Pular para o conteúdo principal

Procuradoria questiona ensino religioso nas escolas públicas

O ensino de religião nas escolas públicas não pode fazer proselitismo de qualquer crença porque o Estado é laico. Tal matéria deve se ater à história e às diferenças entre si das diversas religiões, incluindo o ateísmo. Tem de ser, portanto, uma disciplina de caráter cultural e informativo.

Com essa argumentação, a Procuradora-Geral em exercício da República, Deborah Duprat (foto), propôs uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ao STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido de liminar questionando o ensino de religião nas escolas mantidas com recursos públicos.

Ela solicitou que a Justiça proíba a contratação de professores de “confissões religiosas” para que os estudantes não sejam expostos ao proselitismo de crenças.

Deborah Duprat pediu ainda alteração no texto do acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano que regulamenta as aulas de religião no ensino fundamental. Ele sugeriu que seja suprimida  a expressão “ensino católico e de outras confissões religiosas”.

A Procuradora evocou o artigo 33 da Constituição: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”. [O grifo é do blog]

No STF, o relator da ADI será o ministro Ayres Britto, “um espiritualista”, conforme ele se define.

REAÇÃO DA CNBB - atualização em 7 de agosto de 2010

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) contesta a argumentação de Deborah Duprant de que   o ensino de religião nas escolas é inconstitucional. A disciplina pelo método confessional é plural porque "admite todos os credos reconhecidos", disse d. Filippo Santoro, da Pastoral de Ensino da CNBB. Ele não explicou o que entende por "credos reconhecidos" e nem fez menção ao artigo 33 da Constituição.

Com informação do STF e da Folha.



Comentários

rayssa gon disse…
o ensino religioso em sí é uma verdadeira caca.
com os niveis de analfabetismo funcional e nosso desempenho ridiculo em ciencias "exatas" ainda se discuti o ensino religioso.

cara, eu adoro historia das religiões. e basicamente a unica coisa que estudo na faculdade. mas eu escolhi isso pra minha vida depois de ter tido uma base minima, entende?

tinha que mudar issaê.
Marcelo Idiarte disse…
Já estou até vendo: o pseudojornalista José Luiz Datena vai dizer que os procuradores são "gente do mal".

O Brasil ainda precisa avançar muito para aprender o que é um Estado Laico. Principalmente porque os espertos alegam que Estado Laico não é Estado Ateu, como se uma coisa tivesse a ver com a outra.

Ninguém quer que o Estado renegue Deus, o que queremos é que o Estado não professe religião alguma através de Ensino Religioso (que na verdade é ensino cristão) nas escolas públicas, bem como não compactuamos com a ostentação de símbolos religiosos (que na verdade são símbolos cristãos) em escolas, tribunais e prédios públicos.

A religião tem os seus templos e eles não devem ser confundidos com os espaços públicos. Espero que finalmente surjam operadores do Direito no Brasil que sejam mais profissionais do Direito do que cristãos, porque tem gente que não versa com a Constituição na mão e sim com a bíblia.
Excelente e necessário. Ensino "religioso" deveria ser banido e, existindo, deveria ensinar tolerância e desmistificar as crenças e mitos que formam as religiões.

tsavkko.blogspot.com
Juliana K. disse…
Tem que banir mesmo, o Brasil não tem religião oficial. Já querem lavar os cérebros das crianças desde cedo... Bando de pedófilos.
André disse…
A questão é que "ensino religioso" significa "ensino de cristianismo". Eles ensinarão a religião dos maias? Dos toltecas? Dos egípcios? babilônios? Não, ensinarão única e exclusivamente o cristianismo. Se um pai quer que filho tenha ensino religioso, mande-o para a escolinha dominical de suia religião e pronto, ora.
ThiagoB disse…
Correção. Artigo 33 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação e não da Constituição.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Pastor dá recado aos ateus dos EUA: 'Este país é cristão; saiam!'

Hagee tem uma rede de TV e de rádio para propagar seu ódio No domingo (3), durante um culto, o pastor John Hagee (foto), 72, líder de uma megaigreja com sede em San Antonio, Texas, mandou um recado aos ateus dos Estados Unidos: “Este país não foi construído para os ateus, nem por ateus. Foi construído pelo povo cristão que acredita na palavra de Deus. Se vocês se sentem ofendidos com a nossa crença em Deus, existem aviões que saem de hora em hora para qualquer lugar do planeta Terra. Nós não queremos vocês e não vamos sentir a sua falta. Eu garanto.” Os fiéis aplaudiram. O vídeo da pregação do pastor repercutiu em blogs e sites ateístas, acompanhado com o comentário de que se trata de mais uma demonstração do “amor cristão”. Ironia à parte, o esprit de corps funcionou: nenhum pastor sensato se dignou a criticar publicamente a intolerância do colega. A ira de Hagee veio à tona provavelmente porque o movimento ateísta vem obtendo cada vez mais visibilidade nos Estados U...