Pular para o conteúdo principal

Juiz declara Rosemary filha de Alencar, que se recusa ao DNA


A professora aposentada Rosemary de Morais (foto), 55, vem desde 2001 tentando ser reconhecida como filha de José Alencar Gomes da Silva (foto) 79, atual vice-presidente da República. Como Alencar sempre se negou a se submeter ao exame de DNA para que fique provada a  paternidade, o juiz José Antônio de Oliveira Cordeiro, da comarca de Caratinga (MG), declarou oficialmente ser ele o pai de Rosemary.

Quando alguém se recusa a fazer o exame, é porque há presunção de paternidade, conforme lei sancionada em julho do ano passado pelo presidente Lula.

Rosemary disse que Alencar teve relacionamento de um ano com sua mãe, a enfermeira Francisca Nicolina de Morais, em 1954, quando ambos moravam em Caratinga. Na época, nenhum dos dois era casado.

A professora apresentou na Justiça testemunhas desse relacionamento. Criada pelos avós paternos, ela contou que soube de sua paternidade pela mãe, que morreu há sete meses. No cartório, Rosemary consta como filha de  Magmar Pinto Neves, com quem Francisca se tinha se casado.

A professora disse que, quando Alencar esteve em Caratinga em campanha para o Senado, ela foi a uma emissora de rádio onde ele estava dando entrevista e contou ser filha dela. “Ele ficou surpreso e disse que estava disposto a me dar toda atenção. Só que nunca mais me ouviu”.

Alencar nunca mais voltou lá.

Ele sofre de câncer há anos e atualmente tem sido internado com mais frequência, inclusive por causa de problema coronário.

A decisão judicial torna Rosemary herdeira de Alencar, que possui várias empresas. A principal delas é Coteminas, do setor têxtil. O empresário é casado com Mariza Campos Gomes da Silva, 74, com quem tem três filhos, Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. É Christiano que preside o grupo de empresas.

José Diogo Bastos, advogado de José Alencar, disse que a sentença é “totalmente despropositada” e que vai recorrer dela. Ele não explicou por que seu cliente não quer se submeter ao exame de DNA. Alencar chegou a ser intimado em 2008 pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a doar sangue para a realização do exame, mas ele ignorou.

No processo judicial, Alencar alega que Francisca era "mulher reconhecidamente frequentada por vários homens" e "habituée da zona de meretrício de Caratinga".

Geraldo Jordan de Souza Júnior, advogado de Rosemary, disse que se trata de difamação e que "a justiça tardou, mas não falhou".

Ela afirmou: "Não quero nada daquilo que ele [Alencar] pensa que eu tenho direito”.

Com informação da Folha e de O Globo.

> Caso da recusa de José Alencar ao DNA da paternidade.

Casos de pedido de reconhecimento de paternidade.

Comentários

Anônimo disse…
Nem precisa fazer DNA. A mulher é a cara do Alencar.
Unknown disse…
Meu Deus, esse caso não depõe contra o carater do Sr. Jose Alencar, pois ocorreu em uma época em que o vice-presidente não precisava guardar fidelidade à outra mulher. Exerceu sua liberdade, agora não doar o sangue para confirmar ou negar a paternidade, revela um lado que eu nem imaginei que o Sr. josé Alencar pudesse nutrir. Será que os deuses que regem a vida dos homens públicos são desprovidos de bom senso?
michele disse…
corra atras agora ou seja ele tem 2 bi bi bilhoes de dolares em jogo vc agora e milionaria querida ....parabens vc teve muita sorte de ter essa mae ...pai humm qualquer um pode ser ..mas deixar essa grana toda nao e para qualquer um

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas