina", mas sim inibidores da monoamina-oxidase (IMAOs), substâncias muito utilizadas no tratamento de depressão, ansiedade, fobias e outras doenças, sendo receitadas diariamente por psicólogos e psiquiatras para milhões de pessoas pelo mundo.

A dimetiltriptamina (DMT) está presente nas folhas da chacrona (Psychotria viridis), outro ingrediente da bebida. É um alcaloide muito comum e pouco tóxico. Ocorre em centenas de plantas, fungos e animais, inclusive no cérebro humano, que o produz naturalmente em pequenas quantidades para funções diversas. É uma molécula análoga à serotonina, que promove o bem estar, sendo ainda o combustível de diversos  processos neurológicos indispensáveis, especialmente a inteligência.

Terceiro: não havendo prova de relação entre a morte e o chá, torna o título do artigo um calunioso, constituindo propaganda enganosa e difamatória.

Quarto, a matéria, parcial e sem nenhum conteúdo, visa apenas atacar a imagem das únicas religiões  verdadeiramente brasileiras, e dos adeptos da bebida tradicional, cujo uso data de tempos pré-colombianos.  Isto se chama preconceito.

Por fim, meus pêsames à família pela morte do jovem imprudente, ao ignorante que cedeu a entrevista apenas para mostrar a própria estupidez, e ao e-paulopes/band news, pela morte intelectual do autor da matéria e de seus propagadores de lixo sensacionalista e segregacionista.

RESPOSTA

Quem chamou a ayahuasca de 'chá maldito', conforme mostrou a Band News, foi uma testemunha da morte de Alexandre Viana da Silva, 18,  que ocorreu após ele tomar a bebida. Testemunha que tem, vale lembrar, direito à opinião como qualquer outra pessoa.   

Lixo, difamação, texto criminoso? Não delire, Carlos. Crimes mesmo foram os assassinatos do cartunista Glauco e de seu filho por Carlos Eduardo Nunes, um doente mental e usuário da bebida.

Sobre os supostos benefícios da ayahuasca, trata-se ainda de um tema controverso, e as impressões de um apreciador não tem nenhum valor científico.

Quanto ao fato de a bebida ser usada pelas "únicas religiões brasileiras", e daí? Para mim, todas as religiões são iguais. Todas de um certa maneira contêm dimetiltriptamina.

‘Tomem o chá de ayahuasca, mas sabendo que é uma droga’
fevereiro de 2010

> Sobre ayahuasca.   > Opinião de leitores sobre o blog.   > Posts de leitor.

Comentários

Anônimo disse…
Diga-se de passagem, o preconceito que versa o texto da lei Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997, é aplicável quando o sujeito passivo é a PESSOA, e não a coisa, neste caso o chá. Não se atribuiu em momento algum do texto o termo "maldito" quanto a qualquer usuário. Logo, não há preconceito neste caso, ou qualquer outro crime praticado pelo jornalista, ao meu entender!
Cabe ao leitor conhecer também o Art XIX da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, bem como o Art. 5°, Inc IV, da CF/88. Lembre, ainda, que o crime de CALÚNIA aplica-se a quem imputar falsamente a alguém fato definido como crime...
Bom post!
Everton Maciel disse…
religião é tudo igual e lunático tb.
Anônimo disse…
Vai me processar por eu chamar essa MERDA de chá de merda de chá?

FALSO MORALISTA
Anônimo disse…
Carlos, copiar texto do wikipédia pra mostrar conteúdo não vale de nada.

Você é uma pessoa totalmente ignorante.
Anônimo disse…
DROGA é tudo aquilo que altera o estado :

. fisico
. psicológico
. emocional
. neurológico
Do individuo, experimente tomar um LITRO DE CAFÉ EXPRESSO pra ver o que acontece ???
O chá do Santo daime é uma droga fortissima podendo induzir a quadros psiquiatricos gravissimos como daquele já maluco que matou o cartunista GLAUCO...
Vale lembrar que a DROGA mais MORTAL do mundo é a mais antiga tbm e mais usada o ´´ALCOOL´´....

Portanto esse chá ai é realmente uma MERDA !!!!
Anônimo disse…
só esprimentando pra saber se é uma coisa de outro mundo mesmo ,,pra mim tudo que é exagero é uma droga até alimento .......poriço tudo que é usado moderamente pode ser benefico valeu ....
Anônimo disse…
Vão estudar primeiro, bando de ignorantes. Façam um levantamento de todas as pesquisas existentes, de especialistas que a estudam há mais de quarentas. Vocês não passam de leigos falando do que desconhecem.

Esses estados psicóticos já existem previamente em algumas pessoas e não é a ayahuasca que os provoca ou cria, como vocês imaginam.

Aqui um pouco de informação para vocês:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/03/resposta-aos-inimigos-da-ayahuasca.html

E mais outro:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/04/sobre-ayahuasca-psicoses-e-alucinacoes.html
Anônimo disse…
Se a dimetiltriptamina é algo ruim e maldito, por que vocês não a arrancam do próprio cérebro? Façam assim: arranquem as próprias cabeças, joguem no vaso sanitário e dêem descarga, já que vcs tem tanto medo assim do DMT. Arranquem também o DMT que está também em vossos tecidos corporais, vossas células.
Os estudos não inconclusivos coisa nenhuma, vocês, inimigos da ayahuasca, é que ficam sabotando os estudos de todas as maneiras que podem, pois não querem que os seres humanos rompam com o paradigma materialista e não aceitam que a concepção de realidade dos povos indígenas sejam melhores que as vossas. Há não só preconceito, mas também ódio religioso e intolerância, além de um racismo, visto que vcs consideram que os índios e caboclos são todos uns ignorantes atrasados.
Anônimo disse…
Quanto à palavra "droga", seus falsos moralistas, porque não especificam que é um termo multissêmico? Se todas as drogas são ruins, inclusive as que curam, então fechem todas as farmácias e proíbam as pessoas de tomares remédios e de se alimentarem, pois quase todos os alimentos contém algum tipo de droga.
E quem foi que falou que todas as alterações de consciência são ruins? Isso é ignorância de vocês, que não estudam e não sabem nada sobre o assunto, mas se acham com competência para falar a respeito.
Desafio vocês a citarem um pesquisa que tenha constatado que um daimista que deixe de usar ayahuasca tenha síndrome de abstinência. Vamos, postem aí.
Anônimo disse…
Eu tive experiências fortíssimas com a ayahuasca, e inclusive a quase morte de um ente querido, pelo uso e abuso e ter entrado em uma seita que o levou a loucura. Existe um abuso e distorsão quanto ao uso da bebida, ela foi adulterada pelo homem branco, como a maconha(inicialmente uma erva de poder) e agora deixou de ser uma erva de poder. Agora, a ayahuasca pelo seu uso indiscriminado e por utilização de seitas e pessoas que querem o poder, ganhar dinheiro, o custo dos rituais e a mistura de crenças (umbanda, xamanismo, Shiva) dentro do local é uma margem para a espiritualidade negativa.Em vez de crescimento há uma confusão de idéias e pode ficar sujeito a manipulações, inclusive a loucura.
Anônimo disse…
trabalho serio com ayahuasca, deve ser feitos em cultos de correntes oficiais onde o daime e consagrado por pessoas serias fieis e leais a doutrina, e se formos analizar a grande quantidade de igrejas e grupos que se difundiram de maneira expansiva devemos levar em conta,que quantidade nao e qualidade,por exemplo tem patrinho(nene,bebe,sem noçao)servindo um copao de daime para uma pessoa que visita a doutrina pela primeira vez, isto e de uma imprudencia e irresponsabilidade absurda e a maior falta de respeito para com o corpo e o espirito de uma pessoa,mestre irineu serra jamais faria um absurdo desse... ass:mestre universal
Anônimo disse…
Mas é exatamente isso que alguns meios de comunicação querem que aconteça, que as pessoas acreditem fielmente em tudo o que eles falam e escreve. Que joguem no lixo o que nos faz pensar, o cérebro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no