![]() |
Memorial: imposição de um símbolo a todos |
A Nona Corte de Apelações dos Estados Unidos decidiu por unanimidade que a cruz de nove metros no monte Jolla La Soledad em San Diego, Califórnia, em homenagem aos soldados mortos em batalha é inconstitucional por se tratar de um símbolo religioso em propriedade do governo.
Desde 1913, o monte teve três versões da cruz. A atual foi inaugurada em 1954 para lembrar os soldados mortos na Guerra da Coreia, tornando o local em memorial, com nomes e fotos dos veteranos também das duas guerras mundiais.
No entendimento da Corte, o uso da cruz, um símbolo cristão, para homenagear todos os veteranos exclui as famílias de outros credos. “Isso significa que o governo está tão atrelado a uma única religião, que trata o símbolo dela [a cruz] como se fosse seu, universal”, relatou a Corte em uma sentença de 47 páginas.
A decisão ocorreu após uma longa batalha judicial.
Em 1989, o veterano de guerra ateu Philip Paulson, por intermédio da União pelas Liberdades Civis e com o apoio dos seus colegas judeus, recorreu à Justiça para que San Diego removesse a cruz.
Em 2008, o juiz distrital Larry Burns Alan sentenciou que a cruz, além de expressar um credo, é um símbolo da cultura americana e, por isso, a sua presença no memorial não fere o artigo da Constituição que separa o Estado da Igreja.
Paulson apelou da sentença, e agora a Corte anulou a decisão de Alan. “O Tribunal Distrital errou ao considerar que o memorial não é sectário”, sentenciou o relator do caso.
“Os veteranos de guerra podem e devem ser homenageados, mas não sob a égide de uma religião.”
Com informação da CNN e, incluindo a foto, do Los Angeles Times.
dezembro de 2010
Comentários
E que na constituição estão declarados como laicos; como o Brasil.
Vão agir com imparcialidade no quesito secular.
Um dos maiores absurdos para nosso país "laico", são os dizeres "deus seja louvado" nas cédulas.
Porque não colocar?!
Alá seja louvado.
Ogum seja louvado.
Krishna seja louvado.
etc...
Ou melhor ainda, NADA!
São o que são, não tenm como mudar... são inúteis mesmo...
Postar um comentário