Pular para o conteúdo principal

Papa pede ‘respeito recíproco’ um dia depois de críticas aos ateus


No segundo dia de sua visita ao Reino Unido, o papa Bento 16 (foto) defendeu hoje o “respeito recíproco” durante uma reunião com 200 líderes de outras religiões, entre as quais o judaísmo, islamismo e hinduísmo.

O tom da fala do papa na Universidade de St. Mary’s de Londres foi de tolerância, diferentemente do seu discurso de ontem, quando criticou o “extremismo ateu”, atrelando-o aos nazistas cuja tirania “pretendia erradicar Deus da sociedade”. Ateus reagiram com a observação de que o extremismo está no discurso de Bento 16.

Aos líderes religiosos, ele disse que as pessoas precisam de “liberdade” para que possam participar de cultos “sem perseguições”. Para ele, o que vale é que os fiéis sigam a “sua própria consciência”, [...] “inclusive depois da conversão de uma religião a outra”.

Antes, em um encontro com quatro mil alunos católicos de St. Mary’s University College, Bento 16 falou que o mundo precisa de “bons cientistas”, o que, no entender dele, exclui os homens de ciência que ignoram “a dimensão religiosa e ética da vida”. Mas também admitiu que a religião se limita quando rejeita a ciência como instrumento de compreensão do mundo.

Até o final do dia, a Scotland Yard tinha prendido seis homens suspeitos de planejarem um atentado contra o papa. O mais novo deles tem 26 anos e o mais velho, 50. Eles seriam argelinos. Não foi informado o nome de ninguém.

Pelo menos cinco deles são funcionários da Veolia Environmental Services, uma empresa de limpeza de ruas.

SOLTOS - atualização em 19 de setembro de 2010

Os seis homens suspeitos de terem tramado um atentado contra o papa foram soltos nesta madrugada, informou a Scotland Yard. Nada ficou provado contra eles, embora a imprensa sensacionalista tenha noticiado a possibilidade de um "complô islâmico para matar o papa". A prisão decorreu de uma trapalhada: polícia achou que os varredores de rua eram argelinos em atitudes suspeitas.

Com informação das agências internacionais.

Comentários

Anônimo disse…
papa hipocrita
Unknown disse…
A culpa agora será dos ateus...

Porque para os gays parece que perderam. Vários redutos colonialistas como espanha, portugal, argentina, o próprio brasil daqui a alguns anos, permitindo que homossexuais saiam da clandestinidade e possam construir famílias, adotar crianças, é um rude golpe na família monogâmica heterossexual, defendida pela instituição em questão e que é óbvio fundamento da livre empresa e do capitalismo...
Procurando novas bruxas, os ateus serão os prediletos. Em tese, os inimigos verdadeiros bem que podiam ser os ateus, os únicos que pela negação de todo e qualquer deus, estariam mais aptos a não adorar e servir o deus dinheiro, esse sim o verdadeiro deus da(s) igreja(s) e do judaísmo, quanto do cristianismo.
Anônimo disse…
Este papa nao tem o meu respeito.
Anônimo disse…
Eu gosto deste papa porque, pelo jeito, ele está conseguindo reduzir a Igreja Católica a uma seita sem nenhuma credibilidade, entre as tantas que já existem.
Anônimo disse…
Este papa tem toda a minha adimiração, respeito e veneração! Há um ditado na Itália que diz que enquanto um papa tiver como inimigos ímpios virulentos e ateus extremistas, é sinal de que o papa é santo! ViVA O PAPA! ViVA BENTOXVI!
Antonio Benaion disse…
Ok, anônimo de 19/09/10 22:24, pode ir lamber os bagos do papa nazista agora. ;)
Anônimo disse…
E o 20/09/10 10::43, pra onde vai depois que pimbar, VAI dançar com o LUUUUcifeeeerrrr...... ha ha ha ha haaha .....
EMPORIO DO VIDRO disse…
não gosto nada desse papa, morde e assopra, prega respeito religioso e no entanto desrespeita que não segue religião alguma, mostra-se intolerante com quem não reza de sua biblia, com quem não divide sua hostia.
em pensar que era filiado ao partido nazista, a ponto de fazer parte da juventude hitlerista.
Anônimo disse…
Concordo...
Anônimo disse…
Com certeza...
Anônimo disse…
Verdade...
Anônimo disse…
Hipocrisia pesada....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte