Pular para o conteúdo principal

Ateus da Espanha organizam protesto contra a visita do papa

'Ônibus ateus' vão voltar às ruas
Os ateus da Espanha estão organizando manifestações de protesto contra a visita do papa Bento 16 àquele país nos dias 6 e 7 de novembro. A BBC Brasil informa que pelo menos 50 associações ateístas estão se articulando. 

Além de distribuir cartazes contra a visita, os ateus farão com que circule nas ruas de Barcelona o ônibus “antipapa” com os dizeres, entre outros, “Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e desfrute a vida”.

Trata-se da mesma inscrição que os espanhóis usaram em 2009 em ônibus que circularam em duas linhas regulares de Madri. O primeiro “ônibus ateu” surgiu na Grã-Bretanha.

Desta vez, o veículo circulará em Barcelona oito horas por dia no período em que o papa estiver na cidade. Os ateus acreditam que as doações serão suficientes para pagar o equivalente a R$ 4.800 do combustível e aluguel do ônibus.

Quem fizer a doação terá o direito de visitar os lugares onde Bento 16 vai passar, como a catedral da Sagrada Família, obra inacabada do arquiteto Antonio Gaudí.

Os ateus espanhóis vão aproveitar a visita do papa para colocar na pauta de discussão do país o fim dos subsídios do governo às instituições religiosas.

Com informação da BBC Brasil e do arquivo deste blog.

> Imprensa boicota o ‘ônibus ateu’ brasileiro, afirma Atea. (março de 2009)

> Trajetória do 'ônibus ateus'.    > Mais sobre ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Os ateus querem que nós nos despreocupemos, mas eles parecem tão preocupados! Se Deus NÃO existe, por que tanta balbúrdia? Não lhos espera o nada?
Ou será que têm MEDO que Deus exista e os perdoe, amorosamente, e eles sintam-se decepcionados? Ou os condene aos quintos dos infernos e assim sejam castigados? Eu sinceramente acho os ateus os mais religosos dos devotos e mais crentes que os crentes...
Leitor Assíduo disse…
Boa...Só faltava essa: os crentes de qualquer religião podem proclamar as suas crenças ("ide e pregai"), mas nós ateus não podemos manifestar as nossas?!
Anônimo disse…
Esses ateus são umas gracinhas..só por voces estarem respirando é a prova de que DEUS tem misericórdia de voces incrédulos repugnantes...Um dia voces darão conta com o TODO PODEROSO, ai vai ser tarde demais, vejam algumas das maravilhas do NOSSO DEUS que fez todas as coisas que há no universo,na terra, em tudo...
A presença e os efeitos de Deus são perfeitamente detectáveis.
1. O Universo é um efeito da presença de Deus, já que ele não tem condições para se produzir a si próprio. Ele teve um princípio, estando hoje a perder energia e complexidade. Por isso, ele necessitou de uma causa que lhe tenha fornecido energia e ordem no princípio, e que não tenha tido ela mesmo um princípio.
Essa causa só pode ser um Deus Todo Poderoso, racional e eterno, tal como a Bíblia ensina.
2. O Universo encontra-se estruturado de acordo com leis físicas, as chamadas leis naturais. Por isso, ele
pode ser estudado racionalmente. A ordem e a racionalidade inerentes ao
Universo, juntamente com a sua extrema complexidade, permitem-nos corroborar a racionalidade, a omnisciência e a omnipotência deDeus.
As leis da natureza são descobertas pelos cientistas, mas foram criadas por Deus. Ele é o Legislador.
3) O Universo encontra-se plenamente sintonizado para a vida, falando os cientistas da existência de centenas de coincidências antrópicas. Também isso é inteiramente consistente com a presença e com os efeitos de um Deus vivo que criou o Universo para manifestar a sua glória e para permitir a vida do ser humano criado à sua imagem e semelhança.
A sintonia do Universo para a vida só é um mistério para quem não conhece o Deus da Bíblia.
4) O Código de DNA contém informação codificada, especifidando a produção,a reprodução, o funcionamento e a adaptação dos seres vivos, em quantidade e qualidade que transcendem tudo o que ser humano é capaz de compreender e imitar.
Não existe informação sem inteligência. Não existe código sem inteligência.
A vida só é possível graças à existência simultânea de informação codificada e do mecanismo necessário para a sua transcrição, tradução e execução.
A vida é um efeito visível de Deus.
De resto, não se conhece qualquer explicação naturalista para a origem da vida ou de informação codificada. A vida nunca poderia surgir por processos naturalisticos, na medida em que ela necessita de um ingrediente não naturaliistico: informação codificada.
5) Jesus Cristo, Deus conosco, foi Visto por muitas pessoas, as quais presenciaram e registaram os Seus milagres e a sua ressurreição. Eles registaram que Jesus era o Todo Poderoso e que a natureza obedecia prontamente às Suas ordens. Ele curava cegos, ressuscitava mortos, transformava a água em vinho, andava sobre as águas, acalmava as tempestades, etc.
Isso foi visto e registado, podendo ser investigado historicamente.
Infelizmente para os evolucionistas, o Big Bang nunca foi observada por ninguém. A origem do sistema solar a partir de uma nebulosa tão pouco foi observada. A origem casual da vida, também nunca foi observada ou explicada. Também o hipotético ancestral comum nunca foi visto ou descrito.
Existe evidência da vida e da ressurreição física de Jesus Cristo.
Também a transformação de uma espécie menos complexa noutra mais complexa também não foi vista. Curiosamente, alguns evolucionistas dizem que essa tranformação é demasiado lenta para poder ser observada em laboratório e demasiado rápida para ser observada no registro fóssil. O certo é que ela nunca foi nem pode ser observada.
Tanto basta para mostrar que a teoria da evolução é pura ilusão naturalista.
Thiago disse…
Se Deus não existe, uma pessoa não perde nada ao acreditar, enquanto se Ele existe uma pessoa perde tudo ao não acreditar, já dizia o filósofo Blaise Pascal. O raciocínio não poderia ser mais simples, não seria necessário tanta balburdia! Entretanto os incrédulos insistem nessa atitude de fronda e belingerância o tempo todo... Por essas e outras vemos tudo que há de sinistro, escabroso e obscuro por trás de atitudes dessas...
Unknown disse…
Se Deus existe, uma pessoa perde tudo ao acreditar...???Claro!!!Não, ao contrário, perde-se tudo de qualquer forma!!! A aposta desses nazikatholics é idêntica ao raciocínio do rei protestante convertido ao romanismo para ganhar a coroa de frança...o que será que vale pra eles uma missa?com certeza não é paris, que aliás tá bem decaidinha pelos dois mil anos de cristianismo...
Thiago disse…
Cara ariadne,

Sugiro voce limitar seus comentários aos artigos, se não me engano já é a 4a vez que isso acontece, nota-se desequilibrio nesse teu procedimento e sectarismo debochado em tuas palavras. Percebo que a intenção é tanto levantar polêmicas quanto aparecer. Parece que para se manter sobre a ribalta é preciso criar a cena de circo. Nesse aspecto sua estratégia não é diferente da do Tiririca. Essa vossa colocação é de uma aznice colossal, ou voltamos à questão circense! Suas pautas e acertivas demonstram o quanto voce rebaixa o nível da discussão.
Anônimo disse…
o NAZISTINHA CATOLICO de merda daí de cima é furioso, nervosinho...Cai a máscara de piedade de qualquer cristãozinho devoto, quando sua Igrejinha é atacada. Nem só a bondade, que é mesmo dissimulada, transparece como cosmética, a razão e o senso critico só utilizam para proveito próprio. Intimida os oponentes, depois acusa-os de levarem para o lado pessoal. Bravateiro, argumenta como um fanfarrão das docas, depois que se blazonar de ser muito culto, mas é pouquíssimo educado. Prefiro dialogar com católicos cultos , intelectuais, que fazem autocrítica honesta e sincera de sua famigerada Igreja. Tipinhos como esse aí, nem merece o ouvir.
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Galera em primeiro lugar, vamos respeitar as religiões. e em segundo porque que os ateus estão fazendo isso, eles estão se preocupando demais e o lance de desfrutar a vida cadê??? deixa isso pra lá quem acredita ou não acredita em Deus é assunto de cada um.
Abner disse…
lixo de ateu mesmo...dps nos somos os preconceituosos....|bando de demonios que nao deixa ninguem a viver....Desfrutar a vida pros ateus e matar as dos outros.
se o estado gasta com o papa e melhor que gastar com qq lixo de ateu
Anônimo disse…
Se o ocidente não tivesse aceitado a crença no Deus Judeu, com certeza, teríamos sucumbido. O ser humano é limitado através da crença em um ser superior, qualquer que seja ele. A maioria dos homicídios ocorridos no ocidente são decorrentes de "vítimas" de famílias desestruturadas, sem referencia paterna. Se você não tem respeito pela autoridade,por alguém superior, não terá pela vida ou pela lei que a rege.
Anônimo disse…
Nossa, quanta crentinice, opiniões absurdas e infundadas. Vou ser direto pra que todos entendam (os crentes principalmente). Religião é invasiva, mata-se em nome da religião, seja por ela mesma ou em decorrência da estupidez gerada, promovida e incentivada pela mesma(por si só religião é baseada em estupidez). Religião não permite liberdade de expressão ou pensamento, quem é contra religião era morto(ainda acontece, mas não tão escancaradamente) ou prejudicado. Ateus só querem respeito, nada é feito qaundo um ateu é discriminado. Diante de um cenário deste, ateus são obrigados a "atacar"(como dizem alguns, embora claramente esteja mais para defender).

Se deus não existe(e é óbvio que não existe), se vc acreditar só perde a sua vida(a única, obviamente) , prejudica outrém, vive uma vida ridícula, miserável, além de fazer as atrocidades que te mandam fazer.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo