Pular para o conteúdo principal

SFT mantém processo contra pastores pela morte de Lucas

A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve o processo em que um bispo e um pastor da Igreja Universal, Fernando Aparecido da Silva e Joel Miranda, respectivamente, respondem por homicídio qualificado e ocultação do corpo de João Lucas Vargas Terra (foto), 14.

A defesa dos pastores pediu anulação do processo sob o argumento de que as investigações que resultaram na denúncia (acusação formal) à Justiça foram feitas pelo Ministério Público, e não pela polícia.

O ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso, disse que a Constituição permite que o Ministério Público faça investigações. “Se até um particular pode juntar peças [provas] e obter declarações, por que não o MP?”, argumentou.

Silva e Miranda são acusados de terem assassinado o obreiro Lucas Terra no dia 21 de março de 2001, em um templo na Bahia. O menino teria sido queimado vivo em uma caixa de madeira. Antes, sofreu abuso após ter flagrado os dois tendo relações sexuais.

Os dois representantes da Universal respondem às acusações em liberdade porque em junho deste ano conseguiram do STF a confirmação de um habeas corpus.

Um terceiro pastor, Sílvio Roberto Santos Galiza, 26, foi condenado a 18 anos de prisão pelo crime. Ele é uma das testemunhas da acusação a Silva e Miranda.

Em 2004, um júri popular condenou Galiza a 23 anos e quatro meses de prisão em regime fechado. Em 2005, ele obteve redução da pena para 18 anos e em 2007, para 15 anos.

Em dezembro de 2008 ele foi transferido da Penitenciária Lemos Brito para a Colônia Penal Lafayete Coutinho, ambas na Bahia, porque obteve o direito ao regime semiaberto de prisão.

Comentários

Globalizados.com disse…
É triste. A religião realmente é uma forma da besta dominar a mente das pessoas. A gente vê este tipo de comportamento ser muito comum ao longo da história, dentro das igrejas. Acho que a questão ritualistica dissimula a muitos. A religião e as crenças em geral, causam mortes e sofrimento na prática.
Você poderia me informar onde estão aqueles soldados do exército que mandaram 3 rapazes para serem trucidados pelos traficantes?

Onde estão?
Paulo Lopes disse…
Maria, não entendi a relação que há entre o caso dos soldados dos Exército que entregaram três jovens para traficantes e o tema deste post.

De qualquer maneira, a informação é de que o tenente Vinicíus Ghidetti Moraes Andrade, responsável pela operação, continua preso.
Anônimo disse…
Não é à toa que o país não vai para frente --'
Esse atraso mental por conta da religião mais o tribunal DE MERDA que atua no nosso país contribuem para essa zona que alguns chamam de democracia!
Se houvesse no Brasil pena de morte ou prisão perpétua as pessoas pensariam duas vezes antes de cometer uma atrocidade dessas.
Anônimo disse…
Sabemos que não existe ninguem santo, seja em qualquer religião ou qualquer filosofia de vida....mas essa já passou dos limites...viadagem e assasinato na Iurd....Caramba !!!!
Anônimo disse…
Olha só quanta contradição.No discurso os pastores condenam a homossexualidade ,a pederastia,a pedofilia ou efebofilia ou garotofilia dos padres católicos e principalmente o HOMICÍDIO.Tudo o que esses bandidos praticam.E no caso desse menino toda essa pecadaria junta.E a Justiça ainda ameniza a pena deses criminosos.TRISTE E DEPRIMENTE.
Anônimo disse…
Bandidos cristãos são os mais frios que existem.Um crime bárbaro desses praticado com requintes de crueldade deixa qualquer homicida ou estuprador comum no chinelo.
Anônimo disse…
A notícia diz claramente que se tratam de dois homossexuais que foram flagrados pela vítima e que, a partir daquele momento, tomaram a iniciativa de assassinar o rapaz.

Portanto, o dado relevante aí é que esse "bispo" e "pastor" criminosos são homossexuais.
Anônimo disse…
Lá vem a conversa mole de novo... SE fossem heterossexuais e a vítima uma menina ou mocinha seria absurdo,monstruoso e bárbaro do mesmo modo. A natureza desumana e hedionda do crime não mudaria.Não faz diferença os moldes de caracterização de diretriz de libido dos envolvidos homo ou heteroafetiva.Bem,no triste caso, desafetiva.
Anônimo disse…
O leitor que considera relevante o fato dos dois criminosos serem homossexuais tentando vincular uma questão, que é a orientação sexual dos pastores, a outra questão que circustancializa a situção que é a consumação do crime tenta desconfigurativar e desconstruir a ideia do pedófilo homicida heterossexual ao homossexualizar a monstruosidade do crime cometido dando a entender sutilmente que só gays são homicidas e pedófilos necessariamente e em especial os religiosos.Ele busca uma argumentação desgratificativa dos expoentes de simbolicidades embutidos nas figuras de dessimbolização dissimulativa da descaracterização de que pedófilos podem ser heterossexuais,bissexuais ou homossexuais rebuscando frasear que a assertiva que rezaria que somente homossexuais teriam capacidade de ser criminoso frios por serem desajustados,desequilibrados e não os ditos cristãos heterossexuais tementes a Deus e retos visto que a sua sexualidade denominada e autoproclamada sadia teria uma capacidade de imunizar suas mentes contra uma desposição para cometer crimes hediondos.Não é relevante a sua condição de norte libidinal.Crimes horrendos como este lamentável que estamos a comentar não são refereciais para essa ou aquela cor ou etnia ou para um dos sexos ou para essa ou aquela sexualidade,condição social,grau instrucional etc.Quem os comete são criminosos desumanos e frios não importa o resto.O fato do pastor e do bispo serem homossexuais é irrelevante.
Anônimo disse…
Esse tribunal é rídiculo só porque eram pastores da IURD se fossem pedreiros seriam condenados com todo rigor da lei e do rito jurídico mas como é gente do Pedir Maiscedo eles aliviam...
Anônimo disse…
A justiça,como sempre,aliviando a barra desses bandidos.
Anônimo disse…
VERGONHOSO tinha de aumentar a punição desses bandidos e não abrandar.Nossa justiçaé uma vergonha.
Anônimo disse…
Isso foi uma barbárie humana.Uma selvageria de monstros vestimentados sob mantos religiosos.
Anônimo disse…
Alguns religiosos inescrupulosos,desonestos e fanáticos querem cinicamente retirar a culpa que pesa sobre eles fazendo uso de uma retórica e labialidade repletas desse desenlace intelectivo mentiroso,artificioso,desarticulado,estuporado,eencopetado,ocioso e desonesto para de forma vil e covarde tentar transferir sua culpabilidade de monstruosidades como esta fazendo uso do antilóquio da corporalização da mentira premeditada jogando-as em homossexuais,ateus etc.Já é sabido por todos que a amoralidade e toda sorte de crimes como o estupro de vulnerável culminado pela patologia da pedofilia é frequente entre eles.E eles tentam macular os outros com suas máculas como observamos em outros posts.O caso desse garoto foi uma perversidade pastoral digna de comparativos com as mais cruéis mortes dos piores homicidas.
Anônimo disse…
Sempre tem um jeitinho de aliviar a barra desses mercenários de cristo.Mercadores da fé.A justiça brasileira é uma vergonha e o Pedir Maiscedo tá comprando todo mundo.
Anônimo disse…
Não tem nada mais escroto no país do que esse movimento pentescostal.A IURD é uma indústria da fé mafiosa.
Anônimo disse…
Culpar gays e ou ateus para afastar isso(a pedofilia) dos religiosos é nojento e infame!!!
Anônimo disse…
ESSE TIPO DE CRIMINOSO DEVE SER PUNIDO COM A PENA DE MORTE. POLÍTICOS, PELO AMOR DE DEUS, PAREM DE ROUBAR, SEJAM HONESTOS E INSTITUAM A PENA DE MORTE.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia