Pular para o conteúdo principal

MPF quer que Aeronáutica anule concurso de sacerdotes

Promiscuidade religiosa
O MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal enviou à Justiça ação solicitando que a Aeronáutica cancele o concurso para a contratação de três padres e um pastor evangélico.

A procuradora Luciana Loureiro Oliveira, autora da ação, argumentou que a Aeronáutica, ao realizar o concurso, desrespeitou a Constituição segundo a qual o Estado é laico. E mesmo se o não fosse, acrescentou, a escolha de duas religiões em prejuízo das demais fere o princípio da isonomia, que também é constitucional.

De acordo com o edital do concurso, os sacerdotes terão salário de R$ 4.590 para prestar assistência religiosa aos soldados e oficiais dos diversos setores da Aeronáutica.

Luciana ressaltou que não cabe ao Estado financiar a assistência espiritual de uma ou duas determinações religiões, mesmo que sejam majoritárias no país.

"A promiscuidade entre os poderes públicos e qualquer credo religioso pode representar uma coerção, ainda que de caráter psicológico, sobre os que não professam aquela religião."

Como as inscrições para o concurso já se encerraram, a procuradora pediu à Justiça a decretação de uma liminar para impedir que sejam anunciados os nomes dos vencedores e a sua contratação.

“O Estado tem de se manter neutro em relação aos diferentes credos”, disse. “Ele não pode tomar partido em questões de fé.”

Com informação do Estadão.

> Evangélico critica a lei do Dia do Evangélico: 'O Estado é laico'.
setembro de 2010

> Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
isso é Brasilllllllll!!

lamentável!

Um dia desse vi no jornal local do meu estado(Amazonas) que uma secretaria de saúde abriria um concurso , sendo que nele haveria cota para 1 evangélico e 1 católico.

Agora vem a pergunta:

Sera que é por deficiência mental?
Anônimo disse…
Mais uma bichona que vai se locupletar com o dinheiro público e dar em cima dos bofes de farda, gastando o dinheiro das ofertas com garotos de programa...esse filme eu já vi antes, a maricona põe perfume e CHEIRA GATO!
Anônimo disse…
Acusado de promover orgias em área militar e suspeito de envolvimento na morte de dois soldados, o padre José Severino Cheregatto, 42 anos, ex-capelão da Base Aérea de Fortaleza, vai responder a processo movido pelo comando da Força Aérea Brasileira (FAB). O religioso, que tem patente de capitão e hoje trabalha em Manaus (AM), pode ser expulso da Aeronáutica.

Na residência oficial de Cheregatto no VII Comando Aéreo Regional em Manaus (Comar VII), para onde foi transferido há oito meses, foram apreendidas cerca de 160 fotos, algumas com imagens religiosas em segundo plano, de homens nus em poses eróticas. Entre eles há soldados e ex-soldados, que aparecem com a calça da farda abaixada.

Após prestar depoimento, o religioso passou mal e foi levado para o hospital do VII Comando Aéreo Regional, em Manaus. Conforme o jornal cearense O Povo, o capelão teria confessado que fez as fotos, mas negou que os encontros tenham ocorrido na Base Aérea.

Mortes
As mortes das quais Cheregatto é suspeito ocorreram em 2004, na Base Aérea. Os soldados Francisco Cleoman Fontenele Filho e Robson Mendonça Cunha foram achados com um tiro na cabeça cada um.

Durante essa investigação, o Ministério Público Militar descobriu que o padre desviava dinheiro de pagamento para celebração de missas, batizados e realização de obras na Igreja Nossa Senhora de Loreto, na Base Aérea de Fortaleza, onde serviu durante onze anos. Cheregatto admitiu que o desvio chegaria a R$ 5 mil por mês. Mas o promotor militar Alexandre Saraiva acredita que o montante tenha sido maior.

"Temos provas da homossexualidade dele. Mas homossexualidade não é crime. Isso me serve de informação para traçar um perfil e um possível laço de ligação entre ele e os rapazes mortos, disse o promotor Alexandre Saraiva ao jornal O Globo. Cheregatto ainda está sendo investigado no caso das mortes porque já apresentou três versões sobre onde estaria na noite do crime.


Mais notícias de Brasil »

Redação Terra

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...