Pular para o conteúdo principal

MP está apto a pedir quebra do sigilo bancário da Universal nos EUA

do Estado de S.Paulo

O MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo está apto a solicitar a quebra de sigilo bancário de membros da Igreja Universal do Reino de Deus em instituições financeiras norte-americanas, com base no Tratado de Assistência Legal Mútua entre Brasil e Estados Unidos. A decisão de ontem é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, que acolheu recurso da Procuradoria-Geral de Justiça e suspendeu os efeitos de sentença da Justiça paulista que impedia a solicitação das informações.

Como a solicitação do MP foi dirigida a autoridade dos Estados Unidos, o presidente do STJ entendeu que “nada importa, para esse efeito, o que a legislação brasileira dispõe a respeito. As investigações solicitadas serão realizadas, ou não, nos termos da legislação daquele país”. De acordo com a decisão do ministro seu atendimento não depende da legislação do Estado brasileiro requerido.

O pedido de assistência legal aos Estados Unidos foi feito pelo Ministério Público em inquérito civil instaurado para apurar notícias de irregularidades praticadas por membros da Igreja Universal. Entre as irregularidades investigadas está o desvio de dinheiro da igreja para enriquecimento de particulares. No inquérito, o MP também solicitou a quebra de sigilo bancário de pessoas físicas e jurídicas ligadas à Igreja Universal, além do congelamento de bens dos investigados.

A Universal impetrou mandado de segurança contra o ato do promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social Saad Mazloum e conseguiu, em primeira instância, a ordem para tornar nula a solicitação de cooperação jurídica internacional feita pelo MP.

A juíza que julgou o mandado de segurança entendeu que o pedido de quebra de sigilo bancário precisava de prévia autorização judicial no Brasil.

O MP recorreu, mas o tribunal de Justiça paulista também entendeu ser necessário o cumprimento das formalidades de lei nacional para se obter informações bancárias, ainda que por meio de cooperação internacional.

> Universal mandou R$ 420 milhões para o exterior, dizem doleiros.
agosto de 2010

> Negócios de Edir na mira da Justiça.

Comentários

Simone Calixto Severo disse…
Finalmente conseguiram quebrar a influência da quadrilha universal.Macedão pata do demo deve estar radiante com a vitória da candidata dele,afinal com o PT no governo, as broncas da universal foram seguradas, a troca de apoio dos políticos da quadrilha por propaganda oficial na record ´superou a globo, além das verbas a fundo perdido para as ONGS de pilantropia da universal.Paulo como foi o julgamento da tesoureira da IURD em NY que estava previsto para 10/10?
Anônimo disse…
E o povo imbecil continua alimentando financeiramente essas quadrilhas evagelibandidas. Ajudar seitas evangelibandidas é melhor do que ajudar pobres. AS CRAPULAGENS evangelibandidas não são divulgadas pela grande mídia.Sendo assim,as seitas evagelibandidas continuam bem reputadas com suas práticas escandalosas encobertas.
Anônimo disse…
Isto só reflete o que está escrito na Biblia, a verdadeira Palavra de Deus, que estamos nos fins dos Tempos, e devemos estar com a FÉ exclusiva em Deus, ao invez de criticarmos, porque ninguem garante qual Igreja está falando a verdade e cada um dará conta de seus atos a DEUS e com isto será responsável elo seu lugar na Eternidade,,,,

Helton de BH
Anônimo disse…
Eu sou catolico, acredito em Deus e não ne padre,pastor ou papa, sei que muitos deles tem homofobia, preconceito contra ateu, são corruptos e pedofilos, por isso o meu amor é por DEus, viva o Estado Laico e a sociobiodiversidade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas