Pular para o conteúdo principal

Iraniana diz que foi condenada ao apedrejamento por ser mulher

da Folha de S.Paulo

Ashtiani foi condenada
sob acusação de adultério
"A resposta é bem simples. É por eu ser uma mulher, é por eles acharem que podem fazer o que quiserem com as mulheres, neste país." É assim que Sakineh Ashtiani (foto), a iraniana condenada à morte por apedrejamento pelo "crime" de adultério, define o motivo pelo qual aguarda por uma das mais cruéis penas de morte do mundo.

Presa desde 2006 na cadeia de Tabriz, Sakineh falou ontem ao jornal britânico "Guardian" por meio de um intermediário cuja identidade não mantida em sigilo.

Principais declarações de Sakineh.

Adultério

"A resposta é bem simples. É por eu ser uma mulher, é por eles acharem que podem fazer o que quiserem com as mulheres, neste país. Para eles, adultério é pior que homicídio. Mas não todos os tipos de adultério: um homem adúltero pode nem ser preso, mas uma mulher adúltera é o fim do mundo. É por estar em um país onde as mulheres não têm o direito de se divorciar dos maridos e estão privadas de direitos básicos."

Medo

"Elas [autoridades iranianas] estão mentindo. Estão envergonhadas com a atenção internacional dada ao meu caso e tentam desesperadamente distrair a atenção e confundir a mídia para me matarem em segredo."

Julgamento 

"Fui considerada culpada de adultério e absolvida do homicídio. O homem que realmente matou meu marido foi identificado e preso, mas não condenado à morte. Quando o juiz me entregou minha sentença, nem percebi que deveria ser apedrejada à morte porque eu não sabia o que "rajam" significa. Eles me pediram para assinar minha sentença e eu o fiz, daí eu voltei à prisão, e os meus companheiros de cela me disseram que eu seria apedrejada à morte e eu, instantaneamente, desmaiei."

Advogado 

"Eles queriam se livrar do meu advogado [Mohammad Mostafaei] para que pudessem facilmente me acusar do que quer que fosse sem que ele denunciasse. Não fossem os esforços dele, eu já teria sido apedrejada à morte."

Prisão 

"As palavras deles [dos guardas de Tabriz], o jeito como me olham -uma mulher adúltera que deveria ser apedrejada à morte- é como ser apedrejada todos os dias."

Filho

"Todos esses anos, elas [autoridades] tentaram colocar uma coisa na minha cabeça, me convencer de que eu sou uma mulher adúltera, uma mãe irresponsável, uma criminosa. Mas, com o apoio internacional, uma vez mais me vejo uma pessoa inocente. Não deixem que me apedrejem diante do meu filho."

Comentários

Anônimo disse…
Nos países islâmicos as mulheres são trucidadas por um deslize qualquer.
No Brasil as beldades se envolvem em dezenas de casos com homens e mulheres, posam nuas para as publicações masculinas, apanham em boates dos amantes aditivados, postam um “despretensioso” vídeo de sexo explícito mostrando a sua magistral performance artística ou engravidam de um endinheirado fanfarrão para alcançar a exponencial projeção na mídia, elevando os cachês milionários e consolidando o status de grandes estrelas do show business.
Anônimo disse…
Matar uma mulher por apedrejamento por ser adúltera é uma barbárie. Merece o repúdio de todos, claro. Ainda assim não resisto a uma piada machista, mas que não deixa de ser uma crítica aos atuais dias: se essa lei fosse implantada aqui, ia faltar pedras.
Anônimo disse…
Joyce
Cada país tem uma crença, cada um sabe o que faz, mas isso não justifica uma pessoa ser apedrejada até à morte pois quem dá a vida é DEUS e só ele pode tirar de alguém. Esse país ele tem que ser mais racional porque homem pode fazer o que quer e mulher não tem direito de nada. Homens e mulheres são feito de pele e osso não tem nada de diferente se não for o sexualidade do ser ....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos