Pular para o conteúdo principal

Microcomputador apoiado no colo danifica o esperma, alerta urologista


O uso microcomputador no colo eleva a temperatura dos testículos e alterar as condições do organismo na produção de espermatozoide, o que pode causa infertilidade. 

O alerta é de Yelim Sheynkin, urologista da Universidade de Nova York e coordenador de um estudo sobre o assunto publicado no Fertility and Sterility. 

Ele explica que os testículos se mantêm em temperatura alguns graus abaixo da do interior do corpo, o que é necessário para a produção de esperma, mas o uso laptop (‘lap’ significa colo) “esquenta” o saco escrotal.

Sheynkin mediu a temperatura na área genital de 29 jovens voluntários com o microcomputador no colo e verificou que houve um rápido superaquecimento dos testículos, mesmo quando o aparelho ficou apoiado sobre uma almofada.

"Com dez ou 15 minutos de uso do laptop, a temperatura escrotal já ficou acima do que se considera seguro, mas os jovens não sentiram”, disse.

Houve uma elevação de até 2,5ºC e, de acordo com pesquisas anteriores, a produção de esperma se danifica quando a temperatura dos testículos sobe mais de 1ºC.

Ainda não há nos Estados Unidos um estudo que atribua ao uso do laptop a causa de parte da infertilidade. Atualmente, 16% dos casais americanos não conseguem ter filhos. Metade desse percentual se deve à infertilidade masculina.

Pela estimativa de Sheynkin, nos próximos anos esse problema tende a se agravar se as pessoas em idade de reprodução não tirarem o computador do colo.

Com informação da Reuters.

> Sexo diário melhora qualidade do esperma, diz estudo.
junho de 2009

> Espermatozóides de obesos têm qualidade inferior, diz estudo.
julho de 2008

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz