Pular para o conteúdo principal

Universitária paulista escreve no Twitter: ‘Mate um nordestino’


Por atribuir aos votos do Nordeste a vitória de Dilma Roussef (PT), candidata à Presidência, a estudante paulista Mayara Petruso (foto), 21, revoltada, escreveu no Twitter domingo (31), dia das eleições, que “Nordestino não é gente, faça uma favor a SP, mate um nordestino afogado”. Ela cursa o sexto semestre de direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas)

A reação a Mayara foi imediata na internet, a partir do próprio Twitter, onde o assunto entrou na lista dos mais comentados. No hastag #nodestisto, na grafia com erro cometido pela própria estudante, foram muitos os protestos.

Thiago Balzary, por exemplo, escreveu: ‘Ô minha amiga, assim você ofende nós paulistas com esse seu preconceito, só porque é burguesinha acha que é melhor que eles [nordestinos]?'.

Nos hastags “#orgulhodesernordestino” e “#Petruso” também houve repúdio a Mayara.

Houve quem concordasse com a jovem, como o Dom Ramone, um nickname, que disse gostar dos nordestinos porque, “se alimentá-los e deixar no quintal, cuidam da casa pra você”.

O assunto repercutiu na imprensa baiana. O Correio informou que Mayara é estudante de direito e que sabe, portanto, que cometeu um crime previsto na Constituição cuja pena pode ser até de três anos de prisão.

O jornal também informou que a estudante no Facebook escreveu:  “Afunda, Brasil. Dêem direito de voto pros nordestinos e afundem o pais de quem trabalha para sustentar os vagabundos que fazem filhos para ganhar a bolsa 171”.

“Bolsa” é uma referência ao programa Bolsa Família e “171” é número do artigo penal que tipifica os crimes de estelionatários, dos tramquieiros.

Manifestações preconceituosas de paulistas contra nordestinos, e vice-versa, são comuns em sites como o Orkut. A repercussão, nesse caso, se deveu ao clima tenso dos últimos dias da campanha eleitoral, principalmente na internet, onde partidários de José Serra (PSDB) e de Dilma travaram entre si uma guerra.

Mayara se assustou com o alcance de suas palavras e deletou suas contas nos sites de relacionamento, começando pelo Twitter.

No Orkut, antes de apagar o seu perfil, ela pediu “sinceras desculpas”, porque o seu “foco” seria outro, e não ofender os nordestinos.

“Errar é humano, desculpas mais uma vez.”

OAB REAGE - atualização em 3 de novembro de 2010

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seção de Pernambuco, vai dar entrada na Justiça de São Paulo a uma representação contra Mayara Petruso e outras pessoas que manifestaram preconceito contra o Nordeste no Twitter. Henrique Mariano, presidente da OAB-PE, disse que a estudante deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação de prática de crime, cuja pena é de deteção de três a seis meses ou multa).

Com informação do Twitter, Orkut e do jornal Correio.

DEMISSÃO - atualização em 4 de novembro de 2010

O escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados informou que Mayara Petruso foi sua estagiária e que  ela foi demitida antes do episódio preconceituoso do Twitter, mas não revelou a data em que houve o desligamento "por uma questão de ética". Em nota, criticou a discriminação, que deve ser apurada pelas "autoridades competentes" para as "providências cabíveis".

Caso Mayara Petruso (ou preconceito contra os nordestinos).

> Professor universitário afirma que baiano é burro.
maio de 2008

> Casos de racismo.

Comentários

Marcelo Idiarte disse…
A classe média brasileira é pródiga ao expressar opinião. Geralmente as palavras saem na frente do bom senso. Isso que são pessoas que tiveram acesso a uma educação de qualidade. Lastimável.
Anônimo disse…
Fico chateado por ser nordestino e ter votado no Serra, e ainda sim ser ofendido por ser de uma região diferente.
O Antagonista disse…
Isso é uma prova que estudo, instrução, não é necessariamente sinal de educação. EDUCAÇÃO é algo mais amplo, e muito mais distante de nosso cotidiano do que podemos imaginar. Sim, instrução é um caminho para se chegar à educação, mas só quando há interesse me que isso ocorra; quando não, o que acontece são casos como esse, de uma estudante de direito, tão mal educada e sem cultura, tão pouco gente, quanto um desses nordestinos que ela deseja ver exterminado.

Valeu.
Regina disse…
Ela assinou atestado de ignorância para o Brasil todo ver. Ficou famosa.
emersonwendt disse…
Paulopes,

Sobre este caso repassei todos os dados à Polícia Civil paulista, pois recebi inúmeras denúncias através do meu user no Twitter (@EmersonWendt).
Abraço.
Anônimo disse…
Política à parte, vamos aos fatos: não sou nordestino, sou mineiro, porém, como todo brasileiro descente deveria fazer, eu REPUDIO as palavras dessa pessoa pobre, ignorante e inútil. Racismo, não leva a nada, é uma das piores manifestações da estupidez humana! É de se admirar que uma pessoa que estuda direito, como ela diz que estuda (SERÁ???), possa não ter conhecimento de nossa carta magna, a CF88!!! Se a lei no Brasil fosse realmente dura, essa pessoa deveria ser banida da faculdade, presa, passar vários anos no xadrez e ainda pagar uma bela indenização para aqueles que se sentissem ofendidos!!!!
Anônimo disse…
E só para terminar: cuidado, Mayara, se algum dia você for a algum país onde muitos pensam o mesmo a respeito dos brasileiros, pois você é que poderá ser a vítima. E não vai adiantar nada falar pra eles “ Mas eu sou como vocês, eu odeio nordestinos!” , pois alguns deles odeiam BRASILEIROS!
Anônimo disse…
Estou envergonhada de ler comentário tão infeliz feito pela paulista, "estudante de direito". Sou mineira e moro a 5 anos na Paraíba, terminei minha faculdade de direito aqui no estado e tenho orgulho deste povo de poucos recursos, mas de imensa capacidade, criatividade,estima auto, inteligencia natural, lugar lindo que tenho como opção e de qualidade de vida.
Acredito sinceramente que a mesma deve desconhecer a Constituição Federal, deveria estudar um pouco mais, pois assim o curso exige e o crime cometido constitue antes de tudo violação a preceito constitucional, conteúdo base do direito. Aliás, democracia tb está na Constituição se ela ainda não descobriu.
E ainda, completamente ignorante no quesito política, mas bitolada a uma visão café com leite (se é que ela conhece parte desta hitórica nacional).
Desculpas não a exime do grave erro cometido, simples: não sabe filtrar o pensamento...fala a besteira que quer e todo mundo lê, comenta, mas nada é feito...cae no esquecimento. Culpa maior da educação em todos seus estágios...primeiro em casa, pois deve conviver com estes tipos de comentários em casa, segundo da formação básica que a levou até a faculdade e responsabilidade maior agora da faculdade onde esta menina (cidadã)) cursa direito, pois a finalidade do direito deve ser introduzido pela instituição através dos professores, como fim social principalmente, de mediar e dirimir conflitos da sociedade, e não ser ela objeto de conflito na e para a sociedade, objetivo nosso que estudamos direito é a busca do bem comum, da paz social, de buscar igualar os desiguais, de usar da Justiça nestes caso, mesmo que não seja ela ideal, mas que seja adequada, proporcional e promova a dignidade da pessoa humana.
Desta forma, repudio o uso inadequado da internet e acima de tudo das palavras escritas pela paulista, envergonhada estou por ser de uma região tão desenvolvida economicamente e com mentes retrogradas e ignorantes como esta e espero que sinceramente ela vá em rede nacional se desculpar a todo povo nordestino, aprenda a ser cidadã de fato, respeitando a democracia, estude mais direito e filtre seus pensamentos inoportunos e insensatos>.
Anônimo disse…
O feitiço vira contra o feiticeiro. Os membros das 'elites' cunharam a expressão 'maldita inclusão digital' praos casos em que alguém das classes inferiores diz algum disparate, ou simplesmente se manifesta, e nesse caso...? adianta disponibilizar ferramentas tecnológicas pra uma besta igual a esta moça? Deve ser a isso que se refere aquela afirmativa que não se deve dar pérolas aos porcos...

Wander
Anônimo disse…
É, a moça sente-se revoltada porque seus vizinhos por ela considerados sub-raça, analfabetos e pobres, votaram numa técnica de nível superior, graduada e competente, para dirigir e comandar a nação...enquanto seus compatriotas de primeiro mundo do país são paulo, elegeram como deputado federal mais votado um analfabeto, pobre e nordestino. Vê-se claramente a inversão no raciocínio da pobre moça: orações por sua alma.
Pedro disse…
Adoraria ver essa mina na cadeia. Preconceituosa sem vergonha, você não é superior a ninguém!
Ricardo Leite disse…
O clima de guerra das eleições parece ter contagiado os simpatizantes do candidato que, aparentemente, estava disposto a tudo para ser eleito.
Anônimo disse…
De fato, comentarios infelizes como estes acabam sempre dando o que falar.
No fim das contas, ela foi pega como bode expiatorio para que sirva como exemplo de como punir crimes de preconceito.
Em certa ocasiao, o presidente Lula disse que a culpa pela crise economica mundial era dos "loiros de olhos claros".
Nao fizeram estardalhaco em torno disso. Onde ficam as notas de repudio quando o presidente diz essas coisas? Cade o processo e a condenacao?
Quem e branco, e sempre o opressor e nunca o oprimido.
Nao concordam? Entao ai vai a prova:

No dia 27 de março de 2007, a BBC publicou uma entrevista com a então ministra da Integração Racial (!), Matilde Ribeiro. Leiam uma pergunta e uma resposta:
BBC Brasil - E no Brasil tem racismo também de negro contra branco, como nos Estados Unidos?
Matilde Ribeiro - Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos Estados Unidos. Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco. Racismo é quando uma maioria econômica, política ou numérica coíbe ou veta direitos de outros. A reação de um negro de não querer conviver com um branco, ou não gostar de um branco, eu acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou.
Mais uma vez, afirmo: atualmente quem e branco nesse pais sempre se f...
Anônimo disse…
ESSA GAROTA E MUITO PRECONCEITUOSA POIS O NORDESTINOS ELES TEM O MESMO DIREITO QUE QUAL QUER UM OUTRA PESSOA
DEIXA DE SER BESTA GAROTA
Anônimo disse…
Sou nordestina e, assim como grande parte do Brasil sabe, nao foram os nordestinos que elegeram a candidata Dilma para a presidência da República. Os votos que a candidata obteve na região sudeste foi a grande causa do resultado da eleição. É lastimável que uma estudante de Direito tenha esse comportamento, demonstrando falta de informação e preconceito com o Nordeste, como se no Brasil existisse uma linha imaginária que separasse as regiões, e que essa mesma linha colocasse os paulistas como "superiores".Não.

E mesmo que o Nordeste tenha elegido a Dilma, foi em São Paulo que o Tiririca obteve 1,3 mi de votos. Qual será pior?
Anônimo disse…
Calma, moçada! Sou cearesnse, moro no Nordeste. MAYARA errou, ela já deve saber; talvez nao esteja arrependida; mas nós, defensores da democracia, do estado de direito, do respeito à moralidade, nao podemos fazer de nossa moralidade um passe livre ao preconceito contra aqueles que foram preconceituosos. Eu duvido muito que 0,1% das pessoas do Sul/Sudeste/Centro-Oeste do país pensem como a Mayara; não é interessante para o brasileiro que o nordestino julgue o paulistano pelo que a Mayara demonstrou pensar. O país precisa desse separatismo
Anônimo disse…
Até que um dia alguém se expressou com tanta verdade. Parabéns quando pensei que neste País havia muitoos imbecis, aparece alguém com coragem para, enquanto covardes falam que é um absurdo este comentário. Acredito sim, que muitos brasileiros tem a mesma opinião, mas se fazem de hipócritas aceitando tudo o que acontece neste País de tantas ignorancias, começando elegendo um Presidenteque analfabeto, e uma guerrilheira que agora vira santa nas mãos de quem? dos nordestinos, pois se não fosse os votos destes haveria um outra virada neste País haveria mais respeito mais dignidade, então não me venham dizer que esta moça falou demias, e eu também não querp causar polêmica, e nem vou aceitar que retruquem este meu comentátio fale e ponto não quero comentários assunto encerrados isto é para os desavisados, e por último nãso gosto de nordestino mesmo e daí. Sou livre afinal não falam que estasmos em uma democracia, estou exercendo minha total e livre expressão de meus sentimentos e ponto ok... Parabéns Mayara sou solidária com voce.
Anônimo disse…
Com certeza ela assinou seu atestado de ignorancia, também olha o exemplo um presidente sem estudo. E para o coitadinho que disse esta mina merece cadeia que tal tu ir junto. Porque ela foi muito mais corajosa que você mais homem que você, pois expressou o seu pensamento.Não ficou sentada no meio do caminho o que acontece comeste país que tá tudo errado mas se faze de bobos dizendo tudo bem. Vão fazer algo de importante gente.
Anônimo disse…
nordestino e mais gente do que voce ta
Anônimo disse…
O canditado paulistano PURITANISTA,BEATO,SANTIFICADO,CANONIZADO,IDOLATRADO,SALVE,SALVE SeRRAGOLPEBAIXO OU Serramentira foi protagonista junto com a crentalhada HIPÓCRITA E OPORTUNISTA como o Malanazista e muitos outros pastorecos e suas igrejas de alienados fanáticos e a ala conservadora da ICAR com seus bispos execráveis e politiqueiros baratos uma grei de pseudo-moralistas que meteu até o Papa na história foi o responsável pela campanha eleitoral presidencial mais baixa da história superando até a eleição do Collor.Isso sim uma VERGONHA.
aonde vc tens os pés, brasileiros somos mais não naturais... nascemos nesta terra de índios naturais, e dizemos aos berros que somos donos... nem vc nayarapeidosa... pode se dizer 100% o que é de verdade...
Anônimo disse…
Agora me diga qual é a diferença entre paulistas e nordestinos?? se todos não passamos de seres humanos mortais!!!
Anônimo disse…
Isso foi vergonhoso.
Crítico Bíblico disse…
Considerando que Deus criou os nordestinos, a crítica tem que ser para Deus.
Anônimo disse…
Em SaoPaulo tem muitos nordestinos,realmente eles invadiram.mas isso e culpa dos politicos brasileiros que nâo dâo condiçôes para eles viverem na terra de origem.Ogoverno deveria dar educaçâo para eles.
Anônimo disse…
Agora ela já pode participar do Big Brother!
Anônimo disse…
Muita propaganda de São Paulo e Rio de Janeiro é feita pela televisão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)