Pular para o conteúdo principal

Procuradoria do Rio fica a favor da religião e contra a vida

Ela apoia as TJs.
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro considerou legítimo o direito dos fiéis da igreja de Testemunhas de Jeová de recusar transfusão de sangue, mesmo que, com isso, o doente corra risco de morte. 

Lucia Leal Guimarães Tavares, a procuradora-geral, emitiu parecer nesse sentido a propósito de uma consulta do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que tem enfrentado com frequência a recusa de Testemunhas de Jeová em relação ao tratamento.

O governador Sérgio Cabral ainda não se manifestou sobre o parecer, mas a Folha apurou que ele vai  editar um decreto estabelecendo o procedimento como norma nos hospitais.

A decisão de Cabral, caso confirmada, entrará em choque com o código de ética do CFM (Conselho Federal de Medicina) segundo o qual nenhum credo pode interferir na missão do médico de salvar a vida do paciente.

"O limite da autonomia do paciente e mesmo da legislação passa a ser o risco de morte de alguém que depende de assistência e precisa de cuidados", disse o presidente do conselho, Roberto Luiz D'Ávila.

Para os médicos, a situação ficará complicada: se seguir o código de ética, descumprirá a lei estadual, e vice-versa.

A procuradora Lúcia reconheceu que não foi fácil emitir o parecer por causa da complexidade do tema.

Para tomar a decisão, ela pediu ao constitucionalista Luís Roberto Barroso um estudo, cuja conclusão foi de que a liberdade religiosa é “um direito fundamental, emanado da dignidade da pessoa humana, que assegura a todos o direito de fazer suas escolhas existenciais".

Ocorre que, por essa conclusão, o suicídio, por exemplo, teria amparo legal, porque também decorre de uma “escolha existencial”.

O direito da liberdade religiosa consta na Constituição, mas o direito à vida também.

Ao final do ano passado, a juíza Luciana Rizzon, de Caxias do Sul (RS), entre esses dois direitos, não titubeou: concedeu a um hospital da cidade autorização para submeter uma paciente de 20 anos à transfusão de sangue. A jovem foi salva -- para o desgosto de sua família.

Antes, o desembargador Fagundes de Deus tinha autorizado o Hospital das Clínicas de Goiás a fazer  uma transfusão em paciente em estado grave.

Seu argumento foi: “O direito à vida, porquanto o direito de nascer, crescer e prolongar a sua existência advém do próprio direito natural, inerente aos seres humanos, sendo este, sem sombra de dúvida, primário e antecedente a todos os demais direitos”.

Como nem todos os magistrados pensam como a juíza e o desembargador, a questão, no país, só se resolverá com a manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal). Que ocorrerá não se sabe ainda quanto.

>  Casos de fanatismos das Testemunhas de Jeová

> As consequências da Bíblia para o mal.  > Casos de fanatismo religioso.

Comentários

Anônimo disse…
Tanta gente querendo viver e esses bostas fazem isso...quando se trata da própria pessoa, vá lá, mas decidir que um filho ou alguém incapacitado deva morrer por não ser atendido, é demais.

Wander
De saco cheio... disse…
Também esta na Biblia que Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu filho em holocausto.Que loucura!Até onde vai a doença do ser humano?

Primeiro od idreito à vida ,depois a liberdade religiosa.Abre-se um precedente para que o sacrificio da vida humana se torne comum.

Como condenar ,depois as chamadas seitas satânicas?

Como condenar os adoradores do demonio que não dão valor à vida humana ,quando se deixa de salvar vidas por uma crença apoiada em uma interpretação erronea e baseada em algo escrito a 5 mil anos?

Voltemos todos ao passado,onde a vida nada valia.Interessante que a mesma religião que prega o amor e o valor à vida humana,pode interferir na vida de alguem desta forma.

O homem evolui,estuda,trabalha e descobre meios de prolongar avida,no entanto existem pessoas que estão indo na contramão do progresso da humanidade!

Lamentável!
Anônimo disse…
Se o direito à vida é inferior ao da religião não há porque não voltar a queimar hereges em fogueiras. Que voltem as fogueiras para que cristãos e protestantes voltem a matar-se uns aos outros e extinguir-se. A humanidade só ganharia com a extinção dos loucos.
Anônimo disse…
A dogmática da expiação com sangue, do Cristianismo (continuadora da sanguinolenta crença judaica), pela qual se obriga a crer quem a segue, que o derramamento de sangue é perdão para uma culpa pessoal ou universal; é um pressuposto violento, que demonstra que o cristianismo é tão violento e fundamentalista em seus princípios escriturísticos, quando o que chamamos ódio e fundamentalismo islâmicos...Sugere tal pressuposto que morte pode trazer vida, destruição pode obter algo construtivo, o que é ilógico e absurdo. Violência tornada sagrada, legitimada, pois referendada no seu deus e pelo consenso da submissa humanidade dos crentes. Por tal absurdo, seria aplacada a ira de um deus infinitamente ofendido, e seria satisfeita a justiça nas relações humanas, ilimitadamente. Isso é tão cruel quanto absurdo e não admira que a sociedade ocidental fundada em tais princípios seja tão violenta. Por que a morte "pagaria resgate" pelos vivos? Há crime ou culpa em viver, em tão somente existir? Por este lastro, a doutrina da morte redentora, do sofrimento redentor, do cristianismo, o torna tão violento e fundamentalista quanto aquilo que chamamos...violência, odio e fundamentalismo islâmicos. Pois o pressuposto é o mesmo: morte traz vida, destruição traz construção. O mesmo dos que fazem a guerra e declaram legitima. Se a religião diz que a violência, pode ser justificada, quando sagrada, ou sacrificial, como se diz, é porque pode não apenas ser legitima, como agradável ao seu deus, e meio de salvação(?) para os homens.
De saco cheio... disse…
E estes testemunhas e geová depois acusam os outros que não tem a memsma opinião de serem seguidores de satanás...tsc..tsc...tsc...
Pobres diabos.
De saco cheio... disse…
A cada pequenino que deixamos morrer ,morre um pouco de nós.
Se Deus é bondade como pode permitir tamanho crime?

Eu sei.O deus que os TJ pregam é o mesmo deus que exigiu de abraão o sacrificio de seu filho.No entanto O Deus do NT é o Deus do amor,do perdão e da VIDA!

Sendo Deus ,Deus da vida como pode aceitar tal abominação?
Ele não aceita.Simplesmente deixa que o homem faça suas escolhas.Portanto aquele que escolheu matar ou deixar morrer um pequenino,este sim pretara contars ao altissimo.
E não é com ameaças de que no dia do julgamento veremos quem estava certo que se faz uma religião.A verdadeira religião se faz com amor à vida e não com ameaças .


Prece de Cáritas

DEUS, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai forca àquele que passa pela provação; dai luz àquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus, dai ao viajor a estrela guia; ao aflito a consolação; ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia, ao órfão o pai. Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que Criastes. Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós como um grito de reconhecimento e amor. Como Moisés sobre a montanha, nos Vós esperamos com os braços abertos, oh! Poder... oh! Bondade... oh! Beleza... oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia. Deus, dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós. Dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas, o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e Misericordiosa imagem.Amém!
De saco cheio... disse…
Respeito muito mais quem não acredita em Deus do que aquele que se fanatiza e desmerece os não crentes!
O quarto 89 disse…
As limitações impostas pelos diferentes credos aos seus seguidores não devem prescindir o direito A vida, que sobrepõe qualquer leitura, dogma ou preceito religioso. Outra questão a ser lembrada é a de que o estado é laico, e como tal não se prende as a amarras deste ou daquele credo. o indivíduo tem direitos sim, só que estes não devem sobrepor o que apregoa a lei, ou não haverá necessidade de um estado de direito. Quando se aceita argumentos contrários a norma jurídica que privilegia a vida em primeiro lugar cria-se um perigoso precedente. o estado deve intervir contrariamente a esse tipo de questão, principalmente em casos que envolverem crianças, que não tem culpa da escolha "religiosa" dos pais, mas acabam sujeitas a isso.
Por motivos bíblicos, as Testemunhas de Jeová recusam transfusões de sangue.* Mas aceitam — e procuram arduamente — alternativas médicas ao sangue. “As Testemunhas de Jeová buscam ativamente o melhor tratamento médico”, disse o Dr. Richard K. Spence, quando era diretor-cirúrgico de um hospital de Nova York. “Como grupo, são os consumidores mais bem informados que um cirurgião poderia encontrar.”
É claro que muitos têm criticado as Testemunhas de Jeová por recusarem sangue. Mas um guia publicado pela Associação de Anestesistas da Grã-Bretanha e Irlanda considera a posição das Testemunhas de “sinal de respeito à vida”. Na verdade, a posição firme das Testemunhas de Jeová foi um dos grandes fatores que contribuíram para que hoje estivessem disponíveis para todos tratamentos médicos mais seguros. “As Testemunhas de Jeová que precisavam de cirurgia mostraram o caminho e fizeram pressão para que se melhorasse um setor importante do serviço de assistência médica na Noruega”, escreveu o professor Stein A. Evensen, do Hospital Nacional da Noruega
Anônimo disse…
Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Anônimo disse…
Eu que postei ai em cima o versiculo oséias4:6 A palavra de DEUS já diz que o povo seria destruido por falta de conhecimento na biblia diz crescei na graça e no conhecimento,tem gente escarnecendo o nome de DEUS OS TESTEMUNHAS DE jeova criaram isso não sei de onde!!crente tem que estudar,crente tem que ter carater crente tem que pensar e raciocinar chega de analfabetismo biblico gente sem noção que pega um ou dois versiculo dertupa tudo e quem paga? é quem segue o verdadedeiro evangelho JESUS NÃO É RELIGIÃO nem conta bancaria chega chega de falsas interpretações biblicas!!
Anônimo disse…
Outra coisa testemunha de jeová é seita!sem sentido o tal do Charles Taze Russel que criou esta seita fanatica que não respeita as verdadeiras escrituras não prego religião mais testemunha de jeova(fanatico que pegou um livro e pos na capa um nome dizendo que é biblia á biblia dele ele criou)
Anônimo disse…
Pode parecer um absurdo rejeitar sangue para obedecer A Deus, como muitos consideram um absurdo morrer pela patria, no entanto Jeová é Real para as testemunhas de Jeová, a patria é um símbolo, é facil dizer que ama a Deus ou próximo ou a patria, mais a sua vida mostra que nao é nada disso, as testemunhas de Jeová é bem diferente pelo Deus deles, eles estarao dispostos a dar a sua vida, pois tem fé na ressurreiçao,bem diferente dos que dizem que quando morrer vai para o ceu viver com cristo, mais tem um medo terrivel de morrer, cadê a fé.
Anônimo disse…
Mas ai que esta, as pessoas que precisam de transfusão de sangue, não são os suicidas.
Se a pessoa for maior de idade e escolher isso, que morra.
Mas esses sádicos impõem a loucura deles a seus filhos, que sequer possuem a consciência para pensar sobre o assunto.
É aquela história, no dos outros é refresco!
Cláudio disse…
Eu é que queria o direito de não ser filho de uma família dessas!!!
Anônimo disse…
Uns querem atacar, outros tentam defender, e no fim cada um tenta impor o que acha ser correto baseado em nada.

Usar a biblia para tentar se defender ou atacar? De onde veio a biblia? Qual é a prova que foi Deus que inspirou humanos para escrever? me desculpe quem acredita, mas essa prova não existe.

A medicina também ja comprovou, o uso do sangue também não significa o salvamento da vida,( pronto, colocamos asngue agora esta tudo bem). Como mencionado acima ai, existem outras alternativas para cada caso. Inumeros casos ai de transfusão e morte, resumindo, não adianto nada.

Sou ateu? não sou, porem nunca vi Deus, nunca falou comigo, não posso afirmar que ele existe.

Não acredito em biblia, religião, nem em humanos.

na biblia mostra varios casos de justiça divina, ah, israel foi lá e guerrou com os filisteus, mataram todos ao fio da espada, e deus estava do lado deles. ???? isso é justiça divina? impor sofrimento, morte dolorosa a outros seres humanos? onde esta o perdão, amor,? comunicação tbm não existia nos tempos biblicos? Outras formas de consertar o erro tmb não existia?

para mim isso parece desculpa colocada na biblia para justificar erros cometidos no passado, e inclusive impor algo aos fieis.

Perdão de pecados, sacrificar animais inocentes como forma de obter o perdão por pecados.... isso é macabro demais.... um animal que não tem culpa nenhuma pelo fdp cometer pecados, fornicar, matar, roubar, mentir, enganar, etc.... sangrar ate morrer em um altar e ser queimado ainda por cima...... ritual macabro... assim como seres humanos, todos os animais tem sistema nervoso, sentimentos, racionais (não no nivel dos seres humanos, pq se fossem totalmente irracionais eles não se alimentariam, não teriam instinto de sobrevivencia) resumindo, assim como nós sentimos dor quando nos machucamos, eles também sentem..... e tem gente que maltrata e impõe esse sofrimento aos coitados como se não fosse nada.... tenho vergonha de ser ser humano.

isso não deve ser divino.....parece com a vontade de ser humanos, que tem prazer em ver sangue, comer carne.....

religião não preciso nem comentar muito, meia duzia no comando impondo regras basedas na biblia e no que interpretam, e lutando com unhas e dentes para ngm quebrar, senão perde os fieis.....

humanos, sem comentarios... nosso planeta que vivemos, esquece, (desmatamento, poluição, contaminação, desperdicio..... nosso planeta ja tem os dias contados) viva o hoje pois amanhã morreremos, alguns são mais irracionais que animais...
meia duzia ganha milhões em cima do trabalho de outros, enquanto milhões sobrevivem na miseria.... ate para jogar
futebol, tem gente que ganha milhões....rsrs.... enquanto tem pessoas que passam fome, vivem na completa miseria.... politicos, não precisa nem comentar....

Sinceramente, se o criador existe, ja passo da hora de consertar as coisas por aqui.... ou será que não tem mais conserto?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Americanos sem religião param de crescer, mas eles tendem a ter maior influência política

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores