Pular para o conteúdo principal

Igreja belga treme diante de documentos sobre pedofilia


por Andrea Bonanni, do La Repubblica

O livro negro da Igreja belga está protegido em 475 caixas de documentos reunidos pela comissão independente que a Conferência dos Bispos instituiu para examinar os casos de abusos de menores cometidos por eclesiásticos. Desde esta sexta-feira, essas pastas, como todos os computadores que se encontravam na sede da comissão, em Louvain, estão nas mãos dos juízes de Bruxelas.

Dramas e segredos, nomes e circunstâncias que a Igreja havia protegido, e muitas vezes ocultado, durante anos e também por décadas, estão agora em mão pública. E os primeiros a tremer, segundo o professor Peter Adriaenssens, de neuropsiquiatria infantil e presidente da comissão, são as vítimas dos abusos sexuais. "Desde esta sexta-feira, a comissão foi inundada por telefonemas das vítimas, aterrorizadas pela ideia de ver os seus traumas expostos publicamente", declarou Adriaennsens.

Enquanto o Vaticano protestava por causa das investigações ao arcebispado e da detenção dos bispos, o sequestro dos arquivos da comissão foi o único ato contra o qual a Conferência dos Bispos Belgas se insurgiu. Trata-se, diz, de uma grave violação do direito à privacidade que havia sido garantida àqueles que se haviam dirigido à ela.

Adriaessens confirma. Havia um acordo, explica, um protocolo com o conselho dos procuradores gerais, com base no qual a decisão ou não de transmitir o dossiê à justiça teria sido tomada autonomamente pela comissão, com o acordo preventivo das vítimas. "Quem foi vítima de abuso podia se dirigir à polícia, à magistratura, ou a nós. Se se dirigiu a nós muitas vezes é porque não queria que o seu caso se tornasse público".

O ministro da justiça Stefaan De Clerck, porém, defende a operação da magistratura. "O juiz instrutor tem o dever de conduzir a investigação em plena independência, utilizando os meios que considera necessários. Não é ligado às promessas feitas pelo colégio dos procuradores gerais à comissão". "Sem querer polemizar – declara o porta-voz da procuradoria –, gostaria de lembrar que a nossa primeira preocupação, especialmente em casos desse gênero, são justamente as vítimas. Não se pode criticar a justiça de fazer seu próprio trabalho. E isso será feito de maneira decorosa".

A comissão havia sido instituída em 1998, depois das denúncias de um sacerdote, o padreRik Devillé, sobre os abusos dentro da Igreja belga e particularmente flamenga. Porém, segundo Devillé, nos primeiros dez anos a comissão certamente não havia se mostrado zelosa. Só com a nomeação do professor Adriaessens, em 2008, havia começado a trabalhar em sério. Até dois meses atrás, os dossiês reunidos eram algumas centenas. Mas depois da renúncia do bispo de Bruges, a comissão havia sido sacudida pela denúncia, e os casos expostos mais do que duplicaram.

Só em parte são episódios recentes. Muitas vezes, os abusos remontam há muitos anos, estão prescritos a partir do ponto de vista penal, mas só agora quem os sofreu encontrou a coragem de denunciá-los. (Tradução de Moisés Sbardelotto para o IHU On-line)

Treze das vítimas dos padres pedófilos belgas se suicidaram. (setembro de 2010)


Comentários

Anônimo disse…
Como, pelo texto, se chega a conclusão de que são mais de 500 casos ?

Como, se chega a conclusão que todos os casos são de pedofilia ?
Anônimo disse…
Eu acho pouco 500 casos. Devem ser muito mais, porque a pedofilia, na Igreja Católica, não é exceção, é uma regra, um rito que começa já nos seminários. Não é à toa que os casos estão vindo à tona em vários países, não só na Bélgica. Só não vê quem não quer.
Anônimo disse…
Eles são os papas libidinosos.
Frei Tarcísio Tadeu Sprícigo escreve manual que ensina como seduzir crianças.
De acordo com o ex-seminarista Francisco José Gomes Filho filmes com temática gay são exibidos em seminários.
Associar qualquer padre com a pedofilia não é um pecado original.
Anônimo disse…
As respostas dos voluntários defensores do post estão muito fajutas e apenas carregadas de preconceitos.

Se não houver critérios, pode-se colocar qualquer título e qualquer assunto.

Retorno a pergunta ao autor do blog:

Como, pelo texto, se chega a conclusão de que são mais de 500 casos ?

Como, se chega a conclusão que todos os casos são de pedofilia ?
Anônimo disse…
Ao se escolher um título, por coerência de redação, deve-se resumir um destaque do conteúdo, mas não criar informação adicional, sem demonstração no conteúdo.

O objetivo é informar ou desinformar ?

Ou é deformar ?

Ou é difamar ?
Anônimo disse…
O objetivo de qualquer denúncia da prática de pedofilia por parte de clérigos da Igreja Romana, deve ser o de DESVELAR, uma vez que esta instituição costuma usar e abusar de seu poder histórico, cultural, político e econômico, além de moral-religioso(espiritual) para levar a cabo suas estratégias MILENARES de ocultamento e obstrução da verdade. Foi assim com os acordos políticos em que apoiava criminosos políticos em troca de benesses às suas instituições caritativas e filantrópicas; silêncio em troca de escolas e liberdade de propaganda religiosa; acobertamento e fuga de assassinos, em troca de informações privilegiadas...Afinal, não nos esqueçamos que "Ela" não é a mãe bondosa e a mestra infalível da verdade como ousa propagar; mas um Estado munido de espionagem (sodalitium pianum), diplomacia, política econômica, concentração de capital (um verdadeiro free shop multinacional) como qualquer outro...E seus pedófilos, geralmente sociopatas de famílias abastadas, encontram asilo e impunidade nas chamadas "casas de retiro e tratamento", quando não nas próprias recâmaras do miniterritório que goza da imunidade e demais privilégios por ser um "museu" do patrimônio artístico e arquitetônico de valor incalculável...Como enfrentaremos um PODER de tamanha articulação e eficácia, senão com o esclarecimento, a informação e a propagação da verdade, desde que não dispomos do DINHEIRO e da MITOLOGIA dogmática fortes, imbatíveis deles???
Anônimo disse…
Para o comentário acima cheio de adjetivos e preconceitos, segue notícia de hoje, publicada no UOL, esta sim notícia objetiva com fatos e dados.
Os argumentos deveriam ser objetivos, e não meras suposições, opiniões ideológicas.

Saiu no UOL de hoje 13/7/2010.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) parabenizou nesta terça-feira (13) a decisão do governo de Cuba de libertar sete presos políticos detidos desde 2003
Brasil
O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também elogiou a libertação dos presos políticos. Na manhã de hoje, em Brasilia, o chanceler disse que não participou pessoalmente do acordo, mas parabenizou a Igreja Católica pela atuação "fundamental" no processo.
Anônimo disse…
Complementando a notícia acima.
CUBA - IGREJA DIVULGA NOMES DOS PRESOS QUE SERÃO LIBERTADOS.
O presidente Raul Castro, irmão e substituto do Fidel Castro, confiou e preferiu a intermediação da Igreja Católica de Cuba, no processo de libertação dos presos políticos.

Fatos e Dados objetivos:
HAVANA, sexta-feira, 9 de julho de 2010 (ZENIT.org) - A Igreja em Cuba publicou os nomes dos cinco presos políticos que serão libertados e de outros seis que serão transportados para suas cidades. Os libertados poderão viajar até a Espanha se desejarem. Estava nova libertação acontece após o processo de diálogo iniciado entre o Governo de Raúl Castro e a Igreja, cujo primeiros frutos foram a liberação de doze presos.

Segundo informou nessa quarta-feira o arcebispado de Havana, “ao meio-dia de hoje, quarta-feira 7 de julho, o cardeal Jame Ortega Alamino foi recebido pelo presidente cubano Raúl Castro Ruz. No encontro participaram também o ministro de Assuntos Exteriores e o de Cooperação da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, e o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parilla”.

“Discutiu-se o processo iniciado a 19 de maio, quando o presidente Raúl Castro Ruz recebeu o cardeal Jaime Ortega e o presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, Dom Dionisio García Ibáñez”.

A nota acrescenta: “as autoridades cubanas informaram ainda que os 47 prisioneiros que restam dos que foram detidos em 2003 serão postos em liberdade e poderão sair do país. Esta gestão será concluída num período de três a quatro meses a partir deste momento”. Cinco prisioneiros já poderão seguir rumo à Espanha nos próximos dias”.

Trata-se de: Antonio Villarreal Acosta, Lester González Pentón, Luis Milán Fernández, José Luis García Paneque e Pablo Pacheco Ávila.
Anônimo disse…
Um processo histórico, reconhecido por muitos.
Anônimo disse…
É a ICAR tão desprezada por alguns e produzindo benefícios humanitários.

Mas infelizmente não faltam cegos, cegos pelos mitos criados pelo preconceito, cegos pelos mitos criados pela ideologia, estes sim filhos da lavagem cerebral, da incrível MITOLOGIA ATÉIA e da MITOLOGIA PAGÃ.
Anônimo disse…
Ingrid Betancourt revela como Deus tocou seu coração

Confidências após a audiência com Bento XVI

Por Carmen Elena Villa Betancourt

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 2 de setembro de 2008 (ZENIT.org).- Após os 25 minutos de encontro com Bento XVI ontem, no palácio apostólico de Castel Gandolfo, a ex-candidata à presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, revelou em uma coletiva de imprensa como Deus lhe tocou o coração em seu cativeiro.

Antes de ser seqüestrada, em fevereiro de 2002, Ingrid era uma mulher de pouca fé; ela mesma reconhece isso. Contudo, durante os quase 7 anos que permaneceu em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), no sul da selva colombiana, os únicos livros que tinha consigo eram a Bíblia e o dicionário; assim, durante os longos dias de cativeiro, ela se dedicava a ler e meditar a Palavra de Deus.

Consagração ao Sagrado Coração

Ingrid todos os dias escutava o rádio para poder se distrair e se informar. Um mês antes de sua libertação, em 1º de junho passado, estava ouvindo a Rádio Católica Mundial e escutou as promessas que experimentaria quem se consagrasse ao Sagrado Coração.

Ainda que Ingrid reconheça que não se lembra de todas, enumerou-as aos jornalistas: a primeira é tocar o coração duro de quem lhe faz sofrer; a segunda, abençoar os projetos do interessado; e a terceira, a ajuda para carregar a cruz e a presença divina na passagem da morte.

Ingrid relata que, ao escutar estas promessas, disse: «Isso é para mim. Eu preciso que Deus toque o coração duro da guerrilha, que toque o coração duro de todos aqueles que não deixam que a nossa liberdade se manifeste».

«Eu preciso que a minha missão, que é a de obter a liberdade de todos nós, Ele a tome para si, que a abençoe e permita que isso aconteça. E eu preciso que Ele me acompanhe para levar esta cruz porque sozinha eu não posso mais», comentou a cidadã colombo-francesa.

Ao conhecer estas promessas, Ingrid comenta que disse ao Sagrado Coração: «Jesus, nestes anos eu nunca te pedi nada. Mas hoje sim vou te pedir algo: como este é o mês do Sagrado Coração, teu mês, vou te pedir que me faças o milagre, não de minha libertação, porque não creio que seja possível, mas faze-me o milagre de que eu saibda, porque se eu souber quando, por mais que seja dentro de muitos anos, vou ter a força para agüentar. Se tu me fizeres esse milagre, Senhor meu, serei tua».

Ingrid conta que disse ao Santo Padre: «Eu não sei o que quer dizer ser de Cristo». Ele lhe respondeu: «Ele vai te mostrar o caminho».

No dia 27 de junho, um comandante das FARC foi falar com Ingrid: «Há uma comissão internacional que vai visitar os prisioneiros e é muito provável que alguns de vocês sejam libertados».

Ingrid conta que o Santo Padre lhe disse: «Ele fez o milagre de sua libertação porque você soube pedir. Porque você não lhe pediu a sua libertação, mas que se fizesse a vontade d’Ele e que Ele a ajudasse a entender essa vontade».
Anônimo disse…
Oh, como é linda, e santa a ingenuidade! Talvez eu tivesse essa mesma fé simplória, diante do céu abobadado do vaticano, construído com o dinheiro das almas sufragadas do purgatório e arrecadadas pelos famigerados dominicanos; talvez eu pudesse acreditar nesses céus monárquicos, repletos de anjos velozes e apressados em executar as ordens do deus dos exércitos...se eu não tivesse estudado a história, que este comentador acima, pessoa muito educada e apologeta de sua fé...REDUZ A INFORMAÇÕES JORNALÍSTICAS. Se eu nunca tivesse visitado como historiadora e pesquisadora a Torre do Tombo,se eu não tivesse morado por tantos anos como adido cultural nas embaixadas do Brasil em Moscou, Lisboa E ROMA!!! E não tivesse assistido embasbacada os escândalos de bastidores que este nobre defensor do catolicismo nunca viveu, sequer imaginou, ou percebeu!!! Eu quedo mística e contemplativa, como uma carmelita, diante da ingenuidade, da miopia, da douta ignorância de uma alma pia...Mas os reis, os cardeais, os embaixadores e núncios da santa sé, os monarcas hierofantes da roma cesaropapista e imperial NÃO SÃO PIOS, MENOS AINDA PIEDOSOS, isso eu VI, ISSO EU SEI.
Anônimo disse…
A mitologia, forma primeva de narrar os princípios das coisas, atribuindo-lhes antropomorfismos teológicos, qualidades humanas atribuídas ao "deus", é uma metanarrativa das origens...Pouco importa se é pagã, ou cristã, judaica ou qualquer outra, grega, por exemplo: É SEMPRE MITOLOGIA.
O problema com a mitologia judaica-cristã imperialista-papal, foi a OCORRÊNCIA VIOLENTA E SANGRENTA DE SUA HEGEMONIA TOTALITÁRIA...O único deus é o Senhor. Aquele que estava no templo de jerusalém e não foi capaz de salvá-lo da destruição dos romanos, senta-se agora numa cadeira, ou melhor , num trono "petrino"...Uma espécie de faraó (deus-vivo) ou psicopompo hermes-mercurial que faz a ligação (ponte = pontífice) entre o céu e a terra, perdoa pecados, coloca pessoas no céu, diviniza-as, autoriza sua adoração, idolatria, põe outras no inferno, excomunga-as, ATÉ DIVIDE A TERRA AO MEIO ENTRE PORTUGUESES E ESPANHÓIS...Diz quem tem alma ou não tem, quem vai pro céu (NULLA SALUS EXTRA ECCLESIAM), ou não vai...Podendo (através da reabilitação) santificar amanhã quem queima hoje...Escreve maçantes calhamaços de doutrina, JUSTIÇA SOCIAL, mas não faz a hipoteca coletiva de suas propriedades privadas como apregoa...Já viu algum cardeal andando senão de mercedes ou bmw? Algum "príncipe" da igreja que não vista armani, calce cromo alemão, e que não desperte em quem os observou de perto como eu, a impressão que soni tutti mafiosi???
Anônimo disse…
Após tantos comentários e até viagens de uma suposta "testemunha viva" da história romana, que declara que viu com seus próprios olhos que ninguém sabe sequer se existem, ou se é delírio, ou se se foi sonho, ainda não houve resposta.

Como, pelo texto, se chega a conclusão de que são mais de 500 casos ?

Como, se chega a conclusão que todos os casos são de pedofilia ?

Puxa, tem alguém até descrevendo os próprios sonhos, mas ninguém respondendo as perguntas.
Anônimo disse…
Puxa, qualquer um pode chegar aqui e dizer que viu e que sonhou e coisa e tal.

E também eu vi você anônimo de 16/7, quando voce foi abduzido, e foi teletransportado a outras dimensões.

Eu sei que voce nasceu há 10 mil anos atras. Eu sei, mas eu não vi, voce sabe porque voce viu e declara que sabe e viu.

Voce viu os faraós do Egito e conversou com o Hamurabi, e depois assessorou Péricles e de quebra Alexandre, Cleópatra e Marco Antonio.
Você pagou trinta moedas de prata a um personagem que queria entregar o seu mestre, e depois vc esteve presente em Cartago, nas cruzadas, com Da Vinci e Descartes, além de Newton, Napoleão vc viu no próprio espelho, no mesmo espelho que vc viu o Hitler.
Voce sabe, voce viu.
Anônimo disse…
Os fanáticos, melhor dizendo, os fundamentalistas de cristo, como os legionários, focolarinos, os adeptos do neocatecumenato, e outras correntes sectárias, que proliferam no balaio de gatos e caranguejos que é a Igreja; são exemplos típicos de associações secretas, irmandades de confidentes, sigilo, quase esotéricas, permitidas pela santa sé; para melhor administrar a colcha de retalhos sociológica e teológica de que é composta, ela que se diz portadora da UNIDADE, tanto de fé, quanto de doutrina, e de governo. Unitarismo de fachada, porque o catolicismo é o maior DOS SINCRETISMOS que já houve, composto, tal sagrado patchwork, dos retalhos tibetanos, budistas, hinduístas e até muçulmanos, para não falar dos gregos e romanos, remontando aos sumérios e egípcios.
Basicamente é o seguinte: assim como têm os pobres fanáticos, que jogam todas as suas culpas por serem pobres na fogueira santa de israel, e depois sentem-se desavergonhados para professar a fé na prosperidade e na riqueza...tal qual a exploração e o 171 da Igreja Universal...
A Igreja Latina, obviamente por ser mais antiga, e a primeira, sendo portanto mestra e professora das outras todas, tanto nas artes, como nas manhas do estelionato sagrado, vulgo simonia; arrebanha, do meio dos jovens ricos fanáticos, aqueles mais inibidos, tímidos ou até sonhadores, idealistas, desde que não visionários; os mais culposos, mais propensos à neurose sexual, por terem sido talvez vitimas de abusos domésticos ou familiares, com latentes tendências homossexuais incompatíveis com a moral pessoal-familiar muito rígida, ou quaisquer outras inibições e ou timidez que os sádicos autoritários, experientes predadores logo detectam, com seu olho clínico; ou até mesmo os devotos, com suas compulsões por orações, leituras, meditações, sobre castidade, pureza, etc., - prato cheio para pedófilos, pederastas, ou simples tarados oportunistas de ocasião-; e impingidas a fé no sobrenatural, na ascese, na mortificação da carne e dos desejos, que eles não possuem, pois geralmente são ateus pragmáticos; e inculcando-lhes a submissão à crença na pureza, na supressão dos instintos, que eles mesmos não praticam, pois são todos uns tarados; aprisionam as mentes desses incautos, numa ilusão de estado angélico, assexuado; após o que, expropriam-nos dos bens, da casa, da herança, da profissão, do futuro e até da vida...
Anônimo disse…
Mais bla´-blá - blá da testemunha chave.
Verborragia de preconceituoso e enganação da temática. Por favor, se quer ajudar, tenta responder a pergunta inicial:

Como, pelo texto, se chega a conclusão de que são mais de 500 casos ?

Como, se chega a conclusão que todos os casos são de pedofilia ?

Puxa, tem alguém até descrevendo os próprios sonhos, mas ninguém respondendo as perguntas.
Pedro Lobo disse…
Também questiono: como, pelo texto, se chega à conclusão de que o número de padres belgas pedófilos seja em torno de 500?

Porque o número real pode passar de mil.
Anônimo disse…
Sr Pedro Lobo,

Tuas intervenções tem sido bem ponderadas, neste blog, isto é, com fundamento.

Mas dessa vez decepcionou.

Quem colocou o título do post foi o autor do blog, que talvez seja teu amigo.

Quem colocou o título é que deve justificar como chegou a essa conclusão.

De outra maneira, o Sr está justificando que este post, como qualquer outro, pode ter qualquer título, sem necessidade de coerência com o texto detalhado.

Ou pode colocar qualquer título, mesmo sem conexão com o texto, desde quando não se possa provar nada em contrário.

Por exemplo, o título poderia ser:
EXISTEM MUITOS JORNALISTAS PEDÓFILOS

Afinal,pela sua lógica estranhaa, enquanto não puder provar que não existem muitos jornalistas pedófilos, então o título estaria correto e cairia bem.

Na realidade, um título sem conexão com o texto, de forma que deixe clara relação, parece mais com viés ideológico, ou mesmo propaganda enganosa.

Pelo seu nível intelectual já apresentado em outros posts o Sr nos surpreendeu negativamente desta vez. Seria um lapso ?

De qualquer forma alguém resolveu responder ao questionamento com mais de 1 mes de atrado.
Mas não convenceu nem foi consistente.
Paulo Lopes disse…
O anônimo das 22:17 tem razão: o título do post é inadequado porque o texto do La Repubblica menciona 475 caixas de documentos sobre padres supostamente pedófilos, e não sobre 500 sacerdotes suspeitos de perversão. Por isso, mudei o título.

De qualquer forma, é possível que os suspeitos sejam mais de 500, se cada caixa contiver mais de um nome. Mas trata-se de uma ilação minha.

De resto, sejam 500 ou 50 os sacerdotes pedófilos, para mim a gravidade é a mesma. Ainda mais em um contexto em que as denúncias de abusos sexuais dentro da Igreja Católica explodem em vários países.

A imprecisão de um detalhe não desmente o todo.
Pedro Lobo disse…
De fato, os padres belgas suspeitos não são 500, mas 5.000, conforme noticia o site De Morgen, da Bélgica. O link da notícia é este: http://www.demorgen.be/dm/nl/989/Binnenland/article/detail/1126998/2010/06/30/Meer-dan-5-000-slachtoffers-van-misbruik-door-geestelijken-in-Belgie.dhtml

O idioma do site é holandês, mas com o tradutor do Google dá para entender quase tudo.

O site traz muito mais informações.

Sugiro-lhe, Paulo, que dê uma lida e escreva algo a respeito, porque a imprensa internacional tem dado pouco sobre os padres tarados da Bélgica. E a coisa lá tá feia, porque envolve bispos e cardeais -- a cúpula da igreja local.
Anônimo disse…
Prezado Pedro Lobo,

Será que existem 5000 padres na Bélgica ?

Bom, o Brasil com quase 200 milhões de habitantes possui menos de 20 mil padres.

A Bélgica tem 10 milhões de habitantes.
Homens 5 milhões (o que inclui até os bebês).
Temos que considerar que os menores de idade não pedm ser padres, pois estes precisam se formar em 2 faculdades (filosofia e teologia).

Se a Bélgica tiver 5000 padres seria o recorde de todos os países.
Não sabíamos, Pedro Lobo, que a Bélgica é o maior país católico do mundo.
Você acabou de fazer mais uma grande descoberta.

E pelo jeito todos os 5000 são pedófilos, como você insiste.

Mas talvez a Bélgica tenha sozinha uns 100 mil padres.

Acho que é isto que você quiz dizer ?

Continue buscando.

Se você achar algum site que diz que a Bélgica tem 1 milhão de padres, sendo 2 milhões deles pedófilos você também deveria publicar.

Afinal, o que conta é a ideologia, não é ?
Anônimo disse…
Parabéns Paulo Lopes.

Demorou, mas é bonito corrigir.
É mais honesto.

De fato, aparentemente é apenas uma imprecisão de um detalhe.

O problema é que as imprecisões tem sempre a mesma tendência - a de tentar aumentar o tamanho dos erros daqueles que você quer criticar. Não fica bem para o jornalismo.
O P.Lobo já está tentando achar uma notícia com 5000 padres pedófilos.

Uma boa informação não precisa ser forçada.
Com o tempo cai no descrédito.

Não imagino que o objetivo do blog seja publicar calunias e fofocas.

Nesse caso específico, pelo texto, são investigações de supostos casos de pedofilia.
A palavra suposição foi colocada corretamente por você, pois é mais justa uma vez que estão em investigação.

E sua correção, neste caso, demonstrou o objetivo de ser mais coerente.
Anônimo disse…
Os últimos casos de envolvimentos de clérigos com adolescentes, mostram que a pedofilia e a efebofilia, não são privilégio das sociedades européias e norte-americana, tampouco de eclesiásticos católicos, ou ortodoxos; pois vemos também muitos casos entre os protestantes históricos, e pentecostais: são um fenômeno podemos dizer, universal.
A mediocridade e o senso comum, sempre carregados de consciência primitiva, mágica, ou pseudo-crítica, ingênua e mística; procuram sempre ver nestes eventos o aparente, o simbólico, o visível dos fenômenos...Trata-se, segundo pensam os simplórios de toda espécie, de descobrir os efeitos e tomá-los pelas causas... O "problema" são os padres, o catolicismo, o celibato, o homossexualismo, o desvio, a pedofilia, etc. etc.; obviamente que com muita carga de ressentimentos, dos fanáticos pelos divergentes; também trata-se de descobrir e responsabilizar os "culpados", sejam o papa, a igreja, os padres, professores, médicos ou pastores, seja quem for.
O que esses juízes não autorizados de plantão nunca chegam, é atinar com as causas: a pobreza, a marginalidade, a situação de ignorância e opressão, em que se encontram as massas, e os filhos vulneráveis destas; os jovens, as crianças, vítimas já da exploração econômica e do renovado abuso sexual, consequência desta...Nunca apareceu, nem aparecerá, um só filho das elites abusado por quem quer que seja; o que não quer dizer que não exista, mas só que em OUTRAS circunstâncias e outras CATEGORIAS de abusadores...Afinal, era tradição os nobres entregarem seus filhos para serem deleite e companhia dos reis, como entre os gregos os jovens meninos aos oficiais, para formação dos futuros cidadãos.
O que o catolicismo tem a pagar, se é permitido usar o termo, é pela conta que deve ao ocultamento e à demonização, de um costume mais do que atávico e social na cultura do ocidente: o intercâmbio sexual entre adultos e jovens, na chamada homossexualidade transitória; já desde tempos arcaicos, marcada pela troca de PODER, PRESTÍGIO OU POSSES, forte componente de prostituição e abuso, livremente ou não consentido. Mas, surpreendamo-nos, para não decepcionar as ignorâncias e os seus títeres e os seus áugures pseudocultos, e letrado
Anônimo disse…
SURPREENDENTES PEDOFILIA E EFEBOFILIA... A VELHA PEDERASTIA OU UM COSTUME MODERNO?

Os últimos casos envolvendo clérigos e adolescentes vítimas de abuso sexual revelam que a pedofilia e a efebofilia não são privilégio das sociedades europeia e norte-americana, são um fenômeno pode-se dizer, universal.
À mediocridade e ao senso comum dominantes, presas de uma consciência primitiva-mágica, ou pseudo-crítica, na verdade ingênua, e até mística; incumbem-se procurarem efeitos e tomá-los por causas, bem como encontrar culpados: o “problema” são os padres, o homossexualismo, a igreja, o papa, seja quem for; ao que nunca parecem chegar são às causas, exatamente as negadas ou intocadas, pelo discurso da oficialidade ou da imprensa confessional; a saber , a pobreza e a exclusão social desses jovens e adolescentes abusados sexualmente, como consequência de o serem de antemão explorados economicamente.
Nunca um filho das elites apareceu nem aparecerá como vítima de tais escândalos, até porque, quando tais ocorrem, OUTRAS são as práticas, como outras AS CATEGORIAS dos abusadores; afinal, era costume de elevada confidência, pela distinção, da nobreza e aristocracia fornecerem os filhos como acompanhantes de alcova dos reis; tal como entre os gregos confiarem-se aos oficiais, os jovens meninos para formação dos futuros cidadãos.
O que deve “pagar” o catolicismo, se é permitido usar termo tão cabal , é pelo ocultamento e demonização desse costume, mais do que atávico, na cultura do ocidente, que é o do intercâmbio entre jovens e adultos, na chamada homossexualidade transitória; onde não faltam favores e presentes, características do abuso do PODER, PRESTÍGIO ou POSSES, influenciadores do silêncio e conivência das vítimas, e da violência livre ou não consentida, que lhes faculta serem abusados. Poder, prestígio e posses, que a cultura valoriza e exalta acima da moralidade na prática, porém não no discurso; parecem permear essas trocas e marcá-las como dados inconfessos, em quaisquer dos casos envolvendo jovens e autoridades, quer civis ou religiosas .
Anônimo disse…
Surpreendente revelação, não tinha notícia desta tamanha avalanche de crimes inconfessos. E, pensar que, os tais criminosos ouvem as supostas confissões das vítimas. Só me parece que preferem os pobres, como objetos de suas taras, porque estes se submetem pela vulnerabilidade social, às sevícias? Nunca ouvi falar de filhos da elite que fossem abusados. Lamentável, pois de onde deviam ir os exemplos, procedem os maus estímulos a costumes tão nefandos, e execráveis, inadmissíveis até, ao progresso da humanidade.
Anônimo disse…
Os últimos casos envolvendo clérigos e adolescentes vítimas de abuso sexual revelam que a pedofilia e a efebofilia não são privilégio das sociedades europeia e norte-americana, são um fenômeno pode-se dizer, universal.
À mediocridade e ao senso comum dominantes, presas de uma consciência primitiva-mágica, ou pseudo-crítica, na verdade ingênua, e até mística; incumbem-se procurarem efeitos e tomá-los por causas, bem como encontrar culpados: o “problema” são os padres, o homossexualismo, a igreja, o papa, seja quem for; ao que nunca parecem chegar são às causas, exatamente as negadas ou intocadas, pelo discurso da oficialidade ou da imprensa confessional; a saber , a pobreza e a exclusão social desses jovens e adolescentes abusados sexualmente, como consequência de o serem de antemão explorados economicamente.
Anônimo disse…
O que deve “pagar” o catolicismo, se é permitido usar termo tão cabal , é pelo ocultamento e demonização desse costume, mais do que atávico, na cultura do ocidente, que é o do intercâmbio entre jovens e adultos, na chamada homossexualidade transitória; onde não faltam favores e presentes, características do abuso do PODER, PRESTÍGIO ou POSSES, influenciadores do silêncio e conivência das vítimas, e da violência livre ou não consentida, que lhes faculta serem abusados. Poder, prestígio e posses, que a cultura valoriza e exalta acima da moralidade na prática, porém não no discurso; parecem permear essas trocas e marcá-las como dados inconfessos, em quaisquer dos casos envolvendo jovens e autoridades .
Anônimo disse…
Castaputa ou falsadonzela?

Até o adultério que fundou a primeira igreja protestante, a anglicana, o romanismo era a vertente única institucional, dos crentes de G-ZUIZ. Já o carola Lutero, obcecado pelo sexo tanto quanto se sentia rejeitado por ser obeso, glutão e beberrão (e segundo dizem, peidão); voltou de Roma horrorizado com a conduta que lhe pareceu imoral, escandalosa, observada nas surubas vaticanas, nas orgias papais, para as quais obviamente não foi convidado...E teve início o puritanismo, o falso-moralismo protestante. A Igreja , que na época do renascimento era uma loucura sexual e moral, recrudesceu, e tornou-se falsa-casta, puta-donzela, puritana e moralista. O concilio de Trento, de malsinada para nós memória, porque implantou aqui o jesuitismo, o catolicismo de padroado português, esse folclore de superstições e crenças bizarras; foi um verdadeiro retrocesso, pois a Igreja não podia perder mercado para os protestantes, símbolos da "pureza" capitalista, da ascese puritana burguesa. E deu no que deu. A tosca e já obscura humanidade recém saída das trevas medievais, tornou-se beata e carola nos tempos modernos, que deviam ser os de um saudável antropocentrismo. Veja os comentários, siga os links, analise o blog inteiro; só acusam e defendem os mitos e os mitólatras de partido ou time a ou b; "minha casa tem menos pedófilos que a sua"! Um delírio só de fanáticos ,e reprimidos sexuais ...obcecados por justiça e ordem ,que não são senão violência, e vingança institucionais, fundamentos do regime de poder que os oprime. Santos Galileu e Giordano Bruno, rogai por nós.
Anônimo disse…
Pois é Paulo Lopes,

Parece que o debate razoável desapareceu.

Uma sequência de verborragia prolixa e repetitiva, tão similar no estilo-lixo e colocada em minutos sucessivos (entre 3/8 às 23:48 e 4/8 às 0:01), nos parece um ataque de sabotagem à razão.

É o terrorismo dos anti-religiosos ao próprio blog. Tem razão alguns de dizer que certos ateus são fundamentalistas e parecem pertencer a uma seita.

Cada vez fica mais evidente.

É a AlQaeda virtual dos ateus.

Este tipo de ação é o atestado da incompetência dos sem-razão e sem-argumento.

Você Paulo Lopes, ao menos corrigiu o erro, o que foi digno e honesto.

Quem acredita em seus argumentos não precisa sabotar.
Anônimo disse…
Impressionante! Vós defendeis com galhardia a honra de vossa Mãe (e bem o fazeis pois SOIS DIGNOS FILHOS dela), mas não A VERDADE, que, aquele que vós devíeis acreditar ser fundador da mesma, DEFENDEU, E MANDOU QUE TODOS a DEFENDESSEM, PARA SEREM LIBERTADOS POR ELa!!! Sois bem filhos de tal mãe, que, como MESTRA da manipulação da consciência culpada, com o artifício da CONFISSÃO,com que vos absolve, e incita-vos a mais pecardes, a manipular vos ensina; assim vos comportais, como ELA, defensores dogmáticos, mas não da CARIDADE, que é o mandamento do vosso presumido Senhor!!! Qual de vós, nesses comentários postados, que os tenho percorrido a contento, em todos os linques, VOS MOSTRAIS PREOCUPADOS COM A HONRA, COM A DIGNIDADE, COM O SOCORRO ESPIRITUAL E MATERIAL DAS POBRES, INOCENTES E INDEFESAS VÍTIMAS??? Hipócritas, vos mostrais tão ciosos da "honra divina" dos vossos corifeus da idolatria, e não igual apreço tendes, em salvaguardar a HONRA DAS CRIANÇAS!!! Não devieis ser os primeiros a lutar pela caridade, pela misericórdia, SOCORRENDO AS VÍTIMAS, E NÃO HIPOCRITAMENTE DEFENDENDO OS ALGOZES??? BEM MERECEIS a mãe que tendes, sois filhos dela dignos, ELA QUE OS QUEIMA VIVOS EM FOGUEIRAS NO PASSADO E OS MUTILA NAS CONSCIENCIAS NO PRESENTE...sabei porém, que ESTA nunca foi, nem será a Igreja de Cristo, mas do mentiroso, do homicida, do príncipe e pai da mentira, o vosso pai.
Anônimo disse…
Viva Cristo! Viva o Papa! Todos esses escândalos, são inevitáveis de acontecerem, porque são próprios da humanidade, da falibilidade, fragilidade e finitude de todos nós!
Descrer, condenar, são posturas fáceis; mas não devemos descrer do homem, da humanidade! A Igreja, santa e pecadora, dá testemunho de bons e maus frutos, como a humanidade da qual faz parte, à qual serve, na qual acredita...
Curioso, é que agora, a Igreja, antes juíza do comportamento sexual, é por ele julgada...Mas se a Igreja não é pura, como se supunha, para julgar, quem a julga, puro é?
Foi a Igreja quem inculcou nas consciências dos humanos que incesto, pedofilia, homossexualismo, adultério, são pecados?...
E agora, os "pós-modernos", os "mais puros e indefensáveis" dos libertinos, dos permissivos, dos mais licenciosos que já houve dentre os humanos, atrevem-se a julgar, não os pedófilos, mas, ...A IGREJA!!!
É a sociedade que é permissiva, que é lasciva, que é FIXADA nos jovens, nos adolescentes, nas crianças; é a mídia, é o cinema, é a moda, O IMAGINÁRIO ESTÉTICO E ERÓTICO todos, quem são
criadores de pedófilos, abusadores, não só das crianças, dos jovens, mas das MULHERES, uma violência não menos cruel, por ser simbólica!
E atrevem-se em julgar...A IGREJA!
Viva Roma! Viva o Papa!

PS.: Uma pergunta ao protestante iletrado,
provavelmente ao neopentecostal: "se nós,
que salvaguardamos historicamente e teolo-
gicamente a tradição apostólica e cristã
primitiva, fundamentando a fé de que JESUS
É FILHO DE DEUS E COM ELE UM SÓ E MESMO
Deus"...se nós que guardamos íntegra a fé
apostólica tornando-a universal, portanto,
genuínamente católica...se nós que durante
os sete primeiros concílios ecumênicos DE
FINIMOS E ESTABELECEMOS as verdades que vo-
cês mesmos acreditam: Trindade, Redenção,
Único Deus e Mediador, Divindade de Cristo,
Infalibilidade e Absoluta Verdade das Escri
turas...se nós...somos a Igreja do erro e
nós somos filhos do pai da mentira...
DE QUEM É A VOSSA IGREJA, E QUEM É O VOSSO
PAI? Vós não saístes de nós??? Não fazíeis
parte da Unidade, por vós dividida??? Não
fostes vós certamente a fundar a Igreja do
Verdadeiro, porque esta já existia há 15
séculos...DE QUEM SOIS VÓS? (para vossa
reflexão). Muito Obrigado, pela atenção.
Anônimo disse…
ROMANOS cobrem estátuas, mas NÃO A VERDADE.
Perguntam-nos os romanos, quem é o nosso “Pai”? Porque eles presumem-se sob o manto protetor e acobertador desse bom Pai do qual arrogam-se filhos...
Nosso "pai", PREZADOS ROMANOS, é o livre-exame, porque se continuássemos, como vós, ESCRAVOS DA AUTORIDADE DO VOSSO BOM PAPA, teríamos de silenciarmos diante de toda a safadeza de vossos hierofantes; porque assim o ORDENA SUA "SANTIDADE", com o famigerado "crimen solicitationis"; nada mais eficaz para propagação da "mentira" e nocivo à verdade, que o “panejamento”, com que cobris vossos idolos, e as vossas iniquidades, "irmãos idólatras"...Só que o "PANEGGIO" artístico não encobre mais a vossa nudez moral, irmãos “romanos, tão amantes de estátuas”; nós adentramos, malgrado vossa tradição inamovível, e fixista, no mundo das esferas: e esta, em que vivemos, como bem afirmou vosso ex-comungado e ora reabilitado Galileu...EPPUR SI MUOVE!
As imagens móveis da televisão, rádio, internet, não obedecem à vossa ocultação milenar, à vossa diplomacia de concordatas, acordos com ditadores e silêncio ante os genocídios e cumplicidade com a tirania! É o que vos inquieta, e surpreende, pois estais acostumados a “trocar Cristo por moedas, e vender vosso suposto Mestre não aos judeus, mas aos pobres”, vossos "eleitos"...Para eles, e aos seus filhos, presenteais esses "cavalos-de-tróia",que são os formadores de crianças e jovens, useiros e vezeiros na pedofilia...Porque aos ricos, sejamos bem honestos, não costumais ofertar esses malsinados "presentes"; se um padre pedófilo atacasse um filho das elites endinheiradas e poderosas, estaríeis de há muito assassinados e mortos, com morte bem fornecida e bem paga, como aquelas misteriosas, que acometem banqueiros italianos em bancarrota, cardeais suspeitos, e papas envenenados.

Mas isso NÃO É HISTÓRIA, É DELÍRIO , IRMÃOS ROMANOS...sonhos de uma noite de verão, como dizia Shakespeare, ou VERBORRAGIA, como o apologeta do papismo aqui e acolá re-cita (um papagaio pode decorar textos e autores muito melhor!), com discurso pomposo, porém revelador de pobreza no discurso. Pode-se blazonar em ser muito culto, porém é pouquíssimo educado. Menos tolerante ainda, quando denuncia a Al Qaeda dos ateus presuntivos, em sua mente fechada; aliás, é característica dos romanos, serem anatematizadores...
Todos os que não pensam como eles, são protestantes, maometanos, comunistas, maçons, iluministas, hedonistas, materialistas, ateus, marxistas...engraçado; eles NÃO são vaticanistas nem imperialistas, romanistas nem papistas..Nada mais coerente; justiça a se ressaltar, ninguém é mais coerente que um verdadeiro romano, dogmático seguidor da verdade única, monolítica, sagrada; a qual estão imbuídos de re-citarem eternamente e pelos séculos dos séculos. Amém.
Anônimo disse…
Igreja Belga treme diante de um Estado Laico
onde a cidadania é respeitada, e os mafiosos purpurados não podem praticar suas estratégias
de ocultamento e obstrução da verdade, como aqui. Onde a imprensa não-confessional, como a nossa é o contrário, tem liberdade para veicular notícias como essa. Parabéns Paulo, por nos manter sempre bem-informados.


A Justiça atingiu no coração a Igreja Católica, na Bélgica, clímax da crise que há dois meses a abalava, com os escândalos de pedofilia; tendo sido efetivada a busca e a apreensão na própria sede da instituição, de material que contém novas acusações de abuso sexual contra a igreja.
Cerca de trinta investigadores e policiais invadiram o palácio episcopal de Mechelen, ao norte de Bruxelas, sede da arquidiocese de Malines-Bruxelas e "cidade" da Igreja Católica, na Bélgica. Os investigadores foram à procura de documentos, ou outras provas, que possam "apoiar ou não" , "acusações de abuso contra menores cometidos por um número de clérigos da Igreja, disse à AFP um porta-voz do Ministério Público em Bruxelas, Meilleur Jean-Marc.
Este é um “ dossiê recente ", insistiu o porta-voz, que não quis dar os nomes dos denunciantes, nem especificar quem foi alvejado por essas acusações. O tribunal também parecia interessado em casos mais antigos, após os investigadores terem tirado cerca de 450 processos, iniciados pela Comissão encarregada das queixas de abuso sexual, no contexto de um relacionamento pastoral. É um órgão independente, liderado pelo psiquiatra infantil Peter Adriaenssens e está sediado em Mechelen.Segundo o jornal De Standaard, as pesquisas também são destinadas a determinar se todos os registros que chegaram a líderes católicos, foram enviados para a comissão.O ex-primaz da Bélgica, o arcebispo Godfried Danneels, foi chamado ao palácio episcopal na quinta-feira por investigadores. E sua casa foi revistada, segundo a imprensa belga. As buscas tiveram lugar na quinta-feira, quando houve uma reunião dos bispos belgas, na presença do representante do Vaticano, o Núncio Apostólico. Após o rompimento de escândalos de pedofilia na Irlanda, os Estados Unidos ou na Áustria, a Igreja belga enfrentou-os no final de abril, com a renúncia forçada do Bispo de Bruges. Este último admitiu que ele abusou de um menor de sua convivência, na década de 80.
Anônimo disse…
O pior é que parece que a situação por lá se agravou. Estão sendo ameaçados de morte, os
próprios investigadores, inclusive o padre relator da comissão responsável pelos casos. A coisa parece envolver tubarões, ou como se diz, peixe grande, e parece que a polícia está levando muito a sério as investigações. Quero ver o rebanho da ICAR daqui ter agora a coragem,ou o displante, de continuar reportando-se à crise mundial dos seus pedófilos, como "dois por cento" apenas, e problema local...problema DA SOCIEDADE e de todas as profissões..."por que só os padres, coitadinhos"?
Anônimo disse…
Os padres pedófilos são minoria, MENOS do total de dois por cento, duvido que outra instituição tenha coragem de expor os números, até porque nem sabem, são menos expostos ao alarde. o fato é que DÁ IBOPE falar de padre, todos sabemos disso. Estão sempre em evidência, como artistas, intelectuais, formadores de opinião, desportistas. Além do que, nenhuma dessas instituições tem um corpo de 700.000 servidores, de modo que menos de dois por cento, NÃO DEIXE DE SER PREOCUPANTE, ALARMANTE E GRAVÍSSIMO. Mas...o que deveria fazer a Igreja? Promover uma nova caça às bruxas, como outrora a cultura do tempo permitia, e hoje é tão inadmissível, repugnante? Outra pergunta: por que tanto alarde sobre a pedofilia específica de um indivíduo fácil de ser identificado, como um líder de comunidade, bairro, paróquia, que é um padre; nenhuma porém sobre a massa gigantesca e anônima de crianças e adolescentes pobres, igualmente explorados por LEVAS DE TURISTAS ÁVIDOS POR SEXO E PROSTITUIÇÃO INFANTO JUVENIS, em redes igualmente anônimas de pedofilia globalizada, planejada e comercializada, via agentes de viagem, agências de turismo e outros do gênero?
Ninguém prega a OMISSÃO, a CONIVÊNCIA DO ESTADO com a impunidade, SÓ CONTRA A IGREJA? Apenas a Igreja é vista como instância moralizadora? O Estado também O É! Agora, se por detrás do DESEJO INCONSCIENTE de livrar-se de toda autoridade, norma, e impunemente transgredir todas as regras do jogo social , está o ÓDIO contra a Igreja e o Estado, é porque a sociedade é autodeterminada desde a juventude contra os princípios éticos universais; O RETRATO AÍ ESTÁ ...UM MUNDO COMBALIDO POR FALTA DE UMA UNIVERSALIDADE LEGÍTIMA DE VALORES IMUTÁVEIS...o chamado pluralismo ético nada resolveu...VIDA, DIGNIDADE, tudo cai na derrocada da lama moral ante à permissividade sexual; então não venham os terroristas virtuais semearem o ódio contra a Igreja. Nem creio que este - evidentemente percebe-se que não -, seja o objetivo do blog, do jornalista responsável, nem o dos sérios comentadores; antes esclarecer, informar e sobretudo no futuro PREVENIR crime tão hediondo, venha de onde vier, ou provenha de onde provir.
Anônimo disse…
Obviamente que a maioria dos padre não é de pedófilos. Mas também não se pode dizer que sejam menos de dois por cento do seu total porque,afinal, nunca houve um recenseamento de padres pervertidos.

Sim, em todas as profissões há pedófilos, mas no caso dos padres é mais grave porque eles se colocar com intermediários de Deus e vivem ditando normas de conduta moral.

Além disso talvez nenhuma outra instituição tenha acobertado os seus pedófilos como a igreja.

Ah, sim, colocar a culpa nos outros, "no mundo", é tentar relativizar a podridão da igreja e seus sacerdotes.
Anônimo disse…
Conheço uma pessoa que trabalha em uma ONG, não ligada a religiões - a maioria jovens, universitários e idealistas, que se dedica na recuperação da dignidade das crianças que sofreram e sofrem violência.
São muitos os casos: agressão, pedofilia, prostituição infantil.

Questionei essa pessoa amiga sobre os casos mais frequentes observados, quem seriam os responsáveis pelos abusos e violências:
Eis as respostas:
1- Padrastos
2- Pais
3- Parentes
Anônimo disse…
Após uma visita ao blog ´para verificar se após a captura das caixas de segredos já tinham sido abertas, constatamos apenas que:

A AlQaeda dos ateus e o Partido da Intolerância Religiosa continua gastando palavras.

Até um filho do livre-exame, fez seu discurso. Só não explicou porque os frutos do livre-exame são milhares de seitas contestando-se umas às outras, cada uma com a sua VERDADE, todas apontando para as mesmas letras e, em conjunto, contradizendo as mesmas letras.

Alguém falou que são 5000 padres pedófilos na Bélgica. Outros falaram em 2%.
Fazendo-se as contas então temos 250 mil padres na Bélgica. Logo, 1 em cada 4 Belgas católicos e maiores de idade,com nível superior, deverão ser padres.

E um último depoimento revelando que o problema não é bem dos padres, mas da sociedade.
Paulo Lopes disse…
Em artigo para o site National Catolic Report, o monge beneditino e conselheiro de uma clínica que trata de padres sugere que a polícia dos Estados Unidos deveria seguir o exemplo da Bélgica, onde as autoridades invadiram os escritórios, casas e sepulturas de bispos e cardeais em busca de provas de pedofilia e de acobertamento de pedófilos.

Ele chega a se referir a esses sacerdotes da alta hierarquia da igreja belga como "uma máfia".

A tradução do artigo para o português está em http://e-paulopes.blogspot.com/2010/08/monge-sugere-rigor-policial-contra.html
Anônimo disse…
Eu não duvido, pois em meu país de origem, de onde viemos eu e meu esposo, há também muitos casos semelhantes, pelo menos, desde que viemos nós outros de lá, ainda na década de 80, por causa de perseguição política. Já havia esses rumores, e trata-se de um país vizinho, colonizado por espanhóis e cuja religião é a mesma. Apenas supunha que fosse um fenômeno latino,devido à familiaridade excessiva e intimidade calorosa que as pessoas se permitem, notadamente crianças desavisadas pelos pais, com estranhos, ainda que membros da instituição em questão. Pelo visto ocorre também entre os germânicos ou saxões. Então é um fenômeno nitidamente católico, e como o próprio significado da palavra, universal. Há uma cidade em que escutam-se por vezes rumores de que esses estranhos casos fossem acobertados pelo chefe eclesial local, uma eminência, como se diz, ou príncipe dessa instituição. O mais delicado e constrangedor eram indícios de que pessoas de sua intimidade também estivessem envolvidos, o que por modo obliquo e implícito deixasse suspeitar que havia razões pessoais dele para tal acobertamento e tácito apoio. Muito lamentável, inclusive por alguns professores da referida instituição, dentre eles, alguns padres casados, de vida moral integra e conduta ilibada. O mesmo não se podia dizer de dezenas de outros colegas seus celibatários, pois pipocavam histórias de transferências, devido aos suspeitos motivos, o que era corriqueiro e banal. Lembro de um filme onde passou-se certo episodio envolvendo um decano do direito canônico local, que foi transferido, porque envolvera-se com filho de um potentado regional... O mesmo hoje ocupa alto posto na hierarquia, amigo de chefes executivos e desembargadores. Nada que deixe de levar a pensar se não há realmente uma máfia, e extra-eclesial. Mas não lembro os nomes dos atores, nem dos figurantes. Certamente trata-se de delírio ou verborragia, como diz o debatedor virtual... Mas quem conhece a história sabe do que se trata. Soni tutti mafiosi.
Anônimo disse…
O rei dos prolixos está de volta, incomodado como a alcunha de verborragista.

Já escreveu que viu o mundo inteiro, Moscou, etc, e agora estranhou os germânicos.

Prezado verborragista chileno. Você viu ou sonhou? Sonhou ou delirou ?
Eis a questão.
Duque de Parma disse…
Não acredito que sejam apenas dois por cento. Por outro lado, não é que a igreja tenha coragem de expor os números, ela os obtêm das próprias estatísticas criminais. O representante da igreja para esses assuntos já foi bispo aqui, e esteve lá pelo nordeste, consta que nada fez, nem aqui nem lá, para coibir abusos. Nada diminui a devassidão das bibas do clero. Há indícios que no NE a coisa é vergonhosa, a professora conceição que o diga. Os defensores da Igreja, por sua vez, só se preocupam com livrar o dos pedófilos da reta. E esta senhora sem argumentos, que bate boca com a conceição e com o asevedo, e com a lukretia, ainda se ofende por ser chamada de verborragia, eu acho um elogio. Porque a sua opositora anônima nem tem fatos pra narrar, nem os delírios que a outra inventa...Lukretia, pois sim. Se você é a filha do papa, eu sou cesar borgia, seu irmão. Que dois por cento coisa nenhuma, nem você é chilena, é do peru, viu, do peru!
Anônimo disse…
Meu caro asevedo, há quanto tempo, fazes bom trabalho, pena que não remunerado, embora os interesses valham, pois nem só de salários vivemos. Em primeiro, lukretia não é nickname, como o seu, do duque de parma; também não sou eu quem o digo, são as "estatísticas", as quais você alude, que dizem ser menos de dois por cento; e em seguida, a mania delirante, como a da boa mocinha do NE, a agentezinha de pastoral dos (deixa pra lá), que pretensamente estudou, pelo visto, na pontificia universidade javeriana, realizou missão na periferia da capital, e deu aulas de filosofia na universidade de cartagena...? Onde os sonhos irão parar! Tal como a outra senhora, crítica da instituição eclesial, você pelo visto também não gosta do termo verborragia, por que não tenta incontinência verbal? Ou loquacidade? Ou intemperança discursiva? Soa menos repetitivo, menos monótono, a não ser que além da pobreza econômica você também tenha pobreza discursiva...pois você , como a senhora em questão, não elenca fatos, argumentos, só adjetivos...rótulos, chavões, tudo clichê. Muito repetitivo, asevedo, seu discurso. Pelo visto, pelos seus delirios, a professora não é peruana? Ora, sabemos que ela é ...não será colombiana?
Anônimo disse…
Lukretia(a verdadeira!)diz:

Todo esse furor anticlerical está eivado de sensacionalismo. Ninguém , em sã consciência, criticaria a religião oriental. Como diz sabiamente o pontífice-supremo, "o ocidente sente vergonha de suas raízes cristãs".Eu pergunto, aos neomarxistas infiltrados nos seminários, nos institutos teológicos, nas casas religiosas, que nível moral de excelência vocês conseguiram implantar junto com o marxismo? Por que não vão fazer proselitismo comunista na rússia? Ou "evangelismo" panfletário nos países muçulmanos...? Talvez porque lá, como sabemos, a "tolerância" (não-cristã!) é bem menor, não é meus caros? As religiões orientais são intolerantes, porque todas nihilistas, baseadas num critério de indiferenciação, indiscriminação entre bem e mal, tudo se dissolve...nada permanece. Menos o conservantismo político, anacrônico, e o fixismo imutável, cujo reflexo é a imobilidade social e política. O catolicismo, e também o protestantismo, trouxeram a liberdade, a possibilidade de uma história, um devir com propósito, cujo fim é a atualização da imagem divina do homem, sua dignidade. Esses casos de padres ou quiçá pastores, portadores de comportamentos criminosos, são aberrações, anomalias. Exceção. Não conseguem empanar o brilho e o esplendor da verdade, que o cristianismo e o evangelho nos trouxeram, e que refulgem sempiternamente, e hão de refulgir, malgrado os terroristas e ateus, por toda a eternidade. Porque além de verdade, é a beleza, e a bondade. E estão profundamente enraizadas no coração do homem estas três coisas, esta tríade perfeita e imutável, resplendor da única e indivisível Trindade, onde só há amor, sabedoria e vida, e felicidade.
Anônimo disse…
Deve ser de plantão esse trainee defensivo da ICAR, anacrônico e bizarro como os termos eivado, aliás, fazia tempo que não ouvia. Mas peraí, me explica uma coisa; quanto ao critério do direito da força (em lugar da FORÇA DO DIREITO), se o motivo da "religião oriental"(sic) se impor é o MEDO...dois mil anos da ocidental fizeram o que?
Prossegue a defesa(...) "as religiões orientais são INTOLERANTES (e o cristianismo é o que?)...nihilismo, fixismo...onde nada permanece(só a intolerância?); tá meio confuso, dona! Ainda vem as seguintes pérolas: "o catolicismo, o protestantismo, trouxeram a LIBERDADE (de explorar, ou de ser explorado?); a HISTÓRIA (dos pogrooms, dos silêncios ante o Holocausto?); um DEVIR COM PROPÓSITO (de vender a fé? comercializar a culpa? ameaçar-nos todos com o além-morte no dano eterno?); CUJO FIM (SIC) É A ATUALIZAÇÃO DA IMAGEM DIVINA (?) DO HOMEM...(qual? do branco, ocidental, capitalista?). Ah, tá explicado.
Anônimo disse…
Paulo, ants mais nada, agradecer seu trabalho, penso que de muito respeito, confiança. Moro em Gand, digo que por interesse, mais por que acaso, gostaria de saber repercussão dos fatos, então a internet realmente muito valiosa. Nada, absolutamente, encontramos em imprensa brasileira, sobre a realidade dessa crise, que em europa, belgica, também no lado do flamengo, é muito desconcertante. Seu trabalho de informador merece muito elogio, congratulações.
O responsável clero internacional admitiu hoje ser muito MAIS DE DOIS PERCENTUAIS, na VERDADE QUATRO e isso muito alarmante, resulta cerca de mais de VINTE MIL PEDÓFILOS no mundo! Em belgica eles ganharem mais de mil e seiscentos Euros (brutos) e alguns acumularem, sei caso "recorde" mais de dez(freguesias, rurais), indexando maior que 150 percentuais do salario base, pagos pelo Estado! Há muita revolta justa por causa do Estado pagar para "religiosos" terem casa, bom emprego privilégio que cidadãos não possuem. E mediante impostos que pagamos...
Anônimo disse…
LA VISIONARIA...MENINOS, EU VI?



Não é só na Bélgica, que as igrejas estão esvaziando...nos cofres do vaticano, os dólares e euros, também...

A política suja da santa sé, cujo melhor exemplo de diplomacia, é o jogo cruzado, como fazia com judeus e nazistas, exemplar no no caso das ratlines, serviço que terminou sendo usado pelos norte americanos também para salvar os nazistas austríacos, que lhes eram de interesse (cientistas, para evitar que passassem para o lado dos soviéticos);

não consegue mais frear, o ardor da concupiscência dos seus pupilos, tão bem treinados, tão intelectualizados, artimanhosos, nos sofismas e joguetes falaciosos, sempre usando o argumento de retorsão, para refutar os contradizentes...

Curioso é que, a retórica da contradição performativa do discurso, arma capenga, porém eficaz, junto ao vulgo;
é usada até pelo mais inapto dos debatedores,

daqueles que confundem os autores e as teorias, repetem bravatas historicistas e ainda cometem, com o estupro da gramática, o despudor de cobrar originalidade argumentativa...por favor, mudem o jargão!

O pior é que a barafunda continua, e a padraria mais e mais se afunda...na luxúria, na violação da dignidade humana ,de seres em formação, na hipocrisia característica dos depravados.

Romanos! Qual deles não posou de moralista!Raptaram as mulheres dos sabinos, porque as suas eram verdadeiras meretrizes, mas Otávio primava pela virtude das romanas! Otávio, um bissexual e sádico, era o “ defensor” da virtude romana...E agora ninguém mais pode estudar história, porque não se sabe se viu,ou sonhou, ou delirou? KKKKKKKK, desculpa de analfabeto...

Já os papas, esses cretinos simoníacos, e incorrigíveis luxuriosos, do renascimento, eram os propagadores dos títulos de majestades fidelíssimas, cristianíssimas e catolicíssimas aos monarcas genocidas de Portugal, frança e espanha...

Acá, entre nosotros, Os padres, sobretudo estes velhinhos tarados ,dos rincões nordestinos; ou são efebófilos, ou pederastas, ou homossexuais atraídos por adolescentes, não se sabe, por que ninguém viu, nem sonhou, nem delirou, podem ser qualquer coisa, mas não pedófilos, como diz o cardeal;

são os que impedem que moçoilas de decote recebam o seu beiju, de farinha e água, e negam a benzedura aquática nominativa, aos infantes se a mãe for solteira...beatice, beatice!

Até quando, estes crentes do dilúvio, da arca de noé, de adão e eva, continuarão com suas superstições refinadas, que consideram religião superior, e desprezarão os elementares preceitos da continência, do autocontrole, beneficiando-se impunemente, da ingenuidade e boa fé, da inocência!?
Anônimo disse…
Não é só na Belgica que treme, nos infernos, que segundo Dante fica embaixo da terra, também há tremores...Pois o venerável exorcista mor de Roma "rastreou" a infiltração do demônio na Igreja, através da mente de bispos e (sicut dixit) até cardeais! Imagine, se de onde nos vinha o auxílio na luta contra o poder das trevas, agora nos vêm estes presentes de gregos como padres pedófilos, padres dançarinos, padres cantores, padres de botox, padres na Hebe Camargo respondendo se usa ou não sunguinha, padres no Raul Gil...O que o demônio ainda fará por inventar? É preciso, como dizia o bom padre Pedro, lá do meu interior do Piauí...é preciso REZAR E REZAR MUUUUUITO!!!
Paula Nugoli disse…
Que a pedofilia existe em todos os campos, isto é fato, mas em qualquer outro lugar da sociedade um criminoso desta estirpe é preso e julgado, isto quando não (em casos extremos) são capturados por populares e linxados (o que é bem justo).

O fato que nos indigna é a peneira que as autoridades da igreja colocam sobre os olhos dos fiéis tentando tapar o que é óbvio, e por muitas vezes conseguem, isto é o mais repugnante, e muitas vezes estes mesmos pedófilos são apenas transferidos de cidade ou estado, onde sua fama não é conhecida (isto quando vem à público), e tornam a fazer mais vítmas.

Acredito que mais cegos são os pais que
permitem que seus filhos fiquem a sós com estranhos, não enteressa se dizem representar a igreja ou não, companhia sadia para crianças, são os pais (e até neste caso anda complicado), ou parentes mais próximos, realmente só DEUS para livrar os inocentes, pois a criança é o ser mais PURO que pode existir, e qualquer um que se atreva a essa pureza pode até não ser punido pela lei dos homens (mas no caso acredito que a punição mínima deveria ser a castração) com certeza em uma hora terá que pagar por isso.
Anônimo disse…
Acho otimo esse blog no trabalho de informar a gente do quanto ainda somos colonizados...como muitos de nós pensamos que um habitante do primeiro mundo deixa de ser infantil, acreditar em deuses, padres, só porque é europeu, ou belga...acredito que muitos de nós pensamos que a boa gente civilizada do norte do planeta é toda educada, toda esclarecida e com mentalidade científica, atéia, etc.etc. como se um religioso pudesse deixar de ser obtuso só por ser morador de um país desenvolvido, seja estados unidos ou bélgica...penso que é essa mesma boa gente que vai fazer seus mestrados e doutorados na europa (como outrora os intemelecas tuiniquins iam pra coimbra, roma ou lisboa), e volta toda pomposa, fazendo mistério, pagando penitências que "lá" é todo muito educado, cumpre horário, paga em dia, respeita fila, velhinhos...vai ver, vai!
Anônimo disse…
Tissya Ishikawa Yamamoto (escreve)

Com todo respeito aos comentadores que fazem uso desse espaço para suas críticas aos diversos sintomas de incoerência religiosa, faço também uma observação acerca das "pérolas" de um(a) cert(o, a) comentador(a) sobre a "religião oriental" e gostaria de esclarecer algumas confusas afirmações que obviamente tratam-se de equívocos, uma vez que tantas e tão balizadas críticas aos desmandos religiosos não poderiam provir de quem ainda acresceria aos tais o da INTOLERÂNCIA RELIGIOSA...Em primeiro lugar, as religiões orientais foram todas colocadas no mesmo balaio, como se o fundamentalismo islâmico, que é só uma minoria da religião muçulmana, estivesse no mesmo pé que o budismo, ao qual é referida a "indiferenciação", ou "indiscriminação" entre o bem e o mal, ou mesmo a "impermanência" de tudo. Ora, a biblia, o código da religião do ocidente, cuja "tolerância" por respeito e ética preferiria não comentar; afirma que TUDO PASSA...EXCETO AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE DEUS, o que é o mesmo que atestar a IMPERMANÊNCIA DE TUDO... O mesmo deus judaico, afirmando-se o único criador DE TUDO, diz: "eu faço a luz e as trevas, eu firo e mato, e faço reviver, de mim vêm os bens e os males, e ninguém há que possa escapar da minha mão". Além de atestar a indiscriminação e a indiferenciação dos bens e males, provindo da mesma fonte, ou deus, evidencia-se que é na mente do homem que há a discriminação e diferenciação, por conta da "queda", ou posse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal...que é o velho julgamento, separação, o maya dos hindus e a ilusão do budismo. Além do mais, quero ressaltar que o cristianismo, pelo menos na sua origem, É UMA RELIGIÃO ORIENTAL. Pois vêm do crescente fértil e do oriente médio, como do egito , suas hebraicas raízes. E o "fundador" (na atribuição) era ORIENTAL LEGÍTIMO. E tolerante, e pacifista, como não vemos quase os que se professam cristãos serem.
Muito obrigada.
Anônimo disse…
meus caros, muito me tocou o caso da Ingrid Betancourt.Penso que esta ai a solução, vamos parar de discussões e querelas! Vamos todos nos consagrarmos ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS! Catolicos, ateus, fundamentalistas,protestantes,islamitas, judeus, cultos, ignorantes,pobres, ricos, virtuosos, pecadores,etc etc... esperimentem! Sugiro que leiam o livro das revelações à Santa Margarida Maria Alacoque... Lindo!Lindo! solução para tudo
Unknown disse…
Lindo! Lindo Pangloss, pois Ingrid, no youtube desmascarada por Clara Rojas , sua ex-chefe de campanha, é desmistificada em sua pose de Heroína pela ex-companheira e pelo próprio ex-marido! Também me encantara, Cândido Otimista Pangloss, com o relato da conversão de Ingrid, cheguei a pensar em consagrar-me ao coração divino, mas a qual das farsas terrestres devo me afiliar, à da imperialista frança, cuja articulação política pela libertação da franco-colombiana teve êxito, ao sorriso amarelo no nazipapa, afinal, caro Pangloss...o que têm todos em comum? sao católicos, meu caro, inclusive os guerrilheiros da colômbia, produtos da teologia da libertação malsinada pelo naziratzinger, hehehe...Milagre???Não cândido Pangloss, é o cálculo infinitesimal prévio do criador do melhor dos mundos possíveis!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos