Pular para o conteúdo principal

Papa pede ‘respeito recíproco’ um dia depois de críticas aos ateus


No segundo dia de sua visita ao Reino Unido, o papa Bento 16 (foto) defendeu hoje o “respeito recíproco” durante uma reunião com 200 líderes de outras religiões, entre as quais o judaísmo, islamismo e hinduísmo.

O tom da fala do papa na Universidade de St. Mary’s de Londres foi de tolerância, diferentemente do seu discurso de ontem, quando criticou o “extremismo ateu”, atrelando-o aos nazistas cuja tirania “pretendia erradicar Deus da sociedade”. Ateus reagiram com a observação de que o extremismo está no discurso de Bento 16.

Aos líderes religiosos, ele disse que as pessoas precisam de “liberdade” para que possam participar de cultos “sem perseguições”. Para ele, o que vale é que os fiéis sigam a “sua própria consciência”, [...] “inclusive depois da conversão de uma religião a outra”.

Antes, em um encontro com quatro mil alunos católicos de St. Mary’s University College, Bento 16 falou que o mundo precisa de “bons cientistas”, o que, no entender dele, exclui os homens de ciência que ignoram “a dimensão religiosa e ética da vida”. Mas também admitiu que a religião se limita quando rejeita a ciência como instrumento de compreensão do mundo.

Até o final do dia, a Scotland Yard tinha prendido seis homens suspeitos de planejarem um atentado contra o papa. O mais novo deles tem 26 anos e o mais velho, 50. Eles seriam argelinos. Não foi informado o nome de ninguém.

Pelo menos cinco deles são funcionários da Veolia Environmental Services, uma empresa de limpeza de ruas.

SOLTOS - atualização em 19 de setembro de 2010

Os seis homens suspeitos de terem tramado um atentado contra o papa foram soltos nesta madrugada, informou a Scotland Yard. Nada ficou provado contra eles, embora a imprensa sensacionalista tenha noticiado a possibilidade de um "complô islâmico para matar o papa". A prisão decorreu de uma trapalhada: polícia achou que os varredores de rua eram argelinos em atitudes suspeitas.

Com informação das agências internacionais.

Comentários

Anônimo disse…
papa hipocrita
Unknown disse…
A culpa agora será dos ateus...

Porque para os gays parece que perderam. Vários redutos colonialistas como espanha, portugal, argentina, o próprio brasil daqui a alguns anos, permitindo que homossexuais saiam da clandestinidade e possam construir famílias, adotar crianças, é um rude golpe na família monogâmica heterossexual, defendida pela instituição em questão e que é óbvio fundamento da livre empresa e do capitalismo...
Procurando novas bruxas, os ateus serão os prediletos. Em tese, os inimigos verdadeiros bem que podiam ser os ateus, os únicos que pela negação de todo e qualquer deus, estariam mais aptos a não adorar e servir o deus dinheiro, esse sim o verdadeiro deus da(s) igreja(s) e do judaísmo, quanto do cristianismo.
Anônimo disse…
Este papa nao tem o meu respeito.
Anônimo disse…
Eu gosto deste papa porque, pelo jeito, ele está conseguindo reduzir a Igreja Católica a uma seita sem nenhuma credibilidade, entre as tantas que já existem.
Anônimo disse…
Este papa tem toda a minha adimiração, respeito e veneração! Há um ditado na Itália que diz que enquanto um papa tiver como inimigos ímpios virulentos e ateus extremistas, é sinal de que o papa é santo! ViVA O PAPA! ViVA BENTOXVI!
Antonio Benaion disse…
Ok, anônimo de 19/09/10 22:24, pode ir lamber os bagos do papa nazista agora. ;)
Anônimo disse…
E o 20/09/10 10::43, pra onde vai depois que pimbar, VAI dançar com o LUUUUcifeeeerrrr...... ha ha ha ha haaha .....
EMPORIO DO VIDRO disse…
não gosto nada desse papa, morde e assopra, prega respeito religioso e no entanto desrespeita que não segue religião alguma, mostra-se intolerante com quem não reza de sua biblia, com quem não divide sua hostia.
em pensar que era filiado ao partido nazista, a ponto de fazer parte da juventude hitlerista.
Anônimo disse…
Concordo...
Anônimo disse…
Com certeza...
Anônimo disse…
Verdade...
Anônimo disse…
Hipocrisia pesada....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...