Pular para o conteúdo principal

89,9 milhões de brasileiros estão com excesso de peso

O percentual de brasileiros com excesso de pesou subiu de 42,7% em 2006 para 46,6% em 2009. Isso significa que no ano passado 89,9 milhões de pessoas estavam com sobrepeso, considerando uma população de 193 milhões de indivíduos (estimativa do censo de 2008).

Ou seja, quase metade da população brasileira pesa mais do que o recomendável.

Em relação aos homens, o percentual é de 51% contra 42,3% das mulheres.

Esses dados são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a USP (Universidade de São Paulo).

A pesquisadora Deborah Malta, do Ministério da Saúde, disse que o aumento de pessoas com sobrepeso e obesas é uma tendência mundial. “O Brasil não está isolado nessa tendência. É mais um reflexo da queda no consumo de alimentos saudáveis e a substituição deles por produtos industrializados e refeições pré-prontas.”

A mudança do hábito alimentar está se refletindo na incidência de doenças. A Vigitel apurou que, em 2009, 24,4% dos brasileiros estavam com hipertensão arterial e 5,8%, com diabetes.

O consumo excessivo de sal e gordura é apontado como fator de risco para a pressão alta e a diabetes está relacionada à ingestão de grande quantidade de açúcar, massas e alimentos calóricos.

A pesquisa verificou que, em relação aos homens, o problema de sobrepeso acentua-se a partir dos 35 anos e atinge 59,6% da população masculina na faixa de 55 a 64 anos.

Na população feminina, o índice mais que dobra na faixa dos 45 aos 54 anos (52,9%) em relação a 18-24 anos (24,9%).

Com informações do Ministério da Saúde.

> Alimento não saudável vicia como cocaína, diz estudo.
março de 2010

> Mais sobre alimentos não saudáveis e obesidade.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte

No primeiro dia de julgamento, Breivik fez saudação romana O cristão fanático Anders Behring Breivik (foto), 33, disse nesta quarta-feira (18) em Oslo que a Justiça deveria absolvê-lo ou condená-lo à morte. Em julho de 2011, o norueguês matou 77 pessoas em um protesto contra a imigração na Europa, principalmente a dos muçulmanos. Hoje foi o terceiro dia do seu julgamento.  Ele disse que uma condenação à prisão para ele é “patética”. Na Noruega, não há pena de morte e a condenação máxima é de 21 anos de prisão. Apesar disso, Breivik deverá ficar preso para sempre porque é certo que será considerado formalmente pela Justiça como perigoso para a sociedade. "Se você abraça a morte antes de entrar em ação, você fica dez vezes mais forte", disse Breivik. "Eu abracei a morte." Ele reafirmou que em 2011 foi um dos fundadores do um grupo batizado de Cavaleiros Templários. Quando ele foi preso, disse que o grupo se chamava “Novos Pobres Cavalheiros de Crist