A filial mexicana da MAC, fabricante canadense de cosméticos, em parceria com a americana Rodarte, usou modelos maquiadas e vestidas com roupas brancas como se estivessem mortas para lançar esmaltes vermelhos, batons acinzentados e sombras escuras inspirados na violência. A maquiagem é parecida com a da Noiva Cadáver [reprodução ao lado], personagem de filme animado produzido em 2005 por Tim Burton.
Em uma comparação, seria como se a Avon lançasse no Brasil a linha de esmalte ‘Favela da Rocinha’ em diversos tons do vermelho-sangue. Ou a coleção “Bala Perdida” de batons. A garota-propaganda poderia ser Gisele Bundchen, com uma marca de tiro na testa.
No México, em um desfile da grife macabra, entre as modelos ‘cadávares’, havia as “sonâmbulas” e “operárias”, numa referência às indústrias têxteis (na maioria falidas) de Chichuahua.
A imprensa, blogs, governo e ongs fizeram duras críticas à MAC. “O próximo batom deles vai ser chamar “Bergen-Belsen” [nome de um campo de concentração nazista]”, escreveu um blogueiro.
Ao tentar se justificar, a MAC acabou se complicando mais. Um porta-voz da empresa disse que o objetivo dos novos produtos era "retratar a cultura mexicana de um modo geral".
Por fim, a empresa se deu por vencida e pediu desculpas pelo seu equívoco. Informou que destinará parte dos lucros das vendas feitas com os produtos às famílias afetadas pela violência.
Com informação do site Opera Mundi e fotos de divulgação.
> Duloren incentiva a infidelidade para vender mais lingerie. (março de 2010)
> Campanhas publicitárias polêmicas.
> Campanhas de interesse público.
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