Pular para o conteúdo principal

Bombeiros de Tatuí abolem crucifixo; comando manda recolocá-lo

O comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo informou em nota que “já tomou as devidas providências para manutenção das imagens católicas ou de quaisquer outras crenças” nas unidades de Tatuí (SP).

Por ordem do capitão José Natalino de Camargo, reponsável pelos bombeiros de Tatuí, as imagens de santos e os crucifixos foram retirados das instalações da corporação.

O capitão disse ter tomado a decisão como base na Constituição segundo a qual o Estado é laico. Para ele, os crucifixos e outros símbolos da Igreja Católica fazem “apologia” de um único credo, passando a impressão de que “aquela religião seria a única detentora da benesse estatal”.

Desautorizando o capitão, o comando regional do Corpo de Bombeiros comunicou às unidades do Grupamento de Tatuí que os símbolos sejam recolocados de imediato.

Tatuí tem população de 109 mil pessoas e fica a 131 km de São Paulo.

A Câmara Municipal de Tatuí aprovou uma moção de repúdio à decisão de Camargo. Para os vereadores, conforme nota divulgada para a imprensa, “o ato arbitrário, como expressões equivocadas, desrespeitosas e imprudentes sobre a religião católica” reflete a falta de sensibilidade do capitão. Apenas o vereador Oséias Rosas (DEM) não assinou a moção.

Camargo já se apresentou aos seus superiores para se explicar. Após a repercussão de sua ordem, ele não deu nenhuma declaração à imprensa. Na internet, o capitão tem recebido manifestação de apoio.

Com informação do G1, Folha e Estadão.

> Hospital extingue capela e cria espaço laico; arcebispo protesta.
junho de 2010


Comentários

Anônimo disse…
É o fundamentalismo tupiniquim...

Wander
Eli Vieira disse…
É incrível como os vereadores e outros cidadãos de Tatuí conseguem ignorar a Constituição.
Anônimo disse…
falta de bom senso...
Anônimo disse…
É o virus da burrice religiosa. O capitão está certo. Se deus matou o próprio filho numa cruz não vai se preocupar em evitar que alguns bombeiros virem churrasco em algum incêndio. "Antes só que muito mal acompanhado". Ainda chegará o dia que nos livraremos desse câncer chamado cristianismo, um melanoma dos piores.
San Leony disse…
Rídiculo isto. Nos dias de hoje, o que mais precisamos é de fé em Deus. Não é uma questão de cristianismo, como disse o colega JAIROLUIX, Ninguém mais cultua uma imagem. A imagem serve para nos lembrarmos a todo momento que há alguém olhando por nós, indiferente de religião. Se todos pensassem que há um ser superior, a todo momento, olhando por nós, certamente a onda de violência seria menor, pois a maioria dos crimes são cometidos por "acharem" que estão sozinhos e que ninguém vai descobrir a podridão de certas mentes humanas. Evolução, fé, Deus, misericórdia, família, perdão. Isto deve ser cultivado. Imagem é meramente uma imagem, só nos fazem lembrar que Cristo morreu por nós, para nos alertar e fazermos viver no amor. E não foi Deus que matou Jesus, foi nós mesmos que o crucificamos, assim como ainda, depois de 2010 anos, ainda crucuficamos muitas pessoas, pelo prazer de julgar, sem conhecer o lado da verdade de cada pessoa. Vá procurar o que fazer, apagar fogo, ajudar pessoas que passam fome, sede, crianças abandonadas, idosos solitários em asilos, tudo que não é feito hoje em dia, por FALTA DE DEUS NO CORAÇÃO, e não por ter imagens expostas em locais publicos.
Sandra Leony
antoniocarlos-ro@hotmail.com disse…
Não é de estranhar que o Comando Regional da Polícia Militar tenha desautorizado e reprendido o Capitão do CB. Afinal a Polícia Milita do Estado de São Paulo, com sua Capelania histórica na Corporação, privilegia a religião católica em detrimento às demais religiões, obrigando, inclusive, todos os Policiais Militares a participar de seus eventos, como a Páscoa dos Militares anual, que classifica como serviço que obriga a todos. (PM da RES)
Glauco disse…
É perseguição pura e ridícula. O Estado é laico, mas não é ateu. Temos uma tradição católica que deve ser respeitada e faz parte da cultura brasileira até porque a maioria da população continua cristã e católica. É uma absoluta falta do que fazer ou então é propaganda anti-cristã advinda de ateus "ilustrados", pseudo-cristãos fundamentalistas ou radicais de outras religiões que adorariam o país renegar a sua tradição cristã.
steel blaxon disse…
as pessoas têm que entender que o ESTADO BRASILEIRO NÃO TEM RELIGIÃO! tem é que tirar mesmo esses símbolos cristãos ou qualquer outro que seja! e as pessoas que postaram comentários criticando a decisão do capitão deviam ler mais a constituição e não ficarem cegas lendo um livro de conto de fadas chamado BÍBILA!!!!PS: SE NÃO GOSTARAM DO QUE EU ESCREVI VENHAM ME CRITICAR COM ARGUMENTOS, NÃO COM XINGAÇÕES E PIADINHAS INFAMES.
Anônimo disse…
O Estado é laico!!!
E viva os ETs!
Anônimo disse…
Não creio que a atitude dele tenha a ver com a laicidade brasileira, mas sim com a forma evangélica de ser de não adorar símbolos, temos a a constituição e nossas leis rasgadas diáriamente.
Anônimo disse…
Taí, masi uma vez o cristianismo intervêem no estado laico, se o Brasil fosse mesmo laico, essa cena seria ignorada pelos que se dizem representantes do povo. Nunca representaram nada além deles mesmos, só se interessam pelos seus próprios interesses, pior é que o povo de Tatuí ao invés de apoiar, preferiu fazer papel de "Maria vai com as outras".

Isso só comprova o que já estamos dizendo há muito: que o Brasil só é laico no papel, aliás que nem serve para limpar a bunda de um vampiro.
Anônimo disse…
cadê o estado laico?!
Anônimo disse…
não sou católico, mas isto é pura ignorancia, intolerancia e falta de respeito com os religiosos.

vão caçar o que fazer.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes