Pular para o conteúdo principal

Brasileiros são os mais barrados em aeroportos europeus

Embora estejam gastando mais em viagens ao exterior – US$ 1,53 bilhão só em julho, um recorde –, os brasileiros foram os mais barrados em aeroportos de países europeus no primeiro trimestre deste ano.

Dos 25.400 estrangeiros rejeitados nesse período, 1.842 foram brasileiros, 15% do total. Em relação aos últimos três meses do ano passado, houve aumento de 6,3%. A informação é da Frontex, agência europeia que controla o fluxo nas fronteiras.

Em junho de 2008, o presidente Lula, em visita à Itália, fez um apelo aos países europeus para que deixem de perseguir os brasileiros e o Itamaraty tem afirmado estar desenvolvendo um trabalho junto às embaixadas para que não haja a discriminação. Mas os brasileiros continuam submetidos com frequência à humilhação.

Esse foi o caso do publicitário e músico Mirton de Paula, 38. Ele planejou uma viagem à Espanha de férias e negócios, mas não foi além do aeroporto de Madri, onde ficou retido por cinco dias, até que fosse devolvido ao Brasil.

Mirton disse que, no aeroporto, foi barrados após ter dito que ficaria hospedado na casa de uma amiga. “No aeroporto, fui colocado em um grupo de rejeitados. Havia outros brasileiros, colombianos, índios e negros. Não tinha ninguém de olhos verdes.”

No ranking dos rejeitados nos aeroportos, os americanos estão em segundo lugar, com 599 (5% do total). Em seguida vêm os paraguaios (553), indianos (463), turcos (447), nigerianos (390), sérvios (371), chineses (345) e russos (332).

Na contagem que incluem todas as fronteiras – ou seja, não só as dos aeroportos – a liderança é dos ucranianos, com 5 mil retidos no período.

As autoridades europeias afirmam que os estrangeiros são deportados  quando não apresentam garantias de que voltarão ao país de origem, como comprovante da compra de passagem de volta. Mas muitos brasileiros afirmam que foram vítimas de preconceito.

Há brasileiros que, claro, viajam com o propósito de se fixar no exterior ilegalmente, em busca de oportunidades de emprego. Mas isso não justifica o tratamento muitas vezes descaradamente xenófobo dado aos brasileiros.

Com informação do jornal O Estado de S.Paulo.

> Lula pede que Europa não persiga brasileiros.
junho de 2008

> Brazucas.

Comentários

Anônimo disse…
De que adianta o Brasil ter avançado tanto como dizem LULLA e DILMA ?

se somos tratados como ratos nos paises do primeiro mundo.....
Marisa Baptista da Silva disse…
Enquanto isto, nós continuamos chamando gringo de buana e degenerando o país através da importação da miséria, o presidente amigo dos povos, abriu as fronteiras, hoje temos milhares de bolivianos camelôs, vendendo tecidos na calçada da av.Paulista.Chineses por todos os lados acabando com a indústria nacional, praticando crimes através das máfias. Mais de 600 familias de brasileiros que compraram terras no Paraguay, foram expulsos a bala e hoje vivem acampados do lado de cá da fronteira, enquanto isto o nosso presidente mandou um avião buscar o bispo reprodutor presidente do Paraguay, para uma consulta no Hospital mais caro do Brasil, tudo pago por nós.
Os ilegais no Brasil, não pagam impostos e sobrecarregam os serviços públicos que não conseguem atender os brasileiros:água e esgoto,energia,educação,hospitais e etc.
Ellisabete Batista Costa disse…
Concordo com a senhora Marisa, já passou da hora da sociedade impedir a importação de lixo humano. Devemos continuar aceitando os que vem para o Brasil com vontade de trabalhar ou que queira investir no país.Agora deixarmos a nossa pátria ser invadida por bandidos, isto não.No centro de São Paulo, existem verdadeiros guetos de africanos traficantes de drogas.Bolivianos estão invadindo casas e morando.Chineses, fundaram uma escola na Rua França Pinto, 212-Vila mariana-SP que existe treinamento para ocupar o comércio.A escola é totalmente ilegal,sem qualquer alvará de funcionamento.
jacbrito disse…
Por que esses paises não fazem fiscalização em empresas, industrias, prestadores de serviços em geral, se é que já não fazem, para expulsar quem fica lá ilegal? Porque eles tem que escolher aleatoriamente, ou provavelmente pela cara ou cor da pele do individuo se ele entra ou nao no pais? Nao veem que estao cometendo injustiça com muitos? Que afastam potenciais turistas? Quanta soberba, quanta arrogancia!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas