Pular para o conteúdo principal

Para Tribunal, TJs não discrimina e só é 'indiferente' a ex-fiel

O Tribunal de Justiça do Ceará, por intermédio da sua 1ª Câmara Criminal, arquivou a ação penal que Sebastião Ramos de Oliveira, ex-fiel da Testemunhas de Jeová, moveu contra Francisco Ribeiro Rebouças Júnior e Fernando Chagas, devotos da religião.

Oliveira acusa os dois de promover a discriminação, em obediência à pregação da crença. Expulso da TJs por ter escrito artigos que desagradaram os líderes religiosos, ele passou a ser evitado por seus amigos e familiares do mesmo credo. Argumentou que até mesmo a sua mãe o rejeitou.

O ex-fiel recorreu ao Ministério Público, que apresentou denúncia (acusação formal) à Justiça, que em primeira instância a aceitou. No entendimento do MP, os religiosos infringiram o artigo 14 da lei 7.716/89, que se refere à discriminação por motivo de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Agora, o Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade ‘trancar’ a ação a pedido dos acusados, que argumentaram que a queixa do ex-fiel não tem uma “justa causa” . Cabe recurso.

Na terminologia da TJs, os fiéis expulsos se tornam “desassociados”. Um texto da religião orienta seus seguidores não ter convívio com esse tipo de ex-fiéis. “Isso significa que não vamos com eles a piqueniques, festas, jogos, compras, ao cinema, nem compartilhar refeições, em casa ou em restaurante.”

Para o desembargador Francisco Pedrosa Teixeira, relator do caso, o que os adeptos da Testemunhas de Jeová pregam é uma indiferença – e não discriminação - aos ex-fiéis, “o que lhes parece lógico” porque se trata de "uma interpretação da Bíblia".

"Gostemos ou não, isso faz parte da liberdade de culto, sacramentada constitucionalmente”, disse o desembargador.

Impedida de dançar na escola, filha de TJs se mata.
junho de 2010

 Fanatismo das TJs.    Intolerância religiosa no Brasil.

Comentários

rayssa gon disse…
indiferença é a discriminação politicamente correta, passiva.

na minha opnião, é ainda pior.
Veridiana disse…
Olha, eu sou atéia e concordo com essa decisão do TJ. Por mais absurdo e reprovável que seja o comportamento dessas pessoas em ignorarem um parente porque ele foi expulso da igreja, isso NÃO É discriminação! Leiam o código penal. Seria discriminação se ele fosse privado de algum trabalho, por exemplo, depois que foi expulso da igreja.

A minha família mesmo tem um caso muito similar. Um de meus tios se tornou pastor de seita que prefiro nem mencionar o nome. Entre as práticas horrendas que ele usa, supostamente apoiado por seu deus, é o espancamento de sua esposa quando ela não age segundo seus designos. O pior de tudo é que ela concordo com tudo isso porque também segue a mesma religião e não o denuncia. Esse é apenas 1 dos vários comportamentos reprováveis que ele tem e nós não queremos alguém em nosso meio.

Eu e boa parte de minha família cortamos todo e qualquer tipo de relação com este tio. Ele não é convidado para festas, reuniões familiares e nada parecido. Será que por este motivo eu e minha família estamos cometendo o crime de discriminação religiosa? É claro que não! Este é um direito nossa em escolher com quem queremos e não queremos nos relacionar. Discriminação é algo totalmente diferente.
Anônimo disse…
CRENTES de origem protestante são os religiosos mais ignorantes e irracionais do mundo depois dos islamicos....

são realmente nocivos devido a sua imbecilidade
Anônimo disse…
Realmente a discriminação é algo terrível. Um ex TJ não é impedido de fazer as coisas normais da vida: trabalhar, passear, estudar. Bem ao contrário: quando a maioria das pessoas que deixam de ser TJ, por ela mesma ou tenha sido expulsa, tira um enorme fardo de suas costas. Passa a ter mais tempo para si, para sua família, geralmente volta aos estudos, faz um curso superior (que é desestimulado quando se está dentro da religião), não fica tão preocupado com o que terceiros pensam ou acham, perdem o medo do ‘fim do mundo’.
O que muitos não sabem é que mesmo a melhor TJ do mundo, que simplesmente não queira mais ser do meio é tratado como alguém repulsivo por isso. A pena de ‘morte’ é aplicada em todo caso. É como se uma empresa desse um jeito de dar justa causa em todo funcionário, somente para não pagar a indenização devida. E mais: ainda ameaça os que ficam a terem o mesmo tratamento caso sejam vistos falando, mesmo um educado “Bom dia” a qualquer ex funcionário.
Claro que não há lei ou tribunal que obrigue alguém a falar com outro. O que se discute no meio TJ é a coação que os membros ativos da religião sofrem para não terem contato com amigos e parentes. Não se questiona a Desassociação em si, que é legal e amparada por lei.
Agora se coloque no lugar de uma TJ, sobretudo se tem muitos anos lá dentro Um resumo do que é ser TJ: não ter amizades com pessoas fora do meio: não sair para passeios, depois do trabalho, para jogar futebol, ir ao shopping, nada! Tudo isso é considerado má companhia. É costume entre as TJs dizer que o melhor dos ‘mundanos’ nunca é melhor que uma TJ. Toda a vida e círculo social de uma TJ são somente entre as TJ. Associação com não TJ somente a que não tem jeito mesmo, como na escola e no trabalho. Quando se corta o vínculo da pessoa com a religião, mesmo se ela educadamente faça isso, o tratamento é o mesmo: é totalmente ignorado, mesmo por amigos de décadas! A família não pode mais ter uma convivência normal com a pessoa. Se um pai vira ex TJ, não pode ‘entregar’ a noiva quando essa se casar. Não pode ir à festa de casamento, senão as Tj que estão presentes começam a sair, vão embora.
Assim como nossas leis não podem obrigar alguém, essas mesmas leis são limitadas no que tange ao assunto, afinal, como determinar exatamente, sem erros, o que é discriminação? Para dezenas de milhares que deixam de ser TJ todo ano, pergunte a elas como se sentem? Não precisamos entender muito de psicologia para termos a resposta: Discriminada!!!
E é por isso que muitas ex TJs e mesmo muitos outros TJs ativos lutam para que se mudem procedimentos que, se não ilegais em e nossas leis, passem a ser conhecidos do grande público, para que o tempo faça naturalmente sua parte. Nenhuma publicação de doutrinação da religião fala abertamente sobre o assunto no início da conversão. A pessoa não é alertada e nem imagina o quão abrangente isso é. Somente depois de um bom tempo é que se descobre o tratamento dados a esses que saem.
Certamente uma Ex TJ seria apedrejada se as leis permitissem. Uma ex TJ é tida como morta aos olhos de quem fica. Alguns lidam com isso numa boa. Mas a maioria não consegue suportar e cai em depressão, se sente sozinha, desamparada, com medo e insegurança.
Não podemos usar somente as leis para julgarmos algo como aceitável. Não estamos acima dela, mas podemos e devemos contribuir para melhorá-la. Quantas leis foram sancionadas ou alteradas por uma situação nova que surgiu? Nosso código penal é antiguíssimo e por isso ainda quem comete crimes covardes estão em liberdade.
O tratamento dado a uma Ex TJ é discriminação sim! Quem está de fora do meio TJ não faz idéia do que é ser ex TJ.

Não sei se viverei para ver isso, pois não me iludo que amanhã isso mudará. Mas que vai, certamente vai, pois senão a Torre de Vigia fechará suas portas, assim como muitas outras histórias que ficaram somente no passado.
Anônimo disse…
Que doença é essa de querer ser aceito ?
po,se já saiu,deixa os xiitas pra trás,tão totalmente doentes,saem e querem ser aceitos pelo grupinho?pow tem emprego,tem casa?toca a vida pra frente,eu concordo com a decisao,arranjem amizades mais sadias...
António Nöel disse…
E agora ? Já não dão relevo à decisão do Tribunal ?

Nem chamam de «Seita» ?

Como sempre é interpretação o que está escrito na Bíblia.

Que outra interpretação para isto:

«"Todo aquele que se adianta e não permanece no ensino do Cristo não tem Deus.

"Quem permanece neste ensino é quem tem tanto o Pai como o Filho."

"Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis."

"Pois, quem o cumprimenta é partícipe das suas obras iníquas.» - 2 João 1:9-11

Não é interpretação de homens - Está escrito nas Sagradas Escrituras.

Queriam que fossem acobertados, escondidos como o fez a igreja-apóstata-romana pelos Papas João Paulo II e Bento XVI, ao não entregar à justiça criminosos pedófilos, bispos e padres.

Agora ele, o Papa, terá que responder em Tribunal pelos seus actos de ocultação de pedófilos.

Acabou o tempo da santa-inquisição, das guerras-santas, do apoio à Ku-klux-klan, nso Estados Unidos da América do Norte, ao Apartate, na África do Sul, e a Hitler, como o fizeram Pio XI, Pio XII e Paulo VI.

É tempo de ficarem bem á vista os crimes da Grande e Infame Meretriz, que tem um reino sobre os reis da terra"» - Revelação/Apocalipse 17:18
Anônimo disse…
PARA ONDE VÃO OS QUE DEIXAM A ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ....??

TRINDADE...
ADORAR CRUZ...
ADORAR MARIA...
ADORAR HOMENS SANTOS...
ADORAR ANJOS...
GANHAR DINHEIRO COMO PASTOR...

-Tudo que for ensinado DIFERENTE da forma que Jesus e os Apóstolos ensinaram, está em desacordo com o ENSINO, é APOSTATAR.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes