Pular para o conteúdo principal

Rita perde fala e movimentos após extração de pedra do rim

Hospital apura se houve erro de médico.A estudante Rita Stefanny de Oliveira Ribeiro, 19, foi internada no dia 26 de janeiro no Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso Sul para se submeter a uma extração de pedras em um dos rins.

Foi uma internação de emergência. A moça sentia dores no abdômen.

Normalmente, a retirada de cálculo renal é uma cirurgia simples. O paciente fica dois ou três dias internado. Quando o cálculo é submetido a ondas de choques (um procedimento não invasivo), a alta sai no mesmo dia.

Mas Rita ficou hospitalizada 75 dias e, quando foi liberada, tinha perdido a fala e os movimentos dos braços e das pernas. Agora, ela só se alimenta com líquido por meio de seringa.

O hospital informou que a moça foi vítima de uma infecção generalizada, mas resistiu em liberar o prontuário da internação para que a família procurasse a avaliação de especialistas de outros hospitais. Inalécia de Oliveira, 36, mãe de Rita, disse que só tinha acesso aos exames de sangue e urina.

Ela teve de pedir ajuda ao Ministério Público para conseguiu uma cópia do prontuário e se surpreendeu com o seu volume: 800 páginas.

O hospital disse estar apurando – ainda – o que houve e só se manifestará antes de chegar a uma conclusão se receber uma notificação da justiça.

Com informação da Folha.com.

> Médico opera boca de menino em vez dos testículos. (junho de 2010)

> Erro médico?

Comentários

Lucio Ferro disse…
A litotripsia é um procedimento NÃO INVASIVO, pois não há cortes.
Existe papel masi fácil de rasurar do que prontuário?Aquilo passa pelas mãos de quantas pessoas/será que tudo que acontece aos pacientes é anotado?Se tem algo que não merece confiabilidade nenhuma é prontuário médico...Alguém deveria começar a rejeitar isso em processos.Falam os exames e não anotações que são colocadas depois.Muito fácil escrever lá que fizeram isso e mais aquilo,tudo como manda o figurino,pois nem paciente,nem família bota os olhos em cima.Perguntem pra quem trabalha em hospital e saberão a verdade sobre prontuários médicos.Se alguém se dispusesse a filmar escondido,como funcionário,veriam como é rotina.Metade do que acontece ao paciente nem é anotado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas