Pular para o conteúdo principal

'Atea parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes'



Título original: Ateísmo e delírio

por Fernando de Barros e Silva, da Folha

As imagens de Charlie Chaplin e de Adolph Hitler estão lado a lado. Abaixo do criador de Carlitos está escrito "não acredita em Deus"; abaixo do líder nazista, "acredita em Deus". No alto, o slogan: "Religião não define caráter".

Essa é uma das quatro propagandas que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) estaria veiculando, desde ontem, em ônibus de Porto Alegre e de Salvador.

Poderíamos logo brincar e dizer: nos ônibus brasileiros, talvez seja melhor ir na companhia de Deus... Piada à parte, seria fácil inverter a lógica da propaganda, opondo, por exemplo, Madre Teresa de Calcutá (a religiosa) a Joseph Stálin (o ateu).

A Atea argumenta, em seu site, que pretende diminuir "o enorme preconceito que existe contra os ateus e caminhar rumo à igualdade plena entre ateus e teístas". Certo.

Mas a Atea, com sua campanha, parece cultivar uma espécie de religião dos descrentes, de igrejinha dos sem fé. Mais do que isso, ao copiar um tipo de propaganda que teve início na Inglaterra, em 2009, a associação de ateus importa para o país um problema postiço, que não é nosso, pelo menos nesses termos.

Isso fica muito claro numa das peças publicitárias, especialmente agressiva. A imagem mostra o avião mergulhando, prestes a se espatifar contra uma das torres gêmeas, enquanto a outra já está em chamas. Ao lado se lê: "Se Deus existe, tudo é permitido" -inversão da frase famosa de Dostoiévski, nos "Irmãos Karamazov" ("Se Deus não existe, então tudo é permitido").

O 11 de Setembro foi obra de extremistas religiosos, todo sabemos. Mas também sabemos que quase todas as pessoas que acreditam em Deus reagiram ao ataque com horror indignado. Será que precisamos desse ateísmo apelativo, subsidiário da doutrina bélica de Bush?

Não vamos, por favor, transformar a descrença em Deus num delírio, para parafrasear Richard Dawkins. Quem fala aqui é um ateu convicto, que convive muito bem com o fato de pertencer a uma minoria.

> Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu.
dezembro de 2010

Comentários

Adolfo disse…
nota-se a idiotice do autor quando faz comparação de Stalin (que seria o mau) contra Madre Teresa de Calcutá (que seria a "boa")... A tal Madre Teresa já esteve envolvida em casos de desvios de verbas para instituições de caridade e de santa não tinha absolutamente nada, tendo proferido discursos machistas ao longo de toda a vida... enfim, mais um texto de um religiosos co raivinha...
Breno Peck disse…
Que parte, sr. Troll de 12/12/10, de "Quem fala aqui é um ateu convicto" você não entendeu?
Gabriel disse…
"Ela é apenas uma retribuição justa para a conduta sexual imprópria".
Madre Teresa, sobre a AIDS.
Anônimo disse…
O ateísmo deveria sim ser transformado em uma religião de descrentes. Seria ótimo não pagar impostos, ter proteção contra discriminação e ter poder de influência sobre o governo, só pra sentir o gostinho do que é ter uma religião hoje em dia e lutar com as mesmas armas que eles.
Lobaum disse…
Pelo o que entendi, em nenhum momento a ATEA afirmou que religiosos são maus. Apesar de nao me considerar Ateu (sou agnostico), acho sim que existe preconceito da parte dos Católicos.

A grande massa religiosa tem uma crença de que aqueles que não tem Deus no coração, não podem ser bons e/ou ter caráter. Acho que é esse preconceito que a ATEA quer quebrar. Não querem julgar os religiosos, querem é ter o direito de NÃO serem julgados pela propria "religião"(ateísmo) e tambem que esses religiosos que possuam esse tipo de crença(muitas vezes inconsciente) passem a julgar por um critério mais crítico do que a religião do outro. Do mesmo modo que um ateu pode ser bom e justo, muitos cristãos apresentam condutas irrepudiantes, inclusive no meu público e ainda assim mantém seus fiéis!
Eu acho MUITO mais digno um ateu bom do que um religioso bom, já que a religião força muitos a manter um caráter por MEDO de uma punição futura. Um ateu convicto, quando bom, o é por uma propria dignidade e por uma vontade muito mais nobre e consciente. Vontade pura de fazer o bem ao proximo!


No máximo, um outro intuito da campanha poderia ser a provocação de um questionamento nos outros em relação à propria religião, mesmo processo que provavelmente os tornaram ateus. Se isso for verdade, isso só os aproxima ainda mais dos outros grupos religiosos, já que a toda hora vemos mensagens pró-Deus.
Adolfo disse…
Olá Breno, não sou Troll não, e a parte que não entendi foi nde está a "convicção" do autor do texto, que se diz ateu, mas parece a minha avó carola falando...


"Ela é apenas uma retribuição justa para a conduta sexual imprópria".
Madre Teresa, sobre a AIDS. [2]
Tudo que Quiser disse…
Dawkins geralmente argumenta que ele prega a pessoas que estao em cima do muro, eu acho uma boa estratégia para os ateus e acho que este tipo de propaganda não ajuda muito, embora em si ache os questionamentos reais. "Radicalismo" nesse sentido deve servir como 'defesa' e não propaganda, como por exemplo quando alguém alegar que outrem é imoral só por que é ateu.
Anônimo disse…
Ateus nao tem ponto de referencia para valores morais,querem aparecer,arrogantes,nao respeitam,difamam os q professam uma fe,sao amorais caluniadores...
Anônimo disse…
anonimo de cima, sou ateu e tive pais. Estudei em uma boa escola, por isso não venha copm essa historiazinha besta.
Anônimo disse…
Esta querela é muito antiga. Ateus versus crentes. E sempre foi material para boa literatura e piadas. E precisamos , pra viver, tanto de uma , quanto de outras...Entre umas e outras, que eu como boa atéia, não dispenso uma pinga, e comecei a beber no colégio batista, com meus amigos protestantes, onde estudava; resolvi entrar meio que sem ser convidada para o debate, pra dizer que ESSE PROBLEMA NÃO É IMPORTADO, E FAZ TODO SENTIDO DISCUTIRMO-LO, porque os ateus são discriminados, e pior, estigmatizados. Eu não acuso a religião em si, nem as autoridades religiosas, em sua grande maioria atéias, pelo menos no nível pragmático - e no sentido pejorativo que se dá ao termo ateu-; eu acuso a falta de educação, à falta de leitura, de civilização, esse espírito materialista, grosseiro, vulgar, que é pseudo-espiritualismo dos falsos crentes. Ninguém foi mais espiritualista do que Marx. E ninguém mais materialista do que essas pessoas que dizendo acreditarem em Deus, só pensam em coisas materiais: dinheiro, negócios da família indo bem, casas, veículos, empregos, concursos e vestibulares...rsrs. Eis o que pedem a Deus os que dizem seguirem o Filho de Deus, que pressupostamente os pediria renunciarem a essas coisas, pois SEU reino não é DESSE mundo...Mas os pseudocrentes, míopes, acham que o ruim, o feio do mundo, são os ATEUS, OU os CRENTES DE CRENÇA CONTRÁRIA...Verdadeiros crentes são tão críticos quanto os ateus, angustiados com sua incoerência, com a insustentabilidade de suas crenças; verdadeiros ateus respeitam a espiritualidade , a fé, os SÍMBOLOS da alma humana, cultural e artística e religiosa. Agora, existem crentes de merda e ateus pulhas, como alguns que escrevem ridiculices ali, alhures, aqui...Eu prefiro a literatura e as piadas, entre umas e outras, também com minhas amigas pinguças, algumas inclusive freiras, vou enchendo a vida daquela arte como diz Sartre, sem a qual a existência pesa. Com, ou sem crença.
Anônimo disse…
Você é ateu?AHAM, SENTA LÁ.
Anônimo disse…
Pequeno Manifesto Agnóstico/Ateu

Um dia, todos serão ateus ou agnósticos. Será um Mundo com mais tecnologia, mais burocracia, mais suicídios, mais progresso de toda ordem. Será um Mundo equilibrado, não necessariamente justo. Não haverá racismo nem machismo, pois as leis morais que os incentivam serão banidas. A Pobreza será tratada com programas de distribuição de renda e qualificação, e não com esmolas. As tragédias não serão atribuídas ao demônio, pois nem esta nem nenhuma outra divindade será alimentada com louvores, portanto, morrerá, como Apólo, Zeus, Mitra e etc.
Anônimo disse…
Péssimo exemplo de caráter ateu, se não me engano Chaplin tinha uma quedinha por meninas muito jovens.
Anônimo disse…
Duvido muito que quando todos forem ateus ou agnósticos haverá mais burocracia e suicídio. Eu diria que haverá menos burocracia e menos suicídio. Não vejo como poderia qualquer aspecto piorar em uma sociedade sem religião. Na verdade, em uma sociedade formada por ateus ou agnósticos, qualquer problema que existisse seria ou inevitável(desastres naturais), ou muito pouco preocupante e importante.
Anônimo disse…
num sociedade de ateus não existirá homens-bomba.
Anônimo disse…
O fato de haver um grupo de pessoas juntas e com os mesmos princípios, não cria uma religião, cria no máximo um clube...

Para ser religião é necessário mentir para os membros falando que representa um ser mágico e sobrenatural...

Dizer que um grupo de ateístas é uma religião... é como dizer que um grupo de eunucos é uma suruba...
Anônimo disse…
Acho q o autor escreveu um absurdo: `` desse ateísmo apelativo, subsidiário da doutrina bélica de Bush?`` PUtz.. amigo pelo amor.. quem subsidiou a doutrina bélica de Bush foi exatamente os extremistas cristãos. Não lembra mais q ele inclusive chamou de guerra Santa contra os Mulçumanos.. q isso. O argumento do ônibus, mesmo invertendo no seu entender os personagens continua valendo.. se nem todos ateus são bos e nem todos teístas tb o são, logo religião não define carater. A questão 11 de setembro é fora da nossa realidade? quem dera.. pais cheio de gente pobre, na miseria e precisando de tudo... e o povo recolhendo dinheiro no Brasil pras familias das vitimas do atendado. Ou não é nosso problema ou então é. Não da pra usar 2 pesos, 2 medidas. Pra ajudar e sensibilizar e ter solidariedade e fazer campanhas nacionais na rede globo é problema, mas quando usamos como argumento não é? Quase todos os reliosos repudiaram o atentado? e o Islamismo..? e grande parte dos Mulçumanos? realmente lamentaram.. uma das maiores se não a maior religião do Mundo em territorio e em numeros de fies, acredito. Como a maioria? tu quer dizer os cristão ficaram horrorizados né? claro.. ataque religioso islã; quero ver toda essa sensibilização desse ``quase todos os religiosos`` quando os EUA mentem pro mundo inteiro so pra caçar o desafeto do pai do presidente. Fora as guerras q se mete, matando milhares de pessoas, por territorios no oriente medio, pra defender os amigos judeus e atras de petroleo. Dae os atentados la, os ``quse todos religiosos`` nem tomam conhecimento. Claro, são cristãos e querem mais colocar gasolina no carro deles.
Unknown disse…

Como sempre Crentes começam sem saber nem escrever e muito menos argumentar. caluniadores por que? me prove que existe deus e que a igreja não é preconceituosa que me calo.
Unknown disse…

Piores são os padres e pastores, um por meninos e outro pelas irmãs casadas.
Anônimo disse…
Sou agnóstico (não possuo e rejeito ter uma religião) me afino com o discurso laico dos ateus porque eles oferecem argumentos interessantes e a maioria das pessoas deveria aprender a raciocinar mais e repensar muito do que meramente repetem de forma automática.

Embora eu creia sim, em Deus e em Cristo. Sem deixar que padres, pastores, xamãs, ou qualquer outro tipo de intermediário venha me cobrar financeiramente para me explicar a sua visão das coisas.

No entanto, como já disse algumas vezes aqui, da mesma forma que pessoas deturparam as palavras de fé para fazerem uso delas de acordo com suas conveniências e destruíram sua real aplicação e sentido, pessoas que se dizem ateus deveriam aprender com os religiosos e não cometerem os mesmos erros.

O mesmo discurso de ódio dos religiosos é usado, com outros argumentos, pelos ateus.

Assim, quem ganha são os religiosos que ensinaram a como lidar com quem é diferente.

Ateus tem obrigação de ser melhores que os xiitas e fundamentalistas porque os religiosos poderão, no futuro, alegar que estavam seguindo orientações de suas religiões. E os ateus?

Como explicarão seus erros e seus excessos?

Não somos nós, plenamente responsáveis pelos nossos atos bons e maus?

Se Deus nos ajudar (¹), cresceremos em número e importância neste país.

Ocuparemos vagas em casas legislativas e faremos a bancada laica em oposição à bancada teocrática.

Mas, não podemos perder o foco e entrar na luta com as mesmas armas que os outros.

*(¹) Como disse, não sou ateu.....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor