Pular para o conteúdo principal

Monsenhor Abílio não tem salário, mas leva vida de milionário

Sacerdote sorri ao lado santa sem se constranger 
O monsenhor Abílio Ferreira da Nova (foto), 77, disse que os 53 mil euros (R$ 116 mil) que a Polícia Federal encontrou escondidos em sua bagagem quando estava no Aeroporto Tom Jobim, do Rio, no dia 8, era dinheiro de suas economias para ajudar os pobrezinhos de terra de origem, Portugal. 

O Ministério Público denunciou o sacerdote por evasão de divisas, e ele vai ter muito de explicar.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro informou que o monsenhor, como seu ecônomo (administrador das finanças), não recebe salário. Mas Nova desfruta de um padrão de vida de milionário. Ele é também pároco da Igreja de Copacabana, de cuja contabilidade aparentemente não precisa prestar contas a ninguém.

O sacerdote jamais seria da Ordem dos Franciscanos, os que fazem votos de pobreza, porque ele tem carro com motorista, viaja com frequência para a Europa e mora em um apartamento de um condomínio de luxo de frente para o mar, na Barra, uma região das mais valorizadas do Rio. O condomínio tem piscina, quadra de esportes e academia. Ele comprou o imóvel em 2000 por R$ 345 mil, de certo com as suas 'economias'.

Nova é da uma ordem, a diocesana, mais próxima dos bispos, de quem, portanto, tem o poder administrativo da Igreja Católica, à qual ele tem sido muito útil.

O monsenhor tem intimidade com os textos bíblicos, como é de se supor, mas também com o manuseio de dinheiro, com negócios, e a sua atuação, quanto a isto, como se sabe agora, é um tanto nebulosa.

Nos anos 90, a Arquidiocese lhe deu a missão de recuperar as finanças da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Paulo. E ele, de fato, conseguiu pagar as dívidas da tradicional ordem, mas ela foi transformada em uma casa de repouso particular. Ou seja, a ordem deixou de ser o que era. Foi sucateada.

Nova arrendou o Cemitério do Catumbi – uma das principais fontes de recursos da ordem – por uma mixaria para uma pessoa de sua confiança, um amigo, conforme apurou a repórter Carla Rocha.

Ele também transferiu para a sua paróquia o hospital da ordem, que foi desativado e o prédio arrendado  para a D’Or, rede particular de hospitais e laboratórios. 

O arrendamento do prédio de 17 mil metros quadrados vale por 20 anos. Uma antiga associada da ordem de São Francisco de Paulo afirma que ninguém sabe para aonde vai o dinheiro pago pela D’Or. Arrendamento cujo valor nem sequer é informado pelo monsenhor.

Esses negócios certamente explicam a vida de milionária do monsenhor. Negócios – ressalta-se – que tiveram a aprovação da Arquidiocese do Rio, que deu aval para a lógica de privilegiar o lucro ao atendimento aos pobres, embora os recursos da igreja venham do dízimo e das doações dos fiéis.

Por essa lógica, o erro da Arquidiocese foi não contratar para ecônomo alguém mais profissional, um financista do quilate de Daniel Dantas, que tem, sim, problema com a Justiça, mas nunca passou pelo vexame de ser  pego no aeroporto com dinheiro escondido dentro de meias e de latas de goiabada.

Vexame que não é só do monsenhor, mas sobretudo da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Com informação de O Globo.



Comentários

Anônimo disse…
Porque não questionam os pastores????
Paulo Lopes disse…
Pesquise este blog, anônimo das 22:50.

Comece por Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça, em http://e-paulopes.blogspot.com/2009/08/negocios-de-edir-macedo-na-mira-da.html.

Ou por Exploração em nome de Jesus, em http://e-paulopes.blogspot.com/2009/05/dizimo-exploracao-em-nome-de-jesus.html
Anônimo disse…
Meu Deus... Fiquei passada com isso.
Conheço o Monsenhor e acreditava firmemente que possuia um bom caráter.
De aproveitadores gananciosos, livrai-nos Senhor.
Lucio Ferro disse…
Católicos! Acordem! voces precisam dar mais grana pros padres! Os coitados mal conseguem viver com os míseros recursos do vaticano!
Unknown disse…
Na Babilônia os prostitutos cultuais da deusa semíramis, cobravam caro pela prática da sagrada prostituição; os profetas de israel voltaram escandalizados com aquele comportamento que consideravam nefando, do ponto de vista teológico, pois consiste no sentido original do conceito prostituição, a venda do que é sagrado (no caso , o sexo); além do que, semelhante aberração passou a ser praticada dentro do próprio templo pelos sacerdotes de iahweh, os chamados "rapazes escandalosos" nalgumas traduções, o que prontamente se inscreveu como interdito no código litúrgico: "não te deitarás com homem como se fosse mulher, tal é abominação". Este senecto senhor também pratica, se não a sodomia, pelo menos a simonia, em outras palavras, a venda do que é sagrado...Além de prostituição, no sentido original e verdadeiro, um verdadeiro estupro às consciências, um roubo de boa-fé, e de paciência...Haja!
Bezenex disse…
Ué, não vai ter aquele estardalhaço todo que fazem quendo é um chamado protestante ? Aliás essa noticia não foi amplamente divugada .
Unknown disse…
Minha casa tem MAIS pedófilos que a sua,
diz o infante católico...
O protestante estelionatário proclama:
Minha casa tem MAIS LADRÕES!!!!
sujus non potest mali lavatoribus parolaret.
Anônimo disse…
Quando eu fazia parte do Grupo jovem ALFA da paroquia de Nossa Senhora de Copacabana, o Senhor Abilio fechou o grupo por nao dar lucros a paroquia.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes