Pular para o conteúdo principal

Jesus adolescente é personagem de sátira de escritor ateu

Eduardo Mendonza é um
 estudioso das religiões
No século 1º, o romano Flato procura uma fonte milagrosa cuja água dê sabedoria a quem a beber. Ele percorre o mundo e experimenta a água de onde passa, mas o único efeito que obtém é a formação de gases intestinais. Na Palestina, ele é contratado por um garoto para desvendar um crime atribuído injustamente ao seu pai. Esse menino é bochechudo e tem orelhas de abano. Seu nome é Jesus, que se torna assistente nas investigações de Flato, de quem leva reprimendas e cascudos.

Esse é o resumo da sátira “A assombrosa viagem de Pompônio Flato” (Editora Planeta) escrita pelo espanhol Eduardo Mendonza (foto), 68. Ele é um ateu estudioso das religiões.

Mendonza começou a escrever o livro como um divertimento e deu conta de que poderia abordar a religião e a história por intermédio do humor. Ele classifica o livro como um ‘thriller esotérico’.

Pegou a adolescência de Jesus porque se trata de um período sobre o qual não há relatos na Bíblia. “Nem há a certeza se Jesus existiu mesmo. Como os evangelhos canônicos não falam da infância de Jesus, decidi jogar com esse vazio, como poderia ter inventado uma história sobre o Rei Artur ou o Super-homem.”

Ele afirma que o romance não é blasfemo, tanto que não houve reação da Igreja Católica. O que é de se lamentar, diz em tom de brincadeira, porque, se igreja tivesse criticado o livro, ele teria vendido mais. “E, na melhor das hipóteses, eu teria sido excomungado.”

O escritor não vê contradição em um ateu conhecedor das religiões. Disse que, como no caso da maioria das pessoas, recebeu uma educação contaminada pela crença e se tornou ateu aos poucos, à medida que ia tomando consciência da repressão religiosa ao sexo e de todo o tipo.

“Era cruel submeter os rapazes ao temor constante por um Deus implacável”, disse. “Mais tarde dei conta de que tudo não passa de um sistema absurdo inventado por homens malvados que queriam submissão das demais pessoas.”

Como ateu, diz, ele está em condições de observar as religiões com isenção e senso crítico, como no caso da avaliação que faz das escrituras sagradas dos cristãos.

“A Bíblia propõe a conquista pela força, a vingança, o assassinato, a submissão da mulher, a superioridade de uma raça e de uma religião sobre as demais. É um conjunto de horrores. Mas não deixa de ser um relato muito divertido.”





Com informação da Folha e Jornal de Notícias, de Portugal.

Ateus suíços querem proibir a Bíblia às crianças por conter crueldades
novembro de 2010

Consequências da Bíblia para o mal.    Ateísmo.     Jesus.


Comentários

Anônimo disse…
"Como ateu, diz, ele está em condições de observar as religiões com isenção e senso crítico, como no caso da avaliação que faz das escrituras sagradas dos cristãos."

É impossível alguém ser neutro em qualquer coisa... todos sabemos disso...

Eu posso saber tudo sobre a vida, os gostos, o jeito do Silvio Santos ser, e nunca ter tido intimidade com ele. Nem ter sentado à sua mesa, nem ter ouvido nenhum dos rumores da sua alma.

Por isso quando um religioso fala de uma ateu, acaba falando bobagem... porque fala cheio de pré disposição... o contrário é verdadeiro...
Anônimo disse…
voce é do parmera o curintianu? que praga voce é?
Adelmo Fagundes disse…
ADELGUNDES@HOTMAIL.COM.

Quero esclarecer antes de qualquer coisa que aqui não faço a DEFESA da verdade de Deus...Esta tem DEFENSORES BEM MAIS PODEROSOS QUE EU e que um dia, vocês conhecerão...
"Ateu e conhecedor das religiões"...Outrora havia tipos mais sérios destes, que negando a crença por questões de coerência com a própria racionalidade, todavia se abstinham dessa propaganda "religiosa-ressentida", característica do chamado ateísmo pragmático; toda essa gente decepcionada com Deus pela infantilidade de uma suposta atribuição dos males e vicissitudes humanos e existenciais, ao Deus que inconscientemente querem inculpar.
Os ateus de outros tempos, ao perseguirem a religião, suas idiossincrasias e erros históricos, eram ainda assim mais isentos que os de agora, desejosos de aparecer e de lucrar.
São religiosos de mau-gosto, hipócritas dissimulados geralmente pseudo-intelectuais ou intelectuais mal sucedidos, fracassados.
Faz bem a Igreja em não ter levado a sério, em não ter soprado o fogareiro do bravateador.
Jamais homens como Dawkins, em seu delírio de afirmação da matéria, ou outros de menor talante, chegarão nem perto de Newton, Pascal ou Einstein, expoentes geniais da racionalidade; ou muito menos aproximar-se-ão de cientistas sérios (verdadeiros conhecedores) das religiões como Mircea Eliade, Marcel Mauss, Gilbert Durand, dentre outros, cônscios e respeitadores da religião como fenômeno e ciência, em outras perspectivas que não a primária e absoluta daquela antireligosa, que se arvora A LUZ ABSOLUTA, portanto, contradição de termos, pois esta é uma prerrogativa religiosa. Uma prova que os ateus hoje em dia, são bem menos inteligentes, bem menos críticos que outrora. É só um modismozinho de gente que lê muito, mas cria pouquiíssimo e contribui menos ainda para o que chamam "ciência"...
Anônimo disse…
Ai ai ai...
Mas que falácias, anon das 01:23
Anônimo disse…
Vamos raciocinar :

FLAVIUS JOSEFOS [ um dos mais famosos historiadores do mundo antigo , supostamente sabendo da existencia de um ´´MESSIAS JUDEU´´ que foi a unica pessoa no planeta que ´´RESSUCITOU´´ etc etc JOSEFOS dedicou apenas uma linha dos seus extensos textos sobre a historia judaica em relação a JESUS....
Imaginem a história mais famosa do mundo contada de forma ´´ultra-mega-vaga´´ em apenas uma linha....por Josefo, a quem diga que essa citação tenha sido criada por algum COPISTA CRISTÃO posteriormente....Jesus não nasceu no NATAL....mas todo mundo comemora....
Anônimo disse…
O ateísmo é um flagelo moral e produto de uma mente canalha. Uma associação de escritores ateus canalhas só pode resultar em canalhices.
Pedro Lobo disse…
Eis acima um exemplo de quem tem Jesus no coração e... muito ódio. Um legítimo cristão.
Anônimo disse…
Religião é fingimento. É fingir para si mesmo e para os outros que você acredita naquilo que ninguém, no fundo, acredita. Para não quebrar o encanto, todos devem participar. O problemas são esses ateus toda hora querendo estragar a brincadeira. Ateu deve ser alguém que não teve infância!
Anônimo disse…
o ateu e o segundo maior mentiroso da historia pois diz não acreditar em nada mas vive tentando fazer as pessoas acreditar nele isso e muinto engraçado pois o primeiro mentiroso vive fazendo o ateu acreditar que Deus não existe mas o tempo todo tentar ser deus.
Anônimo disse…
Embora nao haja certeza ABSOLUTA, é possivel que DEUS/Criador exista!
Esta possibilidade é matematica, sabemos que vida só provem de outra vida,este é o caminho, para a existencia de nossas vidas é necessario um meio vivo, nao é possivel vida a partir de materia sem vida.
Portanto a vida nao surgiu do NADA a esmo, nossa existencia tem um MOTIVO, nao é o acaso, o deus acaso nao cria nada, só destroi...
Se o deus acaso criasse vida, nossos cientista mais inteligentes e equipados que o deus acaso ja teriam criado vida em laboratorio, portanto um criador é possovel, embora hoje nao temos como encontra-lo, estamos sem esta pista, na sisso nao quer dizer 100% que ele/ela nao possa existir.
Nao ver ou nao saber aonde esta, nao é prova que nao existe.
Unknown disse…
“A Bíblia propõe a conquista pela força, a vingança, o assassinato, a submissão da mulher, a superioridade de uma raça e de uma religião sobre as demais. É um conjunto de horrores. Mas não deixa de ser um relato muito divertido.”

Me admira um estudioso, "neutro", falar isso.
Reges disse…
Excelente texto. Uma pena não ter absolutamente nenhuma proximidade sequer com a realidade.
Anônimo disse…
traduz aí,gênio '-'
6qmt disse…
vai ler um pouquinho de dawkins prezado...e tente contribuir com o debate sem o uso falacioso ,talvez lendo ,vc passe a fazer uso da razão e respeite um pouco mais o que chamam "ciência"
6qmt disse…
vai ler um pouquinho de dawkins prezado...e tente contribuir com o debate sem o uso falacioso ,talvez lendo ,vc passe a fazer uso da razão e respeite um pouco mais o que chamam "ciência"
Anônimo disse…
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/vida-sintetica-criada-pela-1a-vez-20052010-42.shl

Veja este link. Creio que responderá a sua afirmação de que não se pode criar vida em laboratório.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová