Pular para o conteúdo principal

José Serra não comparou fumantes a ateus; RBS errou

Post atualizado às 19h30.

A agência RBS divulgou nesta segunda-feira uma correção na qual informa que, diferentemente do que foi publicado em seu site, o pré-candidato José Serra (PSDB) não comparou fumantes e ateus, durante um evento evangélico em Santa Catarina, no último sábado. A página da agência corrigiu o erro e mantém no ar a versão correta.

A RBS não explicou como pôde haver um erro tão grande, porque a primeira versão da notícia -- que repercutiu em toda a imprensa e neste blog -- citou entre aspas esta citação que seria do pré-candidato tucano à Presidência:  "A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não O procura."

Blogueiros simpáticos à candidatura de Serra suspeitam que o jornalista da RBS que fez a reportagem deixou-se levar pela sua militância petista e criou a citação para prejudicar o tucano. Se realmente foi isso,  trata-se de uma manipulação nunca antes registrada no jornalismo brasileiro.

Antes de a RBS divulgar a sua correção, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) emitiu uma nota com duras críticas ao candidato.

"A declaração de Serra exige reparo amplo e imediato em respeito a esses milhões de ateus brasileiros e às centenas de milhões de ateus no mundo", escreveu Daniel Sottomaior, presidente da Atea.

Agora, quem deve um "reparo" é a Atea.

Íntegra a nota de correção da RBS:

"Correção: Diferentemente do que informou este site na reportagem "José Serra participa de encontro religioso em Santa Catarina" (01/05/2010 - 20h39min), o ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), não se referiu a fumantes como pessoas "sem Deus". Na verdade, o discurso do político não relacionou diretamente o fumo com a religião. Em um primeiro momento, Serra citou passagens bíblicas à multidão reunida em Camboriú e disse que a frase "Que tenham vida, e a tenham em abundância" está ligada à qualidade de vida e não apenas a ações para prolongar a vida das pessoas. Em seguida, citou programas desenvolvidos nas gestões dele frente ao governo de São Paulo e ao Ministério da Saúde, entre eles o de combate ao fumo. O texto foi corrigido".

Comentários

juliano disse…
ele está fazendo média com os cristãos pois necessita deles para votos, tenho certeza que se a maioria no brasil fossem ateus ele jamais iria falar algo contra os ateus
político é tudo menos idiota
Teodorio de Queiroz disse…
Concordo com o Juliano, o Serra preferiu ficar do lado da maioria, porque todos nós sabemos que a comparação dele se encaixaria perfeitamente entre religiosos e fumantes, pois religião não faz menos mal do que fumar.
P. Lobo disse…
Serra poderia ter evitado a comparação. Porque ficar "com a maioria" não significa que necessariamente a minoria tenha de ser ofendida.
PReconceituoso nato! Antes era com os nordestinos, agora com os ateus!

http://tsavkko.blogspot.com/2010/04/jose-serra-odeia-nordestinos-vai.html
Anônimo disse…
Caso o Serra seja eleito terei de mudar de país: sou atéia, fumante e professora...
Anônimo disse…
Cade a correção? E as desculpas?
De saco cheio... disse…
Para anônima do dia 03/05 as 18:22

Ela disse:
"Caso o Serra seja eleito terei de mudar de país: sou atéia, fumante e professora... "

Eu digo: - Ser atéia é um problema pois se não crê em Deus não crê na alma,portanto já está morta!
Se é fumante esta morta também,só que antecipadamente!
Se é professora então vai partir mais cedo ainda.Afinal com esse salário de miséria vai comer dia sim, dia não!
kkkkkkkkkkkkkk

Viva o Lula!Viva o Serra! Viva os politicos do meu Brazil corruptil!Viva o Edir Macedo!Viva!Viva!

kkkkkkkkkkkkkkkk
De saco cheio... disse…
Só para encerrar com o comentário que mfiz em outra oportunidade neste blog:


- Não sei o que é pior:os chamados religiosos que querem a todo custo enfiar guela abaixo sua crença ou os ateus que não reconhecem o direito das pessoas acrditarem no que bem entender.De qualquer forma são dois lados totalmente idiotas!
De saco cheio... disse…
Repetindo comentário que fiz neste mesmo blog:

-Não sei o que é pior:os chamados religiosos que querem a todo custo enfiar guela abaixo sua crença ou os ateus que não reconhecem o direito das pessoas acrditarem no que bem entender.de qualquer forma são dois lados totalmente idiotas!
Anônimo disse…
Estou morrendo de medo de comentar este artigo. Se até o meu Botafogo foi campeão, este lunático pode ganhar essa eleição. Aí o PAC passa a ser Pira para Ateus Convíctos. Este programa vai dar emprego prá milhares de religiosos. Um joga o álcool, outro acende o fósforo, outro aproveita a festa para vender pipoca santificada, vai ser uma beleza. O problema é se eu for escolhido para o lançamento do programa. Então por favor, não publiquem este comentário. Não tenho nenhuma vocação para ser Joana D'arc!
De saco cheio... disse…
kkkkkkkkkkkkkk
Não sei o que é pior: o cabeça de ovo ou o sapo barbudo.
Sou mais o Ciro Gomes...que tomou o cambal...kkkkkkkkk
Anônimo disse…
NO CEARÁ NAUM TEM DISSO NÃO
17/10/2010 14:49, Por Redação, com Carta Aberta e ABr
Cristãos começam a reagir ao oportunismo religioso de José Serra. A presença do candidato na missa da festa de São Francisco, em Canindé (CE), no último sábado, pode ter sido um ponto de inflexão. A festa é o grande evento religioso da cidade, onde acontece a maior romaria da América Latina, em homenagem a São Francisco.

José Serra e Tasso Jereissati na missa no Ceará onde passaram por constrangimentos
O infortúnio de Serra começou já ao chegar no local quando foi vaiado do lado de fora por manifestantes pró-Dilma. Na saída, o candidato chegou a ser empurrado em novo conflito e quase caiu.
– Gostaria que a missa não fosse tumultuada com os políticos que aqui chegaram, por favor. Se vieram com outra intenção, peço que saiam assim como entraram. Isso é uma profanação –, advertiu o celebrante, padre Francisco Gonçalves, olhando fixamente para a fileira da frente onde se encontravam Serra, Tasso Jereissati e outros tucanos.
Perto do fim da missa, o frade exibiu um panfleto contra Dilma e foi mais duro ainda, deixando a comitiva tucana atônita:
– Acusam a candidata do PT em nome da igreja. Não é verdade. A plateia aplaudiu. Não está autorizada essa coisa. A igreja não está autorizando essas coisas.
Tucanos ameaçam padre
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que acompanhou a missa ao lado de José Serra, se exaltou e afirmou que era um “padre petista” como aquele que estava “causando problemas à Igreja”.
Alguns partidários do tucano também se exaltaram e o padre teve que sair escoltado por seguranças.
Difamação
O panfleto não assinado que circulou na igreja falava em três “grandes motivos para não votar em Dilma”. O texto acusa a candidata de ter se envolvido com as Farc, de ser favorável ao aborto e de envolvimento em casos de corrupção na Casa Civil.
Além deste panfleto apócrifo, 2 milhões e 100 mil outros panfletos contra Dilma Rousseff, com assinatura falsa da CNBB, estavam sendo rodados em uma gráfica em SP, descoberta pelo PT. Os responsáveis pela Pana Editora e Gráfica afirmam que o material foi encomendado pelo bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da diocese de Guarulhos-SP.
PIG disse…
"Se realmente foi isso, trata-se de uma manipulação nunca antes registrada no jornalismo brasileiro." Será??? É, realmente tão explícita assim nunca vimos mesmo!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos